Normas para apresentaçÃo de trabalhos floema. Caderno de Teoria e História Literária



Baixar 18.95 Kb.
Encontro22.03.2018
Tamanho18.95 Kb.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

1. FLOEMA. Caderno de Teoria e História Literária é uma publicação semestral editada sob a responsabilidade da Área de Teoria e Literatura do Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários (Dell) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).


2. Serão publicados trabalhos inéditos, concernentes a questões de Teoria e História Literária, na forma de artigos, ensaios, ficção, traduções e resenhas. A critério da Direção Executiva doCaderno, poderão, excepcionalmente, ser aceitos trabalhos já divulgados anteriormente.
3. Somente serão publicados os trabalhos que obtiverem parecer favorável emitido por membro do Conselho Editorial do Caderno. Na cópia encaminhada para análise e parecer, serão omitidos os dados relativos à identidade do autor e de sua instituição. Os editores do Caderno comprometem-se a informar aos autores a aceitação ou não de seus artigos para publicação. Os trabalhos encaminhados ao Caderno não serão devolvidos.
4. Serão aceitos artigos em português, espanhol, francês, inglês e italiano. Os trabalhos deverão ser enviados em disquete 3 ½ ou CD-Rom, em programa Word for Windows, com identificação contendo o nome do(s) proponente(s) e o título do trabalho. Devem também ser enviadas três cópias impressas dos trabalhos, duas sem identificação do autor e uma com identificação do autor.
5. Deve anteceder o artigo ou a resenha uma folha de rosto impressa, contendo título e subtítulo do trabalho, nome do autor e titulação, unidade e departamento, cidade, estado e país, bem como seus endereços eletrônico e residencial e telefones para contato.
6. O disquete ou CD-Rom enviado deve conter um segundo arquivo com um currículo do autor, de 06 linhas, no máximo, fornecendo, inclusive, referência às suas últimas publicações.
7. Nos casos de textos que utilizem caracteres especiais (grego, árabe, por exemplo) o autor do trabalho deverá encaminhar, ainda, juntamente com o artigo, arquivo da fonte utilizada compatível com Windows.
8. Os textos deverão ser enviados para:

FLOEMA. Caderno de Teoria e História Literária

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Estudos Lingüísticos e Literários

Estrada do Bem-querer, Km. 04

CEP: 45083-900. Vitória da Conquista – Bahia

Confirmar o envio através do E-mail: cadernofloema@yahoo.com.br
9. Diagramação do conteúdo

9.1. Elementos pré-textuais


a) Título e sub-título: separados por dois pontos, na primeira linha, centralizados, em negrito, fonte Garamond, 12, maiúscula em ambos.

b) Nome do Autor: duas linhas abaixo do título, à direita, em maiúsculas somente as iniciais dos nomes em ordem direta. Garamond 11, itálico. A instituição e a titulação devem ser inseridas em nota de rodapé (fonte Garamond, tamanho 10) alinhada à esquerda. Pode-se inserir, ainda, nas notas de rodapé, a instituição financiadora do projeto e o endereço eletrônico dos autores, se existentes. Usar quantos asteriscos forem necessários para distinguir os dados relativos a cada autor.

c) Resumo. A palavra RESUMO, em letra maiúscula, seguida de dois pontos. O resumo deve ser apresentado a partir da linha seguinte, em um único parágrafo, espaço simples, justificado, contendo, no máximo, 80 (oitenta) palavras, em Garamond 12.

d) Palavras-chave. Imediatamente após o Resumo, apresentar até cinco palavras-chave, apenas a primeira letra em maiúscula. Estas deverão estar em ordem alfabética e separadas por ponto.


9.2. Elementos Textuais

a) Texto. Os textos deverão ser digitados em espaço 1.5, fonte Garamond, tamanho 12, papel A4. Os trabalhos não deverão ultrapassar vinte e cinco páginas, no caso de artigos e ensaio, e, oito páginas, no caso de resenhas, excetuando-se as referências bibliográficas.

As margens terão as seguintes dimensões: superior e inferior 2,5cm; esquerda e direita 2,5cm. Todo parágrafo deve ser iniciado a 1,5 cm, a partir da margem esquerda. Os números de página devem ser colocados na margem superior externa. Subdivisões internas do texto deverão ser alinhadas à esquerda em maiúscula, em negrito e com a mesma fonte utilizada no corpo do trabalho.

b) Notas Explicativas. A numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva. Deverão ser listadas no rodapé da respectiva página. Fonte Garamond, 10, espaço simples.

c) Citações. As citações de até três linhas devem aparecer no corpo do texto entre aspas duplas. As citações que excederem três linhas devem ser destacadas em parágrafo com recuo de 4cm da margem esquerda, em fonte Garamond 11.

d) Notas Bibliográficas. As Notas Bibliográficas deverão ser especificadas pelo sistema autor-data, no corpo do texto, de acordo com a NBR 10520. Ex: (BARBOSA, 1980, p. 35). Segundo Morais (1955).

Quando houver coincidência de sobrenome de autores, acrescentam-se as iniciais de seus prenomes: Ex. (BARBOSA, C., 1956) e (BARBOSA, O., 1956). Se ainda assim persistir coincidência, colocam-se os prenomes por extenso.

Documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, são distinguidos pelo acréscimo de letras minúsculas após a data e sem espacejamento, seqüenciadas de acordo com a ordem de aparecimento no texto. Ex. (REESIDE, 1927a) e (REESIDE, 1927b)

Na citação de citação, identifica-se a obra diretamente consultada; o autor e a obra citada é indicada por: (SILVA, 1986, p. 12 apud PESSOA, 1982, p. 222).

e) Tabelas, Quadros e Gráficos e Figuras. As tabelas, quadros e gráficos e figuras, em preto e branco, devem ser inseridos no texto, numerados seqüencialmente, contendo a devida explicação na parte inferior dos mesmos.

9.3. Elementos pós-textuais

a) Título e subtítulo em língua estrangeira (inglês ou francês, desde que não seja a língua do corpo do texto).

b) Resumo em língua estrangeira (inglês ou francês, desde que não seja a língua do corpo do texto).

O Abstract ou Résumé deverá ser apresentado no final do texto, obedecendo a mesma norma da versão na língua original.

c) Palavras-chave em língua estrangeira (inglês ou francês, desde que não seja a língua do corpo do texto).

d) Referências (NBR 6023) - Exemplos:

Artigo em periódico: HANSEN, J. A. Apresentação dos Epitáfios Joco-Sérios Portugueses e Castelhanos. Revista da ABEM, São Paulo, v. 3, p. 75-99, 2001.

Livros e folhetos: HOLANDA, S. B. Livros dos Prefácios. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

Capítulos de livros: COSTA LIMA, Luiz. Acerca do Discurso sobre lírica e sociedade. In: Francisco Venceslau dos Santos; Carlinda F. Pate Nuñez. (Org.). Encontro com Adorno. Rio de Janeiro 2005, v. 1. p. 69-81.

Monografias, dissertações e teses: KOSSOVITCH, Leon. Condilac Lúcido e Translúcido. 1982. n. f. Tese (Doutorado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1982.

Congresso, Conferências, Encontros e outros eventos: CONGRESSO BRASILEIRO DE FLORESTAS TROPICAIS, 1., 1985, Belém. Anais... Belém: Livros Técnicos, 1985. 320p.

Documentos eletrônicos: ROCHA, Marília Librandi. João Guimarães Rosa. Disponível em: Acesso em: 14 abr. 2005.

CD-ROM. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio eletrônico século XXI versão 3.0. São Paulo: Nova Fronteira, 1999. 1CD ROM. Produzido por Lxikon Informática.



Filme. POETA de sete faces. Direção: Paulo Thiago. Produção: Gláucia Camargos. Roteiro: Paulo Thiago. Interpretes: Carlos Gregório, Paulo José, Paulo Autran e outros. [S.L]: CaradeCão; Estúdio Line; Vitória Produções Cinematográficas, 2001. 1 filme, son., color., 35 mm.
10. Condições Contratuais

Os autores dos trabalhos publicados no Caderno deverão abdicar dos direitos autorais sobre o artigo em favor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia e receberão doação de 5 (cinco) exemplares do número do Caderno em que ele estiver incluído.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal