Proposta pedagógica



Baixar 264.68 Kb.
Página1/9
Encontro13.06.2018
Tamanho264.68 Kb.
  1   2   3   4   5   6   7   8   9



ESCOLA ESTADUAL SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE

ENSINO FUNDAMENTAL

MATELÂNDIA - PARANÁ


PROPOSTA PEDAGÓGICA




IMPLANTAÇÃO: 2007


NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE FOZ DO IGUAÇU




APRESENTAÇÃO

A educação é um meio de integração e socialização do indivíduo.

A finalidade da ESCOLA ESTADUAL SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE é ensinar e tornar as crianças pessoas conscientes, críticas e responsáveis na construção de uma sociedade melhor. Essa finalidade deve ser universal e igualitária, munindo todos os cidadãos das diferentes classes sociais do mesmo instrumento técnico, político e social. É necessário também estimular a sua capacidade de cooperação, solidariedade, criatividade e espírito crítico para defender seus pontos de vista e aceitar críticas, respeitando as opiniões contrárias.

Os conteúdos ensinados buscam aproximar-se da realidade do aluno levando-o a refletir sobre o mesmo, sua utilidade e importância atualizando-se continuamente.

Todo nosso esforço e empenho fica registrado no dia a dia daqueles que se envolvem conosco neste trabalho, deixando marcas em cada um e assim juntos construirmos nossa história.

Cabe-nos agora documentar todo esse processo, que envolve toda comunidade na luta por uma educação cada vez melhor, onde todos devem incutir-se de responsabilidade e espírito de luta, a fim de conscientizar-se de que somente a participação de todos os seguidores da sociedade, a escola poderá atingir seus verdadeiros objetivos.

A implantação de uma proposta curricular de qualidade depende principalmente dos professores que trabalham nas instituições . Por meio de suas ações que devem ser planejadas e compartilhadas com seus colegas, construindo projetos educativos de qualidade junto aos familiares e adolescentes.

Acreditamos que este projeto possibilite uma reflexão sobre a prática pedagógica da escola voltado para a cidadania, avançando nossos métodos de trabalho e a concepção da educação existente, para descobrirmos soluções inovadoras e assim traçarmos metas para promover a melhoria da qualidade de ensino que almejamos.

Matelândia, 27 de novembro de 2007

I FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

A nova lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) Lei 9.394, aprovada em 20 de dezembro de 1996, estabelece normas e procedimentos que afetam todos os níveis do sistema educacional . Assim, vê-se no art. 22 dessa lei que a educação básica, da qual o ensino fundamental é parte integrante, deve assegurar a todos “ a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores “, fato que confere ao ensino fundamental, ao mesmo tempo, um caráter de terminalidade e de continuidade . Pela nova LDB, a educação formal no Brasil fica assim dividida : básico, que compreende a Educação Infantil ( de 0 a 6 anos), fundamental ( antigo 1º grau)

O Ensino proposto pela LDB está em função do objetivo maior do ensino fundamental, que é o de proporcionar a todos formação básica para a cidadania, a partir da criação na escola de condições de aprendizagem.

A Educação Infantil – A LDB reconhece o ensino infantil como a primeira etapa da educação básica, embora não determine sua obrigatoriedade . Destinado a menores de 7 anos de idade, é dividido em creches – que atendem crianças de até 3 anos- e pré escolas, para as de 4 a 6 anos.

O Ensino Fundamental – De acordo com a nova LDB, tem duração de oito anos, com carga mínima anual de 800 horas, distribuídas em 200 dias letivos.

Entre as principais alterações estão a adoção de critérios mais flexíveis na avaliação do aproveitamento escolar, a inclusão de instrumento para combater a reprovação e a defasagem escolar.Os conteúdos tem uma base nacional comum que são : o estudo da língua portuguesa e da matemática : o conhecimento do mundo físico, do mundo natural e da realidade social e política –especialmente do Brasil – e o ensino da arte.

Quanto a parte diversificada, a LDB diz apenas que os currículos devem incluir, a partir

da 5ª série, o ensino de uma língua estrangeira moderna. A escolha da língua será feita pela comunidade escolar ( professores, demais profissionais da educação, pais e alunos).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais constituem um referencial de qualidade para a educação no Ensino Fundamental em todo o País. Sua função é orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional, socializando a participação de técnicos e professores brasileiros. Pela nova orientação, o conteúdo das disciplinas básicas deve incluir assuntos como ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde, orientação sexual, e a melhor abordagem é aquela que se relaciona com o dia-a-dia da criança. Esse conjunto de proposições responde á necessidade de referenciais a partir dos quais o sistema educacional do país se organize, a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania.

II MARCO SITUACIONAL


2.1 IDENTIFICAÇÃO
NOME DO ESTABELECIMENTO : ESCOLA ESTADUAL SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE - ENSINO FUNDAMENTAL
ENDEREÇO: MARQUESITA, AV. PRINCIPAL. S/N

CEP: 85.887 -000 FONE: PS (45) 32621012
E-MAIL- lasalleescola@yahoo.com.br
ATO DE CRIAÇÃO : DECRETO Nº 2.862/88 DE 19 DE SETEMBRO DE 1988.
CÓDIGO DO ESTABELECIMENTO : 00802
MUNICÍPIO: MATELÂNDIA
NÚCLEO : FOZ DO IGUAÇU
ENTIDADE MANTENEDORA:

GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ


TURNO DE FUNCIONAMENTO : VESPERTINO
HORÁRIO DE ENTRADA : 13: 00 H
RECREIO : 15:30 H – 15 : 40 H
HORÁRIO DA SAÍDA : 17: 20 H


Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6   7   8   9


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal