Professores – curso de jornalismo



Baixar 220.54 Kb.
Encontro21.01.2018
Tamanho220.54 Kb.


ORIENTADOR

ALUNO

PEÇA


TÍTULO / SINOPSE


ADOLPHO QUEIROZ


FERNANDO T. DE OLIVEIRA AMARAL


LIVRO REPORTAGEM



CENTENÁRIO DA VILA BELMIRO

Palco das maiores emoções do Santos Futebol Clube, a tradicional Vila Belmiro completará 100 anos de atividades, entre histórias e muitos gols de Pelé, Robinho, Neymar e outros ídolos retratados neste trabalho.




RODOLFO GIBERTONI ZAVATI

LIVRO REPORTAGEM



A GRANDE IMPRENSA BRASILEIRA E AS ELEIÇÕES DE 1989

As primeiras eleições presidenciais brasileiras, após a ditadura militar, ensejaram aos jornais um exercício de cobertura. Uma eleição que elegeu pelo voto direto, Fernando Collor como primeiro presidente pós ditadura.




LUCAS FERNANDES MARTINS


LIVRO REPORTAGEM

A LUTA EDUCA

Mantida pela EMBRAER, a Escola Educa, em São José dos Campos, mantém uma pedagógica avançada nos seus cursos de 1º e 2º graus, incentivando práticas participativas e mantendo-a como referência diferenciada.




RODRIGO LIMA BENTIVEGNA



REVISTA

PELÉ

Eleito como o Atleta do Século XX, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, tem sua vida e trajetória como esportista e como empreendedor retratados na revista que leva o seu nome.




ALEXANDRE HUADY



FELIPE AUGUSTO DA SILVA

LIVRO FOTOGRÁFICO

SÃO PAULO, COR E CONCRETO – O PANORAMA ATUAL DA ARTE URBANA NA METRÓPOLE

Proposta de um diálogo da fotografia com a arte urbana das cinco regiões de SP, registrando visualmente os rumos e as novas práticas, estéticas e técnicas desse estilo artístico que ocupa o espaço urbano da cidade.




FERNANDA GUIMARÃES CALDO

LIVRO FOTOGRÁFICO

O BALLET POR TRÁS DAS CORTINAS

O cotidiano, o suor, o trabalho incessante e repetitivo de bailarinas e bailarinos é registrado fotograficamente num livro que apresenta o ballet por um ângulo que poucos estão acostumados a ver.




ANDERSON GURGEL


BRUNO BASTIDA LOPES

GRANDE REPORTAGEM

IMPORTÂNCIA DO ATLETA FALCAO PARA O FUTSAL BRASILEIRO

Apresenta um perfil do jogador Falcão e investiga o papel dele no desenvolvimento e midiatização dessa prática no país.




JULIA CRISTINA CARNEIRO

MONOGRAFIA


CAPRICHO – A MARCA QUE SOBREVIVEU A SUA MATRIZ EM REVISTA IMPRESSA

Investiga a força dessa revista dedicada às jovens mulheres e como se deu o processo de migração da relação com as leitoras do ambiente impresso para produtos multiplataformas.




LEANDRO TELES

GRANDE REPORTAGEM

FUTEBOL – DA PENEIRA AO SUCESSO NA CARREIRA

O trabalho tenta entender o papel do futebol de base, das peneiras e das várzeas na revelação de craques e na retroalimentação da indústria do principal esporte nacional.




RAFAEL BARTOLOZZI PEREZ

LIVRO REPORTAGEM

A TRAJETÓRIA DO SANTOS FC NO CAMPEONATO BRASILEIRO DE 1995

Resgata uma campanha memorável de um dos principais clubes de futebol do mundo e explica o porquê de algumas derrotas serem tão importantes quanto vitórias.







ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


ANDRÉ SANTORO

AMANDA DA SILVEIRA

LIVRO REPORTAGEM



NORDESTE – HISTÓRIAS SOBRE O CONTRAFLUXO NORDESTINO

Livro-reportagem criado a partir do trabalho de abordagem social e financeira acerca da migração dos nordestinos e suas contribuições para a região Centro-Sul, em especial para a cidade de São Paulo.



ANA CLARA DE ANDRADE LEMES

LIVRO REPORTAGEM



ENTREOLHARES – OLHOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Baseado nos conceitos do Jornalismo Literário, o livro retrata a história e o cotidiano de sete personagens moçambicanos, através do olhar sensível de cada um. 



FREDERICO BOLDRIN FERRACIOLLI

MONOGRAFIA


A FRONTEIRA QUE SEPARA A REALIDADE DA FICÇÃO NO JORNALISMO

O trabalho discute conceitos como subjetividade, neutralidade, jornalismo e literatura para entender como se relacionam. E analisa uma edição do caderno Aliás, do jornal O Estado de S. Paulo.




OLIVIA MENDES S. HERVEY COSTA

LIVRO REPORTAGEM



O HAITI É AQUI!

Partindo do ponto de vista da capital paulista, o trabalho investiga as causas e as consequências da imigração haitiana para o Brasil.



RUAM DE OLIVEIRA SILVA

MONOGRAFIA


REPÓRTER – MODELO OU PREDESTINAÇÃO?

Existe um modelo para ser repórter? A monografia discute a questão da vocação jornalística e a influência do ambiente na construção do profissional.



ARNALDO LORENÇATO


FELIPE BUGARIB MELLO

REVISTA


COPÉRNICA – PRODUÇÃO E VENDA DE CERVEJA ARTESANAL EM SÃO PAULO

Com periodicidade mensal, a publicação traz reportagens, perfis e entrevista sobre a bebida fermentada, seus apreciadores e comerciantes na capital paulista.




NATALIE KUPERCHMIT

WEBSÉRIE


FOOD TRUCKS – ALÉM DA COMIDA

Em quatro episódios, a série em vídeo com exibição na internet, retrata o moderno universo da comida de rua motorizada assim como dos food parks na cidade de São Paulo.



CARLOS SANDANO


ANNA BEATRIZ GUNTHER

MONOGRAFIA


COBERTURA DA REVISTA VEJA DO CASAMENTO REAL BRITÂNICO

Análise de textos e capas da revista Veja, que tiveram como pauta a monarquia britânica. A análise utiliza a semiótica russa e análise do discurso para desvendar os sentidos mitológicos presentes nas coberturas.




BEATRIZ LIMA GRESPAN

LIVRO REPORTAGEM



DOCE MORADA – LEMBRANÇAS DE SENHORAS EM UM LAR DE LONGA PERMANÊNCIA

Procura resgatar memórias de senhoras moradoras de um Lar de Longa Permanência, na Zona Leste de São Paulo. O leitor é levado para dentro do Lar das Mãezinhas, onde conhece algumas de suas moradoras.




FERNANDA ALMEIDA DE MIRANDA

MONOGRAFIA


NOVOS VALORES DO JORNALISMO – COBERTURA DOS PROTESTOS DE 2015

Análise da polarização entre a mídia tradicional e a alternativa, na cobertura dos protestos de rua. As coberturas têm sido parciais ou a mídia alternativa traz uma visão mais objetiva dos acontecimentos?




ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


CARLOS SANDANO


JANINE GASPAR MARTINS

MONOGRAFIA


MULTIMÍDIA – UM NOVO JEITO DE CONTAR HISTÓRIAS

Análise das reportagens Snow Fall, do The New York Times, e as quatro primeiras do projeto TAB do portal UOL, que serviram como casos para ilustrar algumas mudanças em curso no jornalismo online.




JOÃO PEDRO BALAKDJIAN BOAVENTURA

MONOGRAFIA


NOVAS PERSPECTIVAS PARA O JORNALISMO DE VIDEOGAME

Estudo a respeito de como o jornalismo especializado em videogame se comporta nas mudanças tecnológicas da produção jornalística e quais são os novos rumos que tal prática pode tomar nesse novo contexto.




DANIEL DE THOMAZ


ANA CAROLINE CAMINHA DE PAIVA

DOCUMENTÁRIO


NO SUBMUNDO DO VERSO

O documentário sobre pessoas com realidades semelhantes às retratadas nas músicas do grupo de rap paulistano Racionais MC's.



CARLA YAMAMOTO PIMENTEL

DOCUMENTÁRIO

TÃO BELA QUANTO AFRODITE – UTOPIA DO CORPO IDEAL

Mostra a relação de quatro mulheres com seus corpos e a beleza corporal idealizada pela mídia. Elas contam como conseguiram desconstruir o estereótipo de que mulheres fora do padrão não são saudáveis.




GIOVANNA BERNARDES PATI

LIVRO REPORTAGEM



OVERVALL – DE MENINA A CAMPEÃ

Livro reportagem retrata os bastidores da preparação física e competições de fisiculturismo a partir de relato autobiográfico de uma campeã brasileira.



GUSTAVO CESAR RODRIGUES

REVISTA

PAIXÃO BRITÂNICA

Grande reportagem criada para ser publicada na revista esportiva Trivela. Aborda a paixão de torcedores brasileiros por times ingleses.




ISABELA DAMASCENO BOLZANI

DOCUMENTÁRIO


TRÁFICO DE DROGAS

Em meio a conceitos pré-formados e ao que se acredita entender sobre dependência química, apresenta o ponto de vista dos usuários, que contam suas histórias, e expõem forças e fraquezas ante a dependência.



RAPHAEL BERGAMINI FERREIRA

DOCUMENTÁRIO


EXPERIÊNCIA ESTUDANTIL NO EXTERIOR

Estudantes contam as mais diversas experiências adquiridas em programas de internacionalização privados e públicos.



TATIANA CARVALHO DA SILVA

DOCUMENTÁRIO


CÂNCER DE MAMA – DO COMEÇO AO RECOMEÇO

O documentário “Câncer de Mama: do começo ao recomeço” retrata a jornada de 6 mulheres vítimas da doença durante o processo de tratamento e cura.



VINÍCIUS FERREIRA GOMES


DOCUMENTÁRIO


HEBE CAMARGO – DO SEU SOFÁ PARA O MUNDO

Conhecida como Madrinha e/ou Rainha da Televisão, Hebe se destacou desde pequena no mundo artístico. Sua história é contada em forma de documentário, mostrando histórias da carreira e da vida pessoal.





ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


DANIEL DE THOMAZ


YASMIN GALLI SMIGELSKAS

DOCUMENTÁRIO


CLASSES SOCIAIS NO RAP

Mostra esse estilo musical manifestado em diferentes classes sociais. Essa é a principal questão que esse trabalho se propõe a abordar, a partir de compositores da periferia e da classe média.



DENISE PAIERO


AMANDA DE SORDI


LIVRO REPORTAGEM



CABECEIRA FEITA DE MAR, ABAJUR FEITO DE LUA – OS NOVOS CAPITÃES DA AREIA

Com base na obra de Jorge Amado, Capitães da Areia, o livro conta a vida de crianças em situação de rua em Salvador (BA), mostrando o cotidiano de três meninos que cresceram no Pelourinho.




ANA LUIZA MOREIRA SIMOES



QUADRINHOS


NOSSAS HISTÓRIAS

Uma história em quadrinhos publicada em um site sobre 03 personagens com paralisia Cerebral. Uma versão dessas pessoas que dificilmente serão encontradas nos veículos de comunicação.


BEATRIZ BRANDÃO RODRIGUES

GRANDE REPORTAGEM



ARCO E REZA – A RETOMADA DE TERRITÓRIO GUARANI KAIOWÁ

Mostra o modo de vida e demandas da etnia guarani-kaiowá, no Mato Grosso do Sul. São abordados temas como novos projetos em tramitação no Congresso, altos índices de suicídio e perda de cultura.



BRUNO CARDOSO DIAS

DOCUMENTÁRIO


MÃES SEM NOME – O LUTO DE MULHERES QUE PERDERAM FILHOS

Mostra a história de 9 mães, de diferentes classes sociais, que perderam seus filhos por suicídio, assassinato, acidente aéreo, de carro e por doenças, revelando memórias, sentimentos e a luta por superação. 




FERNANDA ARAUJO SALATINI


PLANO DE COMUNICAÇÃO

WESLEY DUKE LEE ART INSTITUTE – COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Estratégia de divulgação com atividades de assessoria de imprensa e mídias sociais para o lançamento da instituição de artes, Wesley Duke Lee Art Institute, que visa preservar a memória do artista plástico brasileiro.


GUILHERME SILVA B. DE CAMPOS

MONOGRAFIA


TEMPLO DE SALOMÃO – A RELIGIÃO E A MÍDIA

Trabalho sobre a influência da Igreja Universal do Reino de Deus no jornal O Estado de São Paulo, durante o período de inauguração do Templo de Salomão em São Paulo.




INGRID SCHULZ DE SOUZA

ONLINE


MACKENZIE, MEU CORAÇÃO

Portal de memória para o Mackenzie, criado para defender a força que a memória empresarial pode ter no ambiente corporativo, reforçando positivamente a imagem da instituição.


NATHÁLIA CARDOSO PEREIRA

GRANDE REPORTAGEM



MULHERES EM MOVIMENTO – AS MILITANTES DA OCUPAÇÃO CAROLINA DE JESUS

Acompanha as militantes em movimentos sociais de moradia em SP e seu papel de liderança dentro das ocupações. A convivência entre elas e as famílias que estão instaladas na ocupação e sua organização.




NORMA ODARA FERNANDES DA SILVA

DOCUMENTÁRIO


CANTANTES 

As cantoras Alzíra Espíndola, Cida Moreira, Ná Ozzetti e Juçara Marçal, falam de seus processos criativos, o protagonismo feminino na música, o amor pelo que fazem e memórias como os anos da "Vanguarda Paulista".






ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


DENISE PAIERO



LETÍCIA BUENO DE AZEVEDO

LIVRO REPORTAGEM



MULHERES DO RIO

Conta a vida de quatro moradoras de uma comunidade ribeirinha chamada Prainha, no Pará. Mostra como essas mulheres lidam com as mesmas experiências, mas de maneiras diferentes e muito particulares.

LUÍZA CANÓVA CARICATI F. SILVA

DOCUMENTÁRIO


LEITORES DA VIDA – OS SOBREVIVENTES DO ANALFABETISMO NO BRASIL

Narrativas de sobrevivência de brasileiros adultos que viveram ou ainda vivem diante do analfabetismo. A proposta do filme é nobilitar o papel das pessoas comuns, analfabetas, que quase nunca podem ser ouvidas.




VICTOR HENRIQUE SARTORI DA SILVA

LIVRO REPORTAGEM



RUPTURAS – IDENTIDADES DO MUNDO LÍQUIDO

Retrata histórias de cinco moradores de SP, e como cada um deles, sob a influência da modernidade, representam novas formas de relacionamento, fama, família, moda e novas formações de identidade.

EDSON CAPOANO


CAROLINA BARROS BITTENCOURT

ONLINE



MUÇULMANOS – QUEM SÃO E O QUE PENSAM?

Mostra a opinião de seis muçulmanos sobre assuntos como o Islã, o terrorismo e o preconceito. Além disso, propõe apresentar as questões abordadas para que o leitor se situe e possa tirar suas próprias conclusões.




ELIZANDRA HENGLES DE PAULA

LIVRO

REPORTAGEM



FILHOS DA PERIFERIA

Inspirado na Teoria das Mediações, a obra “Filhos da periferia” retrata com perfis como acontece a formação do jovem dentro da comunidade.



ISABELA GALEOTE

LIVRO

REPORTAGEM



ENCONTROS NO CÁRCERE – O TRABALHO VOLUNTÁRIO NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO 

O livro traz perfis e a atuação de voluntários em presídios de São Paulo. Mostra como isso influencia os internos e quais as maiores dificuldades enfrentadas por eles.




JULIANA BARROS BITTENCOURT

MONOGRAFIA


PRECONCEITO E VISÃO OCIDENTAL NA COBERTURA DA VEJA SOBRE O ESTADO ISLÂMICO

Análise da cobertura da revista Veja sobre o Estado Islâmico. Avalia se a cobertura é tendenciosa, sensacionalista ou preconceituosa com o Islã, religião e cultura.



LUCAS BOECHAT VARGAS LUQUEZ

DOCUMENTÁRIO


CULTIVANDO A SUSTENTABILIDADE

Panorama sobre o modo de organização da ecovila El Nagual, explicando, a partir da opinião de seus moradores, como ela pode ser um modelo de sustentabilidade para a sociedade atual




FERNANDA NARDY


CAROLINE PIROLA DE LIMA

LIVRO REPORTAGEM



A MODA NOS ANOS DOURADOS E A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NO IMAGINÁRIO FEMININO

O trabalho busca analisar a moda enquanto reflexo histórico-contextual da sociedade e entender a contribuição da mídia na construção do imaginário feminino, através da moda, na década de 50.



RAISA SCANDOVIERI


MONOGRAFIA


JORNALISMO CULTURAL, TEATRO E PÚBLICO – ESTUDO DE CASO TEATRO SESI-SP

A importância dos espetáculos teatrais gratuitos na formação de público, e a atuação do teatro como meio de comunicação e ator social, bem como sua relação com o jornalismo cultural impresso e o próprio público.




ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


FERNANDA NARDY


RAÍSSA AUGUSTO FERNANDES

GRANDE REPORTAGEM



BLOGS DE MODA – A INFLUÊNCIA 

Mostra como as blogueiras de moda mudam as dinâmicas da comunicação e o relacionamento com os leitores, influenciam o consumo de seu público e interferem no posicionamento das marcas no mercado.



FRANCISCO PERIAGO



FATIMA C. PETRONIERI DA ROCHA

DOCUMENTÁRIO


LUCIANO DO VALLE E O FUTEBOL FEMININO

A presente pesquisa pretende abordar a importância e contribuição do jornalista esportivo Luciano do Valle para o crescimento do futebol feminino no Brasil.


GUILHERME NIERO

RÁDIO



DA BANCADA À LOCUÇÃO – O JORNAL DA CULTURA PELO RÁDIO

O Jornal da Cultura tenta ser uma exceção à regra do telejornalismo tradicional. O trabalho traz relatos dos envolvidos no processo: os comentaristas e jornalistas que buscam uma forma diferente de tratar a notícia.




LUIZA AMAD LOPES DE OLIVEIRA

RÁDIO


ESTIGMA DA AIDS E AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS POR SOROPOSITIVOS

O rádio como veículo para disseminar informação sobre a Aids por meio de relatos de pessoas com sorologia positiva.




RENAN BRUNELLI PILÃO

DOCUMENTÁRIO


AS CONSEQUÊNCIAS DA FAMA

Três rapazes: Nicolau, Renato e Adriano, são músicos que estão em diferentes momentos da carreira e contam suas experiências e expectativas na busca do mundo da fama.




VERONICA LAMBAIS DE SOUZA

ONLINE


CLOUD - REVISTA DIGITAL DA SKY TV PARA OS ASSINANTES PÓS-PAGO

A revista digital da SKY TV apresenta aos assinantes informações atualizadas a respeito da programação oferecida. Também oferece informações  sobre oportunidades de seus pacotes de produtos.




HUGO HARRIS


ANNE-VALÉRIE HOFMANN

LIVRO REPORTAGEM



CINEMA SEM RÓTULOS – A TRAJETÓRIA DOS CINECLUBES DE SÃO PAULO

Mesclando o tradicional e o literário, o livro fala do histórico cineclubista em SP e no Brasil. Mostra os cineclubes Crisantempo, Phenomena e Fradique, e descreve três perfis de cineclubistas atuantes.




GRAZIELLE FRANCO MIRANDOLA

DOCUMENTÁRIO


FACES DE MELGAÇO – O MENOR IDH DO BRASIL

Sem atenção dos governantes ou da mídia, Melgaço, no interior do Pará, é a cidade de menor IDH do Brasil. As histórias de seus moradores mostram que sua identidade vai muito além dos dados governamentais. 




MARIANA FERREIRA ROSARIO

DOCUMENTÁRIO


DI(R)ETAS – UMA JORNADA ALÉM DA BALANÇA

As experiências pessoais de cinco mulheres que perderam peso. A produção aborda os efeitos físicos e psicológicos pelos quais as personagens passaram ao tentar mudar sua imagem. 



MARIANA MENEZES SANTOS

DOCUMENTÁRIO


MULHERES DA ERA DO TINDER – O CARDÁPIO DOS AFETOS

O uso de aplicativos como o Tinder tornou banal e líquido o nascimento dos laços afetivos, por outro lado, permitiu que as mulheres se dotassem de uma autonomia de escolha nunca antes alcançada.







ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


HUGO HARRIS


TALITA CAMBLER DE OLIVEIRA

DOCUMENTÁRIO


ADAGIO – FESTIVAL DE DANÇA DE JOINVILLE

A importância do Festival de Dança de Joinville no cenário da dança atual no Brasil. O trabalho mostra a preparação e concentração de duas companhias de Dança de São Paulo antes e durante o Festival de Dança.




THIAGO SOUZA ALVES

DOCUMENTÁRIO


TRENS DE CARGA – A VIDA PELOS TRILHOS

Em um mundo invisível aos olhos da sociedade, os conservadores de via são os operários responsáveis por toda a manutenção dos trilhos dos trens de carga na cidade de Itapecerica da Serra em São Paulo.



ISABEL ORESTES



LUIZA ZAMBRANA PINTO DA SILVA

LIVRO REPORTAGEM



OBRA SEM TÍTULO

Mostra o processo de criação da artista plástica Nazareh Pacheco. O trabalho busca conhecer motivações pessoais e referências estéticas e culturais que resultam em obras com materiais cortantes e perfurantes.




JOSÉ ALVES TRIGO


ALYSSA SALDANHA LIMA

REVISTA


A MODA MUITO ALÉM DA ROUPA

A moda é uma forma de comunicação não verbal que sempre esteve presente nas nossas vidas. E é a mídia a principal intermediadora na forma a qual nos relacionamos com ela.




BARBARA OBERG BORRALHO

GUIA JORNALÍSTICO



OS PRIMEIROS PASSOS NA CIDADE – UM GUIA PARA CRIANÇAS EM SÃO PAULO

Roteiro para o público mirim desvendar a cidade de São Paulo. De museus a baladas, reúne diversos estabelecimentos e pontos turísticos que oferecem opções de lazer e espaços adequados para as crianças.




CAROLINA SISSON DE CASTRO

MONOGRAFIA


A INFLUÊNCIA DA REVISTA GLAMOUR NA SOCIEDADE DE CONSUMO

Analisa a influência da revista Glamour sobre as suas leitoras na decisão de compra e mostra como a sociedade de consumo é atingida nas suas decisões quando se refere à moda.




DANIELA B. DA C. BERTONCINI SIMÕES

LIVRO REPORTAGEM



NÃO É APENAS UMA FASE

Utilizando a linguagem do jornalismo literário, conta a história, em perfis, de três pessoas que sofreram preconceito de sua própria família devido à sua homossexualidade.



LAURA DE OLIVEIRA FERNANDES

DOCUMENTÁRIO


A AÇÃO DA ONG TETO RENASCIDOS DA TERRA

Duas famílias de uma comunidade pobre do litoral de SP sonham com a conquista de uma vida melhor. Em meio à luta diária, elas se unem à ONG Teto para realizarem o desejo de terem uma moradia digna.



LUIZ GUILHERME MAGNANE SANFINS

MONOGRAFIA


COBERTURA DA REVISTA VEJA NO SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014

Com a manchete “Eles sabiam de tudo”, a Veja publica, nas eleições de 2014, uma de suas capas mais polêmicas.




MELISSA SANTOS LEITE DE CASTRO

REVISTA


JORNALISMO DE MODA – MUDANÇAS NO DISCURSO DA REVISTA VOGUE BRASIL

Estudo sobre o mercado atual editorial impresso e online da revista Vogue no Brasil e possíveis mudanças no discurso dessa publicação com a chegada da internet.






ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


JOSÉ ALVES TRIGO


MILENA MITSUE NAKATA

ONLINE


RETRATOS PAULISTANOS – QUEM OCUPA SP?

Entre tantas pessoas que passam por eventos culturais, você nem percebe quem está ali, do seu lado. O projeto vai atrás destes personagens e transforma fatos comuns em histórias de vida.



LENIZE VILLAÇA


PRISCILA RAGHI ANNIBALE

REVISTA



DA REPRESÁLIA AO ÊXTASE - A JUVENTUDE ROCK’N’ROLL BRASILEIRA DOS ANOS 80
Aborda a década de 80, com assuntos como protestos políticos nos grandes centros urbanos durante o regime militar e o primeiro Rock in Rio, em 1985, um dos maiores eventos relacionados ao rock.


MANOEL NASCIMENTO


ANNA LAURA WOLF



REVISTA


CONSTRUÇÃO DO JORNALISMO NAS REVISTAS BRASILEIRAS DE TURISMO

O papel e a relevância das revistas de turismo e sua ligação com o jornalismo, numa era em que o turismo nacional vive seu auge. Produção de uma revista focada nos jovens e disponibilizada apenas pela Internet.



GABRIELA CAMPANER PETERSEN

LIVRO REPORTAGEM



DAS FOLHAS DE PAPEL ÀS SALAS DE CINEMA

Mostra a trajetória de cineastas brasileiros desde escrever o roteiro até colocar os filmes nas telas do cinema. Três cineastas contam das dificuldades e facilidades de se fazer cinema hoje em dia no país.




HAICHELIN DUZZIONI



LIVRO FOTOGRÁFICO



CROSSFOUND

O trabalho fotográfico de perfis apresenta quem são os nômades modernos, por meio de retratos registrados em ensaios realizados em São Paulo. 



LETICIA DEL GUINGARO

LIVRO FOTOGRÁFICO



DO CLOSET PRA FORA – VOCÊ É O QUE VOCÊ VESTE

Retrato das mulheres contemporâneas e sua formação de identidade por meio da moda. Mostra a realidade conflitante entre a vida pessoal e profissional das mulheres do século XXI por meio da indumentária.



LUCAS DE MELO SANTOS

REVISTA


PIRITUBA – HISTÓRIA DO BAIRRO

A história do bairro de Pirituba e as mudanças do rural para o urbano. O roteiro gastronômico e de compras. As histórias do bairro e das pessoas que ajudam a alavancar o nome de Pirituba.



MARIANA CATAPANI JARRA

MONOGRAFIA



A INFLUÊNCIA DOS BLOGS NO JORNALISMO DE MODA

Análise da influência dos blogs de jornalismo e moda, que têm um efeito significativo sobre as empresas, marcas e designers, por influenciarem a decisão de compra dos consumidores online.




STEPHANIE VISNIAUSKAS R. CESPEDES


DOCUMENTÁRIO


BIKE NEGÓCIOS – A BICICLETA COMO EMPREENDIMENTO EM SÃO PAULO

Mostra como a bicicleta virou um negócio em São Paulo, a partir das mudanças atuais na infraestrutura da cidade, e como a expansão de ciclovias e ciclofaixas impulsionaram os negócios envolvendo as bikes.




THAÍS SOARES DE LEMOS

LIVRO FOTOGRÁFICO


PORTUGAL

Retrata os principais pontos turísticos que diversas pessoas não conhecem. O livro busca incentivar as pessoas a visitar lugares que muitas vezes ficam fora dos principais roteiros.







ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


MIRTES DE MORAES


LUCIANA MARIA MADEIRA DE ALMEIDA

MONOGRAFIA


SEXISMO NA TV – ANÁLISE DE MÍDIA DO PROGRAMA AMOR & SEXO

O trabalho procura analisar o conteúdo do programa Amor & Sexo, da Rede Globo, e por meio dele perceber como o entretenimento trabalhado pela televisão pode contribuir para o debate e a desconstrução de gêneros.





PAULO RANIERI


ANA FLAVIA MARAN CARRILO

GRANDE REPORTAGEM



BOOKTUBERS – OS LEITORES DA ERA VIRTUAL

A reportagem retrata o universo dos jovens que compartilham suas experiências literárias no Youtube, construindo uma rede participativa entre usuários e a união entre literatura e internet. 



FELIPE GRIGOLI

MONOGRAFIA


JORNALISMO GUIADO POR BASE DE DADOS

A comunicação está em constante movimento, e cabe ao jornalista saber como se posicionar neste "novo mundo". Com o exemplo do americano Nate Silver, podemos vislumbrar novos horizontes.


FERNANDO DE MORAES EVANGELISTA

REVISTA


YOUTUBE – A CONSTRUÇÃO DE UMA MÍDIA ALTERNATIVA E DEMOCRÁTICA

O trabalho consiste em uma revista abordando o tema da rápida expansão do YouTube e da diversidade presente de conteúdos e opiniões que contribuem para a democratização da internet.




JOSÉ RUBENS DE REZENDE NETO

LIVRO REPORTAGEM



REPÚBLICA POPULAR DA NOVELA

O livro mostra que o brasileiro tem uma relação extremamente íntima com as novelas, e até que ponto elas deixam de ser um mero programa para se tornar uma rica fonte de influências reflexivas e comportamentais.



RAFAEL SANTOS

AURORA GOMES IBRI

RÁDIO


ENQUANTO MORAR FOR UM PRIVILÉGIO, OCUPAREMOS – MTST E A GRANDE IMPRENSA

Buscando uma abordagem diferente do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, o trabalho trata de déficit habitacional, importância da moradia, direitos fundamentais e o cotidiano do grupo.




FÁTIMA MARIA DA COSTA LOPES

LIVRO REPORTAGEM



VAZIO – MÃES EM UMA ETERNA BUSCA POR SEUS FILHOS DESAPARECIDOS

Conta histórias de três mães que procuram por seus filhos que desapareceram de maneira enigmática. Retrata a realidade de famílias que buscam por um ente querido, propondo uma reflexão sobre a causa.



JULIANA MENESES SILVA

LIVRO REPORTAGEM



CAMINHOS CRUZADOS – HISTÓRIAS DE AMOR COMPARTILHADO

Narra histórias emocionantes de adotados e adotantes, cada uma com sua particularidade, mas conectadas pelo gesto de amor que é a adoção.



MAYARA NUNES LIMA

LIVRO REPORTAGEM



ESPELHO CEGO – A PRISÃO INDIVIDUAL DOS DISTÚRBIOS ALIMENTARES

Aborda os distúrbios alimentares – anorexia e bulimia – na vida de três meninas diferentes. O livro deseja que o leitor compreenda que não se trata de uma frescura, mas sim de uma doença psicológica e sociocultural.



RAFAEL FIORAVANTI DE ALMEIDA

LIVRO REPORTAGEM



QUESTÃO POLÍTICO-IDEOLÓGICA NA MÚSICA PUNK

Conta sobre o nascimento da música punk e o porquê de sua importância. Mostrar também um pouco da origem do preconceito em relação ao movimento. Uma temática pesada, porém verídica.






ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


ROSANA SCHWARTZ


ANA LUIZA SATIE VOLTOLINI

LIVRO REPORTAGEM



MULHERES BOLIVIANAS EM PRISÃO NO BRASIL

Retrata as histórias de cinco mulheres bolivianas em situação de prisão na Penitenciária Feminina de São Paulo. Apresenta suas histórias de vida e discute a maternidade no cárcere.




CAROLINA SANTOS FERREIRA

MONOGRAFIA


A REPRESENTAÇÃO FEMININA EM “AS CRÔNICAS DE GELO E FOGO”

Análise sobre como foi desenvolvida a representação das mulheres nos livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”, que originaram a série de TV “Game of Thrones”, da HBO.




DEBORAH PONCIANI VOZ ANGELINI

ONLINE


EDUCAÇÃO SEM DEMAGOGIA

O trabalho discute o novo Plano Nacional de Educação, que versa sobre a implantação da discussão de gênero na educação brasileira, verificando a relevância do tema na desconstrução das desigualdades sociais. 




FLÁVIA HIRAKURI


MONOGRAFIA


ANÁLISE DA COBERTURA DOS ROLEZINHOS

Contextualiza, explica e verifica como foi a cobertura dos “rolezinhos”, noticiados pela Folha de S. Paulo, apoiando-se nos aspectos: segregação, Teorias do Jornalismo (Agenda Setting) e Análise do Discurso.



GABRIEL MOTERANI DE SOUZA

LIVRO

REPORTAGEM



TUDO O QUE É SÓLIDO DESMANCHA-SE ONLINE

O livro mostra como o uso constante de plataformas como Facebook, Instagram e Snapchat reconfiguram criativamente o contexto de luta social por visibilidade e adicionam novas possibilidades de fazer-se ouvido.




LUIZA QUEIROZ

LIVRO

REPORTAGEM



DROGA – SUBSTANTIVO FEMININO

Perfis de nove mulheres internadas ou que já passaram pela comunidade terapêutica Mãe da Vida, de Itapeva, interior de SP, com o objetivo de mostrar a relação das mulheres com o uso abusivo de drogas.



SELMA FELERICO


DANIELA ASSUMPÇÃO DADONA

LIVRO

REPORTAGEM



O FUTEBOL TAMBÉM É DELAS

Perfis e crônicas de mulheres que têm envolvimento com o futebol, seja pelo trabalho ou paixão. São 11 histórias diferentes que mostram como o futebol pode aparecer de diversas maneiras na vida de cada pessoa.




VALÉRIA MARTINS


FLÁVIA DE ARAÚJO SAPIENZA



MONOGRAFIA


DE GABI PARA GABI – A IDEOLOGIA DA TV NAS ENTREVISTAS DE MARÍLIA GABRIELA

Análise do poder da TV como meio de comunicação ideológico, a partir dos PGMs de Marília Gabriela, no SBT e GNT. Aborda, também, o discurso da jornalista com os mesmos entrevistados nos dois canais.



VANDERLEI DIAS


ANA LETHICIA MAEZANO

RÁDIO

JORNALISMO” MILITAR NA FOLHA DA TARDE

Investiga a colaboração do Folha da Tarde durante a Ditadura Militar. Conhecido pela sua proximidade com o regime, tinha o apelido de jornal de maior ‘tiragem’, uma ironia à grande presença de ‘tiras’ na redação.




BEATRIZ BREZZAN RODRIGUES


GRANDE REPORTAGEM



VOLEI PARALÍMPICO – UMA HISTÓRIA DE SUPERAÇÃO

Narra a história de quatro atletas da Seleção Feminina Brasileira de Vôlei Adaptado – Gizele, Laiana, Janaína e Nathalie –, que encontraram no esporte paralímpico uma maneira de superar suas limitações físicas.






ORIENTADOR


ALUNO

PEÇA

TÍTULO / SINOPSE


VANDERLEI DIAS


BIANCA PASSERINI OLIVEIRA

GRANDE REPORTAGEM



ALÉM DAS RUAS

Mostra a rotina de algumas garotas de programa de São Paulo. Escrita em primeira pessoa, a reportagem fala sobre o cotidiano das garotas, tanto no trabalho, como junto de suas famílias.




BRUNA BASILIO VALADA

DOCUMENTÁRIO


PLURINAÇÃO BOLÍVIA

Com um olhar particular da autora, que narra a experiência de suas viagens ao país, o trabalho relata as discordâncias políticas e culturais existentes na sociedade boliviana, por meio de relatos da população.




ISABELLA ERBOLATO QUARTERONE

MONOGRAFIA


ESTRATÉGIAS JORNALÍSTICAS NO MKT DA RED BULL

Análise sobre a forma com que a empresa de bebidas energéticas Red Bull utiliza estratégias jornalísticas incorporadas ao seu marketing para fidelizar e atrair cada vez mais os consumidores.



LAURA LOYO

DOCUMENTÁRIO

BATUQUES DA PERIFERIA – DA EDUCAÇÃO AO RESGATE 

Busca a identidade cultural do samba paulistano, por meio de conversas com pesquisadores, compositores e sambistas, que revelam suas opiniões sobre o samba produzido em SP, em especial, na periferia da cidade. 




LETICIA CAMINATTI ROMANO

DOCUMENTÁRIO


IDENTIDADE RUGBY

Discute a identidade do rúgbi universitário no Brasil por meio de relatos dos jogadores do time de Engenharia Mackenzie. Mostra o olhar dos jogadores sobre o esporte, e explica as relações vividas dentro do time.




MARIANA MARCUCCI PARRA

RÁDIO


CHUTEIRAS X SALTO ALTO

Uma série de reportagens em rádio mostra como as mulheres enfrentam preconceitos e dificuldades no ambiente de trabalho no jornalismo esportivo, assim como hoje em dia, esta intolerância vem sendo superada.




PEDRO VINICIUS MOREIRA MIRON



GRANDE REPORTAGEM



FUTSAL – EM BUSCA DE UM SONHO

Quatro rapazes que tentaram ser jogadores de futsal contam suas histórias. Felipe, Luan, biel e o autor da reportagem, falam de suas trajetórias e da busca por um sonho, realizados apenas por dois deles.




Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal