Área do Conhecimento



Baixar 7.62 Kb.
Encontro16.03.2018
Tamanho7.62 Kb.





A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DO ESPANHOL
Guilherme Bittencourt Hammes1

Lilian Helena da Costa Rosa2

Marcia Glaci da Silva Bueno3

María Josefina Israel Semino de López4

Área do Conhecimento: Educação/ Ensino-aprendizagem

Palavras Chave: PIBID – Espanhol – Música - Escola

Resumo
O Plano de trabalho do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, pressupõe aliar Ensino, Pesquisa e Extensão, oportunizando ao acadêmico do Curso de Letras, professor em formação, colocar em prática os estudos desenvolvidos na área de Língua Espanhola como segunda língua, focando na temática do ensino de espanhol a partir da música na sala de aula. Trata-se de uma proposta, coordenada pela professora doutora María Josefina Israel Semino de López, cuja estratégia visa aumentar o interesse do aluno quanto à importância de saber uma segunda língua. E, dessa forma, foi feito um trabalho de escolhas das músicas, estabelecendo os horários de ensaio, números de músicas e a ordem em que elas seriam apresentadas em total interação com o conjunto de alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama do município do Rio Grande/RS, tendo como finalização a participação dos estudantes, em conjunto com o licenciando participante do projeto, na Jornada da Comunicação, desenvolvida pela própria escola, apresentando as canções estudadas em sala de aula para os demais colegas pais e professores. E, dessa forma, podemos estabelecer uma relação entre pesquisa, ensino e a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula de forma prazerosa. Disso resulta uma maior vontade dos alunos em aprender mais sobre a língua espanhola, bem como a fala, a escrita e variadas canções e cantores de fala hispânica.

1 Acadêmico do Curso de Letras Português/Espanhol e bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência- PIBID da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

2 Professora e supervisora do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência- PIBID da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

3 Acadêmica do Curso de Letras Português/Espanhol da Universidade Federal do Rio Grande-FURG.

4 Professora, pós-doutora da Universidade Federal do Rio Grande-FURG e coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência- PIBID- Espanhol – FURG.


De 22 a 26 de outubro de 2012.

FURG - Campus Carreiros




Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal