Prefeitura Municipal de Vera Cruz



Baixar 17.04 Kb.
Encontro15.07.2018
Tamanho17.04 Kb.



Prefeitura Municipal de Vera Cruz


Estado de São Paulo

DIRETORIA MUNICIPAL DE OBRAS E MEIO AMBIENTE

Av. Sete de Setembro, n.º 885 – Centro – CEP: 17560-000 – Tel: (14) 3492-9700.




MEMORIAL DESCRITIVO

Obra :- Infraestrutura Urbana

Local : Rua Liberato Devito e rua Reinaldo Tola

Órgão :- Prefeitura Municipal de Vera Cruz. São Paulo

Regime de Execução: Empreitada Global.

01 – Serviços Preliminares
Instalação de placa de identificação da obra, com área de 4,50 m2, instalada de local de visibilidade, fixada no início das obras e somente sendo retirada após a conclusão e vistoria final da obra
02 - Preparo de caixa até 40 cm .
Compreende as operações de :-

a)- Escavação, carga, transporte, descarga e esparrame de material inservível, proveniente do leito da via.


b)- Escavação, carga, transporte, descarga, esparrame no máximo em camadas de 20 cm e compactação de material proveniente da jazida, de modo a preparar o leito da via, para receber a pavimentação.
Tais operações deverão ser realizadas em uma profundidade em até 40 cm.

03 - Melhoria do Sub-Leito.
Deverá ser realizado as operações de nivelamento, escarificação, umedecimento ou aeração e compactação no mínimo 95% do Proctor Normal, de forma que a via se apresente uma superfície uniforme para receber as camadas superiores do pavimento.

Os serviços constantes deste item deverão seguir as normas do D.E.R - SP.



04- sub.-Base de Solo.

Base de Solo cimento 4%


05 - Imprimadura Impermeabilizante Betuminosa.
A execução da imprimadura impermeabilizante betuminosa consistirá nos serviços necessários para o recobrimento da camada de base, por material betuminoso adequado.

Antes da execução da imprimadura , devem ser removidos todos os materiais soltos e estranhos, sendo necessário cuidado nos bordos da base. O material betuminoso (CM 30) deverá ser aplicado uniformemente na quantidade de 0,80 a 1,20 l/m2. Não será permitida a aplicação do material betuminoso quando as condições do tempo não forem favoráveis e a base não estiver suficientemente seca. O material betuminoso deverá recobrir total e uniformemente toda a superfície da base e após a distribuição, permanecer em repouso até que se obtenha cura suficiente. Não será permitida a abertura do transito antes da base imprimada.

Os serviços constantes deste item deverão seguir as normas do D.E.R - SP.
06 - Imprimadura Ligante Betuminosa.
A imprimação ligante betuminosa consistirá na aplicação do material betuminoso sobre a superfície, para assegurar sua perfeita ligação com o revestimento.

A varredura e a limpeza da superfície a ser imprimada deverá ser feita com vassourões manuais ou vassoura mecânica, de modo que remova completamente a terra, poeira ou outros materiais estranhos. O material deverá ser aplicado pôr um distribuidor de pressão , nos limites de 1,0 l/m2 conforme determinação da fiscalização . Deverá ser feita a aplicação do material betuminoso com distribuidor manual nos lugares onde, a juízo da fiscalização houver deficiência do material. Depois de aplicada a imprimação ligante, deverá


permanecer em repouso até sua ruptura, tempo suficiente para receber o revestimento. A superfície deverá ser conservada em perfeitas condições até que seja colocado o revestimento.

Os serviços constantes deste item deverão seguir as normas do D.E.R - SP.


07 - Camada de Rolamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente.
A camada de rolamento com concreto betuminoso usinado a quente Faixa C do DER/SP, será constituída de agregado betuminoso e material de brita 1, pedrisco, pó de pedra e eventualmente areia ou filler, executada em vibro acabadora na espessura de 3,00cm. A superfície da base, devidamente imprimada, deverá estar seca e limpa de todo material solto. Não será executado trabalho em tempo úmido, não será tolerada segregação ou queda elevada de temperatura no transporte e aplicação da mistura. Para satisfazer tal exigência, a usina de asfalto deverá estar localizada em uma distância compatível. A mistura betuminosa deverá ser espalhada de forma que permita posteriormente a obtenção
de uma camada de acordo com o projeto sem novas adições. A temperatura da mistura, pôr ocasião das operações de esparrame, não poderá ser inferior a 110º C .

Logo após o esparrame, deverá ser iniciada a compressão através de rolo de pneus, para que se obtenha sua compactação desejada. A compressão deverá começar dos lados e prosseguir longitudinalmente para o centro, de modo que este cubra, uniformemente em cada passada, pelo menos a metade da largura do seu rastro de passagem anterior. Nas curvas as rolagens, prosseguirão do lado mais baixo para o lado mais alto, paralelamente ao eixo do trecho, nas mesmas condições de recobrimento de rastro.

Para impedir adesão do aglutinante tipo betuminoso a cada rolo , estes deverão ser molhados, não sendo permitido excesso de água.

Os compressores não poderão fazer manobras sobre as camadas que estejam sofrendo rolagens. A camada deve apresentar-se uniforme, isenta de ondulação e saliências ou rebaixos.

Nenhum trânsito será permitido na camada de rolamento enquanto a temperatura da mistura for superior a temperatura ambiente.

Deverá ser apresentada a Secretaria de Obras o Projeto de CBUQ, dentro das normas técnicas da Faixa C do DER/SP.


08- Ensaios.
ME – 25: Métodos de ensaios de penetração de materiais betuminosos conforme NBR – 6576 da ABNT.

ME – 29: Métodos de ensaios determinação do teor de betume em cimento asfáltico de petróleo conforme MB-166 da ABNT.


09 – Guias, sarjetas de concreto

Será executado guia (12cm x 25cm) de concreto pré moldado padrão PMSP e sarjeta (10x20cm) de concreto fck 25 Mpa, executado no local. Estão incluidos nesses itens material e mão-de-obra, alinhamento e demarção das guias e sarjetas e formas de madeira. O solo deverá ser regularizado e compactado mecanicamente sem controle do PN.



Vera Cruz, 28 de abril de 2.017.

_____________________________ ____________________________

Renata Zompero Dias Devito José Vieira Junior

PREFEITO MUNICIPAL DIRETOR DE OBRAS E MEIO AMBIENTE


CAU:A97404-7

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal