Recife, 04 de janeiro de 2008 Ano 7



Baixar 13.92 Kb.
Encontro22.12.2017
Tamanho13.92 Kb.

Recife, 15 de maio de 2008 Ano 7




Seminário reforça as idéias de Dom Helder

Por Anna Salustiano

Com foto

Um dos maiores líderes da Igreja Católica teve suas ações lembradas em mais uma noite do Seminário Nacional “O Século de Dom Helder” - Cristianismo e construção da cidadania no Brasil, ontem e hoje. Na quarta-feira (14), um conterrâneo do ex-arcebispo, o Prof. Dr. Manfredo Araújo, da Universidade Federal do Ceará (UFCE) fez a exposição sobre o tema.


“Não podemos entendê-lo na essência do seu agir e ser”. Essa foi uma das primeiras frases que Manfredo disse a respeito de Dom Helder. Toda a palestra do professor girou em torno das mudanças que a sociedade sofreu ao longo do tempo.
Manfredo deixou claro o seguinte: “Vivemos uma experiência eclesial, uma nostalgia dos anos dourados e ignoramos as mudanças fundadas nas datas históricas. Estamos inseridos em uma sociedade pluralista”.
Com todas as transformações ocorridas no campo da ciência, as relações mundiais vão adquirir um caráter mais fragmentado. Para Manfredo “esse é um campo em que as pessoas criam as formas de expressão religiosa. As relações são imediatistas, subjetivas e provisórias”.
Segundo o professor cearense, a Igreja Católica precisa trabalhar o projeto histórico de Jesus e pensar mais nos crucificados da história. Essa foi a maior paixão de Dom Helder e que o fato seja propagado.

Analista político americano faz palestra na Católica

Por Anna Salustiano

Com foto

O professor de Ciência Política da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, Thomas Schaller, esteve na Universidade Católica na noite de quarta-feira (13), no auditório da Unicap Junior, para falar sobre as eleições americanas. O evento foi organizado pelo Consulado dos EUA e pelo curso de Economia da Universidade.


Com o auditório lotado, Thomas mostrou detalhes sobre as primárias para as eleições nos EUA, apresentando os pontos forntes e fracos dos candidatos do Partido Democrata e o do Republicano. O professor também enfatizou a forma como a mídia tratou a campanha. “O foco tem sido alterado. A análise das propostas dos candidatos deixaram de ser feitas”, frisou.
As eleições carecem de uma plataforma política. “O objetivo é a biografia dos candidatos, os relacionamentos, a religiosidade, o que não é necessário”, opinou.
Segundo Thomas, nas últimas eleições o número de escândalos tem aumentado porque tem uma mulher e um afro-descendente na disputa. “Existe uma tática de eliminar o candidato e não é por argumentos, é por ofensas pessoais e isso é grave”, concluiu.
A eleição americana está marcada para o dia 4 de novembro de 2008. O candidato Republica será John McCain e o candidato democrata será definido entre Hillary Clinton e Barack Obama.

Maracatu D’olorum comemora um ano com ensaio no Marco Zero

Por Glaucio Alves
Foto Fotos_Assecom\Fotos_Assecom_2008\maio 2008\Maracatu
O Maracatu D’olorum, grupo vinculado ao projeto Fé e Alegria, vai comemorar seu aniversário de um ano realizando um ensaio, neste domingo (18), a partir das 15h, na Praça do Marco Zero, Recife Antigo. Os batuqueiros de outros grupos também vão participar da festa, promovendo um arrastão cultural no bairro. O Maracatu D’olorum é formado por funcionários, alunos da Católica e do Liceu, e conta ainda com a participação de ex-alunos.
De acordo com um dos coordenadores do grupo, o aluno do curso de Arquitetura da Unicap, Alessandro Douglas a idéia de criar o Maracatu D’olorum surgiu de funcionários. “Fizemos uma reunião, conseguimos um mestre e o projeto Fé e Alegria nos cedeu um espaço no Liceu Nóbrega para nossos encontros”, afirmou. Os ensaios acontecem todos os sábados, das 15 às 17h, no Liceu. “Quem quiser participar, é só comparecer aos ensaios”, disse Alessandro.
O Fé e Alegria é um movimento de educação popular que tem como objetivo atender às camadas mais carentes da população. O projeto de educação popular é desenvolvido pela Companhia de Jesus, e já atua há 25 anos no Brasil e 50 na América Latina.

Neal promoverá curso sobre o desenvolvimento do capitalismo na periferia
Por Anne Mendes
O Núcleo de Estudos para América Latina (Neal) da Universidade Católica de Pernambuco está com inscrições abertas para um novo curso: “Desenvolvimento do Capitalismo na Periferia: Atualizando a Discussão”.
Durante as aulas, que serão ministradas pelo doutor em Economia pela University of London – Inglaterra, o Prof. Dr. Frederico Jayme Katz, será feito um apanhado das mais importantes contribuições para o desenvolvimento até a virada do século. O curso será dividido em três sessões: panorama da discussão até a virada do milênio, colaborações recentes de autores estrangeiros e colaborações de autores brasileiros.
As aulas vão acontecer dias 27, 29 e 30 de maio, das 14h às 17h, no anfiteatro do 3º andar do bloco G4 da Católica. Para os interessados em se inscrever, o investimento será de R$ 15,00. Para garantir a vaga, basta ir à sede do Neal, localizado no 7º andar do mesmo bloco, e realizar a inscrição. Mais informações pelo fone 2119.4067 ou pelo e-mail: neal@unicap.br.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal