Perguntas Frequentes



Baixar 16.13 Kb.
Encontro06.05.2018
Tamanho16.13 Kb.

PERGUNTAS FREQUENTES
Informações Estatísticas

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) dispõe de estatísticas de movimentação dos Portos de Natal e Areia Branca, disponíveis para download em link. As informações estatísticas trazem os dados do mês e o acumulado anual. O site do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior em link. e o site AliceWeb em link., do mesmo ministério, disponibilizam um volume importante de informações, permitindo o cruzamento de produtos, portos e empresas.


Tarifas

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) dispõe de sistema tarifário diferenciados para os Portos de Natal e Areia Branca, disponíveis para download em link.


Compra ou locação de contêineres

Não compete à  Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) a comercialização de qualquer tipo de produto inerente às atividades portuárias. Mais informações sobre esse item em (www.magnaloc.com.br e www.reeferbras.com.br) link.


Questões aduaneiras, liberação e localização de mercadorias

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) é a Autoridade Portuária que administra a movimentação geral e a infraestrutura do Porto de Natal e do Terminal Salineiro de Areia Branca. Desembaraço de mercadorias é atividade restrita da Alfândega, que é a Autoridade Aduaneira, ligada à Receita Federal, do Ministério da Fazenda. Os Despachantes são os representantes oficiais para cuidar de toda documentação aduaneira junto a Receita Federal. Para maiores informações sobre uma carga específica e desembaraço aduaneiro, recomendamos contato direto com as empresas de serviços aduaneiros em link.


Transporte marítimo

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) é a Autoridade Portuária que administra a movimentação geral e a infraestrutura do Porto de Natal e do Terminal Salineiro de Areia Branca. Todas as operações portuárias são realizadas por empresas privadas, por meio de Operadores Portuários, credenciados pelo porto link. Para obter informações sobre transporte marítimo deve-se entrar em contato direto com as empresas armadoras que prestam esse serviço em link.


Trabalho ou trabalhadores avulsos

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) é a Autoridade Portuária que administra a movimentação geral e a infraestrutura do Porto de Natal e do Terminal Salineiro de Areia Branca. Assim, esse tipo de informação deve ser verificada junto ao Órgão Gestor de Mão-de-Obra (Ogmo), que responde pelos trabalhadores das categorias avulsas que trabalham no porto, em link.


Trabalhos acadêmicos

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) tem como objetivo social dar conhecimento sobre a importância da logística portuária e o papel do Porto de Natal para o desenvolvimento econômico do Estado. Assim, estamos sempre à disposição, através do e-mail, marketing@codern.com.br ou por telefone (84 – 4005-5335), para auxiliar alunos com o intuito de realizar trabalhos acadêmicos relacionados ao Porto de Natal.


Visitação turística e sessões fotográficas

Devido a questões de segurança, tanto o Porto de Natal, quanto o Terminal Salineiro de Areia Branca, não são abertos à visitação turística e também não realizam ensaios fotográficos em suas instalações.



Agendamento de Visitas de Estudantes

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) tem como objetivo social dar conhecimento sobre a importância da logística portuária e o papel do Porto de Natal e do Terminal Salineiro de Areia Branca para o desenvolvimento econômico do Estado. Assim, estamos sempre à disposição para receber visitas de grupos de alunos de ensino técnico e superior. As visitas devem ser previamente agendadas. Os dias para realização da visita são nas terças e quartas, a partir das 14h, e segue a seguinte programação:



  • Palestra sobre o Porto, ministrada por integrante da Diretoria Técnica e Comercial. 



  • Visitação a faixa do cais, acompanhado por integrante da Diretoria Técnica e Comercial.


Pré-agendamento: 
Deve ser efetuado via e-mail, marketing@codern.com.br ou por telefone (84 – 4005-5335) para verificação de disponibilidade de datas e horários. Durante esse contato são solicitados os dados da instituição que requer a visita, fixando-se uma data-limite para envio de ofício formalizando o pedido. Sem este documento o agendamento não será efetivado. Após esses procedimentos a CODERN envia e-mail com instruções sobre a visita.


Envio do ofício:

O ofício – timbrado e assinado – deve ser enviado pela instituição à Companhia Docas do Rio Grande do Norte - CODERN, em nome de seu diretor Presidente. O ofício pode ser enviado via e-mail (escaneado) ou entregue pessoalmente. Nesse documento devem ser destacados: data, horário e número de visitantes.




Envio da lista de visitantes:

Ao receber o ofício, a CODERN envia um prévio aviso ao solicitante, via email, informando-o que deverá encaminhar a lista de visitantes até 1 dia antes da visita, contendo nomes e RGs.




Currículo

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) é uma empresa pública e, como tal, somente preenche as vagas existentes em seu Quadro de Pessoal mediante Concurso Público.


Estágio

Os estudantes, de graduação, interessados em candidatar-se a estágio na CODERN, deverão encaminhar currículo para o e-mail: administrativo@codern.com.br.




Política Ambiental

A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) tem políticas e ações ambientais que vem sendo adotadas por meio da Coordenação de Meio Ambiente. Todas as informações referentes a tais políticas e ações podem ser obtidas através do e-mail, meioambiente@codern.com.br ou por telefone (84 – 4005-5357).


O que é Porto sem Papel?

É um projeto do Governo Federal, incluído no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), desenvolvido para trazer modernidade aos portos, possibilitando uma unicidade de informações e reduzindo a burocracia. Com o projeto, as informações que antes eram entregues no papel pelos agentes marítimos, são agora preenchidas em um formulário eletrônico, chamado de Documento Único Virtual e são repassadas diretamente para os órgãos anuentes, que são: Autoridade Portuária, Marinha do Brasil, Polícia Federal e Anvisa. A intenção do Projeto é dinamizar as operações portuárias, reduzir o tempo gasto com burocracia e facilitar as análises.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal