Programa para a vaga de engenharia mecânica



Baixar 47.68 Kb.
Encontro14.02.2018
Tamanho47.68 Kb.

Programa para a vaga de ENGENHARIA MECÂNICA
DESENHO MECÂNICO - Leitura e Interpretação de Desenho Técnico: representação de desenhos técnicos no primeiro e no terceiro diedros; Aplicação de cotagem, escalas e cortes em Desenhos Técnicos, no Primeiro e Terceiro Diedros. Desenho de Conjuntos Mecânicos e Desenho de Fabricação; Representação de Elementos de Máquinas em Desenho Técnico; Indicação de Estado de Superfícies; Indicação de Tolerâncias e Ajustes Dimensionais; Indicação de Tolerâncias de Forma, Orientação e Posição; Desenho Auxiliado por computador.
MECÂNICA TÉCNICA - Mecânica racional para sistemas de partículas e corpos rígidos: movimento relativo, tensor de inércia, eixos principais de inércia, momento cinético, equações de EULER e estabilidade de rotação; Mecânica vibratória: vibração livre e amortecida em sistemas de 1 grau de liberdade, vibração forçada e ressonância em sistemas de 1 grau de liberdade e vibrações em sistemas de 2 graus de liberdade; e Cinemática e dinâmica dos mecanismos: dispositivos articulados, cames, engrenagens evolventais e trens de engrenagens.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS - Conceito de Tensão;Tração, compressão, flexão e torção em limites elásticos; Tensão Normal e Cisalhamento; Tensões Críticas e Admissíveis; Tração Pura; Torção Pura; Flexão Pura; Cargas Combinadas; Estado plano de tensões e círculo de MOHR; Diagramas de esforços; Treliças isostáticas; Vigas carregadas transversalmente; Flambagem.
ELEMENTOS DE MÁQUINAS - Dimensionamento de elementos orgânicos gerais de máquinas; Dimensionamento de peças à fadiga e teoria de Sodeberg; Elementos de Fixação: parafusos, pinos e uniões soldadas; Elementos de Apoio: buchas, mancais, rolamentos e guias; Elementos de Transmissão: eixos, polias, correias e engrenagens; Elementos elásticos: molas.
ENSAIOS DE MATERIAIS - Ensaios Destrutivos: ensaio de tração e compressão, cisalhamento, fadiga, fluência, ensaios de dureza por penetração, ensaio de dobramento, ensaios de impacto ; Ensaios Não-Destrutivos: visual, ensaio por líquido penetrante, ensaio por partículas magnéticas, ensaio por ultrassom e ensaio radiográfico.
PROCESSOS DE FABRICAÇÃO – Aciaria; Fundição; Conformação Plástica: forjamento, laminação, extrusão, trefilação, estampagem; Soldagem: processos de soldagem por arco elétrico, soldagem a gás, processos de corte, equipamentos de soldagem e corte; Usinagem dos metais: operações e equipamentos para torneamento, fresamento, furação e alargamento, retífica, mandrilamento, trepanação e brochamento, vida de ferramentas e corte econômico; ajustagem, afiação de ferramentas de corte e usinabilidade; Tolerâncias e ajustes; e Normas da fabricação mecânica; Sistemas CAD/CAM; Sistemas CNC; Programação de sistemas de Comando Numérico.
METROLOGIA - Sistemas e Conversões de Unidades; Tolerâncias Dimensionais; Sistemas de Ajustes; Tolerâncias Geométricas; Medição com Paquímetros e Micrômetros: sistema internacional e sistema inglês; Medição com Goniômetro; Medição com Relógio Comparador; Utilização de Calibrador de Lâminas.
SISTEMAS FLUIDO-MECÂNICOS - Noções Básicas de Mecânica dos Fluidos: estática dos fluidos; Propriedades dos fluidos; Teoremas de Stevin, Pascal e Arquimedes; Equações básicas para um volume de controle; Escoamento incompressível; Escoamento de fluidos em tubulações; Teorema de Bernoulli e Equação da Continuidade; Acessórios de Tubulação: nomenclatura, simbologia e tipos de válvulas; Bombas Hidráulicas: classificação, tipos e principais componentes.
SISTEMAS de automação HIDRÁULICOS - Conceitos e Princípios Básicos; Elementos Essenciais de Circuitos Hidráulicos; Transmissões Hidráulicas; Leitura e Interpretação de Diagramas.
SISTEMAS de automação PNEUMÁTICOS - Fundamentos da Termodinâmica dos Gases; Propriedades Físicas dos Gases; Relações Fundamentais; Lei dos Gases Perfeitos; Produção e Distribuição do Ar Comprimido; Compressores: classificação, principais tipos e componentes; Elementos Essenciais de Circuitos Pneumáticos e Eletropneumáticos; Leitura e Interpretação de Diagramas.
MÁQUINAS TÉRMICAS E REFRIGERAÇÃO - Temperatura e Escalas Termométricas; Calor: calor específico, condução de calor, calor sensível e calor latente; Sistemas de Refrigeração: tipos de compressores, circuitos frigorígenos, componentes do sistema de refrigeração, características dos fluidos refrigerantes e características dos lubrificantes utilizados em refrigeração; Motores de Combustão Interna: ciclos Otto e Diesel, motores de 2 e 4 tempos, principais componentes e sistemas dos motores de combustão interna e suas funções.
LUBRIFICAÇÃO - Tipos de Lubrificação; Óleos Lubrificantes: características, aditivos, especificações API e SAE; Graxas: características e aplicações.
ELETRICIDADE BÁSICA - Corrente Elétrica Convencional; Leis de Ohm; Potência Elétrica; Efeito Joule; Associação de Resistores; Medidas elétricas - Tipos de erros de medidas: erro absoluto, erro relativo, erro percentual; Classe de exatidão, escalas, princípios de funcionamento e detalhes construtivos de diversos tipos de instrumentos: voltímetro, amperímetro, ohmímetro, wattímetro, megômetro, frequencímetro e ponte de wheatstone; Medições de corrente, tensão, potência e fator de potência em circuitos de corrente alternada monofásicos e trifásicos, método dos dois wattímetros.
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - Projetos de instalações elétricas: simbologia, circuitos de tomadas e iluminação, previsão de carga (fatores de demanda, diversidade, carga e utilização), dispositivos de proteção, seccionamento e comando de sistemas de baixa tensão (interruptores, disjuntores termomagnéticos, fusíveis, relés, dispositivo diferencial-residual “DR”, contatores, chaves seccionadoras e minuteria), dimensionamento de condutores elétricos, barramentos e suas características, sistemas de aterramento, sistemas de proteção contra descarga atmosférica (SPDA); Elementos de proteção contra elevação de temperatura (termistor, relé térmico, termostato e termorresistência); Instalação e acionamento de motores elétricos (métodos de partida, frenagem e inversão de rotação de motores); Correção de fator de potência.
MÁQUINAS ELÉTRICAS – Transformadores - Princípio de funcionamento, características construtivas e especificações, relações entre primário e secundário, autotransformador, determinação de polaridade, perdas, rendimento e regulação de tensão. Emprego dos transformadores, casamento de impedâncias, razão de impedâncias, transformadores de corrente, de potencial e de potência. Transformadores trifásicos: tipos, ligações e condições de paralelismo; Interpretação de dados de placa; Geradores e Motores de Corrente Contínua: Princípio de funcionamento, características construtivas e especificações, elevação de temperatura em condições de serviço, tipos de excitação, reação da armadura e métodos de atenuação, determinação da linha neutra, circuitos equivalentes, curvas características, relações entre tensão, regulação de tensão, velocidade e torque; Interpretação de dados de placa; Motor de Indução - Princípio de funcionamento (campo girante e escorregamento), características construtivas e especificações, perdas, rendimento, elevação de temperatura sob carga, fator de serviço, frenagem, tipos de ligações do motor com a rede elétrica, métodos de partida e tipos de motores: rotor bobinado, gaiola de esquilo e DAHLANDER; Motores de indução monofásicos e trifásicos; Interpretação de dados de placa; Geradores e Motores Síncronos - Princípio de funcionamento, características construtivas e especificações, regulação de tensão, velocidade síncrona, métodos de partida, tipos de excitação, efeitos da carga, condições de paralelismo de geradores e utilização como compensador síncrono. Interpretação de dados de placa.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA:




  • ABNT NBR ISO 10209-2. Documentação Técnica de Produto - Vocabulário Parte 2: Termos Relativos aos Métodos de Projeção. 2005.

  • ABNT NBR 11534. Princípios Representação de Engrenagem em Desenho Técnico. 1991.

  • ABNT NBR 10068. Folha de Desenho: Leiaute e Dimensões. 1987.

  • ABNT NBR 10582. Apresentação da Folha para Desenho Técnico. 1988.

  • ABNT NBR 8403. Aplicação de Linhas em Desenhos: Tipos de Linhas e Larguras das Linhas. 1984.

  • ABNT NBR 8402. Execução de Caracter para Escrita em Desenho Técnico. 1982.

  • ABNT NBR 10126. Cotagem em Desenho Técnico. 1987.

  • ABNT NBR 8196. Desenho Técnico: Emprego de Escalas. 1999.

  • ABNT NBR ISO 4287. Especificações Geométricas do Produto (GPS) - Rugosidade: Método do Perfil - Termos, Definições e Parâmetros da Rugosidade. 2002.

  • ABNT NBR ISO 8404. Indicação do Estado de Superfícies em Desenhos Técnicos. 1984.

  • ABNT NBR 6158. Sistema de Tolerâncias e Ajustes. 1995.

  • ABNT NBR 6409. Tolerâncias Geométricas - Tolerâncias de Forma, Orientação, Posição e Batimento - Generalidades, Símbolos, Definições e Indicações em Desenho. 1997.

  • AGOSTINHO, Oswaldo Luiz. Tolerâncias, Ajustes, Desvios e Análise de Dimensões. 1. ed. São Paulo: Edgard Blucher, 1977.

  • ASKELAND, D. R.; PHULÉ, P. P. Ciência e Engenharia dos Materiais. São Paulo: Cengage, 2008.

  • CALLISTER JR., W. D. Fundamentos da Ciência e Engenharia de Materiais. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.

  • CARRETEIRO, R. P.; Lubrificantes e Lubrificação Industrial. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

  • CETLIN, P. R. Fundamentos da Conformação Mecânica dos Metais. São Paulo: Artliber, 2005.

  • CHIAVERINI, V. Tecnologia Mecânica. São Paulo: McGraw-Hill do Brasil, 1986. v.1, 2 e 3.

  • CREDER, H. Instalações de Ar Condicionado. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.

  • CUNHA, L. S. Manual Prático do Mecânico. São Paulo: Hemus, 2006.

  • FALCO, R.; MATTOS, E. E. Bombas Industriais. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1998.

  • FERRARESI, D. Fundamentos da Usinagem dos Materiais. São Paulo: Edgard Blucher, 1990.

  • FIALHO, A. B. Automação Hidráulica: Projetos, Dimensionamento e Análise de Circuitos. 4.ed. São Paulo, Érica, 2003.

  • FIALHO, A. B. Automação Pneumática: Projetos, Dimensionamento e Análise de Circuitos. 2.ed. São Paulo, Érica, 2004.

  • BEER, Ferdinand P, e JOHNSTON, E, Russel, Estática, Vol. I, 3ª Edição, Ed. Mc-Graw - Hill do Brasil, São Paulo, 1988.

  • BEER, Ferdinand P, e JOHNSTON, E, Russel, Dinâmica, Vol. II, 3ª Edição, Ed. Mc-Graw - Hill do Brasil, São Paulo, 1988.

  • HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; Walker Jearl, Fundamentos da Física, vol.I, II, III e IV LTC Editora S/A, 7a Edição, RJ, 2006.

  • SEARS, Francis, ZEMANSKY, Mark W. e YOUNG, Hugh D., FREEDMAN, Física, vol. I, II e III Ed. LTC S/A, 18a Edição, Editora Pearson

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Automação. São Paulo: Editora Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Cálculo Técnico. São Paulo: Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Elementos de Máquinas. São Paulo: Editora Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Ensaios de Materiais. São Paulo: Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Leitura e Interpretação de Desenho Técnico. São Paulo: Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Manutenção. São Paulo: Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Materiais. São Paulo: Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Metrologia. São Paulo: Globo.

  • FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Coleção Telecurso 2000. Cursos Profissionalizantes – Mecânica – Processos de Fabricação. São Paulo: Globo.

  • GARCIA, A.; SPIM, J. A.; SANTOS, C.A. Ensaios dos Materiais. Rio de janeiro: LTC, 2000.

  • GUSSOW, M. Eletricidade Básica. 2.ed. São Paulo: Pearson Makron Books, 1997

  • HIBBELER, C. R. Resistência dos Materiais. 7.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

  • LIMA, E. P. C. Mecânica das Bombas. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2003.

  • LIRA, F. A. Metrologia na Indústria. 3.ed. São Paulo: Érica, 2003.

  • MACINTYRE, A. J. Equipamentos Industriais e de Processos. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

  • MACINTYRE, A. J. Bombas e Instalações de Bombeamento. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1997.

  • MANFÉ, G. Desenho Técnico Mecânico: Curso Completo. São Paulo: Hemus, 2004. v.1, 2 e 3.

  • MATHIAS, A. C. Válvulas: Industriais, Segurança e Controle . São Paulo: Artliber, 2008.

  • MARQUES, P. V.; MODENESI, P. J.; BRACARENSE, A. Q. Soldagem: Fundamentos e Tecnologia. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

  • WAINER, E.; BRANDI, S. D.; MELLO, F. D. H. de. Soldagem: Processos e Metalurgia. São Paulo: Edgard Blucher, 1992.

  • NIEMANN, G. Elementos de Máquinas. São Paulo: Edgard Blucher, 2002. v.1, 2 e 3.

  • MARTINS, J. Motores de Combustão Interna. 4a ed., São Paulo: Publindustria, 2013.

  • BRUNETTI, F. Motores de Combustão Interna. São Paulo: Edgard Blucher, 2012, v.1 e 2.

  • SILVA, J. C.; SILVA, A. C. G. C. Refrigeração e Climatização Para Técnicos e Engenheiros. 2a ed., Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

  • SILVA, J. C. Refrigeração Comercial - Climatização Industrial. 2a ed., São Paulo: Hemus, 2004.

  • SOUZA, S.A. Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos: Fundamentos Teóricos e Práticos. São Paulo: Edgard Blucher, 1982.

  • TELLES, P. C. S. Tubulações Industriais: Materiais, Projeto, Montagem. 10.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.

  • BEER, Ferdinand Pierre; JOHNSTON, E. Russell; DEWOLF, John T. Resistência dos Materiais. 4. ed. Mc-Graw-Hill.

  • CHIAVERINI, Vicente. Aços e Ferros Fundidos. 7. ed. São Paulo: ABM, 2005.

  • CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia Mecânica. 2. ed. São Paulo: Makron Books, 1986. 3 vol.

  • CREDER, Hélio. Instalações de Ar Condicionado. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos (LTCEditora), 2004.

  • FAIRES, V. Elementos Orgânicos de Máquinas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1985. 2 vol.

  • FERRARESI, Dino. Fundamentos da Usinagem dos Metais. São Paulo: Edgard Blücher, 1970.

  • HOLMAN, J.P. Transferência de Calor. São Paulo: McGraw-Hill, c1983. 639p.

  • STREETER, Victor. Mecânica dos Fluidos. 7.ed. São Paulo: MacGraw-Hill, c1982.

  • FOX, Robert W. Introdução à mecânica dos fluidos. 5.ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, c2001.

  • FREIRE, J. Tecnologia Mecânica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1976. vol 1 a 5.

  • FRENCH, T.; VIERCK, C. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. 7. ed. São Paulo: Globo, 2002.

  • MACINTYRE, Archibald. Bombas e Instalações de Bombeamento. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos ( LTC Editora), 1997.

  • MACINTYRE, Archibald. Equipamentos Industriais e de Processo. 1. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos (LTCEditora), 1997.

  • MATOS, E. E. de & De Falco, R. Bombas Industriais. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1998.

  • MERIAM, James L.; KRAIGE, L.G. Dinâmica. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos (LTC Editora),2004.

  • MERIAM, James L.; KRAIGE, L.G. Estática. 5. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos (LTC Editora), 2004.

  • NIEMANN, Gustav. Elementos de Máquinas. 7. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. v. 1, 2 e 3.

  • SHIGLEY, Joseph Eduard. Elementos de Máquinas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora(LTC), 1984.

  • SOUZA, Sérgio Augusto de. Ensaios Mecânicos de Materiais Metálicos. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher,1982.

  • TELLES, P. da Silva. Tubulações Industriais - Materiais, Projeto, Montagem. 10. ed. Rio de Janeiro: LivrosTécnicos e Científicos (LTC Editora), 2001.

  • TELLES, P. da Silva. Materiais para Equipamentos de Processo. 6. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2003.

  • THOMSON, William. Teoria da Vibração. Rio Janeiro: Interciência, 1978.

  • VAN VLACK, Lawrence. Princípios de Ciência dos Materiais. São Paulo: Edgard Blücher, 1970.

  • VAN WYLEN, G.; SONNTAG, R. Fundamentos da Termodinâmica. Tradução 6.ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2003.

  • AZEVEDO, N. Manual de Hidráulica. 8a ed., São Paulo: Edgard Blucher, 1998.

  • FITZGERALD, A. E., Máquinas elétricas: conversão eletromecanica da energia, processos, dispositivos e sistemas, Ed. MacGraw-Hill, 1977.

  • DEL TORO, Vincent, Fundamentos de máquinas elétricas, Ed. LTC, 1999.

  • ALBUQUERQUE, R. O. Análise de Circuitos em Corrente Contínua. 21.ed. São Paulo: Érica, 2011.

  • BOYLESTAD, Robert. Introdução à Análise de Circuitos. 12.ed. Prentice Hall/Pearson, 2012.

  • CARVALHO, Geraldo. Máquinas Elétricas – Teoria e Ensaios. 2.ed. Érica, 2007.

  • CREDER, Hélio. Instalações Elétricas. 15.ed. LTC., 2010.

  • MAMEDE, João. Instalações Elétricas Industriais. 6.ed. Editora LTC., 2001.

  • TORREIRA, Raul Peragallo. Instrumentos de Medição Elétrica. 3.ed. Hemus, 2002.

  • REZEK, Angelo Jose J. Fundamentos Basicos de Maquinas Eletricas. Editora: SYNERGIA. 2011.

  • BIM, Edson. Maquinas Eletricas e Acionamento. Rio de Janeiro: CAMPUS – RJ. 2009.

  • MEDEIROS Filho, Solon de, Fundamentos de medidas elétricas / 2.ed., 1981.

  • Martignoni, Ângelo, Medidas eletricas e ensaios de maquinas elétricas, 1966.

  • WATTON, J. Fundamentos de Controle em Sistemas Fluidomecânicos. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

  • CARRETEIRO, R. P.; BELMIRO, P. N. A. Lubrificantes e Lubrificação Industrial. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.

  • BRUNETTI, F. Motores de Combustão Interna. São Paulo: Edgard Blucher, 2012, v.2.

  • PEREIRA, M. J. Engenharia de Manutenção: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2009.

  • KOTTHAUS, H. Técnica da Produção Industrial: Soldagem, Corte Térmico, Tratamento Térmico. São Paulo: Poligono, 1968-1972, v.5.

  • DINIZ, A.; MARCONDES, F.; COPPINI, N. Tecnologia da Usinagem dos Materiais. 8a ed., São Paulo: Artliber, 2013.

  • SILVA, S. D. da. CNC: Programação de Comandos Numéricos Computadorizados -Torneamento. 8a ed., São Paulo: Érica, 2008.

  • SOUZA, A. F. de.; ULBRICH C. B. L. Engenharia Integrada por Computador e Sistemas CAD/CAM/CNC Princípios e Aplicações. São Paulo: Artliber, 2009.

  • MACHADO, A. Comando Numérico: Aplicado às Máquinas-Ferramenta. 2a ed., São Paulo: Ícone, 1987.

  • FITZPATRICK, M. Introdução à Usinagem com CNC. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.

  • FITZPATRICK, M. Introdução à Manufatura. São Paulo: McGraw-Hill, 2013.

  • SANTOS, J. J. H. Automação Industrial. Rio de Janeiro: LTC, 1979.

OBSERVAÇÃO:



A bibliografia sugerida não limita nem esgota o programa, apenas serve como orientação para a banca examinadora e para os candidatos.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal