Projeto Folclore



Baixar 20.77 Kb.
Encontro25.01.2018
Tamanho20.77 Kb.

Escola Estadual Maria José

Projeto Folclore

“O Folclore é tudo isso e muito mais”

Faixa Etária de 6 a 15 anos

Período: 06 de agosto a 14 de setembro

Nível: Ensino Fundamental - 1º ao 9º ano

Disciplinas: Arte, Educação Física e História.

Professores: Dulce Mara Junqueira

César Alves dos Santos

Fernando Benício Tavares

Diretor: José de Sá Cavalcante

Coordenadoras Pedagógicas: Angela Augusta Oliveira Brito

Verônica de Fátima Faria Godoy e Ribeiro

APRESENTAÇÃO:
O projeto “A Alegria do Folclore na Escola” possibilita a transferência do saber no imaginário das crianças para a realidade, inserindo a criança na nossa cultura e assim socializando de forma alegre e cultural com sua família, resgatando a cultura e a riqueza de nosso folclore Brasileiro. Incentivando a torná-los espontâneos intercalando o mundo real com o irreal.
JUSTIFICATIVA
A abordagem do tema parte da necessidade de resgatar os valores culturais da nossa cidade, como também é uma forma de despertar nos alunos o interesse pela leitura e escrita.

O folclore é uma forma de expressão espontânea da cultura popular. É uma herança deixada pelos nossos antepassados e transmitidos para os alunos através de brincadeiras, adivinhas, danças, musicas, lendas, comidas típicas, crenças, etc.

Ao trabalhar este tema busco alem de incentivar a leitura e a escrita, proporcionar aos alunos o conhecimento da riqueza cultural do folclore.
OBJETIVO GERAL:
Compreender e valorizar a cultura da nossa cidade através de pesquisa e realização de atividades retratando o folclore e Desenvolver a linguagem oral e escrita, como também a criatividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Resgatar os valores culturais do nosso povo, através da valorização da vida simples, da inocência, pureza e sabedoria do FOLCLORE BRASILEIRO.

Pesquisar a importância e a influência do FOLCLORE na educação.

Resgatar o FOLCLORE LOCAL, REGIONAL E NACIONAL.

Desenvolver o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas.

Favorecer a integração social do grupo.

Desenvolver a expressão artística e corporal.

Contextualizar os estudos dos conteúdos programáticos dentro de um tema central gerador.

Socializar todos os integrantes da comunidade escolar através da troca de idéias e experiências.


METODOLOGIA:

As atividades serão desenvolvidas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno em sala de aula. Os alunos pesquisarão mitos, lendas e manifestações e superstições da cultura popular brasileira analisando cada uma delas. (parlendas, trava-línguas, contos) trabalhados em sala referentes aos temas:


Artes

1º Ano “A” - Confeccionar maquete e móbile com os personagens folclóricos das lendas e teatro com parlendas: A linda Rosa Juvenil.

6º Ano “A” e “B” – Pesquisar na STE (internet) os trajes folclóricos do Brasil. Montar um painel com o mapa do Brasil e localização geográfica de cada traje pesquisado.

7º Ano “A” – Produção de cartazes com os personagens e pesquisar na STE (internet) as lendas folclóricas.

8º Ano “A” – Pesquisar na STE (internet) a culinária folclórica do MS (origem, ingrediente e receitas). E confeccionar os pratos para apresentação.

8º Ano “B” – Pesquisar na STE (internet) supertições adivinhações, e trovas do folclore para a produção de cartazes que deve ser exposto no mural da escola. Selecionar algumas (supertições, adivinhações e trovas para apresentar no dia do projeto).

9º Ano “A” – Pesquisar na STE (internet) e em livros de medicinas caseira (Pastoral da saúde) as plantas medicinais, modo de fazer e modo de usar os remédios produzidos. Produzir os remédios para montar uma exposição com os ingredientes, à receita pronta e a apresentação da (bula).

9º Ano “B” – Produção de texto para teatro de varetas, contendo algumas lendas: Saci-Pererê, Boi tatá, Mula sem cabeça, Sereia (Iara), Boto e o Curupira. Produção dos personagens lendários e apresentação do teatro.


Educação Física

4º Ano “B” – Pesquisar na STE (internet) a musicas rítmicas folclórica do MS (origem,). Apresentação de trabalhos como cartazes e amostras.

6º Ano “C, D” – Pesquisar na STE (internet) as danças típicas e tipos de musicas do folclore do MS (origem, instrumentos, roupas, regiões). E confeccionar os cartazes e amostras para apresentação.

7º Ano “C, D” – Pesquisar na STE (internet) as danças típicas e tipos de musicas do folclore do MS (origem, instrumentos, roupas, as regiões). E confeccionar os cartazes e amostras para apresentação.


História

7° Ano “A e B” – Trabalhar com a história do folclore com enfoque nas principais lendas e seus meios de disseminação entre as gerações, fazer uma pesquisa na sala de tecnologia e solicitar aos alunos a entrega de um relatório ao final da aula, que será exposto em um mural na escola visando à disseminação do trabalho para uma ampla gama de alunos.



8° “A e B” – Trabalhar com as principais lendas folclóricas através de um vídeo que será pré-editado pelo professor e exposto aos alunos. Propor aos mesmos a escolha de uma lenda dentre as mais populares do folclore brasileiro, e posteriormente desenvolver uma peça teatral com enfoque na mesma, que será encenada, registrava em vídeo e publicada na internet.
DIVULGAÇÃO DO PROJETO:
O projeto deverá ser amplamente divulgado em toda a comunidade escolar pela equipe pedagógica. Os alunos deverão participar ativamente das atividades pedagógicas em sala, da confecção de materiais e dos ensaios das apresentações folclóricas.

RECURSOS:
Livros e revistas (fontes de informação), papéis coloridos, cola, tesoura, Cds com histórias e cantigas, brinquedos, fantasias, máquina fotográfica, TNT, Cartolina, EVA, Filmadora, maquiagem, jornal, bola, cordas, Papel laminado, etc...

AVALIAÇÃO:

A avaliação será através de registro por parte do professor em sala de aula frente à participação de cada aluno de forma individual e coletiva e do desenvolvimento da aprendizagem durante as atividades propostas.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal