Organização Sri Sathya Sai conselho central do brasil / coordenaçÃo de devoçÃO



Baixar 26.47 Kb.
Encontro05.03.2018
Tamanho26.47 Kb.


Organização Sri Sathya Sai

CONSELHO CENTRAL DO BRASIL / COORDENAÇÃO DE DEVOÇÃO


Rua Pereira Nunes, 310 - Vila Isabel - Rio de Janeiro/RJ - CEP:20511-120

www.sathyasai.org.br - Tel: (21) 2288-9508


CONS.DEV.31/08 26 de novembro de 2008.

Aos Coordenadores de Devoção dos Comitês e Coordenadores Regionais

C/c: Presidentes de Comitês, Conselho Central Executivo, Presidentes Fundação Sai e Instituto Sai de Educação, Coordenador Central da Região 23 e Chairman Zona 2B

Cantando bhajans com voz doce, as pessoas sentem-se atraídas para o Senhor. Gradualmente, isso se transformará em amor por Deus e a graça Dele fluirá no momento apropriado.”

Prasanthi Vahini, pág. 12.

Queridos irmãos em Sai, Om Sai Ram.



No próximo fim de semana acontecerá no Centro Sai de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, o Ensaio Geral e a gravação do DVD da apresentação brasileira de bhajans.
Este será um momento de grande alegria, pois devotos de todo o Brasil estarão reunidos sob um divino propósito: o amor a Swami. Dessa maneira, é de suma importância fazermos uma reflexão sobre a magnitude desse encontro, lembrando, a todo momento, que somos um só coração e uma só voz a cantar os nomes de Deus.
Como Swami nos orienta, o cântico devocional é uma forma de Serviço e devemos tomar parte nessa atividade com muita reverência. Assim, para nos prepararmos adequadamente para esse grande satsang, enviamos em anexo a esta correspondência algumas recomendações de Swami especificamente para os bhajans.
Aqueles que, porventura, ainda não fizeram a inscrição para o Ensaio Geral mas estão pensando em participar, favor entrar em contato através do e-mail saibhajan2009@gmail.com.
Vamos retirar o máximo de benefício dessa oportunidade, inspirando a todos com a nossa devoção, dedicação e amor.
No serviço a Sai, com amor,
Marta M. Amorim

Coordenação de Devoção

Conselho Central do Brasil
RECOMENDAÇÕES PARA OS BHAJANS

Cantando a glória de Deus em grupo, o conhecimento de Deus chega a todos e a cada um dos que estão reunidos”.



Sri Sathya Sai Baba
Segundo os ensinamentos de Bhagavan Sri Sathya Sai Baba, o Canto Devocional em Grupo é uma atividade destinada a purificar a mente, inspirando as pessoas a perceberem que a vida deve ser encarada como “uma canção devocional”, sendo vivida para a Glória do Senhor e em harmonia com todas as pessoas.
Deixem que cada momento seja um bhajan. Evitem conversas fúteis.

Conheçam o propósito dos bhajans e devotem-se de todo coração a cantá-los.

Retirem o máximo benefício dos anos que lhes foram concedidos.”

(Sai Baba e o Psiquiatra)

Para que tal objetivo seja alcançado, os cânticos devem ser executados em condições adequadas. Além disso, os cantores e músicos devem trabalhar inspirados pela devoção a Deus - em todas as Suas formas – sem perder de vista que a realização de cânticos é, antes de tudo, um SERVIÇO.


Desempenhar esse serviço com a atitude correta é a tarefa que nosso Mestre nos confiou e, para que possamos cumpri-la, é preciso muita disciplina e responsabilidade.
Algumas pessoas podem achar graça dos bhajans (canções devocionais), chamá-los de um mero show de exibição e recomendar, ao invés, a meditação quieta no recesso silencioso do templo. Mas a reunião ou a companhia de muitos, cantando, ajuda a remover o egoísmo.”
Os cantos devocionais realizados pelos que disputam, competem e deleitam-se menosprezando os outros para elevarem a si mesmos podem dar-lhes satisfação, mas a Mim não satisfazem um mínimo. Estou satisfeito somente quando prevalece o sentido de unidade, quando a melodia vem do puro coração amante de Deus.”

Mensagens de Sathya Sai, Vol. IX, pág. 162


Para que uma canção inspire e purifique o ambiente, é importante a forma como ela é expressa. A devoção e interpretação do cantor são fundamentais.

Por estarem em evidência, os integrantes dos grupos de cânticos são encarados como exemplo pelos demais, portanto, devem ter uma conduta exemplar, É bom lembrar que, há alguns anos, Swami costumava dizer Minha vida é Minha mensagem. Atualmente, Ele diz SUA VIDA É MINHA MENSAGEM”. Isso inclui o respeito aos horários dos ensaios e reuniões, a freqüência, o comportamento disciplinado, o cuidado com os instrumentos e equipamentos, o respeito às Diretrizes da Organização e às orientações dos Coordenadores e a convivência harmoniosa com os companheiros de grupo.


Recomendações:

  • Sentar alinhado, em cadeiras ou no chão, com as pernas cruzadas, voltadas para frente e com a coluna ereta, durante toda a Reunião de Cânticos;

  • Evitar ocupar o espaço que pode ser usado por outra pessoa;

  • Manter o silêncio e a serenidade para não atrapalhar a concentração dos demais;

  • Evitar balançar o corpo, o que favorece uma melhor absorção de energia;

  • Durante os cânticos, aqueles que desentoam, saem do ritmo ou mesmo não conhecem o bhajan devem procurar cantar mentalmente, ou o mais baixo possível;

  • Aqueles que cantam corretamente devem lembrar que, no coro, as vozes respondem de forma uníssona e que nenhuma deve sobressair às outras, proporcionando, desta forma, harmonia;

  • Usar trajes discretos, o que é normalmente recomendado para um templo, para não quebrar o clima de concentração e reverência; (Quanto à vestimenta para o Ensaio Geral, gostaríamos de solicitar às mulheres que, no domingo, vistam sáris ou punjabs com xale e aos homens, camisa social e calça brancas ou punjabs brancos. Essa recomendação de vestimenta estende-se inclusive a todos os componentes do coro)

  • Ao chegarmos a um Centro Sai, devemos nos esforçar para manter o silêncio, nossas atitudes e pensamentos puros, respeitando o clima sagrado, no qual se manifesta a Onipresença Divina;

  • Acatar com respeito e gratidão as orientações dos servidores (sevas).

Manifestar-me-ei onde Meu nome seja cantado

Sai Baba

Para finalizar estas Recomendações, gostaríamos de lembrar a resposta de nosso Amado Bhagavan Baba a respeito da necessidade de se observar as regras propostas pela Organização:


Pergunta: Não são as normas e regulamentos um estorvo para a livre expressão da minha disciplina espiritual (sadhana)?
Resposta de Baba: Não se incomodem com as normas e regulamentos que a Organização lhes impôs. Foram dados para seu próprio bem. As normas são da mesma essência da Criação. Os oceanos observam seus limites; o vento e o fogo respeitam seus limites e barreiras. O corpo humano tem que manter o calor a 37 graus para que esteja livre de febre. O coração deve bater a um número definido de vezes por minuto; a respiração tem que fazer-se 21.600 vezes por dia. Como pode então a Organização escapar das prescrições de certas normas e regulamentos?


/


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal