Modelo para a formataçÃo de artigos em metodologia da pesquisa tecnológica



Baixar 10.37 Kb.
Encontro28.11.2017
Tamanho10.37 Kb.

Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá.

Dia, mês de ano.


MODELO PARA A FORMATAÇÃO DE ENSAIO:

Texto dissertativo como atividade de Disciplinas na FATEC
Nome(s) do(s) autor(es)

E-mail(s)

Disciplina – Professor(a)

O texto ensaístico caracteriza-se pela exposição crítica de determinado assunto podendo apresentar linguagem mais literária e o uso da primeira pessoa na abordagem adotada pelo autor. No caso de prevalecer a criação e a emoção ao criar o texto, trata-se de um ensaio informal. No ensaio formal, deve-se observar as características do texto acadêmico e científico, como a objetividade e a organização lógica.

Para este ensaio, os assuntos deverão constar como títulos e os autores (após escolherem o tema da discussão) criarão um subtítulo para delimitar o tema e posicionar-se na autoria do trabalho, podendo escolher os rumos que darão ao texto. Portanto, os autores devem problematizar com espírito crítico o tema escolhido.

Uma orientação para a elaboração do ensaio é a escolha de fontes que constam da bibliografia da disciplina. Neste caso, pode-se citar a obra lida durante o ensaio, além de recorrer a mais textos de escolha própria (obra, autor, artigo já lidos no curso ou por escolha pessoal).

Segundo as Normas da Fatec (2007, p 23), “o recurso das citações contribui para explicitação das referências teóricas adotadas na construção do trabalho, as quais introduzem os autores com que o texto manterá seu diálogo. A chamada de autores deverá ser feita pelo sistema AUTOR-data”. Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, conforme indicado no próximo parágrafo.

Deve-se recorrer às Normas desta Faculdade (2007, p. 23-26) para esclarecer demais detalhes sobre a apresentação e formatação. No caso de citações com mais de 4 linhas, estas devem vir destacadas do texto do ensio, com recuo de 4cm da margem esquerda, com texto justificado e em corpo menor (neste caso fonte 11).

Quanto à formatação, este ensaio completo não deve exceder 3 (três) páginas. As margens devem ter: superior 3cm, inferior 2cm, lateral esquerda 3cm, e lateral direita 2cm. O tamanho de página deve ser A4. O tipo de fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12. Nomes dos autores: centralizados, com letra Times New Roman tamanho 10, com primeira letra de cada nome em maiúscula e o restante em minúsculo, em itálico, seguido do e-mail do autor (entre parênteses). Nas linhas seguintes, deve-se repetir o mesmo procedimento para o outro autor. Portanto, pode ser de autoria de um ou de dois autores. O texto deverá ter espaçamento duplo.

Para as referências, deve-se utilizar texto com fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento simples, alinhamento à esquerda, conforme orientação nas referências elaboradas para as Normas da Fatec (2007, p. 37). As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção Referências. No caso de obras consultas, porém não referenciadas deve-se indicar na Bibliografia Consultada. Seguem os exemplos logo abaixo, neste caso indicam-se como bibliografia consultada (apenas como exemplificação) as obras listadas na apostila da disciplina Teoria e Sociologia da Comunicação.



Referências Bibliográficas

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE GUARATINGUETÁ. Normas e orientações para elaboração e apresentação da Monografia de Conclusão de Curso. Guaratinguetá, 2007. 52p. Normas. Faculdade de Tecnologia de Guaratinguetá.

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Grupo de Metodologia Científica. Caderno de Metodologia: diretrizes para a elaboração e apresentação de trabalhos acadêmicos. 2ed. Rev. Tubarão: Unisul, 2003. 96p.

Bibliografia Consultada

ANTÔNIO, Severino. A utopia da palavra. (col. Educação e Transdisciplinaridade, vol. 2). Rio de Janeiro: Ed. Lucerna, 2002.

ANTÔNIO, Severino M. Barbosa; Amaral, Emília (colab.). Escrever é desvendar o mundo. Campinas, SP: Papirus, 1988.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NRB 10520: apresentação de citação em documentos. Rio de Janeiro, 2002.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.

FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS. Normas para apresentação de monografia. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Biblioteca Karl A. Boedecker. 3. ed. São Paulo: FGV-EAESP, 2003. 95 p. normasbib.pdf; 464kb. Disponível em: <www.fgvsp.br/biblioteca>. Acesso em: 23 set. 2004.

GARCIA, Othon. Moacyr. Comunicação em prosa moderna. São Paulo: FGV, 1976.





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal