Produção de Moda



Baixar 242.16 Kb.
Página1/3
Encontro27.12.2017
Tamanho242.16 Kb.
  1   2   3

Plano de
Curso




conector reto 53


Produção de Moda

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio


Eixo tecnológico: Produção Cultural e Design
Segmento: Moda



Plano de curso
Técnico em Produção de Moda

Habilitação Profissional Técnica de Nível Médio


Rio de Janeiro, 2016



Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Presidente do Conselho Nacional

Antonio Oliveira Santos



Departamento Nacional

Diretor-geral

Sidney Cunha



Diretora de Educação Profissional

Anna Beatriz Waehneldt



Diretor de Operações Compartilhadas

José Carlos Cirilo



Coordenação geral

Gerência de Desenvolvimento Educacional



Departamento Regional Coordenador do Grupo de Elaboração

Santa Catarina



Departamentos Regionais participantes do Grupo de Elaboração

Ceará, Goiás, Minas Gerais, Piauí, Rio Grande do Sul e São Paulo



Coordenação Editorial

Assessoria de Comunicação

Dados de catalogação na publicação


SENAC. DN. Plano de curso: produção de moda: habilitação profissional técnica de nível médio. Rio de Janeiro, 2016. 31 p. Eixo tecnológico: Produção Cultural e Design. Segmento: Moda. Inclui bibliografia.

PLANO DE CURSO; TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA; SENAC

PLANO DE CURSO; TÉCNICO EM PRODUÇÃO DE MODA; SENAC.

Ficha elaborada de acordo com as normas do Sics – Sistema de Informação e Conhecimento do Senac

Senac – Departamento Nacional

Av. Ayrton Senna, 5.555 – Barra da Tijuca

Rio de Janeiro – RJ – Brasil

CEP 22775-004



www.senac.br

Distribuição gratuita




retângulo 298


1.




Identificação do curso

Título do curso: Técnico em Produção de Moda

Eixo tecnológico: Produção Cultural e Design

Segmento: Moda

Carga horária: 800 horas

Código DN:1688

2.




Requisitos e formas de acesso1



Requisitos de acesso

  • Idade mínima: 16 anos completos.

  • Escolaridade: estar cursando o 2.º ano do Ensino Médio.


Documentos exigidos para matrícula

  • Documento de identidade

  • CPF

  • Comprovante de escolaridade

  • Comprovante de residência

Quando a oferta deste curso ocorrer por meio de parceria, convênio ou acordo de cooperação com outras instituições, deverão ser incluídas neste item as especificações, caso existam. No caso de menor de idade, o mesmo deverá vir acompanhado de responsável portando os documentos RG e CPF.

3.




Justificativa e objetivos

As atividades vinculadas ao mundo da moda têm lugar de destaque no cenário social e econômico nacional. Dados da Agenda de Prioridades (2015 a 2018) da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit)2 dizem que o país é o quarto maior produtor mundial de vestuário e contrata mais de 1,7 milhão de brasileiros, dos quais 75% são mulheres. Diante desse quadro, o setor está entre os dois maiores empregadores da indústria de transformação e grande incentivador do primeiro emprego.

É um mercado no qual não há espaço para o improviso, que está em constante evolução tecnológica, e aposta no desenvolvimento e na personalização de produtos, assim como na interatividade com o consumidor. Por isso mesmo, há uma popularização da informação de moda e um aumento do interesse público sobre o tema, justificando investimentos em desfiles e demais eventos, assim como em campanhas publicitárias e materiais informativos nos quais o produtor de moda exerce um papel fundamental ao conectar o trabalho dos demais envolvidos no processo, atuando tanto na elaboração como na execução de ações de promoção de produtos e marcas. Em virtude dessa expansão, há um impacto no Varejo de Moda e amplia-se a necessidade de melhoria do atendimento físico e virtual dos clientes, além dos aspectos legais da prestação e da contratação de serviços.

A produção de moda, portanto, interpreta os movimentos que permeiam o universo da moda, fornecendo imagens como importantes indicadores para uma leitura sob os mais diversos pontos de vista sociológicos e mercadológicos. Também influencia tendências de vestuário, acessórios, beleza e comportamento, principalmente com o surgimento de novas revistas, sites, e-commerces e blogs especializados. O Produtor de Moda é capacitado para atuar em todas essas áreas por apresentar um perfil dinâmico, criativo e organizacional. Diante disso, o curso Técnico em Produção de Moda justifica-se pela necessidade constante de formação de pessoas com conhecimentos técnicos específicos, capazes de atender às empresas e aos consumidores cada vez mais exigentes, contribuindo para geração de empregos e melhor renda no Setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Objetivo geral

Formar profissionais com competências para atuar e intervir em seu campo de trabalho, com foco em resultados.



Objetivos específicos

  • Promover o desenvolvimento do aluno por meio de ações que articulem e mobilizem conhecimentos, habilidades, valores e atitudes de forma potencialmente criativa e que estimule o aprimoramento contínuo.

  • Estimular, por meio de situações de aprendizagens, atitudes empreendedoras, sustentáveis e colaborativas nos alunos.

  • Articular as competências do perfil profissional com projetos integradores e outras atividades laborais que estimulem a visão crítica e a tomada de decisão para resolução de problemas.

  • Promover avaliação processual e formativa com base em indicadores das competências, que possibilitem a todos os envolvidos no processo educativo a verificação da aprendizagem.

  • Incentivar a pesquisa como princípio pedagógico e para consolidação do domínio técnico-científico, utilizando recursos didáticos e bibliográficos.



4.




Perfil profissional de conclusão

O Técnico em Produção de Moda é o responsável pela execução da produção de moda. Trabalha em parceria ou sob a supervisão de estilistas, stylists, publicitários, editores ou diretores de arte e de moda, como também estabelece relação direta entre produto e consumidor na produção de exposições, desfiles, vídeos, fotografias, figurinos, entre outros meios de comunicação.

Esse profissional pesquisa tendências que influenciam a moda para construção de uma identidade visual, por meio de expressões artísticas e socioculturais em áreas como Design, Beleza, Cinema, Teatro, Música, Literatura, Arquitetura etc. Também contribui na definição da imagem de moda ao realizar a construção dessa imagem, elabora a composição de looks e propõe estratégias de produção. Realiza projetos e ações promocionais de produtos e marcas de moda em meio físico e/ou digital. Executa e sugere, ainda, ações com base no visual merchandising ligadas à exposição de produtos de forma a estimular o consumo e o fortalecimento da marca.

Atua principalmente em estabelecimentos comerciais, agências de publicidade, de eventos, ateliês, editoras de revistas, jornais e emissoras de televisão. Também pode promover ações em sites, e-commerce, blogs e redes sociais. Desempenha as suas atividades por meio da prestação de serviços autônomos, de consultoria, temporários ou contrato efetivo.

O profissional habilitado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é “criar”, e pertence ao segmento Moda.

Competências


  • Pesquisar tendências de moda, expressões artísticas e socioculturais.

  • Catalogar informações da produção da moda nos cenários internacional, nacional e regional.

  • Elaborar projeto de construção da imagem de moda.

  • Orientar para o consumo de imagem de moda.

  • Elaborar a composição de looks para diferentes produções.

  • Executar projeto de imagem de moda.

  • Propor ações de organização e exposição de produtos e marcas.

  • Executar ações de promoção de produtos e marcas.

  • Executar produção de moda em eventos.

Qualificação Profissional em Assistente em Pesquisa e Criação de Imagem de Moda

O Assistente em Pesquisa e Criação de Imagem de Moda realiza pesquisas de conceitos estéticos da história, cultura e artes e contribui na concepção da imagem de moda para exposição, desfile, catálogo, lookbook, editorial, publicidade e vídeo, entre outros meios de comunicação. Trabalha em parceria ou sob a supervisão de estilistas, stylists, publicitários, editores ou diretores de arte e de moda.

Coleta, seleciona e cataloga informações a partir das demandas mercadológicas e tendências de comportamento que influenciam na produção de moda, assim como contribui na definição da imagem de moda ao elaborar projetos de construção dessa imagem. Atua principalmente em agências de publicidade, revistas, jornais, confecções e e-commerce, por meio de prestação de serviços autônomos, de consultoria, temporários ou contrato efetivo.

O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é “criar”, e pertence ao segmento Moda.

Competências


  • Pesquisar tendências de moda, expressões artísticas e socioculturais.

  • Catalogar informações da produção de moda nos cenários internacional, nacional e regional.

  • Elaborar projeto de construção da imagem de moda.

  • Orientar para o consumo de imagem de moda.

Qualificação Profissional em Assistente em Produção para Editoriais e Publicidade

O Assistente em Produção para Editoriais e Publicidade executa o projeto de imagem de moda com o stylist e profissionais de Fotografia, Cenografia, Iluminação, Beleza, Sonoplastia, Direção Criativa, Agências de Modelos e Design (de Moda e Gráfico).

Pesquisa produtos e local para execução, além de realizar o processo de trâmite dos produtos entre fornecedor, assessoria, marca e demais agentes envolvidos na produção. Cuida da integridade dos produtos durante o trabalho e depois da produção, além de auxiliar na administração da produção executiva.

Atua diretamente com equipes relacionadas à divulgação e comunicação de moda, principalmente de agências de publicidade, produtoras de evento, revistas, jornais, confecções e e-commerce, por meio de prestação de serviços autônomos, de consultoria, temporários ou contrato efetivo.

O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sobre sua capacidade de transformação da sociedade.

A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é “criar”, e pertence ao segmento Moda.



Competências

  • Elaborar a composição de looks para diferentes produções.

  • Executar projeto de imagem de moda.

Qualificação Profissional em Assistente de Produção de Moda para Visual Merchandising

O Assistente de Produção de Moda para Visual Merchandising auxilia no planejamento, na coordenação e na execução da exibição de produtos e marcas de moda em ambientes de vendas, de acordo com os princípios de Marketing e as técnicas do visual merchandising. Trabalha em parceria com profissionais como: visual merchandiser, vitrinista, designer de interiores, proprietários de lojas e gerente de varejo e profissionais de marketing.

Atua principalmente em estabelecimentos comerciais, como varejo de moda, por meio de prestação de serviços autônomos, de consultoria, temporários ou contrato efetivo.

O profissional qualificado pelo Senac tem como Marcas Formativas: domínio técnico-científico, visão crítica, atitude empreendedora, sustentável e colaborativa, com foco em resultados. Essas marcas reforçam o compromisso da Instituição com a formação integral do ser humano, considerando aspectos relacionados ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania. Essa perspectiva propicia o comprometimento do aluno com a qualidade do trabalho, o desenvolvimento de uma visão ampla e consciente sobre sua atuação profissional e sua capacidade de transformação da sociedade.



A ocupação está situada no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, cuja natureza é “criar”, e pertence ao segmento Moda.

Competências

  • Propor ações de organização e exposição de produtos e marcas.

  • Executar ações de promoção de produtos e marcas.

5.




Organização curricular

O Modelo Pedagógico Senac traz a competência para o ponto central do currículo dos cursos de Habilitação Profissional Técnica, sendo a competência a própria Unidade Curricular (UC).

Unidades Curriculares

Carga horária

UC 13: Projeto Integrador em Produção de Moda (20 horas)

UC 1: Pesquisar tendências de moda, expressões artísticas e socioculturais

72 horas

UC 2: Catalogar informações da produção da moda nos cenários internacional, nacional e regional

72 horas

UC 3: Elaborar projeto de construção da imagem de moda

72 horas

UC 4: Orientar para o consumo de imagem de moda

84 horas

UC 5: Projeto Integrador em Pesquisa e Criação de Imagem de Moda

16 horas

Qualificação Profissional em Assistente em Pesquisa e Criação de Imagem de Moda (316 horas) – composta pelas UC 1, 2, 3, 4 e 5

UC 6: Elaborar a composição de looks para diferentes produções

84 horas

UC 7: Executar projeto de imagem de moda

84 horas

UC 8: Projeto Integrador em Produção para Editoriais e Publicidade

16 horas

Qualificação Profissional em Assistente em Produção para Editoriais e Publicidade (184 horas) – composta pelas UC 6, 7 e 8

UC 9: Propor ações de organização e exposição de produtos e marcas

108 horas

UC 10: Executar ações de promoção de produtos e marcas

60 horas

UC 11: Projeto Integrador em Produção de Moda para Visual Merchandising

16 horas

Qualificação Profissional em Assistente de Produção de Moda para Visual Merchandising (184 horas) – composta pelas UC 9, 10 e 11

UC 12: Executar produção de moda em eventos

96 horas

Carga horária total

800 horas

Pré-requisitos:

As Unidades Curriculares não possuem pré-requisitos e podem ser ofertadas de forma subsequente ou concomitante, segundo disposição de cada Departamento Regional.



Correquisitos

  • A UC 5 Projeto Integrador em Pesquisa e Criação de Imagem de Moda deve ser ofertada simultaneamente às UCs 1, 2, 3 e 4.

  • A UC 8 Projeto Integrador em Produção para Editoriais e Publicidade deve ser ofertada simultaneamente às UCs 6 e 7.

  • A UC 11 Projeto Integrador em Produção de Moda para Visual Merchandising deve ser ofertada simultaneamente às UCs 9 e 10.

  • A UC 13 Projeto Integrador em Produção de Moda deve ser ofertada simultaneamente a todas as UCs.

5.1. Detalhamento das Unidades Curriculares

UC 1: Pesquisar tendências de moda, expressões artísticas e socioculturais

Carga horária: 72 horas



Indicadores

1. Identifica os objetivos, com quem, onde e como a pesquisa de moda será realizada, conforme tema de moda e percepção de comportamento de consumo.

2. Coleta dados referentes à história da arte, da indumentária e da moda no século 20, coerentes com a proposta do tema de moda.

3. Investiga modos e costumes da sociedade a partir das tendências de comportamento e consumo de moda.

4. Seleciona dados relativos aos movimentos do cenário da moda, conforme os objetivos da pesquisa.

5. Relaciona as tendências de moda com a influência de fatos e acontecimentos históricos, artísticos e socioculturais.




Elementos da Competência

Conhecimentos

  • Metodologias, ferramentas e fontes de pesquisa de moda (livros, artigos, periódicos e internet).

  • Conceitos de veste, indumentária e moda.

  • História da arte, da indumentária e da moda e influências diretas do cinema, música, fotografia, artes plásticas, literatura e arquitetura, com ênfase no século 20.

  • Manifestações socioculturais contemporâneas que influenciam diretamente na moda (arte de rua; tribos urbanas; figurino de filmes e novelas; clipes musicais etc.).

  • Fundamentos socioantropológicos da moda: comportamento e relações simbólicas da moda, do consumo, dos movimentos de cultura e contracultura.

  • Formação e disseminação de informação de moda: macro e micro tendências.

  • Recursos visuais: montagem, colagem, digital, fotográfico, customização.

Habilidades

  • Utilizar ferramentas de pesquisa.

  • Consultar tendências em diferentes fontes de pesquisa.

  • Identificar elementos e aspectos da moda nos períodos históricos e socioculturais.

  • Estabelecer relações entre conteúdo histórico e produção contemporânea.

Atitudes/Valores

  • Respeito aos direitos de propriedade intelectual.

  • Comprometimento com o processo e aplicação de pesquisa de moda.

UC 2: Catalogar informações da produção da moda nos cenários internacional, nacional e regional

Carga horária: 72 horas



Indicadores

1. Seleciona e organiza dados relativos às produções de moda, relacionando a influência cultural, histórica e socioeconômica, com base na pesquisa de tendências de comportamento e de consumo.

2. Relaciona as tendências identificadas em eventos, mídias e comportamento de consumo de moda de acordo com o cliente.

3. Seleciona as informações que têm aplicabilidade no trabalho a ser realizado, de acordo com o cenário de abrangência.

4. Elabora apresentação de referências visuais, evidenciando propostas para a criação de imagens de moda, de acordo com o contexto internacional, nacional e regional.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal