Normas Para a Formatação das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
As dissertações de mestrado e teses de doutoramento desenvolvidas na Universidade Portucalense, devem obedecer às normas definidas neste documento.
-
Aspeto geral
As dissertações são apresentadas impressas e em formato digital que reproduz a edição impressa, em ficheiro PDF, devendo o seu conteúdo apresentar-se bem legível em todos os exemplares produzidos.
-
Tipo de papel
Deverão ser usadas folhas de formato A4, de boa qualidade (mínimo 100 gramas), e do mesmo tipo para todo o trabalho.
-
Capas, lombadas e contracapas
-
As capas, e respetivas contracapas das dissertações e teses devem ter fundo branco e obedecer ao modelo disponibilizado na intranet da instituição.
-
Todas as capas devem ter a dimensão A4 e incluir:
-
nome completo do autor;
-
título da dissertação ou tese;
-
mês e ano de submissão
-
designação do curso;
-
nome do orientador.
-
As lombadas devem possuir:
-
nome do autor (apenas o primeiro e o último, ou o nome pelo qual o autor se identifica);
-
título da dissertação ou tese;
-
ano de submissão da dissertação ou tese;
-
Página de rosto
Todas as dissertações ou teses devem possuir uma folha de rosto branca, na qual constarão os seguintes elementos:
-
nome completo do autor, centrado, no topo;
-
título da dissertação ou tese, ao centro;
-
tipo de dissertação, de acordo com o grau académico que confere - “Dissertação de Mestrado” ou “Tese de Doutoramento”); a área e ramo do doutoramento (no caso das teses de doutoramento) ou a designação do mestrado (no caso das dissertações de mestrado);
-
a indicação “Trabalho realizado sob a orientação do(a) Professor(a)”, seguida do nome do orientador;
-
o logótipo da UPT e o nome do Departamento no âmbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos. Este logótipo deve constar na base da folha, ao centro.
-
mês e ano de submissão da dissertação ou tese.
-
Paginação e organização formal
-
Na folha 2 devem constar:
-
os agradecimentos do autor, quando aplicável;
-
menção ao apoio financeiro, quando aplicável;
-
Na folha 3 (folha 2, se não houver lugar a agradecimentos ou referência ao apoio financeiro) devem constar o título, o resumo e as palavras-chave da dissertação. O resumo não deverá ter uma extensão superior a uma página, no caso das dissertações de mestrado, ou a duas páginas, no caso das teses de doutoramento.
-
Na folha 4, ou 5 deve constar o título, resumo e as palavras-chave em inglês. O resumo não deverá ter uma extensão superior a uma página, no caso das dissertações de mestrado, ou a duas páginas, no caso das dissertações de doutoramento.
NOTA: Sempre que a dissertação seja redigida em língua estrangeira, mediante autorização expressa do Conselho Científico, é obrigatório incluir o título e um resumo em português (folha 4 ou 5).
-
De seguida deve ser apresentado o Sumário (relativo à estrutura formal da dissertação ou tese, isto é, à divisão em partes e capítulos, e respetiva paginação), ao qual se seguem as listas de abreviaturas e siglas, e os índices de figuras, de símbolos, de ilustrações, de tabelas, etc., quando aplicável.
-
A dissertação deverá ser em seguida organizada em Capítulos, ou em Partes e Capítulos, sendo os capítulos sempre numerados sequencialmente. A primeira parte ou capítulo será precedida de uma Introdução. A seguir ao último Capítulo deverão ser colocadas as Conclusões, acompanhadas, sempre que se justifique, de recomendações.
-
No final do trabalho será colocada a Bibliografia, de acordo com as normas indicadas por cada Departamento, as quais deverão ser reconhecidas pela comunidade científica nacional e internacional. Recomenda-se o uso das Normas Portuguesas (NP-405 – ver Anexo 2), da American Psychological Association (APA – ver Anexo 3), ou da ISO 690 (ver anexo 4).
-
No caso de existirem Índices, onomásticos, de assuntos, geográficos, ou outros, estes serão colocados a seguir à Bibliografia e antes dos Anexos.
-
Numeração e paginação:
-
Excetuando a folha de rosto e as páginas iniciais ou preliminares - agradecimentos, apoios, resumos e sumário -, que não devem ser numeradas, mas devem ser contadas, todas as páginas de texto e anexos devem ser numeradas de forma contínua em algarismos árabes.
-
De acordo com recomendações da União Europeia, em nenhum caso, quer de paginação, de numeração de partes ou capítulos, de índices ou figuras, devem ser usados algarismos romanos.
-
Todas as ilustrações devem ser numeradas e distinguidas de acordo com a sua tipologia (quadros, fotografias, gráficos, tabelas, etc.).
-
O corpo do texto poderá ser em frente e verso, recomendando-se tipos sem serifas, como Arial, Calibri ou Times New Roman, em corpo 12 para a letra do texto, e 8 para a letra das notas de rodapé. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.
-
Os parágrafos devem ser indentados a 1 cm., e justificados.
-
Citações e notas
As citações devem ser apresentadas de acordo com normas reconhecidas em revistas científicas de circulação nacional e/ou internacional, com revisão por pares (ver Anexos 2 e 3). Recomenda-se a utilização do seguinte método: (autor, data, p.).
-
Arquivo e Difusão
A disponibilização da dissertação ou tese para arquivo e acesso no Repositório Institucional, através da Biblioteca-Geral da Universidade Portucalense, deve ser autorizada pelo Autor através da declaração constante no Anexo 1, no ato de depósito da versão final na Secretaria Académica.
-
Versão digital
A versão digital das dissertações deve obedecer às seguintes orientações:
-
Ser constituída por um único ficheiro (se este for de dimensão igual ou inferior a 10 Mb), ou um número limitado de ficheiros (no caso de dissertações com dimensão superior a 10 Mb). No caso de dissertações e teses constituídas por mais de um ficheiro recomenda-se a sua divisão em três ou quatro ficheiros: Capa e páginas iniciais (Capa, folha de rosto, agradecimentos, resumos e sumário); Corpo do Texto (o texto de dissertação ou tese); Bibliografia e Anexos (num único ficheiro ou em dois ficheiros separados);
-
Ser apresentada em formato PDF (componentes textuais). Podem ainda ser incluídos ficheiro(s) de imagem, áudio ou multimédia, preferencialmente em formatos normalizados e não-proprietários.
-
Ser apresentada num suporte digital (CD ou DVD), cuja capa deve incluir:
-
Logótipo da UPT/ departamento
-
nome completo do autor;
-
título da dissertação;
-
mês e ano de submissão;
-
designação do curso;
-
nome do orientador.
-
Imagem
De modo a facilitar a conceção das capas é disponibilizado, na área reservada do site da universidade, na área referente à Identidade Gráfica, um modelo de capa para cada Departamento, permitindo a edição/alteração direta do corpo do texto. Nesta área são ainda disponibilizados outros elementos úteis, tais como os logótipos dos vários departamentos.
Anexo 1 – DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL
Nome:
Nº. do B.I./C.C.: Tel/Telem.: e-mail:
Título da Tese ou Dissertação:
Dados da Publicação (Curso, Departamento, Ano):
Declaro, para os devidos efeitos, que concedo, gratuitamente, à Universidade Portucalense Infante D. Henrique, para além da livre utilização do título e do resumo por mim disponibilizados, autorização, para esta arquivar nos respectivos ficheiros e tornar acessível aos interessados, nomeadamente através do seu repositório institucional, o trabalho supra-identificado, nas condições abaixo indicadas:
[Assinalar as opções aplicáveis em 1 e 2]
1. Tipo de Divulgação:
□ Total.
□ Parcial.
|
2. Âmbito de Divulgação:
□ Mundial (Internet aberta)
□ Intranet da Universidade Portucalense.
□ Internet, apenas a partir de □ 1 ano □ 2 anos □ 3 anos – até lá, apenas Intranet da UPT
|
Advertência: O direito de autor da obra pertence ao criador intelectual, pelo que a subscrição desta declaração não implica a renúncia de propriedade dos respectivos direitos de autor ou o direito de a usar em trabalhos futuros, os quais são pertença do subscritor desta declaração.
Assinatura:
Data:
ANEXO 2
Compartilhe com seus amigos: |