Resposta à pergunta 3



Baixar 11.06 Kb.
Encontro25.12.2017
Tamanho11.06 Kb.

RESPOSTA À PERGUNTA 3
PERGUNTA: Podemos apresentar atestado de Capacidade Técnica com fornecimento e instalação de 04 grupos motores Geradores com capacidade de 2.000KW (stand-by) em 13,8 KV – perfazendo 8.000KW?
RESPOSTA: Na análise técnica da compatibilidade dos atestados serão consideradas aquelas características constantes do edital, as quais espelham o  sistema de geração a diesel  projetado para o datacenter da CAIXA em termos de capacidade e condições de operação, ou seja, 2 grupos com no mínimo 2.500 kW (stand-by) cada um, não sendo considerada a soma de atestados conforme item 8.4.1.4 do Edital.
PERGUNTA:Ainda, quanto ao atestado, podemos apresentar o protocolo de entrada do mesmo junto ao CREA, para atendimento ao edital, tendo em vista que a referida obra já foi realizada anos atrás, mas agora que estamos registrando o mesmo junto ao CREA.
RESPOSTA: Conforme Item 20.4, não serão aceitos protocolos de entrega ou solicitação de documentos, em substituição aos documentos requeridos no presente Edital e seus Anexos.
PERGUNTA: Conforme diagrama unifilar de Média Tensão constante do arquivo 0118-10-CAIXA-CTC-PE-ELE-A05-11-DUM-L.dwg, entendemos que o transformador de 3000kVA está externo ao cubículo blindado de MT e excluso do fornecimento desse pregão, tendo em vista a preservação dos ensaios de resistência ao arco elétrico realizados pelos fabricantes. Perguntamos se esta correto, o nosso entendimento.
RESPOSTA: Entendimento correto, o transformador é externo ao cubículo blindado de MT de transferência e não está incluso no fornecimento.
PERGUNTA: No Anexo I do termo de referência, item 5.6.1 Características Construtivas, é solicitado forma de compartimentação 3b. Entendemos que esta forma compartimentação são para painéis autoportantes da NBR IEC 60439-1, tendo em vista a mesma não ser aplicável a painéis de sobrepor e nem a painéis em conformidade com a norma NBR IEC 60439-3, como por exemplo, os painéis de serviços auxiliares de geradores. Perguntamos se esta correto o nosso entendimento.
RESPOSTA: Correto o entendimento, para painéis que possam ser fabricados de acordo com os requisitos normativos da NBR 60439-3 não faz sentido a compartimentação 3b. Entretanto, todos os demais painéis que se encaixam na norma NBR 60439-1 devem possuir compartimentação 3b.
PERGUNTA: No Anexo I do termo de referência, item 5.6.1 Características Construtivas, é solicitado grau de proteção IP41 - Protegido contra corpos sólidos superiores a 12,5mm, para os painéis de baixa tensão. Acontece que para proteção contra corpos sólidos superiores a 12,5mm o grau de proteção correto é o IP 20. Dessa forma, devemos considerar grau de proteção mínimo IP20 – Proteção contra objetos sólidos de Ø maior 12 mm para os painéis de baixa tensão?
RESPOSTA: Esclarecemos que será exigido o grau de proteção IP41 – Protegido contra objetos sólidos de Ø 1,0 mm e maior e Protegido contra gotas d'água caindo verticalmente.
PERGUNTA: Quanto aos Quadros de Transferências, os mesmos possuem uma seqüência de operação?
RESPOSTA: A programação deverá prever que os  QTA's principais acionam o gerador 1 do respectivo lado, com a seguinte sequência:

- falha de energia

- acionamento do gerador 1 de ambos os lados

- abertura do disjuntor de média da concessionária no QTA 1

- fechamento do disjuntor de média - lado gerador - no QTA 1

- Se houver falha do gerador 1

- Desativar QTA 1

- Acionar gerador reserva

- Acionar disjuntor gerador na QTA 5

- Desativar disjuntor dos painéis de baixa tensão conectados ao QTA 1 (ou QGBT-TRANSFERÊNCIA)

- Ativar disjuntor dos painéis de baixa tensão conectados ao QTA 5 (ou QGBT-ETAPA-1)

OBS 1 .: o retorno para a concessionária pode ser em rampa, o controle e lógica devem estar preparados para tanto.



OBS 2.: A lógica deve fazer o revezamento automático entre gerador principal e reserva para propiciar horas de funcionamento de forma equilibrada entre os equipamentos.
PERGUNTA: Quanto aos QGBT´s, os mesmos fazem parte do escopo de fornecimento do referido pregão. Ex. QGBT, Transferência, L.?
RESPOSTA: Não fazem parte do escopo de fornecimento.



©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal