Regulamento do festival de dança informaçÕes gerais



Baixar 15.95 Kb.
Encontro27.04.2018
Tamanho15.95 Kb.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

COLÉGIO DE APLICAÇÃO


REGULAMENTO DO FESTIVAL DE DANÇA

1. INFORMAÇÕES GERAIS:

1.1  Data do Festival de Dança: 19 à 23 de setembro de 2016. O Festival de Dança acontecerá na mesma semana das Olimpíadas, porém as tradicionais coreografias apresentadas pelas turmas na abertura desse evento esportivo não farão parte e não pontuarão no Festival de Dança.
1.2 Proposta do Festival de Dança: a dança, como uma prática histórica e culturalmente construída e vivenciada pelo homem ao longo do tempo, representa um elemento da cultura corporal de movimento, e aparece como uma forma distinta e criativa de manifestação e expressão da linguagem, assim como os esportes, as lutas, os jogos, as brincadeiras, as ginásticas, entre outros. Os alunos do Colégio de Aplicação, de maneira geral, recorrem a essa prática corporal, organizada em forma de apresentações coreográficas, nos eventos institucionais da escola, como Festa das Culturas e das Famílias e Olimpíadas. Nesse sentido, destaca-se que a participação dos alunos nesses contextos, utilizando-se da dança como forma de manifestação corporal, impulsiona o entendimento da dança como uma importante ferramenta educacional, no sentido estético, motor, socioafetivo e crítico-reflexivo. Além disso, muitos sujeitos que estão na escola carregarem esse repertório artístico como bagagem cultural, pelas vivências que possuem com a prática dentro e fora da escola. A partir desse contexto propõe-se o 1° Festival de Dança do Colégio de Aplicação, que acontecerá paralelamente a 47ª Olimpíadas.
1.3 Objetivos do Festival de Dança: a) proporcionar aos alunos do CA um contexto de valorização da expressão e manifestação da linguagem por meio do movimento, da dança; b) estimular nos estudantes a socialização, a criatividade, as potencialidades humanas e sua relação com o mundo, e a descoberta da sua linguagem corporal; e c) impulsionar o protagonismo dos sujeitos no entendimento social e cultural do mundo que o cerca, por meio da elaboração e apresentação de coreografias de dança.
2. ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DAS COREOGRAFIAS

2.1 Escolha de padrinhos e/oi madrinhas

Cada grupo que decidir elaborar e apresentar uma coreografia no Festival de Dança deverá contar com padrinho(s) e/ou madrinha(s) para auxiliar em todo processo: organização dos ensaios, escolha da música, montagem coreográfica, escolha de figurinos, apoio presencial nos dias do Festival de Dança, entre outras demandas que surgirem dos alunos.


3. INSCRIÇÕES

3.1 Período e local de inscrições: as inscrições deverão ser feitas até o dia 09 de setembro (sexta-feira) com as professoras Lia Alarcon Lima (Artes) e Daniela Minelli (Educação Física - Anos iniciais) ou nas coordenações dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os alunos deverão preencher a ficha de inscrição informando o nome de todos os integrantes da coreografia, a categoria, o título da coreografia, o tempo de duração e nomes dos padrinhos e/ou madrinhas responsáveis.
4. COREOGRAFIAS

4.1 Número de participantes por coreografia: os alunos poderão escolher entre cinco categorias para definir o número de integrantes de cada coreografia: 1) solo (individual); 2) duo (dupla); 3) trio; 4) quarteto; e 5) grupos de 5 a 15 pessoas.
4.2 Tempo de coreografia: cada coreografia deverá ter no máximo 3 minutos e 30 segundos.
4.3 Montagem da coreografia: cada grupo discutirá com seus padrinhos e madrinhas a criação de uma proposta de apresentação relacionada à cultura popular, podendo ser brasileira ou estrangeira. Não serão pontuadas apresentações que não tenham coerência interna de estilo musical ou de proposta cultural. Não serão aceitas músicas com letras de teor ofensivo e/ou preconceituoso com quaisquer etnias, identidades de gênero, orientações sexuais ou outros grupos historicamente marginalizados.

IMPORTANTE: as músicas escolhidas pelos alunos deverão ser avaliadas pelos seus padrinhos e/ou madrinhas. Se eles tiverem dúvidas, consultar a Comissão Organizadora do Festival de Dança, representada pelas professoras Daniela Minelli (Educação Física) e Lia Alarcon (Artes). Essa avaliação deve ser feita antes do início da montagem da coreografia para evitar frustrações e confusões, resultando no cancelamento da apresentação.
5. APRESENTAÇÕES

5.1 Data, local e horário: as apresentações acontecerão durante a 47ª Olimpíadas do Colégio de Aplicação, do dia 19 à 23 de setembro, nos ginásios do CDS/UFSC, em dois horários: 1) 11h30min; e 2) 13h30min. Após analisar o número de coreografias inscritas, a Comissão Organizadora do Festival de Dança fará um sorteio para decidir a data, horário e local da apresentação de cada coreografia. Essas informações serão divulgadas no dia 14 de setembro, quarta-feira.


6. AVALIAÇÃO DAS COREOGRAFIAS

6.1 Pontuação automática

As apresentações de dança serão observadas por uma banca de jurados, composta por professores do CA. Cada apresentação receberá automaticamente uma pontuação de participação para sua respectiva turma. Caso os alunos decidam misturar as turmas na elaboração coreográfica, todas as turmas que participarem serão pontuadas, mesmo que seja apenas um integrante. O intuito de elaborar essa sistemática de pontuação é para valorizar a coragem, iniciativa, integração e expressão dos alunos.


6.2 Elementos pontuados de forma extra:

As coreografias que apresentarem elementos diferenciados (apontados abaixo), ganharão uma pontuação extra.



Os elementos são: a) criatividade; b) utilização de figurinos, inclusive materiais recicláveis; c) utilização do espaço; d) variação de movimentos nos planos alto, médio e baixo; e e) originalidade.
Qualquer dúvida, procurem a Comissão Organizadora do Festival de Dança.

Comissão Organizadora: Daniela Schwabe Minelli e Lia Alarcon Lima

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal