O ufu biologia nomelini anglo barretos



Baixar 35.78 Kb.
Encontro11.03.2018
Tamanho35.78 Kb.

REVISÃO UFU – BIOLOGIA

NOMELINI ANGLO BARRETOS

TESTES (1ª fase UFU 2011 1/2)

1. Na espécie humana, o número de cromossomos presentes em um neurônio, no espermatozóide, no óvulo e na célula adiposa é, respectivamente:
A) 23, 23, 23, 23

B) 46, 46, 46, 46

C) 46, 23, 23, 46

D) 23, 46, 26. 23


2. Considere as atividades celulares e as organelas apresentadas nas colunas abaixo. Assinale a alternativa que corresponde à associação correta entre as duas colunas.


I - Digestão intracelular

II - Síntese de proteínas

III - Acúmulo e eliminação de secreções

IV - Participação na divisão celular

V - Respiração celular

A) Retículo endoplasmático granular

B) Centríolos

C) Mitocôndrias

D) Lisossomos

E) Complexo de Golgi


A) I-C; II-B; III-A; IV-E; V-D

B) I-E; II-A; III-C; IV-D; V-B

C) I-D; II-A; III-E; IV-B; V-C

D) I-D; II-E; III-A; IV-B; V-C
3. A Giardia lamblia é um parasita do intestino humano e pode causar um tipo de disenteria. Esse parasita é transmitido pela ingestão de alimentos mal lavados e de água contaminada por cistos. Assinale a alternativa que identifica corretamente o tipo de organismo e o reino ao qual pertence.
A) Bactéria – Monera

B) Bactéria – Protista

C) Protozoário – Monera

D) Protozoário – Protista


4. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

(1) Briófita

(2) Pteridófita

(3) Gimnosperma

(4) Angiosperma

( ) Cipreste

( ) Musgo

( ) Avenca

( ) Rosa

( ) Milho

( ) Samambaia

( ) Acerola

( ) Capim

A) 1, 2, 1, 3, 3, 1, 3, 4

B) 2, 1, 2, 4, 3, 2, 4, 3

C) 3, 1, 2, 4, 4, 2, 4, 4

D) 4, 1, 2, 3, 4, 1, 3, 3
5. O hormônio chamado _____________ controla o teor de açúcar no corpo dos mamíferos. Ele é produzido pelo _________________ e sua deficiência pode provocar uma doença chamada _________________. O hormônio responsável por estimular e manter os processos metabólicos recebe o nome de ___________________; é produzido pela glândula ____________, e o aumento do volume dessa glândula por carência de iodo na dieta é chamado de ______________.
A alternativa que completa corretamente as lacunas é:
A) Insulina; pâncreas; diabetes; tiroxina; tireóide; bócio

B) Tiroxina; fígado; bócio; insulina; tireóide; diabetes

C) Insulina; fígado; diabetes; tiroxina; hipófise; bócio

D) Tiroxina; pâncreas; bócio; insulina; hipófise; diabetes


6. Os estudos das ciências naturais aliados ao avanço da tecnologia têm permitido o desenvolvimento de técnicas, procedimentos e medicamentos, entre outros produtos, que têm contribuído para o aumento da qualidade de vida da população. Sobre os impactos das ciências naturais nos mais diversos campos do conhecimento, analise as seguintes afirmativas.
I - A grande revolução ocasionada pela clonagem da ovelha Dolly, que abriu caminho para a possibilidade de clonagem humana, foi a demonstração, pela primeira vez, de que era possível clonar artificialmente (em laboratório) um mamífero, isto é, produzir uma cópia geneticamente idêntica, a partir de uma célula somática diferenciada da glândula mamária da ovelha.

II - Existem células-tronco em vários tecidos como, por exemplo, na medula óssea, no baço e no fígado, apenas das crianças.

III - Microrganismos como as bactérias vêm sendo estudados quanto à sua eficiência na degradação de poluentes industriais. Conhecendo-se as linhagens de bactérias capazes de utilizar os resíduos tóxicos como fonte de alimento e energia, poderá ser possível descontaminar a água onde os poluentes são liberados.

IV - Com o cenário econômico e social cada vez mais favorável ao uso de matérias-primas de fonte renovável e alternativas ao petróleo, têm sido realizados, no Brasil, estudos para produção de eteno (C2H4) a partir de etanol, com objetivo de produzir um polietileno 100% proveniente de matérias-primas renováveis.


Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.
A) Apenas I, III e IV

B) Apenas I, II e III

C) Apenas II, III e IV

D) Apenas I e II


7. Apesar de inúmeros estudos e desenvolvimento de pesquisas no campo da saúde, é possível afirmar que algumas doenças, embora bastante estudadas e conhecidas, ainda não foram erradicadas, principalmente em regiões pobres. Isso denota que o avanço científico e tecnológico, quando descolado de políticas públicas, não assegura a garantia de melhoria da qualidade de vida da população. Nas colunas a seguir, são apresentadas algumas dessas doenças e suas formas de contágio.


I - ancilostomose

II - doença de Chagas

III - ascaridíase

IV - teníase


a) contato com fezes do barbeiro durante picada.

b) ingestão de carne mal cozida contendo cisticercos.

c) ingestão de ovos do verme nematelminto.

d) penetração do verme nematódeo através da pele.



Assinale a alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas.
A) Id; IIa; IIIc; IVb

B) Ic; IIa; IIId; IVb

C) Id; IIb; IIIc; IVa

D) Ic; IIb; IIId; IVa


8. Em meados do século XX, a estrutura da molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) foi desvendada pelos cientistas James Watson e Francis Crick. A dupla hélice do DNA, proposta por esses cientistas, ganhou um significado cultural que marca o avanço da ciência e da tecnologia nas sociedades na segunda metade do século XX. Segundo esse modelo, a molécula de DNA é constituída por duas cadeias paralelas de nucleotídeos unidas em sequência e dispostas no espaço helicoidalmente. A molécula de DNA foi comparada a uma escada de cordas torcidas, em que as moléculas de desoxirribose e fosfatos, unidas alternadamente, formariam os corrimões e as suas bases nitrogenadas, ligadas por pontes de hidrogênio, constituiriam os seus degraus. Os estudos sobre moléculas de DNA permitem definir a quantidade de suas unidades constituintes. Supondo que uma molécula de DNA seja constituída de 2800 nucleotídeos, e que 15% desses nucleotídeos são de citosina, qual a quantidade dos quatro tipos de nucleotídeos nessa molécula?
A) 420 de citosina; 420 de adenina; 980 de guanina e 980 de timina.

B) 980 de citosina; 980 de guanina; 420 de timina e 420 de adenina.

C) 420 de citosina; 420 de guanina; 980 de timina e 980 de adenina.

D) 980 de citosina; 420 de adenina; 980 de guanina e 420 de timina.


9. As hemácias são usadas para se entender e verificar o transporte de nutrientes através de membranas. A fim de demonstrar o processo de osmose, uma professora levou seus alunos ao laboratório e colocou algumas hemácias em três tubos de ensaio contendo uma solução de NaCl com diferentes concentrações. A seguir, está descrito o que ocorreu com as hemácias transcorrido um determinado tempo.
Tubo I: enrugadas.

Tubo II: normais.

Tubo III: rompidas.
A partir dessas informações, assinale a alternativa que expressa corretamente a concentração da solução de NaCl nos três tubos de ensaio.
A) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipertônica.

B) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução isotônica; Tubo III - solução hipotônica.

C) Tubo I - solução hipertônica; Tubo II - solução hipotônica; Tubo III - solução isotônica.

D) Tubo I - solução hipotônica; Tubo II - solução hipertônica; Tubo III - solução isotônica.


10. A produção e o uso de antibióticos representou um avanço da ciência no controle de doenças bacterianas. Entretanto, ainda são observados, no Brasil, altos índices de doenças provocadas por bactérias como pneumonia e tuberculose, por exemplo. Muitas vezes, após serem administrados diferentes antibióticos nas mais variadas doses, ainda são encontradas bactérias resistentes. Assinale a alternativa que justifica corretamente a resistência de bactérias a antibióticos.
A) O uso indiscriminado de antibióticos provoca mutações nas bactérias.

B) Os antibióticos selecionam as bactérias resistentes.

C) Os antibióticos levam à formação de bactérias resistentes.

D) As bactérias se acostumam aos antibióticos.



DISSERTATIVAS (2ª fase UFU 2011 1/2)

1. Durante o verão, é comum assistirmos, no Brasil, a inúmeros relatos de deslizamentos de terra e soterramentos,

causadores de tragédias humanas. Muitas dessas situações são consequências da ação antrópica no meio ambiente

como, por exemplo, a construção de moradias em locais onde foram realizados desmatamentos ou até mesmo em

antigos espaços de depósito de lixo.


a) Explique o papel que a vegetação pode ter para evitar tragédias como as causadas por deslizamentos de terra e

soterramentos.


b) Comente três consequências para o meio ambiente (sem se esquecer de que o homem faz parte dele) decorrentes do depósito inadequado de lixo.
2. Na zona urbana, principalmente em grandes cidades, durante a época das chuvas, as inundações são o principal

fator de risco para a ocorrência de surtos epidêmicos de leptospirose humana. Localidades com más condições de

saneamento básico são acometidas por surtos da doença devido à presença de esgoto a céu aberto e lixões, próximos a córregos, os quais propiciam o contato direto entre o homem e a água contaminada com urina de roedores sinatrópicos (ratos e camundongos) e cães errantes. Outro problema causado pelo acúmulo de água parada é a dengue.
a) Do ponto de vista do agente etiológico, diferencie a leptospirose humana e a dengue.
b) Uma pessoa presenciou o momento em que foi picada pelo Aedes aegypti. Ela matou o inseto, mas está preocupada com a hipótese de vir a ter dengue. É possível afirmar que ela terá dengue? Por quê?
c) Qual a relação existente entre água parada e o mosquito Aedes aegypti?
3. No mundo inteiro, as altas taxas de mortalidade de recém-nascidos, ao longo da história da medicina, tornaram-se um problema de saúde pública, portanto, um problema político, científico e social que foi enfrentado de formas diferentes e desencadeou ações preventivas por todos os lados. Tem-se, por exemplo, o desenvolvimento de incubadoras e a produção de vacinas. Entre as várias situações que contribuíram para o crescimento das taxas de mortalidade infantil, em dado momento da história da medicina neonatal, encontra-se a ocorrência da Eritroblastose Fetal − doença hemolítica do recém-nascido − que é desencadeada por incompatibilidade sanguínea do fator Rh entre o sangue da criança e o da mãe. Entretanto, essa doença não costuma se manifestar na primeira gestação, mesmo que haja a incompatibilidade maternofetal.
a) Explique como devem ser os genótipos dos pais e da criança para que essa doença possa se manifestar.
b) Por que a mulher, após dar à luz um filho Rh positivo, recebe uma injeção de anticorpos anti-Rh?
4. As doenças genéticas vêm sendo estudadas de maneira intensa nos últimos tempos. O intuito desses estudos é a

ampliação do conhecimento sobre elas, aumentando, assim, a qualidade de vida e buscando alternativas para minimizar suas manifestações. A hemofilia é um exemplo dessas doenças por ser recessiva e ligada ao sexo.


a) Eduardo é hemofílico e filho de Ana e Sérgio que são normais. O avô de Sérgio também era hemofílico. Pode-se

afirmar que o gene para hemofilia manifestado em Eduardo foi herdado, diretamente, da carga genética de seu pai?



Justifique sua resposta.
b) Com relação à espécie humana, por que é o pai quem determina o sexo dos filhos?


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal