O mestrado em arquitetura



Baixar 60.85 Kb.
Encontro31.12.2018
Tamanho60.85 Kb.


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO

PROARQ – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura
DISCIPLINAS DO PROARQ1

As disciplinas têm, em sua maioria, carga horária de 45 horas cada.



Disciplinas Obrigatórias para Mestrado:


CÓD.

NOME


EMENTA

FAP 705

FAP 805

Metodologia da pesquisa

Ciência e conhecimento específico. Método científico. Pesquisa: noções gerais. Técnicas de pesquisa. Pesquisa em arquitetura. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa. Processo de comunicação e de redação de textos científicos. Orientação para elaboração da monografia final e do projeto de dissertação.


Disciplinas Obrigatórias para Doutorado:

CÓD.

NOME


EMENTA

FAP 811

Seminário de pesquisa I

Pesquisa em arquitetura. Diretrizes para elaboração de projetos de pesquisa. Orientação para elaboração do projeto de tese do aluno.

FAP 812

Estudos Dirigidos


Estudos dirigidos versando sobre o conteúdo da tese do aluno, sob a responsabilidade do professor orientador.

FAP 807

Pesquisas avançadas I

Elaboração e publicação de artigo científico com tema relacionado à tese do doutorando.

FAP 813

Pesquisas avançadas II

Elaboração e publicação de artigo científico com tema relacionado à tese do doutorando.

Disciplinas Eletivas para Mestrado e/ou Doutorado:

CÓD.

NOME


EMENTA

FAP 721

FAP 821

Arquitetura da paisagem


Reflexões sobre as práticas de projetos de paisagismo aplicadas à escala urbana e discutir as diversas formas de intervenção na paisagem, considerando o acelerado processo de transformação observado nas cidades brasileiras.

FAP 709

FAP 809

Arquitetura e projeto do Lugar


O conceito de lugar na fenomenologia e na geografia . O percebido e o vivenciado. Topofilia, topografia, espacialidade e ambiente construído. Arquitetura e simbolismo. O lugar como espacialização de formas, energias, sentimentos e significados. Globalização e localismo.

FAP 715

FAP 815

Avaliação do desempenho do ambiente construído

Conceitos de desempenho na arquitetura e do ambiente construído: avaliação pré e pós-ocupação. Evolução do conceito de racionalidade. Avaliação de desempenho para a programação arquitetônica: diretrizes e parâmetros. Categorias de variáveis: funcionais, tecnológicas e comportamentais. Levantamentos, inventários, notações e diagnósticos. A participação e apropriação dos usuários no projeto.

FAT 710

FAT 810

Categorias morfológicas estruturais: atributos geométricos da forma dos lugares

Caracterizar a volumetria do espaço arquitetônico através de superfícies geométricas, como forma de expressão da concepção do projeto e categoria síntese da observação; analisar os códigos e gramáticas que permitem registrar, descrever e comunicar propostas de solução projetual; representar bidimensionalmente em projeções ortogonais; e tridimensionalmente em maquetes reais ou virtuais, nas formas mais complexas.

FAT 704

FAT 804

Conforto acústico

Fundamentos e definições. O meio ambiente acústico, as necessidades humanas, as ferramentas ao dispor do arquiteto. Psico-acústica. Qualidade acústica de edificações. Técnicas de medição. normas. Conforto acústico no projeto bioclimático Acústica previsional.

FAT 702

FAT 802

Conforto ambiental e eficiência energética

Sensações e percepção. Conceituação teórica. Elementos da natureza. Interferência do homem no meio ambiente. Noções de conforto ambiental. Energia: conservação.

FAP 703

FAP 803

Espaços de saúde, história e tendências

Representações de saúde e doença em diferentes culturas e contextos históricos, O século XX: do paradigma biomédico à promoção da saúde. A evolução do edifício hospitalar: da medicina antiga à medicina virtual. Espaços de Saúde no Brasil

FAP 717

FAP 817

Estágio supervisionado

Estágio supervisionado em disciplina do curso de graduação em arquitetura e urbanismo afim com área de concentração cursada e com a linha de pesquisa da dissertação.

FAT 707

FAT 807


Gestão do processo do projeto na construção de edifícios

Conceito de qualidade do projeto (produto e processo), escopo de serviços e fluxo de desenvolvimento de projetos arquitetônicos, qualidade do projeto e sistemas de certificação, escopo para coordenação de projetos; modelagem digital nas etapas do processo do projeto; gerenciamento, coordenação e compatibilização de projetos; gestão do processo de projetos especiais.

FAP 722

FAP 822

História das teorias em arquitetura

A invenção do campo disciplinar, a teoria e o humanismo nos séculos XV e XVI, a tradição dos tratados e o debate das referências do século XVII ao XIX, o tecido acadêmico no Brasil imperial, a teoria da arquitetura modernista brasileira, a crítica da modernidade e as teorias contemporâneas da arquitetura.

FAH 703

FAH 803

Historiografia da arte e da arquitetura.

Análise da historiografia da arte e da arquitetura. Conceitos de teoria da história aplicados à arte e à arquitetura. Historiografia da arquitetura no Brasil.

FAR 701

FAR 801

Leituras poéticas em arquitetura

O corpo, o espaço e o mundo percebido. As questões contidas nos conceitos de tempo e movimento e suas implicações na qualificação e representação da arquitetura e do meio urbano. As relações entre arquitetura e arte: pensando os vários modos de ocupação, organização, expressão e leitura do espaço sensível.

FAT 714

FAT 814

Materiais e sistemas construtivos

Histórico. Relações com o projeto arquitetônico. Sistemas estruturais básicos. Sistemas construtivos convencionais: materiais e métodos. Argamassa armada. Alvenaria estrutural. Sistemas construtivos leves em aço: “steel framing”. Inovações tecnológicas para edificações: concreto de alto desempenho, concretos especiais; compósitos poliméricos; materiais de baixo impacto ambiental. Compatibilização das especialidades de projeto na construção.

FAP 706

FAP 806

Metodologias do projeto


Métodos, instrumentos e técnicas de projeto. Evolução das teorias e dos métodos do projeto em arquitetura. A formação do pensamento arquitetônico e o projeto. A razão compositiva e as estratégias de criação. Métodos inovativo, tipológico, mimético e normativo. Relações funcionais, topológicas, geométricas e morfológicas.

FAH 701

FAH 801

Patologia das construções

Estudo das propriedades dos principais materiais de construção e da tecnologia e desempenho ao longo do tempo. Expectativa de vida das construções.

FAP 719

FAP 819

Pensamento arquitetônico contemporâneo

A crítica e a construção do discurso em arquitetura; o pós-moderno; neo-racionalismo; neo-realismo; arquitetura conceitual; derivações urbanas da crítica ao movimento moderno; arquitetura e pós-estruturalismo; a arquitetura da cidade contemporânea.

FAT 711

FAT 811

Programação e gerência das construções

Performance na construção civil. Construção Sustentável. Ecodesign nas Edificações. Sistemas domóticos. Planejamento dinâmico e estratégico. O futuro da construção no sec. XXI. Contratação (Custos e orçamento). Programação físico-financeira. Organização dos serviços iniciais e complementares (canteiro x stand de vendas). Estrutura organizacional das empresas e sua gerência. Planos salariais, bônus e produtividade. Gerência para uso de novos materiais e equipamentos na construção.

FAP 714

FAP 814

Projeto de habitação de interesse social

Evolução do conceito de moradia e das políticas habitacionais. Conjuntos habitacionais e habitação de interesse social. Pesquisa e projeto. Estudos de casos da experiência nacional e internacional.

FAH 702

FAH 802

Projeto e gestão de espaços preservados

Estudo dos processos de projeto e administração de espaços urbanos e arquitetônicos preservados.

FAP 716

FAP 816

Relações entre paisagem e sustentabilidade

Estudo do conhecimento e da percepção da paisagem do espaço construído e da relação e correlação com o ambiente e as relações com a sustentabilidade. Análise e reflexão da inserção de elementos arquitetônicos e urbanísticos no ambiente natural. Como promover o desenvolvimento de espaços arquitetônicos seguindo a ótica da sustentabilidade.

FAT 712

FAT 812

Seminários de Arquitetura I

Disciplina de conteúdo variável, cujos programas serão voltados às necessidades cambiantes das linhas de pesquisa do programa e a cursos especiais por professores visitantes. Carga horária: 15 horas.

FAT 715

FAT 815

Seminários de Arquitetura II

Disciplina de conteúdo variável, cujos programas serão voltados às necessidades cambiantes das linhas de pesquisa do programa e a cursos especiais por professores visitantes. Carga horária: 15 horas.

FAP 720

FAP 820

Seminários de Avaliação de desempenho do Ambiente Construído

Seminários envolvendo leituras programadas, palestras e testes com instrumentos de Avaliação de Desempenho do Ambiente Construído desenvolvidos pelos grupos ProLUGAR e GAE.

FAP 702

FAP 802

Sistema de Espaços Livres.

Caracterizar os espaços livres urbanos que fazem parte da rede de circulação, utilizados exclusivamente pelos pedestres, e que são construídos (escadas, rampas, passarelas, planos inclinados etc,); observar suas diferentes formas de representação, das simbólicas aos modelos digitais, aliando duas áreas de interesse: a observação e representação da forma dos lugares e sua função no sistema de espaço livre.

FAT 709

FAT 809

Sustentabilidade em arquitetura

Conceituação teórica. Sub-áreas didáticas e aplicação global. Necessidades humanas segundo critérios de estudo. Interferência do homem no meio ambiente e sua degradação Uso eficiente do Meio Ambiente e as relações com o projeto.

FAH 704

FAH 804

Técnicas de documentação

Técnicas de documentação visando a preservação de bens móveis, imóveis e sítios urbanos. Catalogação, cadastramento e inventários. Tipos e metodologia de aplicação.

FAH 716

FAH 816

Teoria do restauro e preservação de bens culturais

Teoria do restauro. Princípios gerais de restauração de bens culturais. Sociedade, cultura e bem cultural. A natureza e o homem face à problemática da preservação dos bens culturais.

FAP 710

FAP 810

Teoria e prática de ensino de projeto

Análise e prática dos elementos teórico-metodológicos que configuram a construção/reconstrução do ensino de projeto de arquitetura com uma perspectiva transformadora

FAH 709

FAH 809

Tópicos especiais em arquitetura I

Disciplina de conteúdo variável, cujos programas serão voltados às necessidades cambiantes das linhas de pesquisa do programa e a cursos especiais por professores visitantes. Carga horária: 15 horas.

FAH 711

FAH 811

Tópicos especiais em arquitetura II

Disciplina de conteúdo variável, cujos programas serão voltados às necessidades cambiantes das linhas de pesquisa do programa e a cursos especiais por professores visitantes.

FAH 713

FAH 813

Tópicos especiais em arquitetura III

Disciplina de conteúdo variável, cujos programas serão voltados às necessidades cambiantes das linhas de pesquisa do programa e a cursos especiais por professores visitantes.

FAT 703

FAT 803

Ventilação e qualidade do ar

Ventilação e Conforto ambiental em climas quentes e úmidos. Aproveitamento da ventilação natural no Projeto. Parâmetros de conforto higrotérmico. Conceito de qualidade do ar. Natureza e riscos de poluentes. Legislação e Normas. Aplicação no Projeto



1 As disciplinas de código 700 são de mestrado e as de código 800 de doutorado.



Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal