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UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)

CENTRO LETRAS E ARTES

DISCIPLINA'>INSTITUTO VILLA-LOBOS

PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO: Graduação em música: modalidade Licenciatura.

DEPARTAMENTO: DEM

DISCIPLINA: História da Música Popular Brasileira I

SIGLA: HMPB I

CÓDIGO: AEM0005

CARGA HORÁRIA: 30 horas

Número de CRÉDITOS: 02

PRÉ-REQUISITOS: -

EMENTA:

Estudo do desenvolvimento da chamada música popular brasileira – urbana, de natureza autoral/comercial – em contextos socioculturais, econômicos, políticos, tecnológicos que determinaram a sua fixação e consolidação, a partir de fins do século XVIII até meados dos anos de 1940, com o final da 2ª grande guerra mundial.



OBJETIVOS DA DISCIPLINA:

Capacitar o aluno a identificar os diversos períodos de desenvolvimento da música popular brasileira – do seu surgimento aos dias atuais – interpretando-os criticamente, com base na trajetória da sociedade brasileira e mundial.



METODOLOGIA:

Aulas expositivas; projeção comentada de filmes; seminários; debates.



CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

. Conceituação de gênero musical, estilo, forma, ritmo.

. Conceituação e origens da chamada música popular brasileira; a música das fazendas –

a “música de barbeiros”.

. Interações culturais entre indígenas brasileiros, afro-brasileiros e europeus.

. Primeiros gêneros de música popular urbana e autoral surgidos no Brasil: modinha e

lundu.

. Situação e “movimento” da música popular brasileira de meados do século XIX até a



virada para o XX: polca, schottisch, valsa, mazurca, habanera, polca-lundu, maxixe.

. Precursores da moderna música popular brasileira; o samba de roda da Bahia, o samba

carioca, o choro.

. Desenvolvimento tecnológico e música popular: o advento da gravação do som, do

cinema falado, do rádio, da gravação elétrica.

. O carnaval brasileiro. Histórico sobre o “entrudo carnavalesco”. Surgimento dos ranchos,

blocos e cordões carnavalescos; surgimento das escolas de samba; a roda de

samba e o samba fora da roda.

. A chamada Era de Ouro da MPB – 1928 a 1945.

. Crises sociais e políticas, fatores determinantes para a transformação da musica popular

brasileira.


AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita através de trabalhos e/ou provas e seminários temáticos ministrados pelos alunos.



BIBLIOGRAFIA:

ANDRADE, Mário de. Aspectos Da Música Brasileira. Belo Horizonte: Itatiaia, 1980.

______. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo : Martins Editora, 1972.

ARAUJO, Mozart. A modinha e o Lundu no século XVIII –uma pesquisa histórica e bibilográfica. São Paulo : Ricordi Brasileira, 1963.

CABRAL, Sérgio. As Escolas de Samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.

GANDRA, Edir. Jongo da Serrinha – do terreiro aos palcos. Rio de Janeiro: GGE gráfica e editora Lda, 1995.

GÓES, Fred de. O País do Carnaval Elétrico. São Paulo : Corrupio, 1982.

GUIMARÃES, Francisco (Vagalume). Na roda do Samba.. Rio de Janeiro: Funarte, 1978.

LARA, Silvia Hunold e PACHECO Gustavo. Memória do JONGOAs gravações históricas de Stanley J. Stein –Vassouras, 1949. Rio de Janeiro: Folha Seca; Campinas, SP: CECULT, 2007.

LOPES, Nei. PARTIDO ALTO –Samba de Bamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.

NAPOLITANO, Marcos. História e música. Belo Horizonte : Autêntica, 2002.

PINTO, Alexandre Gonçalves. O Choro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978.

SANDRONI, Carlos. Feitiço Decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917 -1933. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

SEVERIANO, Jairo e MELLO, Zuza Homem de. A Canção No Tempo - 85 Anos De Música Brasileiras.(Vol.1 – 1901-1957). São Paulo: Editora 34, 1997.

SIQUEIRA, Baptista. Modinhas do passado. Rio de Janeiro: Folha Carioca, 1979.

______. Lundum X Lundu. Rio de Janeiro : UFRJ, 1970.

______.Origem do termo samba. São Paulo : IBRASA, 1977

SQUEFF, Enio e WISNIK, José Miguel. O nacional e o popular na cultura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1982.

SODRÉ, Muniz. Samba - o dono do corpo. Rio de Janeiro: Codecri, 1979.

TINHORÃO, José Ramos. Música popular de índios, negros e mestiços. Petrópolis : Vozes, 1975.

______. Pequena história da música popular - da modinha à Lambada. Rio de Janeiro: ART, 1991.

______. Música Popular – Um tema em debate (3ª edição revisada e ampliada). São Paulo, SP: Editora 34, 1997.

VASCONCELOS, Ary. Panorama da música popular brasileira. Vols.1 e 2. São Paulo: Martins, 1961.

VIANNA, Hermano. O mistério do Samba. Rio de Janeiro : Jorge Zahar, 1995.


Obras de referência:


EBM (Enciclopédia da música brasileira, popular, erudita, folclórica. São Paulo: ART / Publifolha, 1998.


Professor responsável: Roberto Gnattali

Assinatura __________________________________

Data: 10 de junho de 2013.


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