Projeto político pedagógico organizaçÃo do estabelecimento de ensino justificativa do projeto



Baixar 0.55 Mb.
Página1/9
Encontro22.06.2018
Tamanho0.55 Mb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ORGANIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO
1. JUSTIFICATIVA DO PROJETO
O Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual Profª Helena Kolody – Ensino Fundamental e Médio, discutido pela gestora, pedagogas, professores, funcionários e comunidade escolar é caracterizado pela coletividade. Neste sentido deve ser considerado seu processo permanente de reflexão e discussão dos problemas institucionais, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade qual seja, a de um projeto em construção permanente.

O Projeto Político Pedagógico, por seu processo democrático de decisões, tem como preocupação o estabelecimento de uma forma de organização do trabalho pedagógico superador de conflitos, eliminador de relações competitivas, corporativas e autoritárias.

O Projeto Político Pedagógico revela a organização do trabalho didático-pedagógico em sua totalidade, relaciona e esclarece o que a escola oferece em termos de: currículo, metodologia, pesquisa, extensão, avaliação, equipe de professores, equipe de apoio, equipe dos funcionários que atua nas áreas de administração escolar e operacional de multimeios escolares, bem como da equipe dos funcionários que atua nas áreas de manutenção de infraestrutura escolar e preservação do meio ambiente, alimentação escolar e interação com o educando, equipe pedagógica, espaço físico, programas e atividades complementares, programas de educação especial, participação em órgãos colegiados, dentre outros.

Visa atender as necessidades da comunidade escolar estabelecendo metas, identificando os obstáculos e discutindo os recursos de que dispomos e de que precisaremos para superar as dificuldades, tendo em vista garantir não somente a vaga para todos mas, também o sucesso de todos os alunos, sem exclusão.




2. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
2.1 LOCALIZAÇÃO
A Colégio Estadual Profª Helena Kolody – Ensino Fundamental e Médio, situa-se à rua Estados Unidos nº 1669, bairro centro, CEP 86181-100, telefone (43) 3254-7605, endereço eletrônico esc-helenakolody@ibest.com.br, cidade de Cambé, estado do Paraná.

O Ato de criação se deu pela Lei 217/60 de 15/12/1960 e o Ato de autorização de Funcionamento foi através do Decreto nº 2563/76 DOE de 15/12/76. O ato de renovação de reconhecimento de curso: Resolução nº 4.445/2008 DOE 12/12/2008. Autorização de Funcionamento do Ensino Médio, Credenciamento e Adequação de Nomenclatura do Colégio: Resolução 2269/11 de 02/06/2011.


2.2 CARACTERIZAÇÃO DO ATENDIMENTO
O horário de funcionamento da escola atende aos interesses de aprendizagem de nossa comunidade, indistintamente, no período da manhã das 7:30 horas às 11:50 horas e no período da tarde das 13:00 horas às 17:20 horas.

A escola oferta Ensino Fundamental de 5º ao 9º ano sendo o 5º ano cessado em 2013, 1º e 2º ano do Ensino Médio, sendo implantado de forma gradativa, incluindo a partir do ano de 2013 o 3º ano do Ensino Médio, duas Salas de Recursos, anos finais do ensino fundamental, de deficiência mental/intelectual e/ou transtornos funcionais específicos, sendo uma no período da manhã e uma no período da tarde, Sala de Apoio de 6º e 9º ano de Língua Portuguesa e Matemática e dos outros anos caso haja necessidade, Contraturno referente ao 5º ano, CELEM-Espanhol de 1º e 2º ano e Aprimoramento, e ainda Programas de Atividades Complementares Curriculares em Contraturno dependendo das situações sócio educacionais e da vulnerabilidade social., professor de apoio permanente para atuar com transtornos globais de desenvolvimento e deficiências físicas neuromotoras que apresentam formas alternativas e diferenciadas de linguagem expressiva oral e escrita.

No período da manhã atendemos turmas dos anos finais do ensino fundamental, 1º e 2º ano do ensino médio, com implantação gradativa a partir de 2011 e também uma sala de recursos da deficiência mental intelectual e transtornos funcionais específicos do 6º ao 9º ano, turmas de contraturno,e sala de apoio de 6º ano de Língua Portuguesa e Matemática.

No período da tarde atendemos turmas do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, sala de recursos da deficiência mental intelectual e transtornos funcionais específicos de 6º ao 9º ano. Temos também atendimento dos alunos de 6º e 9º ano em salas de apoio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática e o programa de atividades complementares de Física.

Cabe ressaltar que o planejamento de turmas é realizado ano a ano podendo ser modificado de acordo com as necessidades pedagógicas da comunidade escolar, estrutura física (número de salas).
2.3 HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO

Durante a gestão do então prefeito Dr. José dos Santos Rocha, em 15/12/60, foi criado o Grupo Escolar Municipal denominado, em homenagem à “grande professora e poetisa paranaense, Grupo Escolar Profª Helena Kolody, nome este escolhido pela primeira diretora Maria Joana Tonczak.


Em 1961 funcionava o antigo “Helena Kolody” no prédio da antiga prefeitura, no atual Salão Paroquial, com quatro salas de aula em dois períodos e ainda um supletivo à noite.

Em 1962 passou a funcionar no prédio do Grupo Alemão com cinco salas de aula (uma na Igreja Presbiteriana). Neste ano foi diretor o professor Wilson Dalapria.

Em 1964 passou a se chamar Escola Estadual Profª Helena Kolody – ensino de 1º Grau (estadualizou) pelo Decreto 15.687 de 12/08/1964 sob a direção da professora Iracy Paschoal Knoll, até o ano de 1969, quando foi sucedida pela professora Antonia Parra Gomes, que dirigiu o estabelecimento nos anos de 1970, 1971 e 1972, sendo que em novembro de 1970 o novo prédio passou a situar-se na Rua Estados Unidos 1669, no centro da cidade.

Em 1971 a professora e poetisa Helena Kolody esteve presente na solenidade de inauguração do novo prédio, sendo que já havia visitado a escola em 1964 paraninfando a primeira turma da 4ª série primária. Mesmo residindo em Curitiba, Helena Kolody, até a data de seu falecimento em 2005, se manteve sempre presente na realidade escolar, através de troca de correspondências com alunos e escola. Um filme foi feito em homenagem aquela que com muito orgulho honrou a nossa escola com seu nome e a classe docente do nosso Estado.



Iolanda Lucas Pinheiro, Rute Godoy, Neusa Casaroto, Neusa Clivati, Wilson Dalapria, Marlene Savade Carvalho, Iracy Paschoal Knoll, Ilidia Trevisan Dalmas, Maria Rosa Trevisan, Domícia Braga Cabral, Amélia Santos Sella, Maria Aparecida Pacolla, Eunice Dalla Pria, entre outros foram alguns dos primeiros professores deste estabelecimento de ensino.
2.4 MANTENEDORA
A escola tem como órgão mantenedor o Governo do Estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação (SEED)
2.5 OFERTA E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR POR SEGMENTO

- Quadro demonstrativo por séries, número de alunos e turno no ano de 2011

Série

Número de Turmas


Manhã

Tarde

5º ANO*




2

6º ANO




3

7º ANO




3

8º ANO

2

1

9º ANO

3




1º ano do Ensino Médio

2




2º ano do Ensino Médio

2




3º ano do Ensino Médio**







Sala de Recursos de 6º a 9º ano

1

1

Sala de apoio de 6º ano***







Sala de apoio de 9º ano***







Celem – Espanhol – 1ª série




1

Celem – Espanhol – 2ª série




1

Celem - Aprimoramento




1

Projeto Compl. Curricular no Contraturno***







Contra turno***








Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal