Pontifícia universidade católica do paraná



Baixar 13.57 Kb.
Encontro20.04.2018
Tamanho13.57 Kb.



nome(S) do(s) aluno(s)

(NOMES EM ORDEM ALFABÉTICA, CENTRALIZADOS, EM CAIXA ALTA E NEGRITO)



curso / período/PPG

escola

PUCPR

TÍTULO DO ENSAIO

(CENTRALIZADO, EM CAIXA ALTA E NEGRITO)

Concurso Você não concorda com o Papa Francisco? Por quê?promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e o Instituto Ciência e Fé da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

CURITIBA

2015

TÍTULO DO ENSAIO

SOBRENOME, nome (IES).

E-mail e telefone.

1Introdução


Escrever um texto coeso e coerente em língua padrão apresentando o cientista escolhido como tema do ensaio e justificando sua escolha. Propor o propósito do ensaio. Usar 1ª pessoa do plural ou 3ª pessoa do singular e verbos no presente nesta parte do ensaio. Recomenda-se não ultrapassar uma página nesta parte do ensaio.

2 desenvolvimento


O desenvolvimento é escrito a partir de coletânea de dados bibliográficos que se constituirão em argumentos para a defesa de sua tese a respeito do cientista. Colete dados biográficos, fatos e detalhes sobre o cientista e elabore um ponto de vista sugestivo e impactante para defender em seu ensaio.

Planeje alguns argumentos para sustentar seu ponto de vista. Exponha seus argumentos com clareza e faça comentários críticos com cuidado e equilíbrio; exponha reflexões consistentes, porém sem a pretensão de apresentar conteúdos acabados. Revele rigor lógico na argumentação, porém é possível julgar e interpretar de modo pessoal e com maior liberdade no ensaio do que no artigo científico. Não se usam citações diretas, mas é necessário mencionar alguma fonte de pesquisa (sobrenome e data) de forma indireta.

Desenvolva o texto ensaisticamente, isto é, apresentando conceitos relacionados ao cientista e a suas pesquisas, relatando exemplos e fatos da vida dele, questionando-os de modo novo, incomum, num exercício aberto de imaginação e de rigor.

Use linguagem formal, direta, sensível e elegante. Estilo marcado pela subjetividade sem afetação; empregue conectores que introduzem argumentos (já que, visto que, pois, posto que etc.) e acrescentam argumentos (ainda, além disso etc.).

Esta parte deve variar de duas a quatro páginas.

3 considerações finais


Nesta parte, cabe retomar o contexto inicial (introdução) e reafirmar a tese de

modo a concluir sua interpretação avaliativa sobre o cientista. Porém, evite fechar o tema de modo definitivo, pois é mais adequado ao ensaio fazer um comentário final, deixando abertura para outras reflexões.

Esta parte deve ter entre meia e uma página.

Observação geral: o ensaio contendo as reflexões sobre os aspectos que levam o autor a admirar a carreira do cientista escolhido deve ter, no mínimo, 1.500 palavras e, no máximo, 2.000 palavras. Deve ser salvo em pdf. e em arquivo nominal pelo título dele.




4 rEFERÊNCIAs

Mencionar referências citadas de forma indireta no corpo do texto. Seguem alguns exemplos de referências segundo a ABNT (NBR 6023).

SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro em negrito: subtítulo sem negrito. Edição. Local: Editora, ano. Xx p.

SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor; SOBRENOME, Nome do autor. Título do livro em negrito. Edição. Local: Editora, ano. Xx p

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista em negrito, Cidade, v. 00, n. 11, p. 111-222, jan. 2011.

SOBRENOME, Nome do autor. Título do artigo. Nome da revista em negrito, Cidade, v. 00, n. 11, p. 111-222, jan. 2011. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2013.



NOME DO SITE. Título. Disponível em: . Acesso em: 12 jan. 2013.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal