SeleçÃo de projetos para ocupaçÃo do tusp



Baixar 69.27 Kb.
Encontro12.01.2018
Tamanho69.27 Kb.




SELEÇÃO DE PROJETOS PARA OCUPAÇÃO DO TUSP
Edital - 0 1/2009
O TUSP - Teatro da USP é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária. Está sediado no histórico prédio do Centro Universitário Maria Antonia, no centro da cidade, antiga sede da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP até o ano de 1968.

Neste local o TUSP mantém um espaço cênico não-convencional que permite diferentes configurações com uma programação permanente, com o objetivo de difundir as artes cênicas   nas suas mais diferentes manifestações e formas de expressão.

A Residência Artística visa a ocupação do espaço do Teatro da Universidade de São Paulo para o desenvolvimento de projetos de criação artística, estimulando o diálogo entre a Universidade e comunidade teatral através de apresentações de espetáculos, ensaios e/ou outras atividades que promovam a investigação, o debate, a circulação de idéias e a reflexão sobre o fazer teatral.

A forma de ocupação a ser realizada pelos inscritos não é pré-determinada por este edital, para que cada projeto possa ser articulado de acordo com as características e necessidades artísticas do trabalho.


1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS
1.1. Objetivos e Características da Residência Artística
A Residência Artística tem por objetivo a concessão, durante os meses de Maio a Julho de 2009 a 1 (um) grupo, companhia ou coletivo teatral profissional, do espaço cênico do TUSP – Teatro da USP, órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, localizado na Rua Maria Antônia, 294, na Vila Buarque, em São Paulo (SP).

O residente terá o espaço cênico à disposição para a apresentação de espetáculos, desenvolvimento de suas atividades internas (ensaios, reuniões, encontros), e ou atividades paralelas (oficinas, workshops, debates, encontros, seminários, saraus, leituras abertas, shows, performances); dentro das datas, dias da semana e horários disponibilizados pelo TUSP – Teatro da USP (ver itens 1.2. e 1.3. deste edital) e de acordo com o Termo de compromisso (Anexo I). Caso ocorra alguma cobrança nas atividades paralelas o valor proposto deverá constar do projeto .

1.2. Período de Ocupação

De 05 de maio a 26 de julho de 2008.


1.3. Dias da Semana e Horários de Ocupação

Terça a sexta de manhã (das 9h às 13h): Concessão do espaço cênico do TUSP – Teatro da USP para ensaios e demais atividades internas do grupo.


Quarta a domingo à tarde e à noite (das 13h às 23h): Concessão da sala de espetáculos do TUSP – Teatro da USP para apresentações de teatro, de música, de dança; performances; leituras dramáticas; realização de palestras, debates, seminários; e demais atividades promovidas pelo grupo e abertas ao público.
Obs.: Os demais horários, assim como os horários não solicitados pelo grupo, serão utilizados pelo TUSP – Teatro da USP, em comum acordo com o grupo no que diz respeito às condições técnicas do espaço, para a realização da programação do teatro.

2. DAS NORMAS GERAIS


    1. As inscrições poderão ser feitas de 26 de janeiro a 06 de março de 2009, na secretaria do TUSP – Teatro da USP, de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, ou enviadas pelo correio com data de postagem até dia 03 de março de 2009.

    2. Os projetos inscritos poderão ser inéditos ou já apresentados.

    3. A divulgação do projeto selecionado será feita até 20 de março de 2009, e o grupo selecionado terá até 27 de março de 2009 para assinar o contrato.


3. DOS ITENS OBRIGATÓRIOS PARA A INSCRIÇÂO


    1. Ficha de inscrição preenchida (pág. 6).

    2. Projeto encadernado ou book contendo:

  1. Cronograma de ocupação, contendo todas as atividades a serem realizadas, com propostas de datas e horários, respeitando o período determinado neste.

  2. Dos espetáculos: Fita VHS ou DVD, com gravação do(s) espetáculo(s) inscrito(s) (no caso de espetáculos que não tenham estreado, enviar imagens do ensaio); concepção, sinopse e ficha técnica do espetáculo.

  3. Da programação paralela: descrição das atividades a serem realizadas e especificações sobre participantes, convidados, público alvo, etc.

  4. Das apresentações musicais: fita cassete, CD ou DVD;

  5. Especificações das necessidades técnicas no caso das apresentações artísticas em geral (teatro, dança, música, performance, leituras): descrição das necessidades técnicas da encenação (cenário, figurino, luz, som, etc.), com planta do cenário, luz, som, etc;

  6. Histórico do grupo;

  7. Currículos dos envolvidos no projeto.





      1. DOS ITENS FACULTATIVOS

  1. Material gráfico do projeto (cartaz, programa e/ou de trabalhos anteriores).

  2. Material de imprensa sobre o projeto ou sobre o trabalho do grupo.

  3. Cópia do texto ou roteiro do(s) espetáculo(s) a ser (em) apresentado(s).



      1. DA SELEÇÃO DO PROJETO

A seleção do projeto será realizada por uma comissão, formada por dois especialistas da área teatral e cultural e presidida pela diretora do TUSP.
6. DO USO DO ESPAÇO E DOS MATERIAIS

    1. A Produção do Projeto selecionado será responsável pela montagem técnica das atividades realizadas (cenário, luz, som, etc), com a supervisão de um técnico do TUSP; assim como pela operação da luz e do som durante as atividades.




    1. O TUSP não fornecerá equipamentos de som para os shows musicais, sendo estes de responsabilidade da produção do projeto.




    1. A lista de equipamentos disponibilizados pelo TUSP encontra-se anexa a este edital e no site do tusp.


7. DA BILHETERIA

    1. Caberá ao TUSP 10% do valor total da bilheteria dos espetáculos cujos ingressos sejam cobrados; assim como, no caso das atividades paralelas que sejam pagas, caberá ao TUSP 10% do valor total arrecadado.

    2. O atendimento da bilheteria do espetáculo é de responsabilidade da Cia.



  1. DO MATERIAL ENTREGUE NA INSCRIÇÃO DO PROJETO

    1. Os responsáveis pelos projetos não selecionados que desejarem a devolução do material deverão retirá-los até 28 de agosto de 2009 em horário comercial. Ao final deste mês o material será destruído.




  1. DO MATERIAL GRÁFICO E DIVULGAÇÃO DO PROJETO

    1. O TUSP – Teatro da USP oferecerá para os Projetos selecionados, durante o período de ocupação:




  1. Divulgação do projeto selecionado no banner da fachada do prédio do TUSP, que divulga a programação mensal do teatro;

  2. Inclusão das atividades do projeto no folder mensal que divulga a programação do TUSP;

  3. Filipeta de divulgação para cada espetáculo do projeto;

  4. Divulgação institucional na imprensa, junto à programação do TUSP.




    1. A elaboração, impressão e distribuição de qualquer material distinto dos acima descritos, assim como a divulgação das atividades do projeto em mídias diversas, e também a assessoria de imprensa do projeto, são de total responsabilidade do da produção do projeto selecionado.


10. DAS DISPONIBILIDADES FINAIS

10.1. Os grupos inscritos deverão apresentar projetos que se adeqüem às condições técnicas e cenográficas do espaço (verificar na lista anexa ou no site os materiais técnicos oferecidos pelo TUSP). No caso de haver necessidade de equipamentos não disponíveis no teatro, a produção selecionada será responsável pelo aluguel e manutenção dos mesmos.




    1. Na assinatura do Termo de Compromisso o responsável pelo projeto selecionado deverá apresentar a liberação da SBAT ou autorização do autor para a apresentação do(s) espetáculo(s). No caso de utilização de trilha sonora, deverá providenciar a declaração de regularização das músicas, emitida pela ECAD, ou declaração do autor liberando as músicas para o espetáculo, devidamente carimbada pelo ECAD. A não entrega destes documentos pode acarretar o cancelamento da seleção, chamando-se imediatamente o próximo classificado.

SELEÇÃO DE PROJETOS PARA OCUPAÇÃO DO TUSP

Edital - 01/2009

FICHA DE INSCRIÇÃO


Ficha nº ___________________

Recebida em: __/__/ ___




Título do projeto:


Grupo/ Companhia/ Proponente:


Proposta para:


Responsável pelo Projeto: __________________________________________________

End.: ____________________________________________________________________

Fone:___________________Cel:___________________ Fax:_______________________

E-mail: ___________________________________________________________________

Nome do responsável técnico (em caso de apresentações artísticas): __________________________________________________________________________

Fone:_____________________E-mail:__________________________________________



Material anexado:

( ) Projeto

( ) Fita de vídeo ou DVD

( ) CD ou fita cassete





Assinatura do responsável

ANEXO I




TERMO DE COMPROMISSO
A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, tendo por representante____________________, brasileiro, portador da cédula de identidade RG __________, domiciliado na Rua ______________, CEP.___________, compromete-se a cumprir os seguintes itens:

I. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, apresentará (____) espetáculo ( s) de seu repertório , dirigidos por _______________: “ (nome do espetáculo “____________”) , com duração de ______ minutos, de _____________a ________________, de sextas e sábados, às ______h e domingos, às _____h , no Espaço Cênico do TUSP - Teatro da Universidade de São Paulo, localizado na Rua Maria Antônia, 294, Consolação – São Paulo, SP.


II. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, apresentará o projeto “________________________________” no TUSP, em caráter de residência, durante o período _ __/ / a

/ / adicionando a esta data, o período necessário para a desmontagem e desocupação do espaço conforme acordo entre as partes.


  1. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, deverá cumprir e responsabilizar-se para que sejam cumpridos por todos os membros da sua equipe, todos os itens contidos neste Termo.

  2. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, deverá realizar todas as atividades propostas no projeto “______________________________” em caráter de ____________________no TUSP, durante o período ___________ a ________________ conforme cronograma apresentado e anexado a este termo.

  3. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________,, na oportunidade de assinatura deste Termo, declara ter pleno conhecimento das condições do teatro, suas dependências, equipamentos e demais acessórios, todos vistoriados e em perfeito estado de uso e conservação.

  4. Expirado o período previsto para realização do projeto, a produção obriga-se a ressarcir ao TUSP, equipamentos, acessórios e quaisquer danos às instalações do Espaço Cênico, ocorridos em conseqüência da ocupação.

  5. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, deverá entregar um documento com antecedência de 48h, com a relação de nomes e números de RG de todos os integrantes da equipe, indicando o responsável da produção, os técnicos, os atores e outros profissionais que atuam no projeto, como também uma relação de todo o material utilizado, tais como: cenário, figurino, equipamento de luz, som, etc.

  6. A entrada e saída de objetos ou equipamentos deverá ser, obrigatoriamente, acompanhada por 1 (um) integrante do grupo , e ser comunicada à produção do TUSP, por escrito e com antecedência de 24 horas para ser providenciada a devida autorização.

  7. Após o término da temporada, os equipamentos da COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, deverá ser retirado das dependências do TUSP até as 12h do dia seguinte (salvo acordo prévio). Após esse prazo a Administração se reserva o direito de se desfazer de todo material e equipamento, não lhe cabendo qualquer responsabilidade.

  8. O TUSP não se responsabiliza por objetos e valores deixados no Espaço (Cênico e ou/ Experimental) ou em qualquer dependência do órgão.




  1. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, não poderá utilizar ou designar o TUSP ou o Espaço cênico e ou Experimental como sua sede para fins de qualquer natureza, sendo ainda vedado sublocar, transferir, ceder, emprestar ou utilizar para outro fim que não seja a exibição do espetáculo.

  2. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, não poderá alterar a estética interna e externa do Espaço cênico e/ou Experimental sem o prévio conhecimento e consentimento da direção do TUSP e da equipe técnica do teatro, bem como remoção ou utilização de peças, equipamentos, acessórios ou mobiliários existentes, sem autorização expressa.

  3. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, se compromete a fazer constar em todo e qualquer material gráfico relacionado ao evento os seguintes logotipos: Universidade de São Paulo ; da Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária e do TUSP – Teatro da USP , como realizadores do projeto, durante o tempo que permanecer em cartaz no Espaço Cênico e/ou Experimental do TUSP (disponibilizados pela produção do TUSP).

  4. Cabe à A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, providenciar e apresentar ao TUSP, com antecedência de 72h do início da apresentação do espetáculo, os documentos referentes à liberação da programação junto aos órgãos competentes, como: ECAD, SBAT, cabendo o TUSP, no caso de interpelado pelo órgão fiscalizador, fornecer os dados contidos no contrato.

  5. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, responsabilizar-se-á totalmente pelas despesas de produção e exibição do espetáculo, encargos trabalhistas com seus artistas e pessoal técnico, encargos tributários nas esferas municipal, estadual e federal, bem como multas advindas, que recaiam ou venham posteriormente recair ao TUSP.

  6. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, responsabilizar-se-á pela operação dos equipamentos de som e luz, bem como a operação de palco.

  7. O TUSP possui os equipamentos, conforme Anexo III.

Fica sob responsabilidade da produção os equipamentos de som e luz utilizados durante a temporada, permanecendo o TUSP isento de qualquer dano causado em conseqüência da utilização dos mesmos.

Fica a cargo da A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, a locação de outros equipamentos de áudio e som que não constam no Espaço Cênico e/ou Experimental.



  1. O preço do ingresso foi determinado em R$ 20,00 (vinte reais), valor estabelecido em comum acordo entre o grupo e a direção do Teatro, respeitando-se sempre, a faixa de preços populares. A meia-entrada é concedida a estudantes, professores, funcionários da USP, aposentados e classe teatral.

  2. Funcionamento da bilheteria

A contratação dos serviços de bilheteira dos espetáculos é de responsabilidade da A COMPANHIA DE TEATRO ______________________________________________,

A bilheteria é aberta ao público duas horas antes do evento.

É proibida a entrada na Bilheteria de pessoas estranhas ao serviço, inclusive integrantes da A COMPANHIA DE TEATRO _____________________________,salvo acordo prévio.

As reservas são feitas por telefone, in loco ou com o nome na lista de convidados do grupo.

A lista de convidados da A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, deverá ser entregue na Bilheteria pelo seu produtor ou representante , até o momento da abertura da mesma.
Durante a temporada, segue–se as seguintes normas:

30% das reservas para o público que reserva na administração do TUSP (40 ingressos).

10% das reservas para a produção do espetáculo (14 convites).

10% das reservas para o TUSP (14 convites)

50% para venda no horário de funcionamento da bilheteria.

Porcentagem utilizada para espetáculo que aproveita os 136 lugares disponíveis da platéia, outro formato, considerar o percentual indicado.
No dia da estréia o TUSP cederá um montante de 80% da lotação do teatro em ingressos para serem distribuídos entre convidados, patrocinadores e apoiadores da produção, reservando o direito de o TUSP ter seus convidados, cerca de 20% da lotação do teatro.


  1. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, compromete-se a repassar ao TUSP 10% (dez por cento) do numerário bruto arrecadado na bilheteria após o fechamento do borderô de cada apresentação, em dinheiro. Os cheques recebidos na bilheteria serão repassados à A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________,

  2. A COMPANHIA DE TEATRO ______________________________,se compromete a respeitar as datas e especialmente os horários de início e término dos espetáculos, conforme divulgados, sendo que as portas de acesso à sala para o público serão abertas em comum acordo com o TUSP e a produção, observando o limite de tolerância máxima de 10 minutos de atraso, inclusive na estréia.

  3. Caso ocorra o cancelamento do evento por responsabilidade da A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, em situação de comprovada impossibilidade, seu produtor deverá avisar o público até, no máximo, 15 minutos antes do horário estipulado para o início da sessão.

  4. Caso ocorra o cancelamento de evento por responsabilidade do Teatro da USP, o aviso ao público será efetuado por algum representante da casa com até, no máximo , 15 minutos de antecedência ao início do espetáculo.

  5. Em caso de cancelamento de evento, os valores serão devolvidos ou os ingressos trocados para a sessão subseqüente, se essa for a vontade do espectador.

  6. A COMPANHIA DE TEATRO ________________________________, compromete-se a dar ciência a todos os seus integrantes das normas contidas no anexo II e fazer cumpri-las.

  7. Casos omissos neste Termo deverão ser tratados diretamente com a produção do TUSP.

São Paulo,

______________________________ __________________________

A Cia. de Teatro ____________ Maria Thais Lima Santos

Diretora do TUSP



ANEXO II

NORMAS GERAIS

ESPAÇO CÊNICO


  • O TUSP não possui carregadores, em seu quadro de funcionários; portanto, esse serviço é de exclusiva responsabilidade da Cia.

  • Solicitamos que, após montagem e desmontagem, a Cia. deixe o palco limpo, retirando todos os restos de cenário, retalhos de madeira, sobras de material elétrico, etc.. , e após ensaios, oficinas e demais atividades, palco e platéia sejam deixados limpos de resíduos.

  • Os técnicos do TUSP auxiliam as montagens a acompanham a exibição dos espetáculos. As operações são de responsabilidade exclusiva da Cia.

  • Todo e qualquer equipamento do TUSP que for danificado por uso incorreto ou falta de cuidado, terá seu valor obrigatoriamente ressarcido, ou será consertado ou substituído por outro igual, pela Cia.

  • É proibido fumar no palco, platéia, coxias e cabine de operações.



CAMARINS


  • O Grupo ou Cia. selecionada

  • A Administração do Teatro não se responsabiliza por objetos ou valores deixados no camarim.

  • O camarim tem por finalidade abrigar os componentes dos grupos e/ou Cias. residentes e seus objetos pessoais (figurino e maquiagem) não sendo permitido guardar no local, material cênico de grande porte e /ou pesados que possam causar danos ao piso local.

  • Não escrever ou pintar nas portas e paredes do camarim, e não utilizá-lo como ateliê de pintura ou marcenaria (o reparo será de responsabilidade dos usuários).

  • Não danificar ou usar cola nos espelhos (o dano será de responsabilidade dos usuários).

  • Por questão de higiene, diariamente, ao final dos trabalhos, caso haja restos de comida nos cestos de lixo do camarim, favor retirá-los para o pátio.

  • Ao sair dos camarins, apagar as luzes e fechar a porta (trava automática).



BILHETERIA


  • O Administrador do Teatro da Casa prestará apoio ao serviço, ajudando a solucionar eventuais problemas de organização do público e determinando a liberação da sala de espetáculos.

  • O produtor da Cia., ou representante indicado, deverá comparecer à Administração logo após o início da sessão, para conferência de caixa e assinatura de borderô. Em caso de impossibilidade, deverá ser acordado com a Administração o melhor procedimento a ser adotado.



ANEXO III

E
ANEXO III

QUIPAMENTOS CEDIDOS PELO TUSP




ILUMINAÇÃO

SOM

MULTIMÍDIA

PALCO

  • 48 Canais de Rack

  • Mesa ETC-Express 24/48

  • Jogo Multicabos

  • 12 Elipsoidais

  • 30 PCs

  • 30 Loco-Lights

  • 34 Pen Beam ou Par 36

  • 12 Par 64

  • 04 Set Light




  • 01Mesa YAMAHA 01 V - 32 canais

  • 02 Caixas de som – médio grave

  • 02 Caixas de som – subwoofer

  • 01 Aparelho de CD duplo

  • 04 Microfones com fio

  • 04 Microfones sem fio

  • 04 Pedestais de mesa

  • 08 Pedestais tipo girafa



  • 01 Datashow *

  • 01 Aparelho de DVD

  • 01 TV 29”

  • 01 Vídeo cassete

  • 01Microcomputador (para uso exclusivo em palestras)

  • 01 Tela de projeção elétrica *

* A tela de projeção e o datashow não podem ser transferidos de local.. O uso é prioritário para vídeos, filmes, palestras, debates e afins.




  • Medidas:

12,10m X9,90 m *

Cor do Palco: Preta

* medidas sem pernas e coxias nas laterais.



DESCRIÇÃO DAS AÇÕES PUBLICITÁRIAS E DE DIVULGAÇÃO QUE O TUSP OFERECE


MATERIAIS GRÁFICOS

DIVULGAÇÃO




  • Folder Institucional da Programação

  • Filipetas Individuais

  • Banner Institucional do Evento

  • 01Convite do Evento




  • Envio de release, fotos e sugestões de pautas para os jornalistas e segmentos especializados.

  • Envio de mala direta por correio para o malling cadastrado no TUSP (cerca de 500 nomes)

  • Envio por correio eletrônico divulgação dos eventos realizados no TUSP (cerca de 4.000 nomes)






TUSP – Teatro da USP

Rua Maria Antonia, 294 – Consolação

CEP 01222-010 – São Paulo

Telefones: (11) 3255-7182 / 3259-8342



Fax: (11) 3256-0192

tuspmkt@usp.br / www.usp.br/tusp



Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal