Normas Para a Formatação das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento



Baixar 184.22 Kb.
Página1/4
Encontro15.04.2018
Tamanho184.22 Kb.
  1   2   3   4






Normas Para a Formatação das Dissertações de Mestrado e Teses de Doutoramento
As dissertações de mestrado e teses de doutoramento desenvolvidas na Universidade Portucalense, devem obedecer às normas definidas neste documento.


  1. Aspeto geral

As dissertações são apresentadas impressas e em formato digital que reproduz a edição impressa, em ficheiro PDF, devendo o seu conteúdo apresentar-se bem legível em todos os exemplares produzidos.


  1. Tipo de papel

Deverão ser usadas folhas de formato A4, de boa qualidade (mínimo 100 gramas), e do mesmo tipo para todo o trabalho.


  1. Capas, lombadas e contracapas

    1. As capas, e respetivas contracapas das dissertações e teses devem ter fundo branco e obedecer ao modelo disponibilizado na intranet da instituição.

    2. Todas as capas devem ter a dimensão A4 e incluir:

    1. nome completo do autor;

    2. título da dissertação ou tese;

    3. mês e ano de submissão

    4. designação do curso;

    5. nome do orientador.

    1. As lombadas devem possuir:

  1. nome do autor (apenas o primeiro e o último, ou o nome pelo qual o autor se identifica);

  2. título da dissertação ou tese;

  3. ano de submissão da dissertação ou tese;




  1. Página de rosto

Todas as dissertações ou teses devem possuir uma folha de rosto branca, na qual constarão os seguintes elementos:

    1. nome completo do autor, centrado, no topo;

    2. título da dissertação ou tese, ao centro;

    3. tipo de dissertação, de acordo com o grau académico que confere - “Dissertação de Mestrado” ou “Tese de Doutoramento”); a área e ramo do doutoramento (no caso das teses de doutoramento) ou a designação do mestrado (no caso das dissertações de mestrado);

    4. a indicação “Trabalho realizado sob a orientação do(a) Professor(a)”, seguida do nome do orientador;

    5. o logótipo da UPT e o nome do Departamento no âmbito do qual os trabalhos foram desenvolvidos. Este logótipo deve constar na base da folha, ao centro.

    6. mês e ano de submissão da dissertação ou tese.




  1. Paginação e organização formal

    1. Na folha 2 devem constar:

  1. os agradecimentos do autor, quando aplicável;

  2. menção ao apoio financeiro, quando aplicável;

    1. Na folha 3 (folha 2, se não houver lugar a agradecimentos ou referência ao apoio financeiro) devem constar o título, o resumo e as palavras-chave da dissertação. O resumo não deverá ter uma extensão superior a uma página, no caso das dissertações de mestrado, ou a duas páginas, no caso das teses de doutoramento.

    2. Na folha 4, ou 5 deve constar o título, resumo e as palavras-chave em inglês. O resumo não deverá ter uma extensão superior a uma página, no caso das dissertações de mestrado, ou a duas páginas, no caso das dissertações de doutoramento.

NOTA: Sempre que a dissertação seja redigida em língua estrangeira, mediante autorização expressa do Conselho Científico, é obrigatório incluir o título e um resumo em português (folha 4 ou 5).

    1. De seguida deve ser apresentado o Sumário (relativo à estrutura formal da dissertação ou tese, isto é, à divisão em partes e capítulos, e respetiva paginação), ao qual se seguem as listas de abreviaturas e siglas, e os índices de figuras, de símbolos, de ilustrações, de tabelas, etc., quando aplicável.

    2. A dissertação deverá ser em seguida organizada em Capítulos, ou em Partes e Capítulos, sendo os capítulos sempre numerados sequencialmente. A primeira parte ou capítulo será precedida de uma Introdução. A seguir ao último Capítulo deverão ser colocadas as Conclusões, acompanhadas, sempre que se justifique, de recomendações.

    3. No final do trabalho será colocada a Bibliografia, de acordo com as normas indicadas por cada Departamento, as quais deverão ser reconhecidas pela comunidade científica nacional e internacional. Recomenda-se o uso das Normas Portuguesas (NP-405 – ver Anexo 2), da American Psychological Association (APA – ver Anexo 3), ou da ISO 690 (ver anexo 4).

    4. No caso de existirem Índices, onomásticos, de assuntos, geográficos, ou outros, estes serão colocados a seguir à Bibliografia e antes dos Anexos.

    5. Numeração e paginação:

    1. Excetuando a folha de rosto e as páginas iniciais ou preliminares - agradecimentos, apoios, resumos e sumário -, que não devem ser numeradas, mas devem ser contadas, todas as páginas de texto e anexos devem ser numeradas de forma contínua em algarismos árabes.

    2. De acordo com recomendações da União Europeia, em nenhum caso, quer de paginação, de numeração de partes ou capítulos, de índices ou figuras, devem ser usados algarismos romanos.

    3. Todas as ilustrações devem ser numeradas e distinguidas de acordo com a sua tipologia (quadros, fotografias, gráficos, tabelas, etc.).

    4. O corpo do texto poderá ser em frente e verso, recomendando-se tipos sem serifas, como Arial, Calibri ou Times New Roman, em corpo 12 para a letra do texto, e 8 para a letra das notas de rodapé. O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5.

    5. Os parágrafos devem ser indentados a 1 cm., e justificados.




  1. Citações e notas

As citações devem ser apresentadas de acordo com normas reconhecidas em revistas científicas de circulação nacional e/ou internacional, com revisão por pares (ver Anexos 2 e 3). Recomenda-se a utilização do seguinte método: (autor, data, p.).


  1. Arquivo e Difusão

A disponibilização da dissertação ou tese para arquivo e acesso no Repositório Institucional, através da Biblioteca-Geral da Universidade Portucalense, deve ser autorizada pelo Autor através da declaração constante no Anexo 1, no ato de depósito da versão final na Secretaria Académica.


  1. Versão digital

A versão digital das dissertações deve obedecer às seguintes orientações:

    1. Ser constituída por um único ficheiro (se este for de dimensão igual ou inferior a 10 Mb), ou um número limitado de ficheiros (no caso de dissertações com dimensão superior a 10 Mb). No caso de dissertações e teses constituídas por mais de um ficheiro recomenda-se a sua divisão em três ou quatro ficheiros: Capa e páginas iniciais (Capa, folha de rosto, agradecimentos, resumos e sumário); Corpo do Texto (o texto de dissertação ou tese); Bibliografia e Anexos (num único ficheiro ou em dois ficheiros separados);

    2. Ser apresentada em formato PDF (componentes textuais). Podem ainda ser incluídos ficheiro(s) de imagem, áudio ou multimédia, preferencialmente em formatos normalizados e não-proprietários.

    3. Ser apresentada num suporte digital (CD ou DVD), cuja capa deve incluir:

  1. Logótipo da UPT/ departamento

  2. nome completo do autor;

  3. título da dissertação;

  4. mês e ano de submissão;

  5. designação do curso;

  6. nome do orientador.




  1. Imagem

De modo a facilitar a conceção das capas é disponibilizado, na área reservada do site da universidade, na área referente à Identidade Gráfica, um modelo de capa para cada Departamento, permitindo a edição/alteração direta do corpo do texto. Nesta área são ainda disponibilizados outros elementos úteis, tais como os logótipos dos vários departamentos.

Anexo 1 – DECLARAÇÃO DE AUTORIZAÇÃO DE DEPÓSITO NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL


Nome:

Nº. do B.I./C.C.: Tel/Telem.: e-mail:


Título da Tese ou Dissertação:

Dados da Publicação (Curso, Departamento, Ano):




Declaro, para os devidos efeitos, que concedo, gratuitamente, à Universidade Portucalense Infante D. Henrique, para além da livre utilização do título e do resumo por mim disponibilizados, autorização, para esta arquivar nos respectivos ficheiros e tornar acessível aos interessados, nomeadamente através do seu repositório institucional, o trabalho supra-identificado, nas condições abaixo indicadas:
[Assinalar as opções aplicáveis em 1 e 2]


1. Tipo de Divulgação:

Total.

Parcial.



2. Âmbito de Divulgação:

Mundial (Internet aberta)

Intranet da Universidade Portucalense.

Internet, apenas a partir de □ 1 ano □ 2 anos □ 3 anos – até lá, apenas Intranet da UPT




Advertência: O direito de autor da obra pertence ao criador intelectual, pelo que a subscrição desta declaração não implica a renúncia de propriedade dos respectivos direitos de autor ou o direito de a usar em trabalhos futuros, os quais são pertença do subscritor desta declaração.
Assinatura:
Data:

ANEXO 2


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal