Progama cot741



Baixar 8.1 Kb.
Encontro20.02.2018
Tamanho8.1 Kb.

Progama COT741
Introdução à cristalografia e defeitos cristalinos

Revisão das estruturas cristalinas de Bravais, dos defeitos cristalinos e índices de Miller, materiais nanocristalinos e amorfos.

Conceituação e caracterização de defeitos cristalinos quanto à sua dimensão, distorção elástica provocada na rede cristalina e importância para a deformação plástica (resistência teórica versus resistência prática). Vetor de Burgers, discordâncias aresta, espiral e mista. Observação de defeitos cristalinos.
Movimentação de discordâncias

Planos e sistemas de deslizamento. Relação linha da discordância – vetor de Burgers – deslizamento. Fator de schimid. Deslizamento planar, deslizamento cruzado, escalagem. Barreiras à movimentação de discordâncias.


Discordâncias parciais e Tetraedro de Thompson

Discordâncias totais e parciais. Falha de empilhamento. Cálculo vetorial de uma discordância parcial. Falha de empilhamento x deslizamento cruzado, reação de discordâncias e Tetraedro de Thompson.


Degraus e dobras

Definição de degraus e dobras e sua influência na deformação plástica.


Propriedades elásticas das discordâncias

Cilindro de Volterra.


Geração e multiplicação de discordâncias

Discordâncias geometricamente necessárias, fontes de Frank–Read simples e duplamente apoiadas, fontes de Orowan, interação de discordâncias com outros defeitos cristalinos.


Outros mecanismos de deformação plástica

Maclagem, transformação martensítica e difusão. Conceito de superplasticidade e efeito memória de forma.


O ensaio de tração

Evolução da deformação plástica com o aumento da tensão. Tratamento matemático de um ensaio de tração. Definição de tensão limite de escoamento, limite de resistência à tração, tensão de fratura, alongamento plástico e alongamento elástico.


Arranjo de discordâncias

Evolução do arranjo de discordâncias com a deformação. Estágios de deformação plástica e equações constitutivas.


Resistência mecânica e fadiga

Mecanismos de endurecimento e amolescimento, relaxação de tensões. Fadiga dos materiais metálicos, iniciação de trincas e acúmulo de dano em bandas de deslizamento persistente, intrusões e extrusões.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal