Pelourinho terá shows da Orkestra Rumpilezz, Cabeça de Nós Todos e Orquestra de Pandeiros de Itapuã nesse fim de semana



Baixar 19.47 Kb.
Encontro11.12.2017
Tamanho19.47 Kb.





Pelourinho terá shows da Orkestra Rumpilezz, Cabeça de Nós Todos e Orquestra de Pandeiros de Itapuã nesse fim de semana

Atrações fazem parte da programação musical do mês de Agosto no Pelô

A programação artística de Agosto no Pelô promovida pelo Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia – SecultBa, continua a todo vapor no Centro Histórico. Neste fim de semana, a multiplicidade musical baiana estará em alta com as apresentações de orquestras, bandas percussivas, grupos de samba, afropop e hip hop nos principais Largos.

A sexta-feira (16) já começará agitada com a programação da I Edição do projeto Circolando, promovida por estudantes do curso de Produção em Comunicação e Cultura da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Com o objetivo de diversificar a agenda local, difundir e formar público para uma programação circense, o projeto promoverá oficinas e apresentações de espetáculos de circo gratuitas, no largo do Terreiro de Jesus, a partir das 14h, com presenças já confirmadas de artistas e grupos, como o ator e diretor Demian Reis, a Cia Opa!Lhaços, a Cia. Pé na Terra, o grupo Ereoatá e Trupe Treco.

A partir das 20h, o Circolando levará para o palco do Largo Pedro Archanjo uma das revelações da música baiana nos últimos anos, a banda Cabeça de Nós Todos, que reúne artistas e musicistas com referência da MPB e da mistura de ritmos. São músicos de peso do cenário nacional como o percussionista, violonista e baterista Leonardo Reis; o percussionista Emerson Taquari; o pianista e produtor musical Mikael Mutti; o guitarrista, arranjador e produtor Sérgio Rocha; o violonista e cantor Deco Simões, além de Aila Menezes, cantora e compositora.

Ainda na noite de sexta, a cantora paulista Paula Lima será a convidada do maestro Letieres Leite para a primeira edição dos Ensaios da Orkestra Rumpilezz, que agitará o largo Tereza Batista, a partir das 21h. No repertório da orquestra, canções já conhecidas do público baiano, além de músicas inéditas, que farão parte do próximo álbum do grupo. “Estamos em um momento muito bom. A Rumpilezz tem como característica a mistura de ritmos experimentada em encontros como os que aconteceram com o grupo de hip hop Opanijé e com a banda de rock Cascadura. Agora introduzimos o soul e a black music e convidamos para o nosso primeiro encontro a cantora Paula Lima, que cantará músicas do repertório dela, além das músicas ‘Depois que o Ilê Passar’, do Ilê Aiyê, e ‘Primavera’, de Tim Maia, com uma nova roupagem feita pela orquestra” disse o maestro Letieres Leite.

"O Pelourinho é histórico em Salvador, na Bahia, no Brasil, no mundo e na minha vida. É lugar de tradição, ancestralidade e energia. Tenho um tremendo respeito e amor. O Pelourinho e a Bahia me representam. Me sinto em casa e fico muito honrada emocionada e feliz por ter a oportunidade de ver tanta originalidade, beleza e por sentir tanta força num só lugar”, elogia a cantora Paula Lima.

No largo Quincas Berro d´Água, a atração da noite será o cantor João D’Silva. No repertório clássicos da Música Popular Brasileira.

No sábado (17), a programação começará cedo. A partir das 9h, Mestre Jackson dará o pontapé inicial para a execução da 2ª edição do projeto O Pelô que toca e Dança, promovido pela Associação Cultural União das Raças – ACURA, no Largo Pedro Archanjo.

Mais tarde, a partir das 20h, o hip hop tomará conta do largo Tereza Batista, com a apresentação da banda Nova Saga, na quarta edição do projeto Agosto Negro.

A Orquestra de Pandeiros de Itapuã será a atração do Largo Pedro Archanjo, a partir das 21h. No mesmo horário, no largo Quincas Berro d’Água, quem subirá ao palco é banda afropop Preto Sábio.



Domingo no Pelô

O samba será o ritmo que dominará o domingo (18) no Pelourinho. A banda Samba Questão de Gosto sacudirá o largo Pedro Archanjo e no Largo Tereza Batista, às 15h, será realizada mais uma edição do movimento musical Seja Você um Sambista Solidário.



Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) - órgão da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA) encarregado de fomentar e promover as manifestações culturais populares que fortalecem a identidade do Estado da Bahia. As políticas do CCPI se orientam de acordo com o alinhamento do Governo do Estado com o pensamento contemporâneo da Unesco e do Ministério da Cultura, de promoção de políticas públicas voltadas para as culturas populares e identitárias. 
Fotos:
Orkestra Rumpilezz: Fernando Eduardo
Cabeça de nós todos: divulgação
Paula Lima: divulgação/ site da cantora

 
SERVIÇO

 

O quê: Iª Edição do Projeto Circolando

Atração: Cabeça de Nós Todos

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 16 de agosto, 20h

Quanto: entrada franca

 

O quê: Ensaio da Orkestra Rumpilezz



Atrações: Orkestra Rumpilezz convida a cantora Paula Lima

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 16 de agosto, 21h

Quanto: R$ 40,00 (inteira) / 20,00 (meia)

 

O quê: João D’Silva



Onde: Largo Quincas Berro d'Água

Quando: 16 de agosto, 20h

Quanto: entrada franca

 

O quê: O Pelô Que Toca e Dança



Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 17 de agosto, 9h

Quanto: entrada franca
O quê: IV Edição do Agosto Negro

Atrações: Banda Nova Saga

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 17 de agosto, 20h

Quanto: entrada franca
O quê: banda Preto Sábio

Onde: Largo Quincas Berro d'Água

Quando: 17 de agosto, 21h

Quanto: entrada franca
O quê: Seja Você um Sambista Solidário

Onde: Largo Tereza Batista

Quando: 18 de agosto, 15h

Quanto: Pacote de leite 400gr

 

O quê: Samba Questão de Gosto



Onde: Largo Pedro Archanjo

Quando: 18 de agosto, 14h

Quanto: entrada franca

 

 



Centro de Culturas Populares e Identitárias

Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

ccpi.cultura@gmail.com | (71) 3103-3360

www.cultura.ba.gov.br

Largo do Pelourinho, Nº 12 – Salvador / BA. CEP – 40025 – 280



©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal