Nome do projeto: Lançamento do livro parque nacional da tijuca, uma floresta na metrópole



Baixar 11.9 Kb.
Encontro27.02.2018
Tamanho11.9 Kb.








Nome do projeto: Lançamento do livro PARQUE NACIONAL DA TIJUCA, UMA FLORESTA NA METRÓPOLE


Cliente: Andrea Jakobsson Estúdio



veículo

Revista Museu

data

08/12/2010

seção | coluna

Notícias



Livro marca 50 anos do Parque Nacional da Tijuca
RIO DE JANEIRO, Rio de Janeiro - Ensaio fotográfico mostra em livro a riqueza e os inúmeros recantos de uma das maiores florestas urbanas do mundo

Localizado no coração da cidade, a poucos minutos da maior parte dos bairros do Rio de Janeiro, o Parque Nacional da Tijuca, uma cadeia de montanhas recobertas por espessa vegetação tropical – no qual se situa inclusive o símbolo máximo da cidade, o Corcovado com a estátua do Cristo Redentor –, completa 50 anos em 2011. Como território protegido serão 150 anos.

Para marcar a data, o livro Parque Nacional da Tijuca, uma floresta na metrópole traz uma apresentação desta área privilegiada de 3.200 hectares, que abriga a maior floresta urbana do mundo replantada pelo homem, bem como centenas de espécies da fauna e da flora só encontradas na Mata Atlântica. O livro mostra aspectos deste patrimônio ambiental cravado em meio a uma das cidades mais famosas do mundo através dos ensaios dos fotógrafos Marco Terranova e Ruy Salaverry, dois assíduos frequentadores do Parque, complementados pelos textos assinados por Ana Cristina Pereira Vieira, museóloga, diretora do centro de visitação do Parque, por Bernardo Issa, geógrafo, chefe do Parque Nacional da Tijuca e por Pedro de Castro da Cunha e Menezes, diplomata, escritor e trilheiro, que esteve à frente da direção do Parque entre 1999-2000 e comandou a habilitação e sinalização de 61 quilômetros de suas trilhas.

Parque Nacional da Tijuca, uma floresta na metrópole foi produzido por quem conhece as entranhas do Parque: os recantos, os atrativos históricos, as trilhas, as vistas, o lazer, a fauna e a flora desse magnífico meio ambiente. O livro compartilha com o leitor o caminho para usufruir dessa riqueza, mostrando que o acesso a esse ecossistema é muito mais fácil do que a maioria dos moradores ou visitantes do Rio de Janeiro pode pensar. O conjunto de imagens reproduzido na edição resulta de muitas horas de observação e de um profundo convívio com o Parque, o que inclui fotografias tiradas de pontos somente alcançáveis por escalada.

Entre as inúmeras funções que exerce em prol do equilíbrio ambiental, o Parque Nacional da Tijuca atua como um amortecedor térmico, impedindo que as flutuações de temperatura na planície circundante sejam mais intensas, pois seu relevo montanhoso gera um anteparo, um armazenador de umidade, que ameniza o clima. A vegetação auxilia ainda na contenção das encostas e desempenha papel de redutora da poluição, melhorando a qualidade do ar da cidade de modo permanente. Seus mananciais e nascentes de água contribuem, há séculos, para o abastecimento do Rio de Janeiro, principalmente para os bairros e comunidades do entorno. De fato, estudos estimam que, sem o parque e o aporte das demais unidades de conservação ambiental existentes na cidade, o Rio de Janeiro poderia vir a ter um clima seco com temperaturas que chegariam aos 46º C ou mais.

O lançamento deste livro, além de homenagear o cinquentenário da criação do Parque Nacional da (Floresta) Tijuca é uma celebração e um agradecimento a este ambiente, no qual natureza e cultura se entrelaçam e se harmonizam. O livro é um lindo convite a todos que queiram conhecer melhor as paisagens magníficas, os rios e quedas d’água, trilhas e mirantes, sua flora e fauna, atributos desta beleza cênica e natural.

Livro: Parque Nacional da Tijuca, uma floresta na metrópole

Andrea Jakobsson Estúdio, 164 páginas, R$ 90,00

Fotos: Marco Terranova e Ruy Salaverry

Textos: Ana Cristina Pereira Vieira, Bernardo Isa e Pedro de Castro da Cunha e Menezes

Design:

Formato: 23 x 28 - Capa dura com sobrecapa - miolo em couché 170 impresso, 4/4 cores

Patrocínio: BNY Mellon e Outback;

Apoio Cultural: Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza; Apoio institucional Parque Nacional da Tijuca, ICM-Bio Instituto Chico Mendes, Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Preço: R$ 90,00

ISBN: 978-85-88742-47-5

Lançamento: dezembro de 2010

Autógrafos: quinta-feira, dia 9 de dezembro, às 19 horas, na Livraria da Travessa – Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema, RJ – 3205-9002


Fonte: divulgação por e-mail

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal