Preparando-se para a páscoa



Baixar 82.31 Kb.
Encontro30.12.2018
Tamanho82.31 Kb.




 

2627 Campinas, 03 de abril de 2011.

 

 

PREPARANDO-SE PARA A PÁSCOA



 

 

O calendário litúrgico tem a finalidade de orientar o cristão em sua vida devocional. Assim como, na antiguidade, o povo de Israel marcava o ano pelas festas prescritas na lei e na tradição, o ano litúrgico também marca o tempo pela celebração dos principais eventos da história da salvação.



 

Estamos na chamada Quaresma e a Igreja Cristã prepara-se para celebrar a morte e a Ressurreição, recordando especialmente a última semana na vida do Senhor Jesus. Trata-se de um momento de reflexão e abstinência.

 

Como sabemos, o termo "Quaresma" provém do latim "Quadragésima" e significa "quarenta dias" ou, talvez mais apropriadamente, o "quadragésimo dia". Outras línguas de origem latina expressam essa idéia, como "Carême" em francês, "Quaresima" em italiano, e "Cuaresma" em espanhol. O termo latino, por sua vez, é a tradução do termo grego "Tessarakoste" (=quadragésimo), com certa ligação ao termo "Pentekoste" (Pentecostes = qüinquagésimo), cuja celebração se dá no 50º dia após a Páscoa. Já os países anglo-saxões, como os Estados Unidos da América, usam o termo "Lent", de origem teutônica.

 

A Quaresma tem a duração de 47 dias, embora para o calendário litúrgico os domingos não contem, perfazendo então 40 dias. A duração da Quaresma está baseada no simbolismo do número quarenta na Bíblia, que significa provação. Nesta, fala-se dos quarenta dias do dilúvio, dos quarenta anos de peregrinação do povo judeu pelo deserto, dos quarenta dias de Moisés e de Elias na montanha, dos quarenta dias que Jesus passou no deserto antes de iniciar seu ministério.



 

Quaresma é o termo empregado para designar, no ritual das igrejas Católica, Ortodoxa e Anglicana, o período de preparação penitencial para o domingo de Páscoa, a partir da Quarta-Feira de cinzas. Por volta do século VII, compreendia quarenta dias de jejum (os domingos são excluídos), numa alusão ao jejum de Cristo no deserto. Era permitida apenas uma refeição por dia, com abstinência total de carne – inclusive de peixe e manteiga. A rigidez na prática dos ritos quaresmais é mantida em parte nas igrejas orientais, para as quais o período se inicia oito semanas antes da Páscoa, sendo excluídos do jejum os sábados e os domingos. Ao final, os fiéis devem estar prontos para celebrar o mistério da ressurreição e a vitória de Cristo sobre o sofrimento e a morte, no domingo de Páscoa.

 

Coerente com sua tradição reformada, a Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara segue as datas indicadas no calendário litúrgico para promover o crescimento espiritual da Comunidade, com liturgias e prédicas pertinentes às respectivas datas, tais como Quadra do Advento, Natal, Epifania, Domingo de Ramos, Crucificação e Ressurreição e Pentecostes.



 

E desta forma, concitamos toda a Comunidade a aproveitar este período para fazer uma reflexão sobre o significado da quaresma na vida cristã, dedicando mais tempo à oração, abstendo-se de coisas supérfluas, meditando sobre o significado da cruz na vida cotidiana e preparando-se para celebrar a ressurreição de Jesus Cristo através da consagração de nossas vidas para o serviço do reino de Deus.

 

 

 



Besaliel Fausto Botelho, Rev.

 


 

 
 


 

 

A VOCÊ QUE NOS VISITA

 

É com alegria que recebemos você aqui em nossa igreja hoje! Esperamos que se sinta bem entre nós e que a fé que celebramos juntos possa encher a sua vida de alegria e esperança. Nós somos uma comunidade de discípulos de Jesus Cristo e pertencemos ao ramo das Igrejas protestantes. Cremos no Deus Trino Pai-Filho-Espírito Santo e acreditamos que tudo que existe foi criado num ato soberano e bondoso de Deus. Sabemos, pelas escrituras bíblicas, que Deus tem um propósito eterno no qual cada um de nós está incluído. Você é bem-vindo!



ESPAÇO DA CRIANÇA

 

  Olá, crianças! Hoje no culto da manhã a Miss. Jacqueline trará uma mensagem de Deus aos pequeninos de 2 a 7 anos. No culto da noite Angélica falará a você criança de 2 a 7 anos e a Miss. Jacqueline ficará com as crianças de 8 a 11 anos. Louvemos ao Senhor com alegria!



INSTRUMENTISTAS

 

 Estamos precisando de pianistas e violinistas para nos ajudar nas atividades musicais da UCP, Coral Infantil e na abertura da Escola Dominical. Para aqueles que se dispuserem, os horários são: UCP - Piano ou Violão - 2 sábados por mês, das 14h30 às 15 horas. Coral - Piano - Projeto de Páscoa - ensaios aos domingos, das 17 às 18h30. Abertura da E.D. - Piano ou Violão - aos domingos, das 10h15 às 10h30.



 

CD’S IPJG

 

Já estão disponíveis os CDs do 52º aniversário da IPJG. No Culto da manhã - Rev. Adão Carlos do Nascimento e no Culto da noite - Rev. Fernando Arantes. Aqueles que quiserem adquirir os CDs do aniversário da igreja ou outros CDs devem procurar a secretaria da igreja das 8 às 17h30, ou falar com o Rogério através do e-mail: catsolutions@terra.com.br.



 

ESTÁVAMOS E AINDA ESTAREMOS EM OBRAS

 

Louvamos a Deus pelo compromisso e pela generosidade de todos irmãos e irmãs que contribuíram para que completássemos as fases iniciais de ampliação do nosso Salão Social e construção de uma nova cozinha e banheiros. O que está pronto está bem feito e já nos é útil. Em breve reiniciaremos as obras para concluir a parte inferior que nos será igualmente útil. Ofertas especiais para este fim podem ser feitas através dos envelopes de contribuição.



 

SEMINÁRIO: CAMINHADA BÍBLICA ATRAVÉS

DO ANTIGO TESTAMENTO

 

Através de uma linguagem descomplicada e bem humorada, o mundo dos patriarcas e grandes cenas bíblicas são apresentados, proporcionando um desejo renovado de estudar a Bíblia. Através de um método inovador o participante terá condições, ao final do curso, de comunicar em apenas dois minutos e meio, toda a sequência histórica do Antigo Testamento. Data 21/05/2011; horário: das 9 horas às 17 horas; custo: 40,00 - inclusos apostila e coffe Break. (almoço não incluso). Palestrante: Pr Samuel Supimpa - Palavra da Vida. Público alvo: toda a igreja, especialmente professores, liderança e pais. Maiores Informações com Cristiane Sampaio.



 

NOSSO PÚLPITO HOJE

 

  O reverendo Fernando Arantes é o pregador no culto vespertino e o seminarista Alexssandro Lafayete no culto matutino. Oremos todos para que a Palavra do Senhor, que é viva e eficaz, produza bons frutos pela ministração dos mensageiros do Senhor.



 

CANTATA TESTEMUNHO

 

No culto vespertino do dia 10.04, teremos a apresentação da cantata Testemunho, pelo Conjunto Expressão de Louvor da Igreja Presbiteriana da Lapa em São Paulo. Será uma cantata evangelística. Ore por este evento e convide amigos e parentes para ouvirem esta preciosa mensagem.



 

NOSSOS RECURSOS A SERVIÇO DE CRISTO:

O EXEMPLO DE LÍDIA EM FILIPOS.

 

Quando o apóstolo Paulo e seus companheiros missionários estavam na cidade macedônia de Filipos anunciando o bendito evangelho de Jesus Cristo lemos que: “Uma daquelas mulheres que estavam nos ouvindo era Lídia, uma vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira. Ela adorava a Deus, e o Senhor abriu a mente dela para que compreendesse o que Paulo dizia. Ela e as pessoas da sua casa foram batizadas. Depois Lídia nos convidou, dizendo: – Venham ficar na minha casa, se é que vocês acham que, de fato, eu creio no Senhor. Assim ela nos convenceu a ficar na casa dela.” (Atos 16.14-15). Aprendemos com essa mulher uma valiosa verdade sobre a dimensão concreta e prática de nossa vida cristã. Lídia, dentro de suas condições materiais e financeiras providenciou acolhimento e sustento para o trabalho missionário. Sendo assim incentivamos aos membros de nossa Igreja à fidelidade e à generosidade em suas contribuições financeiras. Além dos envelopes, você pode contribuir por movimentação bancária usando os seguintes dados: Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara, Banco Santander (356), agencia 3705, conta corrente1300036-93, CNPJ 44590206/0001-94.



 

INVISTA NO SEU CASAMENTO

 

O presbitério de Campinas está promovendo no dia 11 de junho, das 14 às 19 horas mais um abençoado encontro de edificação para casais de nossas igrejas. O evento será na Igreja Presbiteriana de Campinas, Rua General Osório, 619, Centro. O preletor será o reverendo Adão Carlos Nascimento autor de vários livros, entre eles Oficina de Casamentos. Interessados em participar podem procurar os irmãos Márcio e Solange Malerbi.



 

EM ABRIL CELEBRAMOS A REDENÇÃO E A RESSURREIÇÃO

 

Celebramos neste mês os eventos mais importantes da fé cristã. Tais eventos são caracterizados pelas três festas judaicas da Páscoa, dos Pães Asmos e das Primícias. Foi nesta época, que há cerca de dois mil anos, o Senhor Jesus entregou-se como “o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”, morrendo na cruz e ressuscitando ao terceiro dia. Agende a sua presença e participação nas celebrações especiais que teremos: dia 21, às 20h, culto especial com elementos da Páscoa Judaica; dia 22, às 10h, Culto da Paixão com participação especial do Coral de nossa igreja; dia 24, às 8h, café da manhã comunitário, às 10h, escola dominical em classe conjunta e às 19h culto festivo da vitória sobre a morte.



 

VISITAS QUE TRAZEM BOAS NOTÍCIAS

 

Os pastores Fernando, Gilson, Carlos Magno e Durval estão à disposição dos irmãos para visitar pessoas com o objetivo de compartilhar as boas notícias que Jesus Cristo traz aos que lhe ouvem. Pense em alguém de sua convivência que queira conversar sobre o evangelho e fale com um dos pastores para agendar a visita.



 

CONGREGAÇÃO DO CAMBUÍ – RELATÓRIO MENSAL

 

Como esse é o primeiro relatório resolvi incluir todos os dados que tinha, mas nos próximos meses serão apenas os dados referentes ao mês anterior. Agradeço a todos os irmãos pelas orações e apoio. No gráfico, do sexto encontro em diante passamos a reunir no Hotel Tryp Campinas. A partir deste domingo (03/04), e até o final de julho deste ano, estaremos nos reunindo no Hotel Vitória Cambuí Residence, pois teremos mais espaço e exclusividade aos domingos (Rua Major Sólon, 535 – em frente ao Carrefour Bairro).



 

ENCONTRO DO MMI

 

O Ministério da Melhor Idade convida a todos para os seu 97º Encontro, que irá se realizar no dia 29.04, às 15 horas, aqui na IPJG.



 

  ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 

 

Os membros da IPJG estão convocados a se reunirem em Assembléia Geral Ordinária hoje, logo após o culto vespertino, para deliberarem sobre a seguinte pauta: a. Eleger secretário de atas da assembléia; b. Tomar conhecimento dos relatórios de atividades das sociedades internas e dos ministérios da igreja no ano de 2010; c. Tomar conhecimento do orçamento da igreja para o ano em curso e d. Eleger comissão de exame de livros da tesouraria.



 

PARA SER MEMBRO DA IGREJA

 

Continuamos hoje, às 10h15, um curso de preparação para quem desejar se tornar membro da Igreja pelo Batismo e pela Pública Profissão de Fé. Fazemos isto em obediência ao Senhor da Igreja, que nos diz: “Deus me deu todo o poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos... Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo. Porque nós cremos com o coração e somos aceitos por Deus; falamos com a boca e assim somos salvos” (Mateus 28.18-20 e Romanos 10.9,10).



 

A FAMÍLIA GUANABARINA CRESCE

 

 É com alegria que comunicamos que o conselho da IPJG, reunido no último dia 22, deliberou a recepção dos estimados irmãos José Newton Zaia Júnior, Jaqueline Pierini Zaia, Ana Paula Zaia, Isabela Carolina Zaia e Michele Zaia, vindos da Igreja Presbiteriana de Novo Campos Elíseos.



 

FRALDAS NO VARAL

 

Nasceu no dia 28.03, VINÍCIUS BOEIRA ARANA, com 3,260 kg e medindo 50 cm. Ele é filho dos nossos irmãos ADRIANA DA CUNHA B. ARANA E MARCELO L. GONÇALVES ARANA. Parabenizamos ao casal e a nossa oração é para que Deus continue a abençoar esta família.



 

ADOLESCENTES IPJG

 

Os adolescentes da IPJG têm seu encontro todas às sextas feiras as 19h30. Nesse tempo buscamos a Deus em oração, meditamos em sua Palavra, investimos nossa energia naquilo que pode nos fazer alçar vôos mais altos! Nossos desafios são diferentes, inovadores, fazemos parte de uma nova geração de discípulos de Jesus. Se você tem de 12 até 17 anos e ainda não faz parte dessa galera está perdendo a oportunidade de viver cercado de amigos de verdade e sentir um pouco mais do amor de Deus, participe! Para mais informações: Pastor Durval – 3241.8533 / 4141.9796 / 8281.7246.



 

JOVENS IPJG

 

Faculdade, carreira, namoro, casamento, família, amigos... Quanta coisa aparece em nossa vida, e tudo muito intenso! Na verdade somos jovens, intensidade faz parte de nossas vidas. O grande desafio é manter o foco. Como conciliar tudo isso sem perder minha noção da aliança e compromisso com Deus? Como viver uma vida cristã autentica num mundo pós-moderno em constante transformação? Como fazer a conexão de todas as áreas da minha vida com o Reino de Deus? Venha descobrir, tem um lugar especial, pra você que é jovem, no coração de Deus e aqui entre nós. Culto Jovem todo segundo sábado do mês e programações todos os sábados. Para mais informações: Pastor Durval – 3241.8533 / 4141.9796 / 8281.7246. “A beleza dos jovens está na sua força...” Provérbios 20.29



 

JUSTIFICAÇÃO

 

“ Os homens, pois, só serão bem-aventurados depois que forem gratuitamente reconciliados com Deus e reputados por ele como justos.”



João Calvino”

 


 

 


 

NOSSOS MISSIONÁRIOS - OFERTA MENSAL

 

Carlos e Rosa Del Pino (Madrid) R$ 378,82



Elieser G. Camargo (Norte da África) R$ 378,16

Milton Camargo (Roraima) R$ 256,03

Ronalda L. Garcez (Senegal) R$ 378,33

Sílvia e Laura Octaviano (África do Sul) R$ 612,44

 

INSTITUIÇÕES QUE APOIAMOS -

OFERTA MENSAL

 
Casa dos Menores R$ 126,00

Gideões R$ 126,00

Serviço Social Nova Jerusalém R$ 273,00

 
 

 

AGENDA DE ORAÇÃO

 
Dediquem-se à oração, estejam alertas e sejam agradecidos.” (Colossenses 4.2)

 

Pastores, presbíteros, diáconos e líderes dos ministérios e departamentos internos. Corais e conjuntos musicais. Escola Dominical. Programas e projetos da IPJG em 2011.



 

 


 

SAÚDE

 

O Senhor o susterá em seu leito de enfermidade, e da doença o restaurará”. (Salmo 41.3)


ADDY ALVIM PINTO (em recuperação de enfarto); BRENDA HESS (câncer); CELINA (sobrinha da Cínthia); CIDA (mãe da Silvia Coelho);ESTEVAM ZANETTI (pai da Janeth - hospitalizado); GENEROSO DE GENNARO; HUGO RODRIGUES (5 anos - tratamento oncológico); IRACEMA DE GENNARO (recuperação); JOÃO TOZZO (irmão da Izabel Cristina); JORGE FERES (pai da Glória Battaglin); LAYR VALIM; MARIA JOSÉ BREDDA (mãe do Jorge - UTI); MARIA LUIZA BROCHADO DE ALMEIDA (Alzheimer); MIRIAM DE S. RODRIGUES (irmã do Sérgio Rodrigues); MIRIAM FERNANDES DE SOUZA (tratamento oncológico); NILTON MENEGAÇO (acidente); OLIVEIROS VALIM; PAULA BACK (sobrinha da Nilton Menegaço - acidente); REGINA DE GENNARO; SÁTILA PIRES DO AMARAL; SÉRGIO ALVES (irmão da Rosaly - tratamento oncológico); SOPHIA FIGO; THIRZA MALERBI (depressão); ZULMIRA BRISOLA; NADIR BARROS FERREIRA; (Tratamento de saúde– Hepatite); BERNARDA FIUJII (Recuperação da cirurgia); THEREZINHA VERAS DA SILVA (cunhada Marta Delgado); NENA NATÁLIA ( sobrinha Marta Delgado); ANA PAULA (Amiga Rosaly - (Tratamento de hipertensão); CELTA ZANON DE ALMEIDA (Tratamento).

 

 



 

 

 



OUTROS MOTIVOS

 

CATHARINA B. MORALES (cunhada da Cristiane Souza - viúva do Neiber); CLEIBER VIEIRA E NEIVA DE MELLO VIEIRA (pais da Cristiane Souza - amparo pela perda do filho Neiber);FAMÍLIA ASTOF (conhecidos das netas da Rachel Cantadori - amparo pela perda do filho Michel - 23 anos); FAMÍLIA KAAM; INSTITUIÇÕES QUE APOIAMOS; NOSSOS MISSIONÁRIOS; OS DEPARTAMENTOS E MINISTÉRIOS; PROGRAMAS DE NOSSA IGREJA;



 

 

    






GRUPOS DE ESTUDO E ORAÇÃO
Grupo AlphaVida - Ás quartas feiras, das 20h30 até as 21h30, na sala da lareira do salão de festas do clube Allphaville.

 

Grupo Quinzenal - Próximo sábado, dia 09.04, na casa dos irmãos Romeu e Lúcia, às 19 horas.

 

Grupo Euloguia - Sábado, às 19 horas. Informações com Ronaldo ou Lilian Mazi:3233.6289

 

ADOLESCENTES - Sexta-feira, às 19h30, na igreja.

 

JOVENS - JJ/JP - Maiores informações com Rev. Durval pelo telefone 3241.8533.

 

Grupo SAF - Reunião de Oração nesta terça-feira, 29.03, às 15 horas.

 

Grupo Cambuí - Quarta, às 20 horas. Maiores Informações com Rev. Gilson pelo telefone 3241.8533.

 

Grupo Gramado - Quinta, às 20h30. Maiores informações com Rev. Gilson pelo telefone 3241.8533.

 

 

ENCONTRO DE ESTUDO E ORAÇÃO DA IPJG Quarta-feira, às 20 horas, no templo da IPJG. O Tema dos nossos encontros será “Experiências de Oração”, permitindo-nos aprender a orar com Abraão, Moisés, Gideão, Ana, a mãe de Samuel, Salomão, Cornélio, Pedro, Paulo e as Igrejas de Jerusalém e Antioquia. Agende e participe!



 

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

 

 



 03/04

 

CLAUDIA D. DA R. BENEVENUTO -



EDUARDO ANDRE DE ANGELO -

GABRIEL CHRISTOFOLETTI BRISOLA -



04/04

 

CAROLINE YONG JU CHO -



PAULO LANE -

06/04

 

LEILA CURI PAIVA CANTUSIO -



 

07/04

 

LETICIA EMERICK CANTADORI -



MARCELO KUYUMJIAN -

MIGUEL SANTUCCI ROCHA -



08/04

 

MOZART A. LANGBECK -



09/04

 

ENID GARCIA ZAGHI -



THIMOTEO LINS RODRIGUES -

 


 

 


CONGREGAÇÕES
Jd Eulina - Pastor Carlos Magno

Rua Guido Segálio, 863


Vila Nogueira - Sem.: Márcio Ambrosim, Alexssandro Lafaiete

Rua Emílio Lang, 364.


Cambuí – Rev. Gilson Quelhas

Rua Severo Penteado, 140, Hotel Tryp.

 ESCALA E PLANTÕES:

 

DIACONAL

 

03/04: CM - Rafael (1)/Lori (2)

CV - Thim (1)/Josafá (2)

Dízimos: Júnior (3) /Ronaldo (4)
10/04: CM - Ronaldo(1)Ceia /José Jorge (2)

CV - Josafá (1) /Rafael (2)

Dízimos: José Jorge (3)/Nelson (4)

 

ORGANISTAS


03/04: CM - Sonia

CV - Norberto
10/04: CM - Elizabeth

CV - Romeu


SOM / IMAGEM

 

03/04: CM - Rogério



CV - Davi Valim
10/04: CM - Paulo Deuber e Rogério

CV - Iberê

 

PASTOR TITULAR


Rev. Fernando Teixeira Arantes

fernando@ipjg.org.br

 

PASTORES AUXILIARES

 

Rev. Gilson Quelhas



gilson@ipjg.org.br
Rev. Durval Bertho Neto

duurva@gmail.com


Rev. Carlos Magno

magnoandressa@yahoo.com.br


PASTOR COLABORADOR

FRATERNO

 

Rev. Besaliel Fausto Botelho



besaliel@ipjg.org.br
PRESBÍTEROS

Cícero Martins

Fábio Menezes

Geraldo Valim

Hugo Mendes

Iberê Arco e Flexa

Jared Silva

Márcio Malerbi

Oliveiros Valim Filho

Paulo Ferraz

Paulo Lane

Sérgio Battaglin



DIÁCONOS

Geraldo G. Delgado Neto

Jorge Bredda

Josafá José de Oliveira

José Jorge Ribeiro da Silva

Lourivaldo de Gennaro

Nelson Campos

Rafael Battaglin

Reinaldo Martins

Romeu Benatti

Ronaldo Mazi

Thimóteo Lins Rodrigues

Wilson Lopes Júnior

TESOURARIA

Hugo Mendes Sobrinho

humsobrinho@yahoo.com.br

LEITURA BÍBLICA SEMANAL

A EXPERIÊNCIA DA ORAÇÃO EM:

 

 Segunda: Mateus 4.1-11 – A tentação de Jesus



Terça: Mateus 4.12-25 – Acontecimentos marcantes na Galiléia

Quarta: Mateus 12 –  Jesus é o Senhor da vida

Quinta: Mateus 13 – Jesus ensina por parábolas

Sexta: Mateus 14 – Jesus é o Senhor da natureza

Sábado: Mateus 16 – Jesus é o Deus que redime pecadores

 
 
 





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal