O "Portugal Fashion Internacional", depois da sua estreia com a realização do Desfile em São Paulo (Novembro de 1999), retoma



Baixar 105.75 Kb.
Encontro15.12.2017
Tamanho105.75 Kb.



PORTUGAL FASHION

1999 | 2007


O PORTUGAL FASHION INTERNACIONAL é um projecto que visa promover a imagem de Portugal no exterior, designadamente através da qualidade do têxtil e da moda nacionais, como exemplo demonstrativo de um país europeu, moderno e progressivo, com um tecido económico inovador e competitivo. Visa igualmente promover o sector têxtil e de moda e a sua internacionalização, apresentando-o como um sector de qualidade e inovação, que aposta crescentemente em factores dinâmicos de competitividade, tais como o design, a inovação e a criação de marcas próprias.

SÃO PAULO | 23 NOVEMBRO 1999 > O projecto experimenta a sua internacionalização com um primeiro evento realizado em S. Paulo, sob coordenação de Paulo Borges e da sua equipa, responsável pela organização do Morumbi Fashion – o mais relevante evento de Moda realizado na América do Sul. O Desfile realizou-se no Parque Ibirapuera e contou com a presença de manequins como Esther Cañadas e Fernanda Tavares, convidadas para desfilar peças das colecções apresentadas.



PARTICIPANTES

Carlo Viscontti

Fátima Lopes

Peter Murray

José António Tenente

Guido Valentino

Luís Buchinho

Ultimô

Maria Gambina

Selectif

Miguel Vieira

Maconde

Nuno Gama

Bruno Belloni




Flagrante




Inspiro





PARIS | 04 MARÇO 2000 > Um grupo de sete participantes – 3 marcas e 4 criadores – desfilou nas passerelles do Carrousel du Louvre ao lado de conceituados nomes da moda internacional como Jean-Paul Gaultier, Givenchy, Cerruti, Vivienne Westwood, Chanel, entre outros. As criações portuguesas foram passadas por modelos como Fernanda Tavares e Caroline Ribeiro. As manequins portuguesas Sofia Baessa e Julia Schonberg também foram incluídas no casting feito por "La Mode en Images".
Numa sala com capacidade para 800 pessoas, destaca-se a presença de cerca de 300 jornalistas e outros tantos agentes económicos / compradores. Foram difundidos em canais de televisão e de rádio franceses entrevistas com alguns dos participantes, bem como partes do Desfile no Carrousel du Louvre.


PARTICIPANTES

Flagrante

Maria Gambina

Jotex Selectif

Mário Oliveira

Ráfia

Miguel Vieira




Osvaldo Martins


NOVA IORQUE | 16 SETEMBRO 2000 > Pela primeira vez na história da Moda e do Têxtil Português, oito marcas e criadores marcaram presença num dos mais importantes palcos internacionais da Moda, Nova Iorque. É lá que se inicia o ciclo de apresentações mundial das tendências para cada estação, na "7th on Sixth Fashion Week", uma semana intensa de Desfiles na qual participam nomes como Calvin Klein, Marc Jacobs, Donna Karan, Ralph Lauren, Helmut Lang, Alexander McQueen, etc.
A vestir as 8 colecções participantes, para além de manequins contratados localmente, estiveram também presentes Evelina Pereira, Joaquim, Tiago Lobo, e os Gémeos Guedes, alguns dos manequins portugueses com maior projecção a nível internacional, pela participação em campanhas da Gucci, Lanvin, Ralph Lauren, etc.
Com uma sala completamente esgotada com representantes dos mais conceituados armazéns como o Saks, Jeffrey's, Macy's, Barney's e de Media especializados como Allure, Vogue, Elle, CNN Style, CBS News, etc. a Moda Portuguesa encantou os nova-iorquinos. Na mesma tarde após o desfile, e nos dias subsequentes, foram visionados vários programas televisivos sobre a Semana de Moda, nos quais o desfile do "Portugal Fashion Internacional" recebeu considerável destaque.

O Desfile do "Portugal Fashion Internacional" foi produzido por "Rand.m Productions", assessorado a nível da imprensa por "Factory Communications" e sempre sob a coordenação artística e técnica de Isabel Branco.




PARTICIPANTES

Bruno Belloni

Ana Salazar

Inspiro

Anabela Baldaque

Maconde

João Tomé & Francisco Pontes




Luís Buchinho




Manuel Alves & José Manuel Gonçalves


PARIS | 14 OUTUBRO 2000 > Pela segunda vez consecutiva, o PORTUGAL FASHION INTERNACIONAL participou na Semana Oficial do Prêt-à-Porter em Paris. Poucas mudanças ocorreram nesta nova investida da Moda Portuguesa em terras francesas. A salientar somente o elenco de participantes que viu substituída a presença de Maria Gambina por Katty Xiomara.


PARTICIPANTES

Concreto

Katty Xiomara

Flagrante

Mário Oliveira

Jotex

Miguel Vieira




Osvaldo Martins



NOVA IORQUE | 11 FEVEREIRO 2001 > O Portugal Fashion apresentou-se na cidade that never sleeps com um desfile de moda digno de manter bem acordados os mais críticos e exigentes protagonistas do mundo da moda. Iniciando o calendário mundial de apresentações das tendências para cada Estação, Nova Iorque acolheu na sua Semana de Moda - "7th on Sixth" - oito criadores portugueses e as suas propostas para o Outono – Inverno 2001/02.

Ao lado da criatividade portuguesa, outros se apresentaram: Calvin Klein, Marc Jacobs, Donna Karan, Ralph Lauren, Helmut Lang, Alexander McQueen, etc.




PARTICIPANTES

Bruno Belloni

Ana Salazar

Inspiro

Anabela Baldaque

Maconde

João Tomé & Francisco Pontes




Luís Buchinho




Manuel Alves & José Manuel Gonçalves


PARIS | 17 MARÇO 2001 > Novamente inserido no Calendário Oficial do Prêt-à-Porter de Paris, o PORTUGAL FASHION INTERNACIONAL mostrou na Salle Le Nôtre do Carrousel du Louvre, as propostas para a Estação Outono / Inverno 2001/02 de 4 criadores e 3 marcas portuguesas.

PARTICIPANTES

Concreto, By Ana Fernandes

Jotex, By Luis Buchinho

Ráfia, By Manuela Martins

Katty Xiomara

Maria Gambina

Miguel Vieira

Osvaldo Martins


PARIS | 13 OUTUBRO 2001 > Paris acolheu pela terceira vez consecutiva na já habitual Salle Le Nôtre do Carrousel du Louvre, pela mão do Portugal Fashion, um Desfile de Moda Portuguesa com as propostas para a Estação Outono-Inverno 2001/02 das seguintes marcas e criadores:




PARTICIPANTES

Jotex, by Luís Buchinho

Katty Xiomara

Maria Gambina

Miguel Vieira

Paulo Cravo & Nuno Baltazar

Pela primeira vez as peças dos criadores portugueses permaneceram em Paris, no chamado Vestiaire de Presse, um show-room especialmente vocacionado para a imprensa especializada e atenta ao que de mais criativo se faz no mundo da moda.


PARIS | 15 MARÇO 2002 > Pela quinta vez consecutiva, o Portugal Fashion esteve presente em Paris, palco por excelência das apresentações de moda mundiais.


PARTICIPANTES

Concreto, by Ana Fernandes

Katty Xiomara

Luís Buchinho

Miguel Vieira

Paulo Cravo & Nuno Baltazar

No já tão habitual e habituado à moda portuguesa Carrousel du Louvre, 5 marcas e criadores fizeram desfilar na passerelle sempre inovadora da autoria do produtor LA MODE EN IMAGES, as suas propostas para o Outono – Inverno 2002/03.

O local escolhido foi a Salle Delorme, uma das 4 salas do Carrousel du Louvre, tendo sido preparada para albergar uma audiência de 700 pessoas, que rapidamente preencheram o local, formando uma moldura atenta e crítica de jornalistas de moda, agentes de compra e público em geral.

À semelhança da edição anterior, decorreu o chamado vestiaire de presse, um show-room especialmente vocacionado para a imprensa especializada e atenta ao que de mais criativo se faz no mundo da moda. Esta realização motivou produções de moda com um toque bem português em algumas páginas dessas revistas


Por outro lado, entre os dias 8 e 18 de Março, realizou-se o primeiro showroom comercial dos criadores portugueses presentes no evento. Tratou-se de uma iniciativa pioneira, que se tornou um êxito pelo número de visitantes que por lá passaram. Localizado na Galerie Nikki Marquardt, da responsabilidade da conhecida agência Girault-Totem, o Showroom do Portugal Fashion exibiu as criações de Miguel Vieira, Luís Buchinho, Paulo Cravo/Nuno Baltazar e Katty Xiomara, a par de nomes como os de Jean-Charles Castelbajac, Raf Simmons ou Susanne Bommer.

O sucesso da iniciativa traduziu-se nas encomendas originárias de Hong Kong e Japão, submetidas ao criador Luís Buchinho e à dupla Paulo Cravo/Nuno Baltazar.



PARIS | 08 OUTUBRO 2002 > O ano não podia terminar sem que antes a Moda Portuguesa marcasse novamente presença nas passerelles francesas, desta feita com roupas leves e próprias de uma estação que se previa quente: Primavera|Verão 2003.


PARTICIPANTES

Ráfia, by Manuela Martins

Anabela Baldaque

Luís Buchinho

Osvaldo Martins

Paulo Cravo & Nuno Baltazar

Depois de 5 edições consecutivas nas salas do Louvre, o PORTUGAL FASHION, certo da maturidade e notoriedade alcançadas no mercado francês, apresentou as colecções nacionais num espaço próprio, mais fashion e independente...


... a Ancienne Cinemathèque, no Palais de Chaillot, em Paris, palco que também já recebeu algumas das mais prestigiadas casas, como Dries Van Noten e Chanel, entre outras. Ao lado das criações portuguesas, estiveram nomes como Lanvin e Yamamoto.

Esta opção de se abandonar o Louvre e arriscar em locais mais alternativos e “branchés” revelou-se uma atitude de grande maturidade das colecções portuguesas, capazes que estão de assegurar a atenção dos jornalistas especializados e agentes de compra a locais que não o habitual Carrousel du Louvre que, por si só, capta a atenção dos mesmos.



Os participantes do desfile manifestaram o seu total agrado pela localização escolhida, afirmando que este tipo de local melhor se adequa às suas propostas jovens e inovadoras.
Tal como o projecto previa, realizou-se a segunda edição do show-room comercial, desta feita na conhecida Avenue Montaigne, paragem obrigatória dos “fashion victims”.

PARIS | 11 MARÇO 2003 > A primeira edição do Portugal Fashion em Paris, em 2003, teve como palco o Couvent des Cordeliers, mais um espaço alternativo bem ao gosto das colecções portuguesas, uma sala muito solicitada por nomes internacionais, que contribuíram para o afamado nome do local. Foram 3 os participantes que deram a conhecer as suas colecções para a estação Outono / Inverno 2003/04, KATTY XIOMARA, LUÍS BUCHINHO e OSVALDO MARTINS.
Este desfile marca o ponto de viragem para um novo ciclo de apresentações de moda do PF no estrangeiro. Um número reduzido de participantes num desfile, que serviu de balão de ensaio para a estação seguinte, onde 3 outros criadores apresentaram, num palco próprio, as suas propostas.

PARIS | 08.09.10 OUTUBRO 2003 > Um momento histórico para o PORTUGAL FASHION INTERNACIONAL. Pela primeira, os criadores seleccionados apresentaram as suas colecções num desfile individual. O Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris acolheu os desfiles de OSVALDO MARTINS, LUÍS BUCHINHO e PAULO CRAVO.NUNO BALTAZAR.
Esta mudança marca o crescimento das entidades organizadoras e dos próprios criadores para aspirações mais arrojadas, de acordo com o espírito empreendedor do Portugal Fashion.
Este é mais um importante passo para a promoção do talento e da criatividade dos criadores de Moda portugueses no maior palco de Moda europeu. O Portugal Fashion volta a ser responsável pela divulgação da Moda Portuguesa além-fronteiras.
MADRID | 24 NOVEMBRO 2003 > O PORTUGAL FASHION INTERNACIONAL encontrava-se num ponto de viragem. Depois das inovações no biénio 2001-02 – a realização de show-rooms comerciais em Paris e o modelo de transição para desfiles individuais, concretizados na edição de Paris, nos dias 08,09 e 10 de Outubro – os anos de 2003 e 2004 significaram o verdadeiro salto qualitativo que o projecto há muito ambicionava.
Muito caminho foi já traçado, com a importante contribuição de todos os que tiveram oportunidade de participar nos desfiles anteriores em Paris, Nova Iorque e São Paulo. Em Novembro de 2003, o PF traçou rumo para ESPANHA, extensão natural do mercado português.
No dia 24 DE NOVEMBRO, pelas 20.00H, no CIRCULO DE BELLAS ARTES DE MADRID, o PORTUGAL FASHION organizou uma verdadeira festa da Moda Portuguesa. Neste desfile, deram-se a conhecer as propostas de 3 marcas (Concreto, Lion of Porches e Onara) e 3 criadores (Katty Xiomara, Maria Gambina e Miguel Vieira) para a estação Primavera / Verão 2005. Foram igualmente convidados os principais representantes dos media espanhóis, bem como agentes de compra e opinion-makers, tendo a sua comparência sido registada com muito agrado, quer em número, quer em qualidade.

Foram amplamente atingidos os objectivos de divulgação da moda portuguesa como um sector de qualidade e inovação, que utiliza produtos de valor e que é detentor de um design que já conquistou outros mercados internacionais.



BARCELONA | 04 FEVEREIRO 2004 > Depois da realização em Madrid, em Novembro de 2003, Espanha foi novamente palco da expressão internacional que o PORTUGAL FASHION pretende conceder aos Criadores e à Indústria Têxtil Portuguesa.
Assim, no dia 04 DE FEVEREIRO, MARIA GAMBINA, MIGUEL VIEIRA e NUNO GAMA apresentaram as suas propostas para a estação Outono|Inverno .: 2004|05 na conceituada BARCELONA FASHION WEEK, mais concretamente na PASARELA GAUDÍ.
MADRID | 13.14.15 FEVEREIRO 2004 > O PORTUGAL FASHION e a ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, estiveram presentes em Madrid para, uma vez mais, promover o melhor da Moda Portuguesa.
A acção, integrada na SIMM – Semana Internacional da Moda de Madrid, um dos maiores eventos do circuito europeu, pretendeu evidenciar a modernidade do sector têxtil nacional e a aposta crescente que tem sido feita em factores dinâmicos de competitividade como o design, a qualidade e a criação de novas marcas.
O know-how da equipa PORTUGAL FASHION, legitimado com realizações nas maiores passerelles além-fronteiras como Paris, São Paulo ou Nova Iorque, foi colocado ao dispor das propostas da Carlo Visconti, Vandoma, Tube, Diniz & Cruz, Impetus, Soporcol, Gianfranco, Pierlorenzo, Pietrini, Concreto, Marfel, Oxford, Enrico Silvanni, Bruno Belloni, Dielmar, D’Assenta e Snobe (marcas masculinas presentes no Espacio Hombre sob a orientação da ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção) e também da Lamia, Tenente, Tiagu’s (Salão La Galeria) e Onara (Boutique Class | Trend | Evolution – todas marcas femininas convidadas pela ANIVEC/APIV a participar nos desfiles) – reproduzindo, então, renovados conteúdos de cor, glamour e animação no Espaço Português na SIMM – Semana Internacional da Moda de Madrid.


MADRID | 27.28.29 AGOSTO 2004 > O PORTUGAL FASHION e a ANIVEC no âmbito da parceira iniciada em Fevereiro de 2004, parceria essa que se inscreve na preocupação evidenciada pelo Governo e pelas diferentes Associações Empresariais de uma maior articulação e concentração de iniciativas de promoção internacional do sector Têxtil, promoveu uma nova presença das empresas portuguesas na Semana Internacional da Moda de Madrid.
Esta acção teve como principal objectivo a valorização da presença destas empresas, criando novos conteúdos de animação e contacto com agentes externos, através da realização na Feira de desfiles de apresentação das colecções de cada uma das empresas presentes.

BARCELONA | 09 SETEMBRO 2004 > Pela segunda vez consecutiva, a organização da BARCELONA FASHION WEEK abriu as suas portas à presença de criadores portugueses, decisão apoiada no incontestável sucesso que semelhante participação conseguiu granjear em Fevereiro passado. A PASARELA GAUDÍ foi, novamente, o palco da expressão internacional que o PORTUGAL FASHION pretende conceder aos Criadores e à Indústria Têxtil Portuguesa.
No dia 09 de Setembro, pelas 22.00h, dois dos mais conceituados criadores nacionais - MARIA GAMBINA e MIGUEL VIEIRA - apresentaram as suas propostas para a estação Primavera | Verão .: 2005.

PARIS | 05.06.08 OUTUBRO 2004 > O PORTUGAL FASHION encerrou no mês de Outubro, mais um ciclo de apresentações além-fronteiras, do que melhor se faz na Moda e no Têxtil Português.
A contribuição de todos os que participaram nestes desfiles foi determinante para o sucesso do caminho já percorrido nas apresentações internacionais, com especial menção a PARIS – capital mundial de referência das apresentações de moda onde, nos dias 05,06 e 08 de Outubro, cinco criadores tiveram oportunidade de apresentar as suas propostas para a Primavera | Verão 2005.
05 .: Out .: 04 | FÁTIMA LOPES | Salle Wagram [ 20.30h ]

06 .: Out .: 04 | ANABELA BALDAQUE | Salle Wagram [ 13.00h ]

06 .: Out .: 04 | KATTY XIOMARA | Salle Wagram [ 17.30h ]

08 .: Out .: 04 | MIGUEL VIEIRA | Couvent des Cordeliers [ 12.00h ]



08 .: Out .: 04 | LUÍS BUCHINHO | Couvent des Cordeliers [ 17.00h ]
Esta foi a última presença internacional, no biénio 2003-04, do PORTUGAL FASHION, mantendo o modelo de apresentação de desfiles individuais que marcou uma forte transição qualitativa ao longo do tempo de vida do projecto.

BARCELONA | 01 e 03 FEVEREIRO 2005 > a presença na Pasarela Gaudí, marcou o início de um novo ciclo e de um novo projecto.
Barcelona foi o primeiro dos destinos internacionais do Portugal Fashion, com a realização de 2 desfiles na conceituada Pasarela Gaudí, onde dois dos mais conceituados estilistas portugueses – José António Tenente e Miguel Vieira – apresentaram nos dias 1 e 3 de Fevereiro, respectivamente, as suas criações Outono/Inverno 2005-06 no Pabellón Italiano da Fira de Barcelona.

MADRID | 11.12.13 FEVEREIRO 2005 > ainda no mercado espanhol, o Portugal Fashion esteve presente pela terceira vez consecutiva na Semana Internacional da Moda de Madrid (SIMM), que teve lugar no Parque Ferial Juan Carlos I, na capital espanhola, de 11 a 14 de Fevereiro.
A participação no certame realizou-se, uma vez mais, a convite da ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção, que solicitou ao PORTUGAL FASHION a organização de quatro desfiles diários com as colecções Outono/Inverno de 2005 de 26 marcas portuguesas (14 masculinas e 12 femininas).
A intervenção do PORTUGAL FASHION visa permitir às marcas nacionais a apresentação das suas propostas não apenas nos respectivos stands, mas também em passerelle. Assim, a componente comercial inerente ao certame é complementada por uma componente eminentemente criativa, em que o design, a identidade e a inovação de cada marca surgem em destaque.

PARIS | 28 FEVEREIRO e 01 MARÇO 2005 > O Portugal Fashion continua a somar sucessos. Responsável pela mostra da Moda Portuguesa a nível internacional, esta iniciativa volta a Paris.
A 10ª edição do Portugal Fashion apresentou, no Cirque D’Hiver, em Paris, os desfiles individuais de Fátima Lopes (28 de Fevereiro) e Luís Buchinho (01 de Março), que apresentaram as suas colecções Outono/Inverno 2005-06. A iniciativa Portugal Fashion continua, assim, a dar cartas na Cidade Luz e vai já na sua 10ª Edição consecutiva.

PARIS | 06 JULHO 2005 [ ALTA-COSTURA ] > Julho de 2006 marcou a estreia do Portugal Fashion na Semana da Alta-Costura da Cidade Luz, contando com o desfile individual de Felipe Oliveira Baptista, jovem estilista açoriano a viver em Paris, que apresentou as suas propostas para a estação Outono/Inverno 2005.2006, nos salões nobres da Embaixada de Portugal em Paris.
Felipe Oliveira Baptista saiu de Portugal há mais de 10 anos, estudou na universidade de Kingston, em Inglaterra, e trabalhou para MaxMara, em Itália, e para as conceituadas casas de Christophe Lemaire e Cerruti, em França. Com esta experiência, aventurou-se na arte da alta-costura. Em 2002 recebeu do costureiro alemão Karl Lagerfeld o prémio do Festival Internacional de Hyères e, no ano seguinte, foram-lhe atribuídas as bolsas da Association Nationale pour le Développement des Arts de La Mode (uma das mais importantes para jovens criadores) e da Louis Vuitton Moet Hennessy. Com apenas 31 anos, o designer açoriano é um dos nomes mais promissores da alta-costura francesa, sendo as suas peças vendidas em Paris, Nova Iorque, Los Angeles e Tóquio, por exemplo.

MADRID | 02.03.04 SETEMBRO 2005 > Vinte e oito marcas nacionais (17 masculinas e 11 femininas) apresentaram as suas colecções Primavera/Verão de 2006 na Semana Internacional da Moda de Madrid (SIMM), um evento que se realizou, de 2 a 5 de Setembro, no Parque Ferial Juan Carlos I, na capital espanhola.
A produção dos respectivos desfiles esteve a cargo, uma vez mais, do Portugal Fashion, no âmbito de uma parceria com a entidade responsável pela participação portuguesa na SIMM: a ANIVEC/APIV – Associação Nacional das indústrias de Vestuário e Confecção.
Na 54ª. edição da SIMM, as marcas lusas integradas no projecto PRIME da ANIVEC/APIV e do Icep Portugal tiveram oportunidade de mostrar o que de melhor se faz na moda portuguesa e no sector têxtil e de confecção. Tudo isto no âmbito de uma estratégia de internacionalização das empresas têxteis nacionais, estratégia essa estribada em novos factores de competitividade (qualidade, criatividade e inovação) e na expansão de marcas “Made in Portugal”.

BARCELONA | 22 SETEMBRO 2005 > O projecto de internacionalização das criações portuguesas continua a ser um dos desafios do Portugal Fashion. Mais uma vez presente na Barcelona Fashion Week, esta iniciativa levou à Pasarela Gaudí, a decorrer no Pabellón Italiano da Fira de Barcelona, as colecções de José António Tenente e Miguel Vieira para a estação Primavera/Verão 2006.
PARIS | 06 e 07 OUTUBRO 2005 [ PRÊT-À-PORTER ] > a última edição de 2005 do Portugal Fashion Internacional volta a pisar os palcos da principal cidade da moda mundial, Paris. Esta edição do Portugal Fashion integrou os desfiles individuais de Fátima Lopes, no Hotel Intercontinental, e de Luís Buchinho, no número 21 da rue de L’École de Médecine. Os dois criadores portugueses apresentaram as suas colecções para a estação Primavera|Verão 2006.
PARIS | 23 JANEIRO 2006 [ ALTA-COSTURA ] > O dia 23 de Janeiro ficou reservado no calendário da Semana da Alta-Costura de Paris para a apresentação das colecções dos portugueses Felipe Oliveira Baptista e da dupla Storytailors, no âmbito de mais uma edição do Portugal Fashion.
Felipe Oliveira Baptista, o jovem estilista açoriano a viver em Paris, e a dupla de criadores Storytailors apresentaram as suas colecções para a Primavera/Verão 2006 na Semana da Alta-Costura da capital francesa, a 23 de Janeiro, no Palais de la Découverte (12h00) e no Salon Erard (19h00), respectivamente.
MADRID | 09.10.11 FEVEREIRO 2006 > Trinta e duas marcas nacionais de vestuário (17 masculinas e 15 femininas) apresentaram as suas colecções Outono/Inverno 2006/7 na 55ª. edição da Semana Internacional da Moda de Madrid (SIMM), um evento que se realizou de 9 a 12 de Fevereiro, no Parque Ferial Juan Carlos I, na capital espanhola.
A produção dos desfiles esteve a cargo, uma vez mais, do Portugal Fashion, no âmbito de uma parceria com a entidade responsável pela participação portuguesa no certame, a ANIVEC/APIV – Associação Nacional das indústrias de Vestuário e Confecção.
À semelhança do que acontece desde 2004, a ANIVEC/APIV voltou a apostar no «know-how» do Portugal Fashion que, assim, organizou nos dias 9, 10 e 11 de Fevereiro quatro desfiles diários, no Pavilhão 2 - Espacio Hombre da SIMM. A intenção desta associação da fileira têxtil é permitir às marcas nacionais a apresentação das suas propostas não apenas nos respectivos stands, mas também em passerelle.

PARIS | 27 FEVEREIRO e 03 MARÇO 2006 [ PRÊT-À-PORTER ] > O Portugal Fashion produziu os desfiles de Fátima Lopes e Luís Buchinho na Semana Oficial de Prêt-à-Porter de Paris, um evento que reuniu, de 26 de Fevereiro a 4 de Março, os grandes nomes da moda mundial. Esta foi a 13º vez que o Portugal Fashion integrou os desfiles parisienses de pronto-a-vestir, dando assim seguimento à sua estratégia de promoção internacional de criadores portugueses.
Nesta edição da Semana de Prêt-à-Porter de Paris, Fátima Lopes apresentou a sua colecção Outono/Inverno 2006-07 no dia 27 de Fevereiro, às 20h30, no Studio Gabriel. Já o desfile com as propostas de Luís Buchinho para a estação fria realizou-se no dia 3 de Março, às 19h00, na Ecole Nationale Supérieure des Beaux Arts - Chapelle des Petits Augustins.
PARIS | 05 DE JULHO [ ALTA-COSTURA ] > Com produção do Portugal Fashion, os criadores Felipe Oliveira Baptista e Storytailors voltam a apresentar as suas propostas na Semana Oficial de Alta-Costura de Paris. Esta foi a terceira presença do Portugal Fashion no certame oficial de alta-costura parisiense, embora sob a sua chancela já tenham sido organizados, por 14 vezes, desfiles de criadores nacionais na Semana de Pronto-a-Vestir.
Para Felipe Oliveira Baptista, que recentemente conquistou o Globo de Ouro para Melhor Criador de Moda 2005, trata-se da terceira participação na Semana de Alta-Costura, no âmbito do Portugal Fashion. Por seu turno, os Storytailors concretizam a sua segunda presença na mais requintada passerelle parisiense.
SÃO PAULO | 16 e 17 JULHO 2006 > O Portugal Fashion produziu os desfiles de Miguel Vieira e Anabela Baldaque na 21.ª edição – Verão 2006 da São Paulo Fashion Week, que teve lugar no Prédio da Bienal de 12 a 18 de Julho.
A colecção para a estação quente do criador de São João da Madeira subiu à passerelle paulista no dia 16 de Julho, pelas 17h30, enquanto Anabela Baldaque fez desfilar as suas propostas no dia seguinte, às 18h00.
O projecto desenvolvido pela ANJE em parceria com a ATP e o ICEP prossegue, assim, sua estratégia de promoção internacional da moda portuguesa.
Trata-se, aliás, de um regresso ao maior evento de moda da América Latina, depois de, em 23 de Novembro de 1999, no Parque Ibirapuera, o Portugal Fashion ter apresentado as colecções de cinco criadores (Fátima Lopes, José António Tenente, Maria Gambina, Miguel Vieira e Nuno Gama) e oito marcas. Sete anos decorridos, mantêm-se válidos os propósitos que nortearam a primeira investida na São Paulo Fashion Week: levar a uma das grandes passerelles mundiais o trabalho de designers portugueses, sem perder de vista a importância que o vasto e pujante mercado brasileiro pode assumir para o nosso sector têxtil e de vestuário. Neste sentido, nada melhor do que a mais cosmopolita e vibrante cidade do Brasil para promover a criatividade e profissionalismo da moda nacional, neste caso representada por Miguel Vieira e Anabela Baldaque, os únicos criadores estrangeiros no line-up dos desfiles.
ISTAMBUL | AGOSTO DE 2006 > O Portugal Fashion produziu os desfiles da Lion of Porches (by Júlio Torcato) e de Miguel Vieira na 2ª edição do Istanbul Fashion Festival, que se realizou no centro de exposições daquela cidade turca entre 3 e 5 de Agosto.
A colecção para a estação quente de 2007 da marca de vestuário portuguesa subiu à passerelle do evento às 17h00 do dia 4 de Agosto, enquanto o criador de São João da Madeira fez desfilar as suas propostas no mesmo dia, mas às 20h00.
O projecto desenvolvido pela ANJE em parceria com a ATP e o ICEP prossegue, assim, sua estratégia de promoção internacional da moda portuguesa.
A estreia da moda portuguesa no evento turco resulta do estreitamento de laços institucionais entre a ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal), parceira do Portugal Fashion, e a sua congénere da Turquia, a ITKIB (Associação dos Exportadores de Têxteis e de Vestuário de Istambul), no âmbito da chamada «Declaração de Istambul» – iniciativa internacional que pugna por um comércio livre, justo e equilibrado de produtos do sector têxtil e de vestuário.
MADRID | 01.02.03 SETEMBRO 2006 > A fileira têxtil portuguesa esteve fortemente representada na 56ª edição da Semana Internacional da Moda de Madrid (SIMM), um evento que se realizou de 1 a 3 de Setembro, no Parque Ferial Juan Carlos I, na capital espanhola.
Vinte marcas nacionais de vestuário (11 masculinas, 7 femininas e 2 mistas) apresentaram as suas colecções Primavera/Verão 2007 no maior certame de moda da Península Ibérica, dentro de uma estratégia de internacionalização do sector têxtil nacional. A produção dos desfiles esteve a cargo, pela sexta vez consecutiva, do Portugal Fashion, no âmbito de uma parceria com a entidade responsável pela participação portuguesa na SIMM, a ANIVEC/APIV – Associação Nacional das indústrias de Vestuário e Confecção.
Dada a boa aceitação da moda masculina nacional nos mercados internacionais, grande parte das empresas portuguesas apresentaram as suas propostas estivais no Espacio Hombre da SIMM (Pavilhão 2). Já as colecções femininas estiveram patentes no espaço Boutique (Pavilhão 4), que reuniu marcas de grande prestígio mundial. De salientar que todas as marcas portuguesas tiveram a oportunidade de participar nos desfiles de moda «Primavera/Verão 2007 – Fashion Brands From Portugal», que foram produzidos pelo Portugal Fashion e contaram com um casting de manequins das principais agências nacionais.
PARIS | 04 e 05 OUTUBRO 2006 [ PRÊT-À-PORTER ] > As colecções Primavera/Verão 2007 de Luís Buchinho, Pedro Waterland e Fátima Lopes foram apresentadas na Semana Oficial de Prêt-à-Porter de Paris. A produção dos desfiles dos criadores nacionais, agendados para 4 e 5 de Outubro, esteve novamente a cargo do Portugal Fashion, que pela 14ª vez promoveu a moda portuguesa na passerelle parisiense de pronto-a-vestir.
A grande novidade desta 14ª presença do Portugal Fashion na Semana Oficial de Prêt-à-Porter de Paris foi a estreia no evento da dupla Pedro Waterland, constituída pelos criadores Pedro Pedro e Júlio Waterland. Os dois jovens designers conheceram-se no curso do Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil (Citex), no Porto, findo o qual seguiram trajectos profissionais distintos. Até que há três anos decidiram lançar no mercado a etiqueta de roupa feminina Pedro Waterland, cuja quinta colecção (Outono/Inverno 2006) foi dada a conhecer no Portugal Fashion nacional, em Março de 2006.

PARIS | 05 DE JULHO [ ALTA-COSTURA ] > Felipe Oliveira Baptista e os Storytailors regressaram à Semana de Alta-Costura de Paris (22 a 25 de Janeiro), naquela que foi a primeira edição anual do calendário oficial do evento. A convite e com o apoio do Portugal Fashion, os desfiles do criador de origem açoriana e da dupla João Branco/Luís Sanchez foram agendados para a o dia 22 de Janeiro, no Tennis Club de Paris (12h00) e na Salle Erard (18h30), respectivamente.

ISTAMBUL | 08 FEVEREIRO 2007 > Fátima Lopes apresentou a sua colecção Outono/Inverno 2007-08 na Istanbul Fashion Week 2007, a convite da ITKIB (Associação dos Exportadores de Têxteis e Vestuário de Istambul) e com o apoio do Portugal Fashion em parceria com a ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal). O desfile da criadora portuguesa, que se estreou no evento turco, teve lugar no dia 8 de Fevereiro, às 20h00, no centro de exposições de Istambul.
Paralelamente, quatro jovens criadores – Filipe Trindade, Cristina Miguel, Pedro Pinto e Tany Calapez – participaram, também com o apoio do Portugal Fashion, na 9ª edição da Istanbul International Fashion Fair, uma mostra do sector têxtil e de vestuário que complementa a vertente passerelle.
Importa ainda salientar que nos dois eventos estiveram também presentes agentes de compras nacionais, com o intuito de prospectar o mercado turco e eventualmente concretizar negócios nesse país. Refira-se que tanto a Istanbul Fashion Week como a Istanbul Fashion Fair integram o programa da 3ª edição do Istanbul Fashion Festival, que se realizou de 8 a 10 de Fevereiro.
MADRID | 01.02.03 SETEMBRO 2006 > A fileira têxtil portuguesa esteve fortemente representada

PARIS | 25 e 26 FEVEREIRO 2007 [ PRÊT-À-PORTER ] > As colecções Outono/Inverno 2007-08 de Fátima Lopes, Pedro Waterland e Luís Buchinho foram apresentadas na Semana de Prêt-à-Porter de Paris, merecendo destaque o facto de a criadora madeirense inaugurar oficialmente o evento.
A produção dos desfiles dos criadores nacionais, agendados para 25 e 26 de Fevereiro, esteve novamente a cargo do Portugal Fashion, que pela 15ª vez promove a moda portuguesa na passerelle parisiense de pronto-a-vestir.

SÃO PAULO | 17 e 18 JUNHO 2007 > O Portugal Fashion produziu, pelo segundo ano consecutivo, os desfiles dos estilistas Miguel Vieira e Anabela Baldaque na São Paulo Fashion Week, evento que decorreu de 13 a 19 de Junho no Prédio da Bienal do Parque do Ibirapuera.
Na edição Primavera/Verão 2007/08 do certame paulista, Miguel Vieira apresentou as suas propostas no dia 17 de Junho, pelas 16h30, enquanto a criadora Anabela Baldaque fez desfilar a sua colecção no dia seguinte, pelas 15h00. O projecto desenvolvido pela ANJE em parceria com a ATP e o ICEP reforça, desta forma, a estratégia de consolidação da moda portuguesa no mercado brasileiro.
PARIS | 05 DE JULHO [ ALTA-COSTURA ] > Felipe Oliveira Baptista regressou à Semana de Alta-Costura de Paris (02 a 05 de Julho), naquela que foi a segunda edição anual do calendário oficial do evento. A convite e com o apoio do Portugal Fashion, o desfile do criador de origem açoriana apresentou as suas propostas no dia 02 de Julho, no Espace Commines (14h30).

PARIS | 29 e 30 SETEMBRO 2007 [ PRÊT-À-PORTER ] > As colecções Primavera/Verão 2008 de Fátima Lopes e Luís Buchinho foram apresentadas na edição da Semana de Prêt-à-Porter de Paris, que decorreu entre 29 de Setembro e 7 de Outubro.
A produção dos desfiles dos criadores nacionais, agendados para 29 e 30 de Setembro, esteve novamente a cargo do Portugal Fashion, que pela 16ª vez promoveu a moda portuguesa na passerelle parisiense de pronto-a-vestir.
PORTUGAL FASHION INTERNACIONAL

Marlene Oliveira

ANJE | ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JOVENS EMPRESÁRIOS

Casa do Farol – Rua Paulo da Gama

4169-006 Porto – Portugal

Tel: +351.22 010 80 00

Fax: +351.22 010 80 10

E-mail: marleneoliveira@anje.pt







©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal