Plano de estudo



Baixar 286.27 Kb.
Página1/4
Encontro25.01.2018
Tamanho286.27 Kb.
  1   2   3   4


PLANO DE ESTUDO

TESTE 01 - BIOLOGIA I E II




1º TRIMESTRE

2ª SÉRIE

DATA: ___/___/____




Nome: __________________________________________________________________


Módulos: BIOLOGIA I : 1, 2, 3, 4 / BIOLOGIA II : 1, 2, 3, 4


1. No aparelho digestório de um boi o estômago é dividido em 4 compartimentos. Os dois primeiros, rúmem e barrete (ou retículo), contêm rica quantidade de bactérias e protozoários que secretam enzimas que decompõem a celulose do material vegetal ingerido pelo animal. O alimento semidigerido volta à boca onde é remastigado (ruminação) e novamente deglutido. Os dois outros compartimentos, ômaso e abômaso, recebem o alimento ruminado e secretam enzimas que quebram as proteínas das bactérias e dos protozoários que chegam continuamente dos compartimentos anteriores. Considerando apenas o aproveitamento das proteínas bacterianas na nutrição do boi, é correto afirmar que o boi e os microorganismos são, respectivamente:

a) consumidor primário e decompositores.

b) consumidor secundário e decompositores.

c) consumidor primário e produtores.

d) consumidor primário e consumidores secundários.

e) consumidor secundário e consumidores primários.
2. No esquema a seguir, estão representados 4 tubos de ensaio com os seus componentes. O material retirado de determinado órgão do rato foi adicionado aos tubos de ensaio e após 1 hora, a 38 ºC, verificou-se que apenas no tubo III ocorreu digestão de gordura. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, de qual órgão do rato foi retirado o material adicionado aos tubos e qual enzima digestiva participou no processo.

a) Intestino delgado e tripsina.

b) Vesícula biliar e lipase.

c) Intestino delgado e quimiotripsina.

d) Vesícula biliar e amilase.

e) Intestino delgado e pepsina.


3. Uma pessoa fez uma refeição da qual constavam as substâncias I, II e III. Durante a digestão ocorreram os seguintes processos: na boca iniciou-se a digestão de II; no estômago iniciou-se a digestão de I e a de II foi interrompida; no duodeno ocorreu digestão das três substâncias. Com base nesses dados, é possível afirmar corretamente que I, II e III são, respectivamente,

a) carboidrato, proteína e lipídio.

b) proteína, carboidrato e lipídio.

c) lipídio, carboidrato e proteína.

d) carboidrato, lipídio e proteína.

e) proteína, lipídio e carboidrato.


4. Os eventos da digestão citados acima ocorrem, respectivamente:
I. Início da digestão de amido

II. Emulsionamento de lipídeos

III. Absorção de água

IV. Término da digestão de proteínas


a) no esôfago, no fígado, no intestino grosso e no intestino delgado.

b) na boca, no pâncreas, no duodeno e no estômago.

c) na boca, no duodeno, no intestino grosso e no jejuno-íleo.

d) no estômago, no fígado, no pâncreas e no intestino grosso.

e) no esôfago, no estômago, no duodeno e no intestino grosso.
5. O esquema representa o sistema digestório humano e os números indicam alguns dos seus componentes. O local onde se inicia a digestão enzimática das gorduras que ingerimos como alimento está identificado pelo número:

a) 1


b) 2

c) 3


d) 4

e) 5


6. Frequentemente, no estudo de Genética, encontramos representações gráficas que demonstram as relações de descendência e a ocorrência de alguma característica em uma família. Essa representação recebe o nome de:

a) Cladograma.

b) Filogenia.

c) Hemograma.

d) Heredograma.

e) Quadro de Punnett.


7. Se um rato cinzento heterozigótico for cruzado com uma fêmea do mesmo genótipo e com ela tiver dezesseis descendentes, a proporção mais provável para os genótipos destes últimos deverá ser:

a) 4 Cc : 8 Cc : 4 cc

b) 4 CC : 8 Cc : 4 cc

c) 4 Cc : 8 cc : 4 CC

d) 4 cc : 8 CC : 4 Cc

e) 4 CC : 8 cc : 4 Cc


8. De um cruzamento de boninas, obteve-se uma linhagem constituída de 50 % de indivíduos com flores róseas e 50 % com flores vermelhas. Qual a provável fórmula genética dos parentais?

a) VV x BB

b) VB x VB

c) VB x VV

d) VB x BB

e) BB x BB


9. O heredograma representado abaixo refere-se a uma família com casos de albinismo (anomalia que se caracteriza por total ausência do pigmento melanina na pele). 1 2 3 4 5 6 7 8 Baseando-se na genealogia, podemos afirmar:

a) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos homozigotos.

b) O albinismo é um caráter dominante, sendo os indivíduos albinos todos heterozigotos.

c) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos de números 2 e 6 ( no gráfico ) heterozigotos.

d) O albinismo é um caráter recessivo, sendo os indivíduos normais todos heterozigotos.

e) O albinismo é um caráter dominante porque o indivíduo de número 4 é albino e filho de pais normais.


10. Em camundongos o genótipo aa é cinza; Aa é amarelo e AA morre no início do desenvolvimento embrionário. Que descendência se espera do cruzamento entre um macho amarelo com uma fêmea amarela?

a) 1/2 amarelos e 1/2 cinzentos

b) 2/3 amarelos e 1/3 cinzentos

c) 3/4 amarelos e 1/4 cinzentos

d) 2/3 amarelos e 1/3 amarelos

e) apenas amarelos






PLANO DE ESTUDO

TESTE 01 - GEOGRAFIA I e II



1º TRIMESTRE

2ª SÉRIE

DATA: ___/___/____




Nome: __________________________________________________________________


Módulos: GEO I - 1 ao 5 / GEO II - 1 ao 4.


1. A extensão territorial brasileira, as decisões individuais ou de grupos e as ações governamentais possibilitaram um movimento de integração de novas áreas - as fronteiras - à economia nacional. Nas últimas décadas, esta integração se deu em direção ao Centro-Oeste e à Amazônia, como resultado da expansão geográfica dos capitais produtivos, mercantis e financeiros realizada, destacadamente, pelos complexos agroindustriais. Assinale a alternativa que NÃO indica uma estratégia adotada por esses complexos:

a) seletividade na escolha dos cultivos;

b) utilização intensiva de tecnologia;

c) utilização de linhas especiais de crédito criadas pelo governo;

d) substituição dos insumos agrícolas pela fertilidade natural dos solos;

e) ocupação de áreas anteriormente utilizadas pela agricultura de subsistência e pela pecuária extensiva


2. Sobre a agricultura brasileira são feitas as seguintes afirmações
I - A mecanização da agricultura é uma das manifestações da modernização agrícola, e trouxe consigo o êxodo rural.
II - A estrutura fundiária brasileira mantém-se excludente, na medida em que privilegia o grande capital e as culturas de exportação, em detrimento da agricultura familiar.
III - A reforma agrária é atualmente uma das grandes questões sociais e políticas do Brasil, congregando vários setores da sociedade e partidos políticos. Quais estão corretas?
a) Apenas I.

b) Apenas II.

c) Apenas III.

d) Apenas I e II.

e) I, II e III.
3. O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária, apresenta um grande dinamismo econômico e pode fazer do Brasil um dos maiores produtores agropecuários do mundo.

Com relação ao agronegócio é verdadeiro afirmar-se que

a) a soja, cultivo mecanizado e irrigado, foi a primeira lavoura moderna a se desenvolver no território brasileiro, onde é cultivada, principalmente, em áreas de terrenos litorâneos planos e baixos e próximos de rios e açudes.
b) o agronegócio é o conjunto da cadeia produtiva ligado à agropecuária, incluindo todas as atividades de indústria e serviços de antes, durante e depois da produção. Essa cadeia movimenta a economia, ao empregar trabalhadores, gerar renda e pagar impostos.
c) a expansão do agronegócio, no Brasil, não provocou mudanças no campo, mas gerou riquezas e contribuiu para a desconcentração de rendas e terras. Essa expansão diminuiu, recentemente, o êxodo rural.
d) o café, a soja, o milho e a mandioca, juntamente com a pecuária, podem ser considerados as estrelas do agronegócio brasileiro. Esses produtos garantem um volume elevado na pauta de exportações no país.
e) a expansão monocultora de árvores como o eucalipto, o pínus e a acácia, também tem contribuído para a fortificação do agronegócio brasileiro, uma vez que está comprovado que essa expansão não causará consequências socioambientais.
4. Os principais sistemas agrícolas mundiais são representados pela agricultura itinerante, plantation, agricultura de jardinagem e agricultura moderna.
Com relação ao sistema de plantation, coloque V para a afirmativa verdadeira e F para afirmativa falsa.

( ) É um sistema típico dos países subdesenvolvidos, foi utilizado amplamente durante a colonização européia na América Latina.


( ) Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas e uso intensivo de máquinas e técnicas modernas.
( ) É um sistema praticado em regiões que possuem escassez de espaço para o plantio.
( ) Caracteriza-se, atualmente, por compreender o minifúndio e a monocultura.
( ) Utiliza-se de mão-de-obra barata, numerosa e desqualificada e destina-se à exportação.
5. Sobre a produção agrícola mundial, assinale a alternativa correta:

a) As potências internacionais de produção agrícola, a exemplo dos Estados Unidos, são caracterizadas pelo pouco protecionismo de seus produtos em face da concorrência externa e pela elevação dos impostos aos produtores nacionais.


b) A chamada “Revolução Verde” consistiu na ampliação da consciência ecológica no processo de produção agrícola.
c) Os implementos tecnológicos não são aplicados em países desenvolvidos, uma vez que estes já dispõem de técnicas avançadas e produção reduzida na agricultura, não sendo necessária a realização de investimentos em maquinários para o campo.
d) As principais potências agrícolas internacionais são, atualmente, Estados Unidos e União Europeia, que buscam abastecer os mercados internos e externos.
e) O Brasil possui um amplo espaço disponível para agricultura, mas não se tornou potência nessa área por conta dos baixos investimentos e da tecnologia ultrapassada.
6. Sobre a formação geológica do território brasileiro, assinale a alternativa correta:

a) O Brasil na o apresenta dobramentos modernos,mas apresenta vestígios de antigos dobramentos do Pré-Cambriano.


b) As províncias Mantiqueira, Borborema e Tocantins resultam de processos orogenéticos ocorridos no Cenozoico.
c) As camadas rochosas da bacia sedimentar do Paraná atesta ma ocorrência de extensos derrames vulcânicos durante o Pré-Cambriano.
d) As províncias Guiana Meridional, Xingu e São Francisco figuram entre as principais bacias sedimentares brasileiras.
e) A Serra do Mar foi formada pelo ciclo orogenético ocorrido no Quaternário.
7. A estrutura geológica do Brasil é composta por:

 

I. Escudos cristalinos, muito antigos, de rochas rígidas e resistentes que originaram planaltos e algumas depressões, compondo 1/3 do território nacional.


II. Bacias sedimentares compostas de rochas sedimentares que originaram as planícies, planaltos sedimentares ou depressões, ocupando cerca de 64% do total do país.
III. Dobramentos modernos que originaram planaltos e relevos montanhosos, formados no Terciário, ocupando cerca de 30% do território nacional.
IV. Escudos cristalinos recentes, pouco desgastados por processos erosivos, que deram origem às formas de relevo no qual predominam os planaltos montanhosos distribuídos por quase todo o território nacional.

 

Assinale a alternativa correta.



a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas I e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.

e) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.
8. O relevo corresponde às formas do terreno que foram moldadas pelos agentes internos e externos sobre a crosta terrestre. Cada forma de relevo corresponde a um estado da atuação desses agentes. Analise as proposições referentes ao relevo.

 

I. Planalto é um compartimento do relevo com superfície irregular e altitude superior a 300 metros, onde predominam processos erosivos.


II. Planície é uma parte do relevo com superfície plana e altitude igual ou inferior a 100 metros, onde predominam os acúmulos recentes de sedimentos.
III. Depressão é uma fração do relevo mais plano que o planalto, onde predominam processos erosivos, com suave inclinação e altitude entre 100 e 500 metros.
IV. No Brasil predominam planaltos e depressões.
Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

d) Todas as afirmativas são verdadeiras.
9. Analise os dois perfis de solo a seguir.

 


(ADAS, Melhem e ADAS, Sergio. Panorama Geográfico do Brasil. 

São Paulo: Moderna. 2004.)

 

Identifique qual das assertivas traz informações corretas sobre os perfis de solo.



a) O perfil II é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo físico é limitada, o que faz com que o intemperismo químico seja o principal agente de formação do solo.
b) O perfil I é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo químico é limitada, o que faz com que o intemperismo físico seja o principal agente de formação do solo. Em consequência, o horizonte A é pouco profundo e se apoia diretamente sobre a rocha-mãe.
c) O perfil I é típico das terras baixas amazônicas. Devido a abundância de chuvas, a ação do intemperismo químico é muito intensa, o que faz com que o intemperismo químico seja o principal agente de formação do solo. Em consequência, o horizonte A é muito profundo e se apoia diretamente sobre rochas calcárias.
d) O perfil II é típico da Zona da Mata nordestina. Devido a abundância de chuvas, a ação do intemperismo biológico é muito intenso, o que faz com que seja rico em material orgânico. Em consequência, o horizonte C é muito profundo e rico em húmus.
e) O perfil I é típico do semiárido nordestino. Devido à escassez de chuvas, a ação do intemperismo biológico é limitada, o que faz com que o mesmo seja ácido, pedregoso e salino.
10. Observe o climograma que se segue:

 


Fonte:


  1   2   3   4


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal