O grupo de percussão corporal Barbatuques lança seu primeiro dvd "Corpo do Som ao Vivo" pelo selo mcd



Baixar 15.83 Kb.
Encontro29.01.2018
Tamanho15.83 Kb.

Barbatuques lança seu primeiro DVD, Corpo do Som ao Vivo


Reconhecido internacionalmente, o grupo de percussão corporal


Barbatuques apresenta DVD que reúne show, vídeo-documentário e extras,

com lançamento em 15 e 16 de março no SESC Pinheiros

O grupo de percussão corporal Barbatuques lança seu primeiro DVD Corpo do Som ao Vivo pela gravadora MCD, logo após retornar de uma turnê na Europa, onde fez seu pré-lançamento.


O DVD registra o show "Corpo do Som" que vem sendo apresentado desde 2002 em vários países. Catorze músicos em cena usam seus corpos como instrumento musical através de palmas, sapateados, cantos, batidas no peito e estalos. Ritmos, cantos e danças presentes no espetáculo revelam elementos da cultura popular brasileira em diálogo com a música de outras regiões do mundo. A direção artística é de Edu Ppupo. A gravação foi realizada em 2 de outubro de 2005 no Teatro TUCA, em São Paulo.
Mas não é só: ainda no DVD, o vídeo-documentário "Indivíduo Corpo Coletivo", dirigido por Edu Garcia, mostra o desenvolvimento da linguagem e da pesquisa do Barbatuques. Destaca diversos momentos em apresentações, viagens, encontros, oficinas e o contato constante com Stênio Mendes, principal colaborador do grupo. O DVD também inclui extras, galeria de fotos e legendas em quatro idiomas.

Lançamento no SESC Pinheiros
O DVD Corpo do Som ao Vivo será lançado em São Paulo através da ação “Indivíduo Corpo Coletivo” a ser realizada no SESC Pinheiros durante a segunda quinzena de março. Os shows de lançamento ocorrerão nos dias 15 e 16 de março, dando início a uma série de atividades programadas até o dia 30 de março em diferentes espaços do SESC Pinheiros. Estão previstos workshops voltados a diversos públicos e idades, além de exibições do documentário “Individuo Corpo Coletivo” e da realização do II Encontro do Grupo de Estudos de Música Corporal.

Grupo Barbatuques

O grupo de percussão corporal Barbatuques é formado por André Hosoi, André Venegas, Bruno Buarque, Dani Zulu, Fernando Barba, Flávia Maia, Giba Alves, Helô Ribeiro, João Simão, Lu Horta, Mairah Rocha, Marcelo Pretto, Maurício Maas e Renato Epstein.


O Barbatuques desenvolve um trabalho artístico baseado na exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano. Palmas, estalos, batidas no peito, sapateados, vácuos de boca, efeitos vocais e vários outros sons corporais são transformados em ritmos e melodias através de catorze músicos em movimento.
O grupo se afirma por resgatar sons orgânicos e tribais colocando-os em contato com sonoridades contemporâneas e celebrando o corpo como fonte infinita de música.
O trabalho artístico do grupo é apresentado em palcos de diversos países e resultou no lançamento dos CDs Corpo do Som (2002) e O Seguinte é Esse (2005), e do DVD Corpo do Som ao Vivo (2008).
Vencedor em 2006 do Prêmio Tim de Música na categoria de melhor grupo de MPB, o grupo na mesma época ministrou workshops ao elenco do espetáculo "Saltimbanco" do grupo Cirque de Soleil. Músicas do Barbatuques foram utilizadas em campanhas publicitárias mundiais da Nike e Heineken e mais recentemente em filmes como "Tropa de Elite" e em games da Microsoft, como "Shadowrun".
Em 2007 o grupo esteve por quatro vezes no exterior. Durante os meses de abril e maio participando do Festival Tensamba nas Ilhas Canárias e realizando workshops em Senegal. No mês de agosto realizou shows na Colombia e em setembro Fernando Barba e Marcelo Pretto participaram em Paris da gravação de CD da cantora francesa Camille. O grupo retorna para a Europa em dezembro passando pela França, Espanha e Portugal, promovendo o pré- lançamento do DVD Corpo do Som ao Vivo.

Núcleo Barbatuques
Barbatuques é um núcleo artístico e pedagógico que pesquisa a percussão corporal. A expressão musical através da exploração dos inúmeros sons que podem ser produzidos pelo corpo humano é o tema central desse trabalho.
Tanto como grupo musical atuando em palcos e gravações quanto como núcleo de professores realizando oficinas em diversas áreas, o Barbatuques atua desde 1995 pelo Brasil e também no exterior.
Essa busca foi iniciada pelo músico Fernando Barba ainda em sua infância, movido por sua curiosidade de encontrar sons em objetos e também em seu próprio corpo. A brincadeira se transformou em pesquisa e com a colaboração de amigos foi estruturada como linguagem musical e nomeada como barbatuques
A pesquisa foi potencializada pelo encontro com o músico Stênio Mendes, que já trazia um sólido trabalho com percussão vocal, percussão corporal e música orgânica.
São importantes as ações educacionais realizadas por meio de workshops em escolas, centros sociais e universidades. Também são realizados treinamentos para empresas no setor de recursos humanos, usando a linguagem da percussão corporal como ferramenta para desenvolvimento de competências, como trabalho em equipe, aprendizado, criatividade e comunicação.

Assessoria de Imprensa / MCD

Quatro Elementos Comunicação & Mkt. Cultural
Manoel Carlos Jr. - manecojr@uol.com.br

Daniela Oliveira - dani.4@uol.com.br

Natália Mestre - natalia.4@uol.com.br

Luciana Lamanna – lu.4@uol.com.br



Telefones: (11) 3667.9826 / 3663.1568 / 3661.2445

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal