Semana do Bebê: Um olhar às mães presidiárias semana do bebê a semana do Bebê



Baixar 13.25 Kb.
Encontro27.04.2018
Tamanho13.25 Kb.



Semana do Bebê: Um olhar às mães presidiárias




SEMANA DO BEBÊ

A Semana do Bebê teve início e origem no ano 2000 no Município de Canela-RS. Foi idealizada por Dr. Salvador A.H. Célia, Sr. Odon F.C. C. Monteiro – ambos médicos psiquiatras e Sr. Pedro Raymundo Dias, radialista. Ao longo dos anos, a experiência da Semana do Bebê em Canela vem se concretizando ano a ano, em 2011, foi sua 10 0 edição. O êxito desta experiência fomentou a difusão da Semana do Bebê em outros municípios brasileiros e cidades do exterior (Argentina, Portugal e Uruguai).

A Semana do Bebê é um evento municipal, que reúne os diferentes atores em prol da primeira infância: governo; organizações não governamentais, ministério publico, comunidade, clubes de serviço, escolas e universidades, redes, fóruns; setor privado, e outros; cada um assumindo sua liderança para mobilizar e sensibilizar as famílias, as grávidas, a sociedade, para a importância da gestação e dos primeiros anos de vida na formação do ser humano (desenvolvimento e crescimento), garantindo desta forma os direitos da mãe e do bebê, principalmente o direito de ser saudável (físico e psíquico), o direito a segurança e ao afeto.

A Semana do Bebê consiste fundamentalmente em três eixos:

1- Eixo 1 - Atividades Cientificas: palestras, simpósios, seminários, etc.

2- Eixo 2 - Atividades Comunitárias: encontros nas escolas, centros de saúde, associações comunitárias; mobilização de setores privados; etc.

3- Eixo 3 - Atividades com as gestantes e bebês: oficinas, palestras, concursos de bebê, etc.

Com os resultados positivos alcançados*1 desta experiência em Canela, a UNICEF proveu a sistematização da experiência, construindo a Metodologia: Como realizar a Semana do Bebê em seu Município, para que outros municípios brasileiros pudessem executar a proposta. O lançamento desta publicação deu –se em 05 de Novembro de 2010, em Fortaleza- Ceara, com apoio do IFAN e Rede da Primeira Infância do Estado do Ceara – REPI - CE.

No Estado do Ceará, o governador Cid Gomes, sancionou a LEI nº 14.841, de 28.12. 10 instituindo A SEMANA ESTADUAL DO BEBÊ - 20 a 26 de setembro – DIA ESTADUAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA.

Compreendendo a importância vital dos primeiros anos de vida, para o desenvolvimento integral da pessoa humana, e relevância do exercício da maternidade responsável, a Defensoria Pública-CE , Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceara- SEJUS , e Instituto da Infância – IFAN, realizarão em parceria ,em Julho pf., a Semana do Bebê : um novo Olhar às mães presidiárias , no Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF).

O Evento destina-se a atender especialmente as mães presidiárias e seus bebês; e presidiárias gestantes, assumindo o caráter inovativo da aplicação desta Metodologia – Semana do Bebe, fora do contexto originalmente criado – Municipal, para um contexto especifico de Presídios Femininos. Busca-se assim, assegurar a participação e a abrangência de outros setores fortemente excluídos da sociedade, principalmente os filhos das mães presidiárias, bem como mobilizar e sensibilizar setores governamentais, privados, e sociedade civil para novas políticas públicas junto a esta infância.
PROGRAMAÇÃO DA SEMANA DO BEBÊ: UM OLHAR ÀS MÃES PRESIDIÁRIAS
Local: Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa

Período: 07 A 12 de Julho de 2011

Realização: Instituto da Infância - IFAN

Defensoria Publica do Estado do Ceará

Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará

Objetivos



  • Fomentar melhores condições de desenvolvimento integral da criança pequena da creche do IPF;

  • Possibilitar as presidiárias gestantes um maior conhecimento da maternidade a ser exercida e de seus direitos como gestantes;

  • Fortalecer a interação positiva das famílias e agentes presidiários com as crianças da creche – IPF.

Público Alvo



  • Mães e bebês da Creche do IPF- 08 mães e 08 bebes

  • Gestantes Presidiárias do IPF- 15 gestantes

Atividades: Serão realizadas Oficinas de Conhecimento; Palestras; Concursos; Mesa Redonda; Exibição de Filmes; Apresentação Cultural; Desfile dos Bebês; Ações de Saúde e Atividades lúdicas.

OBS. Serão realizadas diariamente durante a Semana do Bebê atividades lúdicas, fotografias, filmagens, concursos e ensaios com as mães e gestantes (apresentação cultural).



As Oficinas de Conhecimentos, Oficinas Lúdicas, Oficinas de Brinquedos, serão ministradas por técnicos, especialistas de Universidades Locais, Secretarias de Estado, Defensoria Publica, SEJUS e IFAN.

Instituto da Infância – Av. Pde Antonio Tomas, 2420- 14 o andar Aldeota – CEP : 60140-160 – T/Fax: + 55 + ( ) + 85 + 3268-3979 – Fortaleza – Ceara- Brasil – email : ifanadm@ifan.com.brwww.ifan.com.br.



Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal