Modelo para a formataçÃo dos artigos a serem utilizados no enegep 2003



Baixar 21.07 Kb.
Encontro25.12.2017
Tamanho21.07 Kb.



Revista de Gestão e Operações Produtivas
Volume 1 – 2011/1





[TÍTULO]

[Nome do Primeiro Autor]

[Instituição do Primeiro Autor] - [Endereço Eletrônico do Primeiro Autor]

[Nome do Segundo Autor]

[Instituição do Primeiro Autor] - [Endereço Eletrônico do Primeiro Autor]


Palavras-chave: Modelo; Formatação; Revista; Texto (3 a 6 palavras-chave separadas por ponto-e-vírgula, com a primeira letra de cada palavra em maiúsculo e finalizadas por ponto).

1. Introdução


O objetivo deste documento é prestar esclarecimentos sobre o formato a ser utilizado nos ensaios submetidos à Revista de Gestão e Operações Produtivas. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para os ensaios e serve de referência para redação dos mesmos.

Observe as instruções e formate seu ensaio de acordo com este padrão. Recomenda-se, para isso, o uso dos estilos de formatação pré-definidos que constam deste documento. Para tanto, basta utilizar este documento para redação do seu trabalho.

Ensaios fora da formatação serão retirados do processo de avaliação.

2. Formatação geral


O ensaio completo não deve exceder 18 (dezoito) páginas e 2Mb de tamanho de arquivo. Procure tratar imagens e tabelas para que estas não deixem seu arquivo muito grande.

As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm. O tamanho de página deve ser A4, impreterivelmente. Por favor, verifique esse aspecto com especial cuidado.

O ensaio deve ser escrito no programa Word for Windows®, Writer do Open Oficce. Se você está lendo este documento, significa que você possui a versão correta do programa.


  • No caso do uso de listas, deve-se usar o marcador que aparece no início desta frase;

  • As listas devem ser justificadas na direita e na esquerda, da mesma maneira que os trechos de corpo de texto;

  • Após as listas, deixar um espaço simples, como aparece a seguir.



É possível, também, o uso de alíneas, que obedecem às seguintes indicações:

  1. Cada item de alínea deve ser ordenado alfabeticamente por letras minúsculas seguidas de parênteses;

  2. Da mesma forma, os itens de alínea são separados do parágrafo de texto anterior por meia linha em branco (6 pontos) e do parágrafo de corpo de texto seguinte por uma linha (12 pontos);

  3. O estilo “Alínea” constante deste documento pode ser usado para a aplicação automática da formatação correta de alíneas.



No caso de nova alínea, a lista alfabética deve ser reiniciada clicando-se com o botão direito do mouse sobre qualquer dos itens de alínea e selecionando-se a opção “Reiniciar numeração”.

  1. Uma nova alínea, assim, recomeça a partir da letra a);

  2. Os itens de alínea são separados entre si por ponto-e-vírgula;

  3. O último item de alínea termina com ponto.


3. Formatação de tabelas e figuras


Figuras e tabelas devem possuir legendas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre texto-objeto e entre legenda-texto. As legendas devem ser posicionadas abaixo das Figuras e Tabelas. Esses objetos, bem como suas respectivas legendas, devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, a Figura 1). Use, para isso, os estilos pré-definidos “Figura” ou “Tabela”. Para as legendas, deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, centralizada (ou, alternativamente, o estilo “Legenda”).

Figura 1 – Exemplo de figura

Nas tabelas deve ser usada, preferencialmente, a fonte Times New Roman, tamanho 10. Os estilos utilizados no interior de Tabelas devem ser “Tabela Cabeçalho” e “Tabela Corpo”, os quais podem ser editados (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme as necessidades (como, por exemplo, a fim de centralizar o conteúdo de uma coluna).

Importante: deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, utilizar a opção “...formatar objeto ...layout ...alinhado” ao clicar-se com o botão direito do mouse sobre o objeto em questão.

A Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. É importante lembrar que as tabelas devem estar separadas do corpo do texto por uma linha em branco (12 pontos). Para tanto, pode-se usar uma linha do estilo “Tabela Espaçamento” entre o corpo de texto anterior à tabela e a mesma, conforme exemplificado a seguir.

TABELA ESPAÇAMENTO – ESTA LINHA EM BRANCO



Item

Quantidade

Percentual

Teoria social

22

7,9%

Método

34

12,3%

Questão

54

19,5%

Raciocínio

124

44,8%










Fonte: Adaptado de Mays apud Greenhalg (1997)

Tabela 1 – Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa

4. Citações e formatação das referências


As referências bibliográficas, quando existirem, devem estar relacionadas no final do texto seguindo o padrão ABNT, estabelecido pela norma NBR 6023 (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2000b). Somente devem ser incluídas nas referências as obras citadas no texto, e as mesmas devem estar em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Deve-se utilizar fonte Times New Roman, tamanho 10, para as referências, com um espaçamento de 6 pontos entre cada referência.

Referências


ABRAHAM, B. & LEDOLTER, J. Statistical Methods for Forecasting. New York: John Wiley & Sons, 1983.

LIM, C. & McALEER, M. Time Series Forecasts of International Travel Demand for Australia. Tourism Management, artigo aceito em 2001 para publicação, aguarda impressão.

MAKRIDAKIS, S.; WHEELWRIGHT, S. & HYNDMAN, R.J. Forecasting Methods and Applications.. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 1998.

PELLEGRINI, F.R. & FOGLIATTO, F. Estudo comparativo entre modelos de Winters e de Box-Jenkins para a previsão de demanda sazonal. Revista Produto & Produção. Vol. 4, número especial, p.72-85, 2000.

SLACK, N., CHAMBER, S.; HARDLAND, C.; HARRISON, A. JOHNSTON, R. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1999.

ANEXO A – Instruções Complementares


Os anexos ou apêndices devem estar localizados no final do ensaio e identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos seus títulos correspondentes. Eles devem ser citados no corpo do texto. Novamente advertindo que o ensaio completo não deve exceder 18 (dezoito) páginas, e não deverá passar de 2Mb após ser convertido para o formato .pdf.




Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal