Recife, 04 de janeiro de 2008 Ano 7



Baixar 23.54 Kb.
Encontro25.04.2018
Tamanho23.54 Kb.

Recife, 9 de maio de 2008 Ano 7



Católica In atrai mais de cinco mil estudantes
FOTO GERAL
Mais de cinco mil estudantes do Ensino Médio de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana do Recife e de cidades do interior do Estado participaram da 2ª edição do Católica In, evento que tem por objetivo esclarecer dúvidas sobre as profissões e ajudar os jovens na escolha de qual carreira seguir. Ao longo da semana, os alunos participaram de orientação profissional com psicólogos e estudantes de Psicologia, além de percorrer salas de aulas e laboratórios da Católica onde foram recebidos por professores e estudantes da Universidade, que falaram sobre o mercado de trabalho e funções de cada profissão. Profissionais do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) realizaram mini-oficinas sobre relacionamento interpessoal, marketing pessoal, criatividade, expressão verbal e empreendedorismo.
O evento foi muito importante para nós e para o público que ainda está decidindo. A Católica está dando uma ajuda muito importante nesta escolha”, disse a coordenadora Geral de Graduação da Universidade e uma das organizadoras do evento, a professora Aline Grego. Em todos os dias, os auditórios G1 e G2 ficaram lotados. Este ano o Católica In ficou ainda mais descontraído e dinâmico. Vídeos gravados nas escolas e no próprio campus arrancaram gargalhadas da platéia. De maneira irreverente, os repórteres Joana Mendonça e Lula Moraes, ambos estudantes de Jornalismo da Católica, abordavam os entrevistados sobre as dúvidas na hora de escolher as profissões. Lula também animou os convidados durante a recepção. O Católica In teve o apoio do Bob’s e do Instituto de Co-responsabilidade pela Educação.

Católica In encerra apresentando o curso de Direito para estudantes do Ensino Médio

Por Anne Mendes


(COM FOTOS)

\\Assecom3\ra\Fotos_Assecom\Fotos_Assecom_2008\maio 2008\CATÓLICA IN (SEXTA-FEIRA)
O curso de Direito encerrou a programação dos cinco dias de atividades do Católica In. Os alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do Recife, Região Metropolitana e interior do Estado foram recebidos nos auditórios da Universidade Católica de Pernambuco na tarde desta sexta-feira (5).
Eles conheceram a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, professora Mirian de Sá Pereira e o coordenador do curso, professor Marcelo Labanca. Além de tirarem as dúvidas dos estudantes, eles falaram sobre as áreas de atuação nas quais o profissional de Direito pode atuar e sobre o que pode levar uma pessoa a fazer esse curso. “Ninguém faz Direito sem ter a intenção de buscar paz nas relações, pode-se dizer que esse é o principal motivo que leva uma pessoa a escolher essa área como profissão”, afirmou o professor Labanca.
O Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens, também compareceu ao encerramento do evento e falou sobre a importância de um encontro como o Católica In. “Raramente apareço nesses encontros, pois quero que vocês realmente conheçam a Católica e os cursos, afinal será a profissão que vocês seguirão no futuro”, enfatizou.
Os alunos que compareceram ao último dia do evento receberam orientação profissional, assistiram à simulação de um júri popular sobre maioridade penal e conheceram a equipe da Astepi (Assessoria de Treinamento, Estágio, Pesquisa e Integração), que presta assistência jurídica gratuita a comunidades de baixa renda. Todo trabalho da Astepi é coordenado pela professora Maria Rita Holanda.

Estudantes comentam experiência de participar do Católica In

Por Anne Mendes


(COM FOTOS)

\\Assecom3\ra\Fotos_Assecom\Fotos_Assecom_2008\maio 2008\CATÓLICA IN (SEXTA-FEIRA)
Isabela – farda Souza Leão

Raysa – farda See Procentro (branca com vermelho)

Artur – blusa Lubienska

Anderson – farda Adventista

Ítala e Isiel – farda Atual (grupo de 4 pessoas – Ítala é a loira)

Juliana – Decisão

Mayra – Blusa azul e rosa
“É muito interessante vir e participar de um evento como o Católica In, pois muitos de nós ainda estamos indecisos no que vamos escolher como profissão. Gostei bastante do dia em que conhecemos os cursos de saúde, a estrutura da Católica é muito boa”, Isabela Cristina, 1º ano do Colégio Souza Leão.
“Nunca tinha ido a uma universidade e essa oportunidade foi ótima. Pensei que ficaríamos apenas sentados assistindo professores falarem, mas sair andando pela Católica e conhecendo as pessoas e a estrutura foi muito bom. Foi uma forma bem descontraída de nos orientar”, Raysa Myrelle, 2º ano do See Procentro CEECD.
“Além de poder tirar minhas dúvidas, pude conhecer melhor os cursos, o que foi muito importante, afinal é uma grande decisão escolher tão cedo a profissão que queremos seguir”, Artur Bottentuit, 2º ano do Lubienska.
“Muitas vezes escolhemos os cursos só pelo nome, sem sequer saber do que se trata. O Católica In informou do que se trata cada um deles. Além disso, as palestras também foram bem interessantes”, Anderson Marcos, 3º ano do Adventista (Arruda).
“É uma oportunidade única um evento como esse. Assistir a simulações como o júri popular foi muito interessante. Para mim foi decisivo participar do Católica In”, Ítala Paixão, 2º ano do Atual.
“Poder saber onde cada profissional pode trabalhar foi o que achei mais interessante, pois não sabia a quantidade de áreas que se pode atuar, como no curso de Jornalismo e no de Direito”, Isiel Amaral, 2º ano do Atual.
“Depois de conhecer detalhadamente cada curso realmente dá para saber o que se quer como profissão”, Juliana Patrícia, 2º ano do Decisão.
“Acho que outras universidades deveriam tomar essa iniciativa de abrir as portas para conhecermos os cursos, pois precisamos ser orientados. É uma decisão muito importante que temos que tomar ao escolher um curso”, Mayra Tavares, 2º ano do Colégio São José.

Reitor irá participar de conferência sobre América Latina em Lisboa

Por Glaucio Alves
O Reitor, Padre Pedro Rubens, participará, a convite da Universidade Católica Portuguesa, do Ciclo América Viva, conjunto de conferências promovidas pela Casa da América Latina (CAL), em Lisboa. Na próxima quinta-feira (15), Padre Pedro fará uma conferência sobre "Fé e dinâmica religiosa na América Luso-latina: da ambigüidade em busca de uma matriz comum", tema ligado à sua tese de doutorado "Discernir a fé no contexto religioso ambígüo", publicada em Paris (2004, Edições do Cerf, 538 páginas). A programação anual da CAL compreende um ciclo de eventos e o ponto alto do mês de maio será a abordagem da América Mística, dedicado às questões da fé e aos novos movimentos religiosos na América Latina, continente mais católico do mundo.

 

Além dessa conferência, ele também fará duas outras palestras na própria Universidade Católica Portuguesa, uma aberta ao público e outra voltada para alunos e professores da pós-graduação em Teologia da instituição. A primeira acontece dia 19 e será sobre o tema “Catolicismo popular, das origens lusitanas ao catolicismo plural brasileiro”. Já a segunda, será realizada dia 20 e será sobre tema trabalhado pelo Reitor durante seu doutorado, realizado na França, enfatizando a questão do método das teologias latino-americanas.



 

Mesmo indo a Portugal como um pesquisador, Padre Pedro aproveitará a viagem para avaliar os atuais convênios realizados entre a Unicap e a Universidade Católica Portuguesa, além de analisar o que ainda pode ser melhorado. Ele também vai tentar ampliar essa parceria entre as instituições para as áreas de Direito e de Ciências da Religião, na linha do intercâmbio entre pesquisadores das duas instituições. O Reitor informou que os portugueses têm interesse em conhecer os projetos em Teologia desenvolvidos pela Católica, a exemplo do Observatório Transdisciplinar das Religiões do Recife.

 

A Casa da América Latina tem por missão fomentar o entendimento e a cooperação entre os países da América Latina e Portugal, pelo intercâmbio cultural, científico, tecnológico, econômico e comercial. No sentido de prosseguir a sua missão, a instituição promove a execução de projetos de intercâmbio de formação universitária e de aperfeiçoamento profissional, através de programas de bolsas de estudos.




Concurso selecionará fotos para publicação em livro

Por Glaucio Alves
Estão abertas até o dia 4 de junho as inscrições para fotógrafos que desejarem participar da seleção de imagens que integrará o livro Linguagens 2008. A publicação está em sua segunda edição e tem o objetivo de fazer um mapeamento da produção fotográfica local. O lançamento da publicação acontece durante a abertura da 2ª Semana de Fotografia do Recife, entre os dias 31 de agosto e 7 de setembro. O concurso é promovido pela Fundação de Cultura da Cidade do Recife, através da Gerência de Serviços de Fotografia.

As inscrições serão feitas mediante o preenchimento da ficha de inscrição, apresentação de currículo, texto de apresentação sobre o trabalho e envio de, no mínimo, um ensaio fotográfico ou conjunto de fotos com pelo menos 12 imagens. As fotografias devem ter de 20cm x 30cm, estarem gravadas em cd, com indicações do nome do autor, o título da obra (quando houver), detalhes técnicos ou materiais utilizados.


Um curador convidado pela organização do evento escolherá 30 fotógrafos que terão uma foto publicada, cada um, no livro. O resultado da seleção será informado por e-mail ou telefone entre os dias 18 e 23 de julho. Além de foto publicada, cada fotógrafo selecionado também terá direito a receber 15 exemplares da publicação. As imagens selecionadas vão estar em exibição na exposição que recebe o mesmo nome do livro na noite de abertura.
Os interessados em participar da seleção, podem se inscrever diretamente na Gerência de Serviços Fotográficos, localizada na Rua José Mariano, 228, 1º andar, sala 02, na Boa Vista, das 9h às 12h e das 14h às 16h. No local também é possível pegar o regulamento e edital do concurso. O documento também pode ser obtido no site da Prefeitura da Cidade do Recife www.recife.pe.gov.br. Informações pelos telefones (81) 3232.1409 ou (81) 3232.1409.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal