Pontifícia universidade católica do rio de janeiro



Baixar 9.81 Kb.
Encontro02.05.2018
Tamanho9.81 Kb.

FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS / EPGE

ECONOMIA MONETÁRIA E FINANCEIRA

Prof: Marcos Antônio C. Silveira

5ª Lista de Exercícios

1. Por que a teoria quantitativa da moeda prevê que aumentos ou reduções da oferta de moeda são repassados integralmente para os preços? Como os clássicos converteram a identidade representada pela equação de trocas em uma teoria da demanda por moeda?
2. Explique os três motivos da teoria de Keynes para a demanda por moeda.
3. Explique o funcionamento do modelo Tobin-Baumol. Qual é a novidade desse modelo em relação à teoria de Keynes para a demanda por moeda?
4. Escreva um pequeno ensaio comparando as visões de Keynes e de Friedman para a demanda por moeda. Dê ênfase aos seguintes aspectos:


  1. renda observada x renda permanente;

  2. elasticidade-juros da moeda;

  3. velocidade da moeda;

  4. estabilidade da demanda por moeda;

  5. eficácia de uma política monetária baseada no controle dos agregados monetários.


5. Explique o trade-off entre média e variância de acordo com o modelo de Tobin para a demanda por moeda em situação de incerteza.
6. O modelo de Tobin para a demanda por moeda como uma escolha envolvendo risco é representado pelas seguintes equações:
R = A2(r + g), 0 A2 1 (1) retorno da carteira

E(R) = = A2[r + E(g)] (2) retorno esperado da carteira



= A2 (3) risco da carteira

= , 0 (4) conjunto de oportunidades de investimento
A1 + A2 = 1, A1 é a proporção da riqueza alocada em moeda, A2 a proporção alocada alocada em títulos, r é a taxa de juros nominal dos títulos e g é uma variável aleatória, g ~ (E(g), ), que representa os ganhos de capital. A escolha do investidor se baseia apenas nos parâmetros , o retorno esperado da carteira, e , o desvio-padrão do retorno.
Nos itens a e b, considere o caso visto em sala de aula, com E(g) = 0:
a) Explique, com a ajuda de um gráfico, os efeitos de um aumento na taxa de juros nominal. Segundo Tobin, o que acontece quando as taxas de juros são baixas? E o que pode acontecer quando elas são altas? Considere na sua explicação os efeitos substituição e riqueza de uma variação na taxa de juros.
b) Quais são as implicações do modelo de Tobin para o formato da demanda por moeda para especulação, aos níveis do indivíduo e da economia? Em particular, o que você espera que aconteça com a elasticidade-juros da demanda por moeda?
No item c, suponha que existe uma taxa de juros crítica rc e que E(g) é uma função crescente de r, de modo que: se r < rc, E(g) < 0; se r = rc, E(g) = 0; se r > rc, E(g) > 0:
c) Considere novamente os efeitos de um aumento na taxa de juros nominal. O que muda com relação aos resultados do item a? Como ficaria a nova demanda agregada por moeda (para especulação)? Em particular, o que aconteceria com a elasticidade-juros em relação aos resultados do item b?





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal