Plano de ensino dados da Unidade Curricular



Baixar 59 Kb.
Encontro29.11.2017
Tamanho59 Kb.











PLANO DE ENSINO

Dados da Unidade Curricular



Unidade Curricular: Arte II


Curso: Técnico em Mecânica Integrado Módulo: VIII Semestre: 2017-1


Forma/Nível: (X ) integrado ( ) subseqüente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo ( ) FIC

Modalidade: ( X ) presencial ( ) PROEJA ( ) EaD


Carga Horária Semanal (h/a): 2h/a

Carga Horária Semestral (h/a): 40h/a


Docente Responsável: Luciana Cesconetto Fernandes da Silva


EMENTA

Competências

- Utilizar as linguagens da arte considerando-as como veículos de busca e

produção de sentido;

- Apropriar-se da arte como ferramenta de investigação e reflexão sob a

influência dos diversos contextos sócio-culturais;

- Reconhecer e respeitar a arte do mundo em que está circunscrito, bem como

de culturas alheias/distantes;

- Produzir ou apreciar trabalhos artísticos interagindo por intermédio da arte.



Habilidades

- Sentir, expressar e pensar a realidade do mundo da arte ao seu redor,

desenvolvendo maior sensibilidade e consciência estético-crítico;

- Desenvolver percepção sensorial, consciência corporal, concepção e

exploração do tempo e espaço, a concentração e atenção, bem como a

estética do mundo em que vive;

- Expressar por meio das diversas linguagens artísticas, suas inquietações e

subjetividades através das possibilidades que o campo da arte oferece.



Conhecimentos

  1. Etapas da montagem teatral de cenas ou de uma peça teatral:

- Leitura dramática

- Estudos de mesa

- Improvisações sobre cenas

- Leitura dramática encenada

- Ensaios de marcação

- Ensaios de detalhes

- Ensaios corridos

- Ensaios técnicos e ensaios gerais

- Mostra do trabalho


  1. Profissionais envolvidos em uma montagem teatral:

diretor/ atores/ dramaturgo/ cenógrafo/ figurinista/ iluminador/

sonoplasta/ artista gráfico/ produtor




  1. Análise e construção do personagem na interpretação realista



  1. Noções sobre material de apresentação e divulgação de peças

Teatrais (cartaz/programa)


  1. A relação com a Platéia

Atitudes

- Presença cênica

- Escuta do outro na cena/ no jogo

- Presença na recepção teatral (plateia ativa/ atenta)

- Respeito ao trabalho do grupo

- Assiduidade,

- Pontualidade,

- Vir para a aula com os materiais necessários ao trabalho prático



Bases Tecnológicas
- Conceitos importantes da Arte;

- História da Arte II;

- Exploração das diversas linguagens artísticas II (música, dança, teatro, artes

visuais e suas ramificações);

- Conteúdos diversos para o entendimento de termos contemporâneos como

visualidade, repertório pessoal, interfaces e conceito, através da imagem,

propondo que a sala de aula seja um campo de possibilidades investigativas e

questionamentos, visando um olhar critico e consciente sobre a arte em seus

diversos contextos.



METODOLOGIA

As aulas deste semestre terão uma dinâmica que procura se assemelhar a um processo de montagem teatral. Para tanto, o professor se colocará em uma posição de “professor-diretor” e o aluno precisará assumir a posição de um “aluno-ator”.

Neste processo de ensino-aprendizagem serão esclarecidas as etapas do trabalho através de aulas expositivas, com o auxílio de quadro, canetões e/ou data show. Algumas questões teóricas relevantes para a boa compreensão e realização da montagem de cenas serão esclarecidas pela professora, podendo fazê-lo, eventualmente, através de estudo de textos.

Sempre que o aluno sentir necessidade, deve procurar solucionar suas dúvidas com o professor, procurando encontrar o melhor momento para realizar suas perguntas.

Neste processo, a professora orientará os alunos a realizarem as seguintes atividades :

- Estudos de mesa

- Improvisações sobre cenas

- Leitura dramática encenada

- Ensaios de marcação

- Ensaios de detalhes

- Ensaios corridos

- Ensaios técnicos e ensaios gerais

- Mostra do trabalho




CRONOGRAMA




Data

No de

aulas

Tema

09/02

2

Orientações iniciais do semestre/ esclarecimento do Plano de Ensino: trabalhos a serem entregues/ datas.

Etapas da montagem teatral de cenas ou da peça teatral

Profissionais envolvidos em uma montagem teatral


16/02

2

Ensaio de marcação

23/02

2

Ensaio de marcação

Entrega do estudo sobre o personagem



02/03

2

Ensaio de marcação

16/03

2

Ensaio de marcação

23/03

2

Ensaio de marcação

30/03

2

1ª Mostra de leitura dramática encenada/Avaliação

06/04

2

Ensaio de detalhes com figurinos e objetos de cena

20/04

2

Ensaio de detalhes com figurinos e objetos de cena

Entrega dos trabalhos sobre o autor: vida e obra









Pré - conselho

27/04

2

Ensaio de detalhes com figurinos e objetos de cena

04/05

2

Ensaio de detalhes com figurinos e objetos de cena

06/05

2

Sábado com atividades no câmpus

11/05

2

Ensaio de detalhes com figurinos e objetos de cena

18/05

2

Ensaio de detalhes com figurinos e objetos de cena

Entrega do plano de luz



20/05

2

Sábado com atividades no câmpus

25/05

2

Ensaio geral da mostra aberta com iluminação

Divulgação



01/06

2

Mostra aberta ao público

08/06

2

Mostra aberta ao público

22/06

2

Mostra aberta ao público

29/06

2

Avaliação do semestre (disciplina, pedagogia, relação professor-aluno, alunos).





AVALIAÇÃO

1 - Frequência: em função da especificidade da unidade curricular, para que o aluno seja

avaliado de forma satisfatória deverá ter um mínimo de 75% de frequência (tendo menos

que 75% de frequência o aluno é reprovado).

2 - Qualidade da participação do aluno nas aulas (esta avaliação implica: assiduidade,

pontualidade, envolvimento ativo nos exercícios práticos, atenção, respeito com os

outros, prontidão para o trabalho, vir para as aulas práticas com roupas maleáveis e

neutras, entrega de trabalhos nos dias solicitados)

3 - Estudo do personagem

4 - Estudo do autor: vida e obra

5 - Construção do mapa de luz

6 - Processo de construção de cenas e do personagem

7 - Mostra aberta ao público

8- Avaliação suplementar (não obrigatória) : resenha crítica de peça teatral assistida
Recuperação:

A recuperação do conteúdo será feita ao longo do semestre, durante as aulas, quando serão retomados trabalhos práticos ou teóricos. Os trabalhos teóricos que precisarem ser refeitos após a correção, deverão ser entregues junto com sua primeira versão.

Em um primeiro bimestre o aluno terá conhecimento de seu conceito parcial. Sendo este insuficiente, o aluno deve procurar o professor para ter esclarecimentos sobre sua recuperação.

É importante salientar que as “Atitudes”, também avaliadas, quando prejudiciais, serão esclarecidas pelo professor e só podem ser recuperadas com mudanças da mesma por parte do aluno.




BIBLIOGRAFIA

Básica

BRITO,T. A, Koellreuter. O Humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Petrópolis, 2001.


Complementar

LUPTON, Ellen. ABC Da Bauhaus. São Paulo: COSAC & NAIFY. 2007.

RUDOLCENGAGE, Arnheim.. Arte e percepção visual. São Paulo: Ática 2005.

AMARAL, Aracy A. Arte para que? - a preocupação social na arte brasileira 1930 – 1970. São Paulo: Studio Nobel

PROENÇA, Graça. Descobrindo a história da arte. São Paulo: Ática 1ª Ed., 2009.

KIEFER, Bruno. O humano como objetivo da educação musical. São Paulo: Editora Movimento Edition.

UTUARI, Solange et. Alli. Por toda parte. São Paulo : FTD, 2013.

BOZZANO, Hugo B. et. alli. Arte em interação. São Paulo : IBEO, 2013.

HELIODORA, Bárbara. O teatro explicado aos meus filhos. Rio de Janeiro : Agir, 2008.

MAGALDI, Sábato. Iniciação ao teatro. São Paulo : Ática, 1986.

SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo : Perspectiva, 1982.

WEKWERTH, Manfred. Diálogo sobre a encenação: um manual de direção teatral. (2ª Ed.) . São Paulo:Hucitec, 1986.

STANISLAVSKI , Constantin. A criação de um papel. São Paulo: Civilização Brasileira, 1987.

_____. A construção da personagem. São Paulo: Civilização Brasileira, 1986.

_____. A preparação do ator. São Paulo: Civilização Brasileira, 1988.


Assinatura do Docente: ____________________________________________


Assinatura do Coordenador de Curso: ________________________________
Assinatura Pedagogo: _____________________________________________
Data: ____/____/____.





©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal