Programa de Iniciação Científica



Baixar 84.14 Kb.
Encontro31.05.2018
Tamanho84.14 Kb.





EDITAL - PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – 2018

INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA – IST

O Diretor Executivo do SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL – CENTRO DE TECNOLOGIA DA INDÚSTRIA QUÍMICA E TÊXTIL- SENAI CETIQT, entidade de ensino criada pelo Decreto-Lei 4.048, de 22 de janeiro de 1942, pessoa jurídica de direito privado, inscrito no CNPJ sob nº: 03.851.105/0001-42, situado na Rua Doutor Manuel Cotrim, nº 195, Riachuelo, Rio de Janeiro/RJ, CEP: 20.961-040, pelo disposto no seu Regimento Interno torna pública através deste edital as normas para preenchimento das vagas para o Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia – 2018, para os alunos dos cursos de Design – Habilitação Moda, Engenharia Química e Tecnologia em Produção de Vestuário do SENAI CETIQT, para fins de atuação junto ao Instituto SENAI de Tecnologia - IST.





  1. OBJETIVO

1.1 O Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia do SENAI CETIQT, em parceria com o IST, tem como objetivo possibilitar aos estudantes dos Cursos de Design – Habilitação Moda, Engenharia Química e Tecnologia em Produção de Vestuário, a oportunidade de treinamento e prática em pesquisa aplicada, permitindo uma maior integração entre ensino, práticas investigativas e extensão, obedecendo às diretrizes previstas tanto no texto constitucional, quanto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/1996).


1.2 O Programa visa despertar a vocação científica e profissional, contribuindo para a formação de talentos entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisas aplicadas orientadas por pesquisadores atuantes e qualificados dos Institutos de Pesquisa do SENAI CETIQT.


  1. INFORMAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - IST




    1. O Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST concederá 8 vagas para os alunos dos cursos de Design – Habilitação Moda, Engenharia Química e Tecnologia em Produção de Vestuário que estão discriminadas no item “3. DAS VAGAS OFERECIDAS”.




    1. O período de vigência do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST será de 09 de abril de 2018 a 29 de março de 2019, totalizando 800h de dedicação.




    1. O aluno poderá se inscrever apenas para um projeto de pesquisa elaborado e definido pelo Orientador do IST.




    1. O Aluno selecionado para participar do programa de Inovação e Tecnologia - IST receberá uma Bolsa de Iniciação Científica no valor de 10 créditos em sua mensalidade, sendo calculados com base no valor da unidade de crédito correspondente ao curso no qual o aluno encontra-se regularmente matriculado durante o período de vigência do Programa.




    1. O aluno participante do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST poderá ter sua participação cancelada pelos seguintes motivos:




  1. Em virtude de sua desistência – pedido do aluno;

  2. Por desempenho acadêmico insuficiente;

  3. Por frequência escolar insatisfatória (no programa de iniciação científica);

  4. Por trancamento de matrícula ou abandono;

  5. Por sanção disciplinar aplicada ao aluno incompatível com o prosseguimento no Programa de Iniciação Científica de Inovação e tecnologia - IST.




  1. DAS VAGAS OFERECIDAS



CURSOS

VAGA

Barra da Tijuca

Riachuelo

Design – Habilitação Moda

-

3

Engenharia Química

-

4

Tecnologia em Produção de Vestuário

-

1

Total

-

8



  1. DOS PROJETOS DISPONÍVEIS E SEUS RESPONSÁVEIS



Área de Conhecimento

Linha de Pesquisa

Nome do Projeto

Orientador IST

VAGAS

Barra da Tijuca

Riachuelo

Engenharia Química

Ensaios de Conforto Térmico e de EPI em Têxteis aplicados na confecção de EPI da Indústria Química

Ensaios de Conforto Térmico e de EPI em Têxteis aplicados na confecção de EPI da Indústria Química

Rodrigo Maracajá




2

Engenharia Química

Ensaios de Resistência a chamas em Têxteis aplicados na confecção de EPI da Indústria Química

Ensaios de Resistência a chamas em Têxteis aplicados na confecção de EPI da Indústria Química”

Rodrigo Maracajá




2

Design – Habilitação Moda

Consultoria em Moda para Indústria 4.0

Consultoria em Moda para Indústria 4.0

Angélica Coelho / Christina Rangel / Stephanie Nunes




1

Design – Habilitação Moda

Consultoria em Moda para Indústria 4.0

Consultoria em Moda para Indústria 4.0

Angélica Coelho / Christina Rangel / Stephanie Nunes




1

Design – Habilitação Moda

Consultoria em Moda para Indústria 4.0

Consultoria em Moda para Indústria 4.0

Angélica Coelho / Christina Rangel / Stephanie Nunes




1

Design – Habilitação Moda ou Tecnologia em Produção de Vestuário

Consultoria em Antropometria

Consultoria em Antropometria

Samuel Raimundo/ Fabiane Fernandes/ Patrícia Dinis




1

SubTotal

-

8

TOTAL

8



  1. ELEGIBILIDADE E CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

5.1 Para participar do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia em parceria com o IST, o aluno deverá necessariamente preencher comprovadamente os seguintes requisitos:




  1. Estar regularmente matriculado em um dos cursos listados no quadro de vagas do SENAI CETIQT.

  2. Ter bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico escolar, com o coeficiente de rendimento acumulado (CR) igual ou superior a 7,0 (sete) durante o curso;

  3. Ter cursado com aproveitamento os cinco primeiros semestres do curso superior à que concorre a vaga;

  4. Não concluir o curso superior no período de vigência do Programa;

  5. Dispor de 20 horas semanais para as atividades do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST, em horário não coincidente com as disciplinas em que esteja matriculado;

  6. Estar cursando no mínimo 10 (dez) créditos no período vigente do programa;

  7. Não estar respondendo inquérito administrativo decorrente da aplicação de penalidades disciplinares (sanções disciplinares) previstas no Regimento da Faculdade SENAI CETIQT;

  8. Fazer o requerimento dentro do prazo estipulado no item 6.1 deste Edital;

5.2 O Especialista/ Consultor Orientador responsável por cada Projeto de pesquisa que será desenvolvido por meio do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia em parceria com o IST deverá atender aos seguintes requisitos mínimos:




  1. Ter vínculo empregatício com o SENAI CETIQT, aceitar a atividade de orientação e dispor de horas suficientes para poder orientar os alunos, no (s) projeto (s) de pesquisa do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia em parceria com o IST.



  1. DA SOLICITAÇÃO DE INSCRIÇÃO



    1. O período de inscrição para Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia em parceria com o IST será do dia 28 de fevereiro de 2018 a 21 de março de 2018 dentro do horário de atendimento da Coordenação de Inovação Educacional.




    1. Para realizar sua inscrição, o aluno deve abrir corretamente sob sua responsabilidade protocolo on-line pelo Sistema de Gestão Escolar em: Solicitações > Protocolos gratuitos > Inovação Educacional – Iniciação Científica.




    1. Após a abertura do protocolo, o aluno deve preencher corretamente sob sua responsabilidade o “Formulário de Inscrição para o Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia – IST”. Este formulário está disponível no site http://senaicetiqt.com/educacao/apoio-ao-aluno/ e na Coordenação de Inovação Educacional. Além disso, este documento será enviado via e-mail aos alunos.



  1. DO PROCESSO SELETIVO




    1. Após a finalização do período de inscrição, todos os “Formulários de Inscrição para o Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST” que foram entregues na Coordenação de Inovação Educacional junto aos protocolos abertos serão analisados tendo como base os pré-requisitos descritos neste Edital no item “5. Elegibilidade e condições de participação”. Não serão aceitos formulários fora do prazo, não assinados ou preenchidos de forma irregular.




    1. A análise realizada pela Coordenação de Inovação Educacional será encaminhada aos Especialistas/ Consultores Orientadores do Instituto SENAI de Tecnologia – IST dos projetos via e-mail institucional.




    1. Os Especialista/ Consultores do Instituto SENAI de Tecnologia – IST entrarão em contato com os alunos agendando uma entrevista com o objetivo de analisar o conhecimento que o aluno possui com relação a linha de pesquisa escolhida.




    1. Após o resultado da entrevista junto a análise das condições de participação e elegibilidade realizada pela Coordenação de Inovação Educacional de cada candidato, os Especialistas/ Consultores do Instituto SENAI de Tecnologia selecionarão os candidatos e enviarão via e-mail o resultado do processo seletivo para a CIE até o dia 04 de abril de 2018.




    1. Os candidatos serão classificados em ordem decrescente dentro do número de vagas ofertadas.




  1. DA DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS




    1. Os resultados deste processo seletivo serão divulgados no dia 05 de abril de 2018 pela Coordenação de Inovação Educacional - CIE, por meio de resposta junto ao protocolo aberto pelo aluno no Sistema de Gestão Escolar e por e-mail. Cabe aos candidatos a inteira responsabilidade de buscar as respectivas informações junto a CIE, assim como acessar seu e-mail, para informar-se a respeito do resultado.




  1. SUBSTITUIÇÃO DO ALUNO PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - IST

9.1 O aluno selecionado para participar do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia em parceria com o IST poderá ser substituído a critério da Instituição de Ensino, levando-se em conforme o caso, os critérios estabelecidos no item 2.5 deste edital.


9.2 O pedido de substituição do aluno participante do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia em parceria com o IST, deve ser encaminhado pelo Especialista/Consultor que será Orientador dos projetos via e-mail endereçado à Coordenação de Inovação Educacional até o dia 09 de maio de 2018.
9.3 A substituição do aluno por outro levará em conta a ordem classificatória do processo seletivo.


  1. COMPROMISSOS DO ALUNO PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - IST




    1. Cumprir todas as exigências decorrentes do plano de trabalho proposto pelo Orientador do IST, com dedicação de 20 horas semanais durante todo o período de vigência do programa;

    2. Empenhar-se para desenvolver o projeto de pesquisa proposto pelo Orientador do IST por meio do plano de atividades com qualidade acadêmica e mérito científico.




    1. Se comprometer, ao término do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST, na elaboração de um Relatório de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST pautado nas atividades desenvolvidas, conforme modelo no site http://senaicetiqt.com/educacao/apoio-ao-aluno/ ou na Coordenação de Inovação Educacional.




    1. O relatório deverá necessariamente conter a assinatura do Orientador do IST e do Professor Coordenador do curso e deverá, posteriormente, ser entregue na Coordenação de Inovação Educacional até o dia 05/04/19, com abertura de protocolo online a ser encaminhado a Coordenação de Inovação Educacional, que solicitará o arquivamento do relatório na pasta do aluno.




    1. O relatório aludido no item 10.3 poderá ser refeito pelo aluno e novamente analisado pelo Orientador do IST, conforme a necessidade, desde que respeitado o prazo final de entrega.




    1. Não serão aceitos Relatórios de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia com dados incorretos ou incompletos, sem assinatura do aluno, ou do Orientador do IST e do Professor Coordenador do Curso.



  1. COMPROMISSO DO ORIENTADOR DO IST PARTICIPANTE DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTIFICA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - IST




    1. O Orientador do IST é responsável por estruturar o Programa de Atividades que o aluno desenvolverá durante o Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST.




    1. Ele é responsável por orientar o aluno, tirar suas dúvidas, indicar as melhores práticas e meios que auxiliem o aluno em suas pesquisas, tornando-se assim mediador dos conhecimentos e das aprendizagens dos educandos.




    1. É responsabilidade do Orientador do IST anotar e observar a frequência acadêmica do aluno durante o Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST e informar a Coordenação de Inovação Educacional as faltas recorrentes dos alunos, assim como o baixo desempenho nas atividades previstas no Programa.




    1. Ao final do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST, o Orientador do IST deve analisar o Relatório de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST elaborado pelo aluno, validar o documento e assinar o mesmo.


12. DA BOLSA (desconto) - Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST


    1. A bolsa do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia, em parceria com o IST, terá o valor de 10 créditos, sendo calculado com base no valor da unidade de crédito correspondente ao curso que o aluno estiver regularmente matriculado;




    1. Os valores das bolsas referentes ao período de vigência do programa, citado no item 2.2, deste Edital, serão pagos em 10 (dez) cotas, por meio de concessão de desconto de 10 créditos, nos boletos das mensalidades do aluno.




    1. No mês de férias (julho/2018 e janeiro/2019), conforme calendário acadêmico, as bolsas referentes ao Programa Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia, em parceria com o IST, não serão concedidas, visto que o aluno estará de férias.




    1. No período de renovação da matrícula (julho/2018 e janeiro/2019), para se manter no Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia, em parceria com o IST, o aluno deverá obrigatoriamente, estar cursando no mínimo 10 (dez) créditos no período vigente do programa.




    1. É vedada a acumulação da bolsa do Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST com outro benefício oferecido pelo SENAI CETIQT;


Tabela demonstrativa de aplicação do desconto


COTA

MÊS DO BOLETO

PERÍODO REFERENTE



Abril/18

09/04/18 a 08/05/18



Maio/18

09/05/18 a 07/06/18



Junho/18

08/06/18 a 29/06/18



Agosto/18

01/08/18 a 31/08/18



Setembro/18

01/09/18 a 28/09/18



Outubro/18

01/10/18 a 31/10/18



Novembro/18

01/11/18 a 30/11/12



Dezembro/18

01/12/18 a 15/12/18



Fevereiro/19

04/02/19 a 28/02/19

10ª

Março/19

01/03/19 a 29/03/19



13. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
13.1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Professor Coordenador de Curso junto aos Orientadores do Instituto SENAI de Tecnologia, cabendo recurso à Gerência de Educação do SENAI CETIQT.

Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2018.


____________________________



Sergio Luiz Souza Motta




Diretor Executivo do SENAI CETIQT





ANEXO: Cronograma


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES – PROGRAMA INICIAÇÃO CIENTÍFICA IST

EVENTO

PRAZO

LOCAL

OBSERVAÇÕES

Período de Inscrição

28/02/18 a 21/03/18

Sistema de Gestão Escolar e Coordenação de Inovação Educacional

A inscrição deverá ser feita por meio de Formulário de Inscrição para o Programa de Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST, disponível no site http://senaicetiqt.com/educacao/apoio-ao-aluno/ou na Coordenação de Inovação Educacional – CIE.

A entrega do Formulário deverá ser realizada pelo aluno, juntamente com a abertura de protocolo online no Sistema de Gestão Escolar (SGE).



Análise dos candidatos inscritos de acordo com as “Condições de participação e elegibilidade” contidas no Edital

22/03/18 a 02/04/18

Coordenação de Inovação Educacional

________

Entrevista com Orientador do IST responsável pela linha de pesquisa

03/04/18 e 04/04/18

IST

Os Orientadores entrarão em contato via telefone e e-mail com os alunos agendando entrevista em horário a ser definido nos dias 03/04/18 ou 04/04/18.

Divulgação dos alunos selecionados

05/04/18

Sistema de Gestão Escolar e E-mail


Através de retorno ao protocolo de inscrição aberto pelo aluno e por e-mail.

Início da Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST

09/04/18

________

O aluno selecionado para participar do Programa, deve procurar o Orientador na data definida para início do Programa de Iniciação Cientifica de Inovação e Tecnologia - IST.

Término da Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST

29/03/19

________

________

Entrega do Relatório do Programa da Iniciação Científica de Inovação e Tecnologia - IST

05/04/19

Sistema de Gestão Escolar e

Coordenação de Inovação Educacional



Abertura de protocolo para entrega do Relatório no Sistema de Gestão Escolar.

Não serão aceitos relatórios com dados a preencher ou sem assinatura do aluno, do Orientador e do Professor Coordenador do Curso. O modelo do relatório está disponível no site http://senaicetiqt.com/educacao/apoio-ao-aluno/ ou na Coordenação de Inovação Educacional – CIE.






EDITAL – PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DE INOVAÇÃO E TECNOLOGIA – 2018

INSTITUTO SENAI DE TECNOLOGIA - IST

SENAI CETIQT


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal