Plano de ensaio resumido



Baixar 12.39 Kb.
Encontro02.12.2017
Tamanho12.39 Kb.

RECOMENDAÇÕES PARA MONTAGEM DO PLANO DE ENSAIO

1) Antes de mais nada, vá ao Laboratório de Estruturas (LE) conhecê-lo, e conhecer as pessoas que lá trabalham.


2) Converse com as pessoas responsáveis pelo LE, o Engo. Luiz Vareda e o técnico Amaury, para verificar a viabilidade técnica de seus ensaios (equipamentos disponíveis, montagem do ensaio, dispositivos de ensaio, cronograma, etc...). Eles são as pessoas indicadas para ajudá-lo a montar o seu plano.
3) Verifique a disponibilidade financeira para a realização de seus ensaios: se há material disponível, se há verba disponível, se é necessário pedir um auxílio à pesquisa, se pode ser usada Reserva Técnica (se for o caso), etc...
5) Se for necessário a compra de material, verifique se há tempo hábil para a entrega deles e o início dos ensaios.
6) Verifique se será necessário mandar confeccionar formas metálicas (oficina mecânica) ou de madeira (marcenaria), e o que é preciso para tal (entrar em contato com o local que fará a forma, compra de material, ordem de serviço, etc...).
7) Se for pedir Auxílio à Pesquisa para alguma agência de fomento, verifique com o Engo. Luiz Vareda o que o LE está precisando, e que pode ser encaixado no seu plano.

8) Só depois de tomada as providências citadas acima, é que deve ser montado o seu plano de ensaio e o respectivo cronograma!!



OBSERVAÇÕES:
Essas recomendações visam agilizar o trabalho no LE, e evitar desperdício de tempo e dinheiro tanto dos Bolsistas, como do LE.
Lembre-se, um bom planejamento é meio caminho andado rumo ao sucesso!!!

PLANO DE ENSAIO RESUMIDO

lvvareda@sc.usp.br




NOME:

ORIENTADOR:

PRAZO:

CURSO (IC/ Mest./ Dout.):

ÁREA:

TIPO DE VERBA:

E-MAIL:

TÍTULO DO TRABALHO:






1) Faça um esquema do seu modelo de ensaio e arranjo. Indique a quantidade de ensaios a ser realizada.



2) Indique a instrumentação que será utilizada (tipo, quantidade e posição).



3) Indique o tipo de carregamento que será utilizado (estático/ dinâmico: cíclico, alternado). Se necessário faça um esquema.



4) Indique os equipamentos que irá utilizar (sistema de aquisição de dados; sistema de carregamento; pórtico de reação).



5) Liste quais os ensaios de caracterização de materiais (aço, concreto, alvenaria, etc...) que irá fazer (resistência à compressão; resistência à tração; tenacidade; módulo de elasticidade; cisalhamento, etc...). Indique a quantidade, tipo, dimensões de corpo-de-prova, instrumentação, etc...



6) Indique, se houver, qual o intervalo necessário entre a data de confecção dos modelos e a realização dos ensaios (principalmente para os ensaios de concreto, é importante indicar o intervalo entre a concretagem e o ensaio).



7) Será feito ensaio piloto? Que tipo? Quantos?



8) Apresente o cronograma de ensaios previsto.



9) Particularidades (cite alguma particularidade do ensaio, ou algum questionamento que tenha).






©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal