Principalmente



Baixar 11.18 Mb.
Página1/70
Encontro05.01.2018
Tamanho11.18 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   70



A SABEDORIA DOS LAMAS é, sem dúvida, um título adequado para este livro fascinante. Trata-se, principalmente, de um Dicionário de Ocultismo, e o Dr. Rampa recorreu a seu grande conhecimento e experiência para explicar completamente e de modo muito compreensível muitos dos mistérios do mundo oculto.
Após o dicionário encontram-se quatro suplementos: sobre Respiração, Pedras, Gêneros Alimentícios e Exercícios.
De início, o Dr. Rampa pretendia intitular este livro "Apenas Uma Palavrinha". Seus editores acharam, no entanto, que esse era um título por demais modesto para um livro que continha tantas informações inestimáveis.


T. LOBSANG RAMPA
A SABEDORIA DOS LAMAS


A Dama Kuei,

Que me ensinou Muitas Palavras

Na língua dos gatos siameses e que sempre me incentivou!


SUMÁRIO

De A a Z 012

Respiração (Suplemento A) 151

Pedras (Suplemento B) 161

As Coisas Que Comemos (Suplemento C) 169

Orientação Para Exercícios (Suplemento D) 181

O QUE É ESTE LIVRO


Palavras.

É bem grande o número de pessoas que gosta de palavras altissonantes.

É bem grande o número de pessoas que confunde tudo, dedicando-se a essas Grandes



Eu gosto de palavras simples, pequenas. É muito mais fácil dizer o que queremos, com palavras pequenas. Afinal de contas, se vamos ler um livro em inglês ou espanhol, de modo normal não precisamos de sânscrito ou hindustani ou chinês.

Ainda assim, quem goste de Grandes Palavras.

Aqui apresento uma tentativa sincera no sentido de dar-lhe um Dicionário de certas palavras e examinar com alguns detalhes os significados das mesmas. Em alguns exemplos, o significado poderia muitíssimo bem constituir uma monografia.
Monografia? MONOGRAFIA? O que é uma monografia? Ê um ensaio curto sobre um tema.
Mas vamos prosseguir com nosso pequeno Dicionário, porque é nisto que você se acha interessado. Achei que, antes de iniciá-lo, devia dizer apenas algumas palavras.
Vamos iniciar com a letra A. Não consigo pensar em qualquer outra que venha antes, de modo que a primeira palavra é A.
11

A

ABHINIVESHA: Indica um caráter possessório restrito ao amor da vida na Terra. É uma ligação às coisas da vida e um medo à morte, devido à perda de posses que a mesma acarretará. Os avaros amam seu dinheiro e receiam a morte porque esta os separará dele. Aos que sofram desse mal, direi que ninguém ainda conseguiu levar um vintém para a vida seguinte!
ABSTINÊNCIAS: Temos de abster-nos, ou deixar de fazer certas coisas, se desejarmos

progredir na estrada para a espiritualidade. Temos de conter-nos ou abster-nos de prejudicar ou ferir o próximo; devemos abster-nos de mentir. O roubo devemos evitar o roubo, porque ele modifica o saldo material de outrem, se roubarmos alguma coisa. A sensualidade? Trata-se de uma forma impura de sexo e, enquanto o sexo puro pode elevar a pessoa, a sensualidade pode arruinar a criatura, tanto espiritual quanto financeiramente.
A ganância é coisa da qual não devíamos ser culpados. A humanidade recebe dinheiro ou dons a fim de que possamos ajudar o próximo. Se formos gananciosos e nos recusarmos a ajudar, em caso de necessidade genuína, podemos ter a certeza de que a ajuda também nos será negada, quando necessitarmos dela.
Quem conseguir honrar as Cinco Abstinências não ferir o próximo, não mentir, não roubar, não ceder à sensualidade e não ser ganancioso, nesse caso estará em paz com o mundo, embora daí não se siga que o mundo possa estar em paz com a pessoa.
ACHAMANA: Trata-se de um rito praticado pelos adeptos da hindu. Por este rito o adorador se purifica, pensando em coisas puras, enquanto bebe água em pequenos goles, borrifando-a ao redor de si. De alguns modos, assemelha-se ao borrifo de água durante uma cerimônia cristã. O hindu, tendo feito isso, poderá então retirar-se para um estado pacífico de meditação.
ACHARYA: temos uma palavra para designar o mestre espiritual ou, se assim o preferirem, o guru. Acharya constitui com freqüência um sufixo ao nome de algum mestre religioso reverenciado.
12

ADHARMA: É a falta de virtude, a falta de correção. O pobre sujeito em tal caso provavelmente não faz qualquer das Cinco Abstinências.
AGAMA: Uma Escritura ou, como se chama no Tibete, um Tantra. Pode ser utilizado para indicar qualquer trabalho que prepare alguém em adoração mística ou metafísica.
AGAMI GARMA: É a designação correta do Carma. Significa que os atos físicos e

mentais executados por alguém no corpo afetam suas encarnações futuras. Na Bíblia cristã encontra-se a afirmação de que "colherás o que semeares", o que corresponde a dizer que quem lançar a semente da maldade colherá maldade, mas quem lançar a semente do bem e ajuda aos outros receberá retribuição "mil vezes maior". Assim é o Carma.
AHAMKARA: A mente se divide em diversas partes, e Ahamkara é o tipo de dirigente do tráfego que recebe as impressões dos sentidos e as transforma em fatos que conhecemos e que podemos chamar à mente quando o desejamos.


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9   ...   70


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal