Respirador descartável com 3 painéis tipo dobrável 3m aura 9320+br pff-2(S) C. A.: 30. 592



Baixar 34.46 Kb.
Encontro12.01.2018
Tamanho34.46 Kb.







RESPIRADOR DESCARTÁVEL COM 3 PAINÉIS TIPO DOBRÁVEL 3M AURA 9320+BR PFF-2(S)

C.A.: 30.592



CARACTERÍSTICAS:

O respirador é composto basicamente por três camadas: parte interna de sustentação - composta de não-tecido em fibras sintéticas. Sobre esta é montado o meio filtrante composto por micro fibras tratadas eletrostaticamente. E a parte externa do respirador composta por um não-tecido que protege o meio filtrante evitando que as fibras possam se soltar. Este conjunto no formato dobrável, são incorporadas 2 bandas de elástico, uma tira de espuma, um grampo de ajuste nasal necessário para manter o respirador firme e ajustado na face do usuário.


Peso líquido aproximado: 12 gramas.

Cor:

DESEMPENHO:

Indicado para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas não oleosas e fumos. Este respirador enquadra-se na categoria PFF-2(S) e, para tanto, deve obedecer, entre outros, os seguintes requisitos estabelecidos de acordo com a norma ABNT/NBR 13698:1996 (Equipamentos de Proteção Respiratória – Peça Semifacial Filtrante para Partículas):



  • Penetração máxima de partículas através do filtro mecânico(1): 6%

  • Resistência máxima à respiração(2):

    • Inalação (a 95 litros/min): 240 Pa

    • Exalação (a 160 litros/min): 300 Pa

  • Inflamabilidade: Material não inflamável.

Este produto é testado de acordo com a norma ABNT/NBR 13698:1996 e aprovado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CA 30.592) como peça semifacial filtrante para partículas, classe PFF-2(S), apresentando eficiência de filtração mínima de 94% contra a penetração de aerossóis particulados não oleosos. Este respirador possui certificação INMETRO sob nº BR230270. Esta certificação atesta a conformidade com as normas estabelecidas pela Portaria nº 230, de 17 de Agosto de 2009 do INMETRO.


(1) Ensaios realizados em equipamento utilizando aerossol de cloreto de sódio (NaCl) com diâmetro entre 0,3 e 0,6 mícron e vazão de ar igual a 95 litros/min. Neste ensaio, o respirador é fixado no equipamento de ensaio de tal forma que fique perfeitamente selado e então é submetido a um aerossol de NaCl nas condições descritas acima. Estes ensaios podem ser realizados em laboratório credenciado ao INMETRO ou internamente pela 3M e acompanhados por auditor credenciado ao INMETRO.

(2) Ensaio realizado em equipamento com fluxo contínuo de ar de 30, 95 e 160 litros/min ou em máquina simuladora de respiração (pulmão artificial), com 25 ciclos por minuto e 2 litros de ar por ciclo. Em concentrações não superiores a 10 (dez) vezes o limite de exposição ocupacional (LT ou TLV) destes particulados. Indicado para poeiras, névoas não oleosas e fumos metálicos ou plásticos contendo: fibras têxteis, cimento refinado (Portland), minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana, etc.), poeiras de lixamento e esmerilhamento, entre outros.


INDICAÇÕES DE USO:

Indicado para proteção das vias respiratórias contra poeiras, névoas não oleosas e fumos metálicos ou plásticos, em concentrações não superiores a 10 (dez) vezes o limite de exposição ocupacional (LT ou TLV) destes particulados podendo conter fibras têxteis, cimento refinado (Portland), minério de ferro, minério de carvão, minério de alumínio, sabão em pó, talco, cal, soda cáustica, poeiras vegetais (como trigo, arroz, milho, bagaço de cana, etc.), poeiras de aviário contendo restos de ração, fezes, plumas e penas de aves, poeiras de lixamento e esmerilhamento, névoas de ácido sulfúrico, entre outros.


No Brasil, de acordo com a IN no 01 do Ministério do Trabalho e Emprego, de 11/04/1994, respiradores da classe PFF-2(S) podem ser usados para proteção respiratória contra poeiras contendo amianto (asbesto) em concentrações até 2 fibras/cm3. Fumos metálicos são produzidos em operações de soldagem, corte por calor, fundições, ou outras atividades envolvendo aquecimento e fusão de metais. Fumos plásticos são gerados em operações de injeção e extrusão de polímeros, ou outras atividades envolvendo aquecimento e fusão de materiais plásticos.
Recomendado ainda para redução da exposição ocupacional a aerossóis contendo agentes biológicos potencialmente patogênicos. Não é recomendado para uso hospitalar em procedimentos médicos ou odontológicos.
É de uso pessoal e intransferível. Deve ser utilizado mediante o conhecimento e aprovação da CCIH, SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho) e/ou CIPA da instituição.

QUANTIDADE:

Caixa 240 peças.



CONDIÇÕES DE ESTOCAGEM:

Deve ser mantido em local com boa ventilação, limpo, seco, evitando-se umidade e exposição a contaminantes.



VIDA ÚTIL:

É variável dependendo do tipo de contaminante, sua concentração, da freqüência respiratória do usuário, da umidade relativa do ambiente e da conservação do produto pelo usuário, devendo sempre ser avaliada pelo responsável sobre a determinação do uso de EPI.


Deve ser trocado sempre que se encontrar saturado (entupido), perfurado, rasgado ou com elástico solto ou rompido, ou quando o usuário perceber o cheiro ou gosto do contaminante.
Não deve ser feito qualquer tipo de reparo ou manutenção no produto.
Nas condições de estoque (não uso) especificadas, sua validade é de 3 anos após a data de fabricação.


LIMITAÇÕES DE USO E ADVERTÊNCIAS:

  1. Este respirador não deve ser utilizado para proteção respiratória contra jatos de areia, gases, ou em atmosferas contendo névoas oleosas.

  2. Não deve ser utilizado contra poeiras altamente tóxicas, ou seja, com limite de tolerância inferior a 0,05 mg/m3.

  3. Por ser de material filtrante e não suprir oxigênio, não deve ser utilizado em ambientes fechados e sem ventilação tais como: câmaras, tanques, silos e tubulações ou onde a concentração de oxigênio pode ser menor que 19,5% em volume.

  4. Não deve ser utilizado quando a concentração do contaminante ultrapassa os valores de I.P.V.S. (Imediatamente Perigoso à Vida e à Saúde) ou é superior a 10 vezes o valor do seu limite de tolerância (T.L.V.). Utilize o parâmetro que for menor.

  5. O produto não deve ser alterado ou modificado para o uso.

  6. Não deve ser utilizado por pessoas com barbas ou cicatrizes profundas na face por impedir uma eficiente vedação do respirador ao rosto do usuário.

  7. Deixe a área imediatamente se a respiração se tornar difícil; sentir o gosto do contaminante; se o produto se danificar; se ocorrer algum tipo de irritação ou sentir tonturas, enjôos ou dores de cabeça (isto pode significar que o respirador está saturado ou mal selado no rosto).


ATENÇÃO:

No surgimento de irritações ou problemas respiratórios, suspenda o uso e procure atendimento médico.

INSTRUÇÕES DE USO:

Antes de utilizar o produto, conforme exigência da NR. 6 da C.L.T. e da Instrução Normativa no. 1 do Ministério do Trabalho e Emprego de 11 de abril de 1994, o usuário precisa ser informado pelo empregador sobre a obrigatoriedade de uso do equipamento, ser devidamente treinado para a correta utilização e ser realizado o ensaio de vedação, para a correta utilização do mesmo.






1. Remova o respirador da embalagem e abra-o totalmente puxando as abas inferior e superior com as duas mãos moldando o clipe de ajuste nasal com o dedo polegar no centro da espuma interna. Note que esse movimento molda facilmente o formato de concha.


2. Segure o respirador aberto na palma da mão. Vire o respirador com a parte interna aberta para baixo, para que os elásticos fiquem separados quando as abas estiverem abertas. Certifique-se que a aba inferior esteja totalmente aberta.

3. Leve o respirador até o rosto levando primeiramente a parte inferior de encontro ao queixo e de forma que a parte contendo a espuma seja colocada sobre o nariz. Certifique-se que a aba inferior esteja bem colocada e sem dobras sob o seu queixo. Com a outra mão, passe os dois elásticos sobre sua cabeça.





4. Ajuste o elástico superior sobre a parte de cima da sua cabeça. Ajuste o elástico inferior no pescoço, posicionando abaixo das orelhas. Certifique-se de que os elásticos estejam colocados de maneira correta, e que não fiquem torcidos. Para uma vedação adequada e confortável, ajuste o painel superior e inferior.




5. Coloque as pontas dos dedos de ambas as mãos na parte superior do clipe de ajuste nasal. Deslize as pontas dos dedos por toda a extensão do clipe nasal, moldando-o de acordo com o formato do nariz. Atenção! Lembre-se sempre que o uso de apenas uma mão pode causar um ajuste inadequado e interferir no desempenho e na vedação do respirador.




6. Faça um teste de verificação de vedação antes do uso. Para isso, você precisa cobrir o respirador com as duas mãos. Exale de forma moderada. Se você sentir que o ar está vazando na parte superior, reajuste moldando-o mais uma vez na região do nariz. Tome sempre cuidado para não alterar a posição do respirador. Se houver vazamento pelas bordas do respirador, reajuste os painéis e elásticos. Cuidado! Mesmo após todos os ajustes, se o respirador não estiver com a vedação adequada, não entre na área contaminada. Consulte sempre seu supervisor.

INSTRUÇÕES DE REMOÇÃO:

Para remover com cuidado o seu respirador, coloque a mão sobre ele para manter sua posição no rosto, e puxe o elástico inferior por cima da cabeça. Ainda segurando o respirador, puxe o elástico superior sobre a cabeça e retire o respirador.


CONSERVAÇÃO DO PRODUTO:

1. Não suje a parte interna do respirador. Se tiver que manuseá-lo com a mão suja, pegue-o pela parte externa.

2. Não deve ser dobrado em formatos que não é o de fabricação, colocado no pescoço, na cabeça ou no capacete.

3. Após o uso, guarde-o em um saco plástico em lugar limpo e seco.



PARA OBTER MAIS INFORMAÇÕES e assistência em relação aos Produtos de Segurança e Proteção à Saúde 3M, entre em contato com seu representante local da 3M ou ligue para o Disque-Segurança 3M pelo 0800-0550705.


3M Segurança Pessoal Revisado em Março de 2014

Disque Segurança: 0800 0550705



www.3Mepi.com.br

www.youtube.com/3Mepi







©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal