Semana Nacional Pela Cidadania e Solidariedade



Baixar 171.05 Kb.
Encontro29.12.2018
Tamanho171.05 Kb.




Semana Nacional Pela Cidadania e Solidariedade

http://www.pnud.org.br/odm/index.php

www.nospodemos.com.br

1. Calendário de eventos

Agosto /

dia


evento


hora/local

2 e 3

Palestras sobre Cidadania nas Escolas Estadual Manoel Corrêa de Almeida, Estadual de I e II graus Rodolfo Augusto Trechaud Curvo e Estadual Francisco Ferreira Mendes, com premiação dos alunos vencedores das melhores redações sobre Cidadania. Organizado pelo COEP – Mato Grosso.

Mato Grosso

06

Participação do COEP no Dia Nacional do Registro Civil, iniciativa COEP – Distrito Federal.




06 e 07

O COEP-Rio de Janeiro estará realizando a I Rede de Cidadania. Durante os dois dias, cerca de 3000 pessoas receberão serviços nas áreas de educação, saúde, lazer, cultura e cidadania, tais como emissão de documentos, orientação jurídica, assistência social, atendimento médico e odontológico, vacinação infantil, corte de cabelo, atividades esportivas e culturais, palestras sobre educação, saúde e meio-ambiente, dentre outros.

na Comunidade de Tubiacanga, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro.

07

Dia de Ação Social e Cidadania e reinauguração da padaria comunitária, na Vila Aparecida, organizado pelo COEP- Santa Catarina.

Florianópolis - SC

09

Sessão de Abertura.

Parlatino, São Paulo

09

Mobilização do COEP nos principais aeroportos do Brasil, divulgando aos formadores de opinião a importância das metas e do engajamento.

Nacional

09

Seminário Estadual Pró-conselho, realização de três oficinas com as metas ligadas à criança: Saúde materno-infantil, universalização do ensino fundamental e redução da mortalidade infantil.

Memorial da América Latina, Barra Funda, São Paulo.

09

16º Fórum de Responsabilidade Social sobre "Transparência e Combate à Corrupção" com Cláudio Abramo da Transparência Brasil, promovido pelo Natal Voluntários e Sebrae.

às 19h, no Hotel Escola Barreira Roxa, Natal, RN,

09

Copel – Cia.Paranaense de Energia - Convite Para Mudar o Mundo - Abertura oficial da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, no Paraná, com uma apresentação show das Metas do Milênio da ONU e exemplos concretos de jeitos de mudar o mundo. Na seqüência, será realizado um debate sobre o tema.

Painel sobre SUSTENTABILIDADE & GESTÃO EMPRESARIAL, dirigido a dirigentes de empresas, com uma palestra da Diretora de Sustentabilidade da Novozymes A/S, Pia Carlé Bayer (Dinamarca) - sobre o Case da Novozymes, além das apresentações das empresas O Boticário, COPEL e Nutrimental (signatárias do Global Compact).



18h, CIETEP - Auditório Mário de Mari, Av. Comendador Franco, 1341 - Curitiba – PR

CIETEP, em Curitiba, na Sala de Reuniões do Conselho.



09

I Encontro de Conselhos de Políticas Públicas, Organização: Comissão de Mobilização Social do CONSEA (Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional).

às 14h30, Teatro do SESC Pompéia, Rua Clélia, 93, São Paulo - SP

09

Missa na Catedral em homenagem a Betinho com celebração pelo Arcebispo de Brasília Dom João Aziz; iniciativa do COEP - Distrito Federal.

Brasília, DF

09

o "Abraço da Paz e da Justiça Social”, onde estão programadas várias atrações como: Banda Marcial, Coral da 3ª Idade, Teatro Mudo e Grupo Hap dos Idosos. Está prevista também a participação das escolas vizinhas, grupos de idosos, entidades associadas ao COEP-GO e outras entidades, organizado pelo COEP – Goiás.


no Parque Areião de Goiânia, Goiânia - GO

09

a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem Eleazar de Carvalho, com homenagem ao Betinho e D. Mauro Morelli e divulgação da programação da Semana, organizado pelo COEP – São Paulo.

Teatro São Pedro, São Paulo

09

COEP e Banco Central

Palestra do Professor José Hermógenes de Andrade Filho (Escritor/Filósofo/Professor de Yoga) sobre solidariedade, justiça e esperança.

Abertura oficial da “Feira da Solidariedade” que apresentará estandes de instituições/entidades beneficentes, demonstrando as atividades desempenhadas em cada ente e de empresas que se comprometam a destinar parte da receita da venda de seus produtos/serviços a entidade(s) beneficente(s) a ser indicada por esta comissão. Apresentação de Coral.


15h

17 h


09

Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Programa Pra Você - Apresentação Ione Borges - De segunda à sexta das 12H00 ás 14H00 - tema do dia: atingir o ensino básico universal.



TV Gazeta – rede nacional

09

Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Programa Todo Seu - Apresentação Ronnie Von - De segunda à Sexta das 10h00 ás 12h00 – tema do dia: reduzir a mortalidade infantil.




TV Gazeta – rede nacional

O9

Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Jornal A Gazeta - Âncora Maria Lydia Flandoli - Apresentadora Anna Paola Fragni - De segunda à sexta das 19h00 ás 20h00 - sábado das 19h30 ás 20h00 - cobertura do evento de abertura oficial, no Parlamento Latino Americano.



TV Gazeta – rede nacional

9 a 11

Ciclo de debates, “ABC Pensa o Futuro: Estratégias para o Desemnvolvimento Regional e Nacional”, promoção do Sindicato do ABC em parceria com o PNUD.




9 a 15

palestras, cursos profissionalizantes e minicursos direcionados para estudantes onde será coletado alimentos não-perecíveis, organizado pelo COEP – Pernambuco.

Recife - PE

9 a 30

campanha de incentivo à doação em todas as entidades associadas estará sendo pelo COEP-Bahia.

Bahia

10

Seminário da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial: “A contribuição dos profissionais de Comunicação Corporativa para o alcance das Metas do Milênio”., organizado pela ABERJE.

São Paulo


10

“Mesa Redonda sobre Financiamento do Desenvolvimento Humano Sustentável no Brasil”, uma iniciativa PNUD e Instituto Ethos

às 14:30, Corporate Financial Center, 1. andar, Brasília

10

“Metas Do Milênio: Um Desafio Positivo Para As Parcerias Público-Privadas” - O Fórum Empresarial de Apoio à Cidade de São Paulo e Secretaria Municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo

das 8h às 12h – Prédio Santander/Banespa, São Paulo

10

Fundação Abrinq -A Rede de Monitoramento Amiga da Criança estará lançando o Relatório UM BRASIL PARA AS CRIANÇAS contendo um balanço crítico sobre o alcance das metas para a infância no País.

com o Ministro Nilmário Miranda;

para a Frente Parlamentar representada pela Senadora Patrícia Gomes e Deputada Maria do Rosário.


às 09h00, no Ministério da Justiça, Brasília-DF

às 15h00 - na Câmara dos Deputados, Brasília -DF



10

doação de mudas e diferentes atividades que envolverão os temas meio ambiente, cidadania e solidariedade, organizado pelo COEP – Mato Grosso do Sul.

no Incra, MS

10

Entrega de Certificados para 100 jovens aprendizes de baixa renda no município de Olinda, organizado pelo COEP – PE.

Olinda - PE

10

COEP e BANCO CENTRAL

às 10h30 - Cerimônia de abertura, com a presença do Ministro de Estado do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Sr. Patrus Ananias que fará balanço da atuação social do Governo Federal, do Presidente do Banco Central do Brasil apresentando balanço de sua gestão frente ao BC, dos membros da Diretoria Colegiada e, também, do presidente do COEP, Sr. André Spitz, apresentando os objetivos e números da Semana Nacional de Mobilização pela Vida. Durante a cerimônia será apresentado vídeo contemplando as ações de promoção da cidadania individuais e institucionais no âmbito do Banco Central, bem como, inovações no marco regulatório (microcrédito, conta simplificada, correspondentes bancários, cooperativas de crédito, etc) e os benefícios sociais decorrentes.



no auditório Octávio Gouvêa de Bulhões, Brasília - DF

10

Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta **

Programa Mulheres - Apresentação Cátia Fonseca - De segunda à sexta das 14:h00 ás 14:h00 – tema do dia: garantir a sustentabilidade ambiental.



TV Gazeta – rede nacional

10

Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Gazeta Esportiva - Apresentação: Michelle Giannella - comentários Celso Cardoso/ Chico Lang - De Segunda a Sexta das 18h00 ás 19h00 – tema do dia: erradicar a extrema pobreza e a fome.




TV Gazeta – rede nacional

10

O COEP-Pará realizará uma Feira Solidária.

a partir das 9h

10

Palestra “Globalização Solidária: Valores e sustentação”, com a Profª e Doutora Rosa Silva Lopes, organizada pelo COEP São Paulo.

No auditório do Banco Brasil, São Paulo

11

a realização do II Seminário "Alagoas tem fome de quê?"; organizado pelo COEP - Alagoas, além de missas, cultos e palestras.

Alagoas

11

Debate – “Jovens e as eleições: trabalho e educação” organizado pela Folha de S.Paulo em parceria com Fundação Abrinq, UNICEF, Credicard e Instituto Ethos.

São Paulo - SP

11

Lançamento da publicação " Responsabilidade Social das Empresas no Processo Eleitoral, 2004” organizada por FIESP, Instituto Ethos e Yázigi. FIESP, na AV. Paulista, em São Paulo.

São Paulo - SP

11

Seminário "Gestão Socialmente Responsável", organizado pela FIESP


Às 15h, na FIESP, Auditório do 4º andar, São Paulo – SP

11

Feira da Cidadania, onde diversos serviços serão prestados à população, tais como: INSS, Sert, Sec. Saúde etc. Parceiros possíveis: CPTM, INSS, ECT, GAPA, UNIFIEO, EFORT, SEBARE, CDHU. Organizada pelo COEP São Paulo e parceiros.

em Barra Funda ou Brás, São Paulo - SP

11

COEP e Banco Central

às 15h - Palestra com o Sr. Arnaldo Bernardino Alves, Secretário de Saúde do Distrito Federal, que fará esclarecimentos sobre “hantavirose”. O evento será aberto à sociedade.



Brasília –DF

11

Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Programa Pra Você - Apresentação Ione Borges - De segunda à sexta das 12H00 ás 14H00 – tema do dia: promover a igualdade de genero e autonomia das mulheres.



TV Gazeta – rede nacional

11

O COEP Pará estará oferecendo serviços de corte de cabelo para a comunidade Paraíso Verde


a partir das 9h, na Sede Novo Esperança, Belém, Pará.

11 e 12

Realização do Seminário Nacional Caixa - “Caixa: Nós Podemos” -, visando mobilizar para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, por meio do debate integrado de políticas de enfrentamento à pobreza - Fome Zero, Inclusão e Responsabilidade Social -, com ênfase na articulação de ações desenvolvidas em parcerias internas e com outras instituições, com vistas à construção de portas de saída da situação de exclusão social. Iniciativa da Caixa Econômica Federal.

no Palácio do Itamaraty, em Brasília-DF

12

“Primeiro Encontro Parcerias para a Sustentabilidade de Comunidades e Municípios da Bahia”, Realização Grupo Ethos/Bahia e FIEB, com parceria de Associação Apoio Fome Zero, Instituto Ethos, Instituto Pólis.

Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). Salvador – Bahia

12

“O COEP e a INFRAERO nas Asas da Solidariedade”, nos principais aeroportos do país, com o objetivo de integrar a sociedade como um todo em um amplo movimento de promoção da cidadania e da solidariedade. Na ocasião será feita ampla divulgação da Lei do Compromisso Social, proposta pelo COEP, IBASE, CNBB, CONIC e FBSAN, incentivando a assinatura no abaixo-assinado eletrônico no site www.coepbrasil.org.br.

Principais aeroportos, Brasil

12

Workshop PACTO SOCIAL PERNAMBUCO - Responsabilidade Social Empresarial, promovido pelo Governo do Estado de Pernambuco, SEBRAE e Caixa Econômica Federal.

Auditório do Sebrae, Rua Tabaiares, 360, Ilha do Retiro, Recife-PE

12

Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Programa Mulheres - Apresentação Cátia Fonseca - De segunda à sexta das 14:h00 ás 14:h00 – tema do dia: combater o HIV/ AIDS, a malária e outras doenças.



TV Gazeta – rede nacional

12

COEP – Associados e BANCO CENTRAL

às 12h30 - Bcine com a apresentação do filme “Central do Brasil”, seguido de debate acerca do seu conteúdo. Serão convidados a participar do evento o Senador Cristovam Buarque, o cineasta Walter Salles, o Ministro da Cultura Gilberto Gil e a atriz Fernanda Montenegro.



Brasília – DF

12

CDI-Comitê para Democratização da Informática - Lançamento da Quinta Edição da Campanha Megajuda – que arrecada anualmente computadores e periféricos destinados a populações de baixa renda. Os equipamentos doados permitem a criação e modernização de Escolas de Informática e Cidadania (EICs) em todo o país, projeto do CDI em parceria com organizações comunitárias e entidades que atendem públicos especiais.

das 8:30 às 12:30, FIESP - Avenida Paulista, 1313 - Auditório do 4º andar, São Paulo

12

Reunião interministerial (Palácio do Planalto) sobre Direito à Nutrição e Direito humano à Alimentação. Promovida pelo CONSEA.

Brasília, Brasil

12 a 14

Fórum de Mulheres Tocantinenses em Palmas/TO, organizado pela Casa da Mulher 8 de Março e COEP – Tocantins.

Palmas - Tocantins

13

Atividades educativas e produtivas com as comunidades de baixa renda: Caranguejo Tabaiares, Entra Apulso, Casinhas e Presídios Juiz Plácido de Souza -; organizado pelo COEP - Pernambuco.

Caruaru, Aníbal Bruno e Recife - PE

13

Mobilização contra a AIDS, “Você Cidadão! Diga não ao vírus da AIDS”, organizado pelo COEP – Santa Catarina.

CEASA, Florianópolis - SC

13

Promoção de atividades com a comunidade local, tais como: Cozinha Solidária, programas de alimentação do SESC etc. Organizado pelo COEP São Paulo, parceiros: ABRACESTAS, Sesc, S.Sebastião Tem Alma, Secret. Ensino do Município, Prefeitura Local, UNIFIEO.

em Vila Rosina, São Paulo

13

COEP e BANCO CENTRAL

às 16h - Cerimônia de encerramento, com a presença de presidente/diretores do BC. Apresentação, por servidores da casa, dos benefícios do trabalho voluntário, apontando opções de voluntariado no DF e convidando os demais servidores à continuidade da mobilização pela vida; apresentação da Banda da Apae; abertura da campanha de doação de brinquedos; lanche de encerramento.



no auditório Octávio Gouvêa de Bulhões, Brasília - DF

13


Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Programa Todo Seu - Apresentação Ronnie Von - De segunda à Sexta das 10h00 ás 12h00 – tema do dia: melhorar a saúde materna.



TV Gazeta – rede nacional

13

G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha e Social Capital Group do Brasil Comemoração Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade - haverá apresentações e oficinas interativas de atividades educativas e divulgação dos “Objetivos do Milênio” para as crianças e adolescentes da comunidade da Rocinha. Todo indivíduo pode contribuir para a mudança e melhoria da qualidade de vida no mundo.

PROGRAMAÇÃO:

14:00h Abertura do evento com as boas vindas do presidente da escola, Mauricio Mattos e mensagem do presidente do COEP, André Roberto Spitz

14:30h Grupo de dança da Academia Espaço Aberto da Rocinha – ballet infantile

15:00h “Evite o Desperdício” – apresentação teatral do Grupo Aprendendo na Prática – empresas Arno e T-fal

15:30h Yoga para Crianças e Famílias - Mestre José Quirino

16:00h Grupo de Dança de Salão Marcos Melo

16:30h “Conversando com o Dr. Saúde “ – programa de rádio ao vivo

17:30h Grupo de Danças Ancestrais – GAIA – dança cigana e espanhola

18:00h Grupo de Percussão da Casa de Cultura da Rocinha

18:30h Associação de Capoeira da Zona Sul do Rio de Janeiro

19:00h Grupo de Cavaquinho da Casa de Cultura da Rocinha

19:30h Academia Espaço Aberto da Rocinha – dança afro

20:00h Grupo de Chorinho da Casa de Cultura da Rocinha

20:30h Cia de Dança da Rocinha

21:00h Show de encerramento com a bateria do G.R.E.S Acadêmicos da Rocinha, Monarco e a Velha Guarda da Portela.



Horário: das 14:00 às 21:00 horas Local: Quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado, Rio de Janeiro

13

O COEP-Pará realizará uma palestra sobre Família, com um representante do projeto Criança Feliz.

Belám, Pará

14

4º TEMPO de Conscientização sobre as Metas do Milênio, com Richard Huber das Nações Unidas, promovido pelo Natal Voluntários e PNUD.

Natal, RN

14

“Dia da Solidariedade Tevah”, dia destinado a confecção e distribuição de 11 mil peças téxteis para entidades assistenciais, Indústrias Tevah e seus funcionários.

Indústria Tevah, Porto Alegre – RS

14

Repetição da Feira da Cidadania e apresentação de diversas atividades culturais. Parceiros: Sec.da Cultura, Sec. Juventude, ONGs, além de órgãos públicos que estarão prestando serviço de orientação. Organizada pelo COEP São Paulo.

no Parque da Juventude, São Paulo

14

CORREIOS -• No sábado 14, o Correios realizará um mutirão nacional de coleta domiciliar de alimentos não-perecíveis que serão distribuídos a comunidades das instituições doadoras. Esta ação envolverá a participação de 12 mil voluntários de todo país.

todas as capitais do país

14

A rede de supermercados Carrefour está coletando alimentos não-perecíveis que serão distribuídos a instituições carentes de Manaus, dentre elas, Lar Irmãs Santana, Casa Mamãe Margarida, Lar da Criança com Câncer e Casa Vida. Iniciativa do COEP Amazonas.

Manaus, Amazonas

15

Caminhada pela Vida, organizada pelo COEP-Ba, contará também com a apresentação de atrações musicais de comunidades carentes durante o dia de mobilização.

a partir das 9h30min, na orla, da Boca do Rio ao Jardim dos Namorados, Salvador – Ba

15

Festa em homenagem aos pais para 150 idosos, organizado pelo COEP – Pernambuco.

Abrigo Cristo Redentor, Recife PE

15

Caminhada no Parque da Cidade com distribuição de mudas de plantas ornamentais e divulgação dos trabalhos realizados pelo COEP-Distrito Federal.

Paqrque da Cidade, Brasília – DF

15

Ação Azaléia Pela Cidadania.

9h às 18h , Gabirabão Eventos, Itapetinga, Bahia.

15

O Mutirão da Cidadania -Terra Vermelha que terá apresentação de corais, esquete teatral, oficinas de arte e cultura, oficinas de informática, bazar cidadão, oficina sobre seguro desemprego e trabalho infantile. Iniciativa COEP Espírito Santo

A partir das 10h, Vitória, Espírito Santo

15

O COEP Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Ethos e demais entidades, organizam a I Feira de Projetos Sociais. Na ocasião, haverá apresentação do grupo Vila Lobinhos, coral da Fundação Real Grandeza, grupo folclórico, bateria da Acadêmicos da Rocinha e outras atividades.

Das 10h às 16h, no Parque Garota de Ipanema, Arpoador, Rio de Janeiro.

19

Debate sobre a Infância com os Candidatos a Prefeito de Natal, promovido pelo Natal Voluntários, Resposta e OAB/RN, incluindo veiculação da Campanha Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq.

Natal - RN

21

Almoço em homenagem aos funcionários da Indústrias Tevah pelo trabalho voluntário, em prol de entidades assistenciais, que contará com a presença do Presidente Luis Inácio Lula da Silva.

Indústrias Tevah, Porto Alegre - RS -

21

Arrecadação de alimentos não-perecíveis no Campeonato de Hispismo do Country Clube, organizado pelo COEP – Distrito Federal.

Country Clube, Brasília – DF

26 a 28

Campanha Alegria sem Fome - Arrecadação de alimentos na Micarecandanga 2004.

Brasília – DF

2. Outras atividades a serem desenvolvidas durante a Semana

Ação Azaléia Pela Cidadania

Dia 15/08, das 9h às 18h - Loca : Gabirabão Eventos - Itapetinga - BA

A Ação Azaléia pela Cidadania é um evento que tem por objetivo prestar serviços essenciais à população, de forma gratuita e voluntária, prestados por empresas, instituições governamentais e não governamentais, profissionais liberais e voluntários, realizado em um único dia, viabilizando o acesso aos direitos elementares de cidadania. Espera-se um público em torno de 10.000 a 12.000 pessoas. Ações a serem desenvolvidas:

Serviços de saúde e exames diagnósticos:

• Verificação da tensão arterial

• Dosagem de glicemia

• Orientações odontológicas (aplicação flúor + Kit)

• Tipagem sangüínea

• Doação de sangue

• Acuidade visual

• Aplicação de vacinas (tétano, difteria, poliomielite, etc)

• Oficinas de orientação em: hipertensão, diabete, atenção a saúde da mulher, adolescência.

• Oficina de planejamento familiar - métodos contraceptivos e distribuição de camisinhas masculina e feminina.

• Orientações educativas sobre medidas de prevenção e controle da dengue - esquistossomose.

Serviços


• Manicure (SENAC)

• Cabeleireiro (SENAC)

• Pintura em tecido (SENAC)

Cidadania

• Carteira de trabalho

• Carteira de Identidade

• Registro civil

• Título eleitoral

• Promoção da defesa do cidadão

Atividades para crianças e adolescents

• Pintura de rosto (SESI)

• Artesanato - dobradura de jornais e pintura em tecido

• Biblioteca Infantil

• Oficina de teatro (SESI)

• Oficina de recreação - jogos e brincadeiras (SESI)

Apresentações culturais

• Grupo de Capoeira - Grupo de Karatê - Peças teatrais

• Quadrilha de Idosos - Conjunto de Flautas – Timbalada

• Orquestra folclórica - Projeto Criança Alegre - Maculelé, capoeira, dança e teatro

Feira das organizações sociais

Participação de 15 organizações sociais, através de stands, mostrando o resultado do trabalho desenvolvido com diferentes grupos junto a comunidade de Itapetinga. Haverá também comercialização de produtos criados e desenvolvidos pela clientela dessas organizações.

Praça de alimentação

• A praça de alimentação será gerenciada por organizações sociais que, através do fornecimento de alimentos e bebidas, poderão obter recursos para os seus projetos.

Show de Encerramento

• Para finalizar o evento, a partir das 16h haverá show com o cantor Edigar Mão Branca e Banda Foguete.

Organizações Parceiras:

SESI/BA - SENAC/BA - Prefeitura Municipal - Secretaria da Saúde Secretária da Educação - Secretaria da Assistência Social

Ministério Público - Promotoria de Defesa da Cidadania - Jornal Dimensão

Rádios: Cidade – Alternativa – Fascinação

Exército (Tiro de Guerra)

Organizações sociais: ABENFAC - Fundação Jovino Oliveira (maçonaria)

Pastoral da Criança São José - Grupo de Teatro Resgate - Comitê Resgate da Cidadania de Itapetinga - CAPS - Centro de Atenção Psicossocial - Conselho Comunitário de Segurança Pública - Centro Social Pio XII - Fundação Evangélica de Assistência Social da 1º Igreja Batista - Grupo de Teatro Yeshua Hamashia - King Kids IPAM-Instituição de Promoção e Amparo ao Menor - Fundação Movimentos de Corais CDL - Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Calçados - Sindicato Rural de Itapetinga






G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha e Social Capital Group do Brasil Comemoração Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade

Dia 14, das 14:00 às 21:00 horas Local: Quadra da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, Rua Bertha Lutz, 80 – São Conrado, Rio de Janeiro.

Haverá apresentações e oficinas interativas de atividades educativas e divulgação dos “Objetivos do Milênio” para as crianças e adolescentes da comunidade da Rocinha. Todo indivíduo pode contribuir para a mudança e melhoria da qualidade de vida no mundo. Basta participar!



A GENTE SABE QUE TEM!

OFICINAS INTERATIVAS

COMBATE À FOME

• O Chef do Hotel Intercontinental Rio, Jair Lima, em conjunto com o grupo Aprendendo na Prática (Arno e T-fal) demonstrará como se preparam receitas nutritivas e saborosas utilizando cascas de alimentos



EDUCAÇÃO

• As costureiras e bordadeiras da Acadêmicos da Rocinha e Dna Benedita Rita da Silva, costureira do Ateliê Mucki, ensinarão técnicas de bordado e fuxico

• O carnavalesco Alex de Souza apresentará o processo de criação de um carnaval, do desenho ao protótipo, e ensinará noções de desenho

• Instrutores da Fábrica do Futuro ensinarão a técnica de cestaria com jornal

• Os instrutores da Casa de Cultura da Rocinha demonstrarão as técnica de criação e confecção de máscaras e de pintura em tela.

MULHER, MATERNIDADE E CRIANÇA

A equipe do PS Dr. Albert Sabin apresentará palestras de sensibilização sobre a importância do aleitamento materno para a mãe e para o bebê.



COMBATE À AIDS E OUTRAS DOENÇAS

• Os Agentes Comunitários de Saúde da Rocinha realizarão exposição e debates sobre a prevenção da tuberculose

• A equipe do Adolescentro apresentará vídeo sobre relações sociais e expectativas do adolescente, incluindo a valorização da paternidade e a sexualidade

• A ONG Transformarte apresentará vídeo e palestra de esclarecimento e prevenção da AIDS

• Instrutores da Guarda Municipal do Rio de Janeiro ensinarão o ABC da Vida – noções de primeiros socorros

• O “Dr.Saúde”, juntamente com a equipe do PS Dr. Alberto Sabin e médicos convidados prestarão esclarecimentos sobre doenças do dia a dia e saúde familiar



MEIO AMBIENTE

Membros da equipe de Coordenação de Controle de Vetores da SMS apresentarão a evolução do ciclo do mosquito da dengue, com demonstração em microscópio, e informações sobre a prevenção da doença e o controle no meio ambiente.

• Membros da Comunidade executarão uma oficina de artesanato utilizando fio de PET

• Instrutores do Rocinha Surf Clube farão uma apresentação das atividades da escolinha de surf e do trabalho de recuperação de pranchas. VENHA CONFERIR!!!






COEP - Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida

O COEP e a Escola Caminhando Juntos na Construção da Cidadania

O COEP, em parceria com escolas de todo o país, desde 2001, vem desenvolvendo um programa de mobilização dos jovens para o exercício da cidadania. Com debates sobre cidadania, concursos diversos sobre o tema e implementação de atividades com a comunidade. Em 2004, o COEP se integrou ao Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade e ampliou essa ação, inserindo no trabalho com os jovens a questão das metas sociais para o Brasil e a responsabilidade de cada um na concretização desses objetivos.



Durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade serão premiados os alunos selecionados no concurso de esquetes sobre o tema Cidadania. Na solenidade de premiação serão encenados os esquetes premiados.

COEP Alagoas

• Na abertura da Semana, o COEP tem programado doação de sangue no HEMOAL e distribuição de camisetas e folders da campanha;

• Serão realizadas oficinas com os temas: Desenvolvimento comunitário, Eletricidade básica, Artesanato e Aproveitamento de materiais, Associativismo e Primeiros Socorros;

• Será realizada Ação Comunitária na Favela Vila Emater II, com prestação de serviços como: corte de cabelo, emissão de documentos, pesagem e outros.



COEP Amapá

• Realização do Dia Nacional do Registro Civil – Ações integradas como expedição de documentos, ações de saúde e outros na Comunidade da Lagoa dos Índios (remanescente de Quilombos);

• Encerramento da Semana com uma caminhada pública pelo Centro de Macapá.

COEP-Amazonas

• No evento COEP nas Asas da Solidariedade, no Aeroporto Eduardo Gomes, alunos de 5ª a 8ª série apresentarão seus esquetes premiados durante o concurso do COEP.



COEP Bahia

• No COEP nas Asas da Solidariedade, terá exposição dos produtos confeccionados pelo projeto Águas de Março, vacinação, apresentação do coral da Infraero e de grupos de dança da Comunidade de São Cristovão, atendida pela Infraero. Os aprendizes do projeto Água de Março visitarão o Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães. Terá também troca de camisas do COEP por alimentos não-perecíveis e/ou material escolar.

COEP Ceará

• As associadas ao COEP no CE arrecadarão livros para-didáticos novos e usados, em bom estado de conservação, que formarão um kit, de no mínimo 50 livros, para as bibliotecas de colégios;

• O Banco do Brasil fará a exposição itinerante de Josué de Castro, com a Geografia da Fome, nas Escolas e Aeroportos;

• A rede Sat, uma rede de comunicação, irá fazer a divulgação da Semana.



COEP Espírito Santo

• As entidades associadas ao COEP-ES estarão conscientizando seus funcionários sobre a responsabilidade social e as questões sociais do nosso país;

• No COEP nas Asas da Solidariedade, o COEP-ES vai contar com a participação do coral infantil do Projeto Vem Ser – Terra Vermelha.

COEP-Foz do Iguaçu

• O COEP-Foz do Iguaçu realizará uma feira de artesanato, na Praça do Mitre.



COEP Minas Gerais

• Mobilização no Restaurante Popular de Belo Horizonte com distribuição de folhetos e apresentação do vídeo “Mobilizando organizações e construindo Caminhos para mudar o Brasil sem fome e sem miséria”.



COEP Maranhão

• Palestras sobre as oito metas do milênio pelas diversas escolas de São Luís;


• Encerramento da Semana na Lagoa da Jansen, com 1000 crianças distribuindo folder sobre os trabalhos realizados pelo COEP e as metas do milênio.

COEP Mato Grosso do Sul

• Na abertura da Semana, Seminário Cidadania e Solidariedade;

• Missa em Ação de Graças pela Cidadania e Solidariedade;

• Projeto Cultural Correios "Cores da Cidadania e Solidariedade";

• Caminhada pela Cidadania e Solidariedade - Parque das Nações Indígenas.

COEP Mato Grosso

• Plantio de mudas no Parque Mãe Bonifácia por alunos do Colégio Expressão e da Escola Estadual Alcebíades Calhão;


• Visita ao Abrigo dos Velhos e entrega de alimentos arrecadados pela Eletronorte.

COEP Pará

• Na abertura da Semana, o COEP-PA fará uma palestra com tema “Qualidade de vida”, com foco sobre drogas, na Sede Novo Horizonte, na comunidade Paraíso Verde;

• No evento COEP nas Asas da Solidariedade, o COEP-PA realizará apresentações culturais como o Coral do Serpro e da Infraero, danças folclóricas do Grupo Gempac, Meninas de carimbó, da Comunidade do Pantanal, dentre outras;

• No encerramento da Semana, na Praça da República, o COEP-PA estará mobilizando a sociedade para a assinatura do abaixo-assinado para a aprovação do Projeto de Lei que cria o Dia Nacional de Mobilização pela Vida.



COEP Pernambuco

• Durante a Semana, haverá palestras, cursos profissionalizantes e minicursos direcionados para estudantes onde será coletado alimentos não-perecíveis.



COEP Piauí

• Atividades propostas: SASC – Emissão de Carteiras de Identidade e Fotografias para documentos; SEST/SENAT – Aferição de Acuidade Visual; INSS – Informações sobre benefícios, Secretaria de Transportes

• Emissão de Passes Livres, SESAPI – Secret. De Saúde: Aplicação de Vacinas e Distribuição de Camisinhas, ;ABO (Assoc. Bras.de Odontologia) – Aplicação de Flúor em Crianças e Orientação sobre Higiene Bucal; MED Imagem (Clínica) – Exame de Glicemia; Beleza e Cia – Corte de Cabelo; Grupo Pão de Açucar e Supermercado – Mesa de Frutas e Ações Comunitárias; Embrapa – Distribuição de Sementes e Mudas de Frutas; Sebrae – Oficina Móvel de Artesanato; Infraero – Cooperativa do Lixo; Construtora Sucesso – Tonel com Água etc.

COEP Paraná

• Abertura da Semana, no Espaço Beatriz Séra com apresentação das oito metas do milênio dramatizadas pelos alunos da Escola Pública Emílio de Meneses;

• Lançamento da campanha Educação na Construção da Cidadania Responsável, no Shopping Crystal Plaza, com foco no objetivo nº 2 da metas do Milênio;

• Inauguração da escola de microinformática na Embrapa Florestas com solenidade que contará com a presença da comunidade e autoridades de Colombo, município paranaense onde se encontra a Embrapa;

• Mobilização em vias públicas com passeios de bicicleta, em parceria com o SESC;

• Atividades mobilizadoras na localidade da comunidade Vila Audi, onde o COEP-PR está desenvolvendo trabalho comunitário.



COEP Rio de Janeiro

• No evento COEP nas Asas da Solidariedade, o COEP-RJ prevê apresentação da orquestra Vila Lobinhos no saguão do Aeroporto.



COEP Rio Grande do Sul

• Apresentação musical de jovens assistidos pelo Projeto Pescar-Banrisul, onde recebem qualificação do curso de auxiliar administrativo;

• Exposição fotográfica “Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente”, em Altos do Mercado Público de Porto Alegre, com a apresentação do Coral Oficial dos Correios e Oficina de Disquetes com a Kinder;

• Lançamento do Boletim de Responsabilidade Sócio-Ambiental do Banco do Brasil;

• Palestra com o tema “Prevenção da AIDS”, na Vila Laranjeiras;

• Palestra com o tema “Reciclagem: gerando trabalho e renda”, na Travessa Mário Cinco Paus;

• Palestra com o tema “Futuro Roubado – embalagens plásticas – consumidores descartáveis”, na Caixa, com apresentação do Coral da Associação dos Funcionários da Caixa;

• Palestra com o tema “Orientações e informações sobre os benefícios e serviços da Previdência Social”, na Capela São Pedro da Vila Laranjeiras;Exposição de fotos e trabalhos da Tribo Guarani, da Lomba do Pinheiro, no Espaço Cultural do Aeroporto Salgado Filho.



COEP Santa Catarina

• Abertura da Semana com homenagem a Betinho, um dos fundadores do COEP;

• No dia 10, divulgação das Metas do Milênio em escolas de comunidades indígenas;

• Campanha do Agasalho, no BRDE e no CELESC.



COEP Sergipe

• No lançamento da Semana, o COEP-SE realizará Ação Comunitária Global com orientação sobre legislação previdenciária e consulta de processos e benefícios, corte de cabelo, medição de pressão arterial, distribuição de camisinha, orientação sobre carteira de trabalho, emissão de registro civil, dentre outras;


• Apresentação dos esquetes vencedores do concurso na Escola Estadual João Alves Filho, com palestras sobre cidadania;
• Palestra sobre Consumo Consciente: Meio ambiente e inclusão social, no Espaço Cultural Yázigi;
• Mutirão da Solidariedade – Arrecadação de alimentos não-perecíveis através dos carteiros dos Correios.



BANCO DO BRASIL

I - ações propostas:

• divulgação das metas do milênio na TVBB;

• realização de um programa Ponto-a-Ponto com o presidente do BB e vice-presidentes;

• confecção de material promocional alusivo ao movimento (camisetas, folders e outros);

• divulgação diária das ações locais por intermédio do Sisbb - Agência de Notícias Regional durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade;

• realização do Dia de Mobilização Banco do Brasil, a princípio dia 11 ou 12/08 (ações sugeridas: uso de camiseta específica do movimento, fóruns de discussões locais na rede de atendimento, entre outras);

• divulgação das Metas do Milênio na Agência de Notícias Nacional;

• outras ações de sensibilização a cargo das redes de atendimento do BB.



II - ações de divulgação:

Têm como objetivo disseminar as metas do milênio junto aos clientes e público interno:

• divulgação das metas do milênio nas telas dos terminais de auto-atendimento;

• divulgação das metas do milênio nos rodapés dos extratos bancários.





DATAPREV

I – Atividades em execução:

• Contato com o INSS para negociação quanto à divulgação da Semana nos contra-cheques de todos os segurados da Previdência Social;

• Criação de material gráfico para divulgação na Dataprev (cartazes, folders e marcadores de livro);

• Discussão com os Escritórios Estaduais da Dataprev, através dos representantes-técnicos estaduais, sobre quais as formas de participação possíveis em seus Estados.

• Articulação com Comitês Estaduais de Ações Sociais ou outros grupos envolvidos no tema social existentes na Dataprev em alguns estados do Brasil, para captar outras idéias de participação da Dataprev;

II – Ações já definidas:

• Criação de material gráfico para divulgação na Dataprev (cartazes, folders e marcadores de livro);

• Geração de cópias dos CDs da apresentação da campanha, para divulgação entre outros parceiros e nos Escritórios Estaduais da Dataprev;

• Divulgação nacional da Semana junto aos empregados e aposentados da Dataprev, através de chamada nos contra-cheques de agosto (01/08)

• Divulgação nacional da Semana junto aos Escritórios Estaduais da Dataprev em todos os Estados do Brasil, através de mobilização dos representantes técnicos estaduais;

• Promoção de palestra no Rio de Janeiro (três prédios da empresa) do Comitê de Ações Sociais da Dataprev sobre os conceitos de Responsabilidade Social, com divulgação sobre a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, inaugurando esta mobilização nacional;

• Participação da Dataprev, através de seus representantes técnicos e voluntários em todo o Brasil, nas atividades e eventos que serão promovidos pelos COEP Estaduais;

• Incentivo a campanhas de doação durante a Semana (de 9 a 15/08), através de articulação com os Representantes Técnicos Estaduais;

• Lançamento do site de Responsabilidade Social da Dataprev (intranet) durante a Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, com a divulgação e incentivo à discussão interna dos empregados para as oito metas do Fórum mundial e temas desta mobilização nacional;

• Construção participativa (com toda a empresa - 3.000 empregados) da Política de Responsabilidade Social da Dataprev, através da coordenação do Comitê de Ações Sociais da Dataprev, conforme consta do Planejamento Estratégico da Empresa (esta ação está prevista para acontecer durante o mês de agosto), em consonância com a meta 8 desta mobilização nacional.





EMBRAPA

ações:

• Divulgação da Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade, junto às nossas Unidades em todo o Brasil, solicitando o engajamento das mesmas nas ações dos COEP estaduais e demais parceiros;

• Trabalhar mensagens em documentos;

• Inclusão da logomarca da semana em nossas mensagens;

• Promoção de palestra;

• Ampliar a proposta do Programa Embrapa & Escola, incluindo a questão da cidadania e solidariedade a ser debatida pelos jovens;

• Participação do Comitê da Ação e Cidadania dos Empregados da Embrapa e de outros órgãos associados, constituído por voluntários, nas ações a serem desenvolvidas pela instituição na Semana Nacional pela Cidadania e Solidariedade.




FENABB

ações:

• Criação de “selo” a ser colocado em todas as correspondências expedidas junto com a logomarca do evento;

• Divulgação da Semana em todos os eventos promovidos pela Federação – jornadas esportivas, comemorações, reuniões e cursos de dirigentes;

• Incentivo às entidades filiadas que mantém o Programa Integração AABB Comunidade a participarem do evento, em conjunto com as agências locais, apresentando trabalhos sobre o meio ambiente, exposições de artesanatos e atividades artísticas, como apresentações de corais, teatros e outros.






Fundação Cásper Líbero - TV Gazeta

Outras ações:

A partir 26/07, veiculação nos breaks comerciais, da campanha de 30´´, Nós Podemos. No período de 09/08 á 15/08, os programas estarão divulgando a semana com matérias especiais e entrevistas, usando como referencia os 8 objetivos de Desenvolvimanto do Milênio.



Ações dentro da empresa:

Dia 12/08 - 15h00 - Palestra com a Drª Liliana C. Machado Costa - abordando o tema saúde da Mulher - para funcionários, alunos e instituições parceiras; Distribuição de panfletos contendo dicas de preservação do meio ambiente com semente de plantas e flores. Essa ação tem o objetivo de disseminar hábitos saudáveis em relação aos recursos naturais e dessa forma estimular a conscientização à cerca da 7ª meta, dos Objetivos do Milênio; Divulgação da semana no Banner de seu site no portal da FCL; Campanha Interna de doação de alimentos (Arroz e Feijão) que serão encaminhados às instituições cadastradas. Distribuição de Cartilha educativa contendo dicas de aproveitamento global dos alimentos e dieta saudável. Estas ações tem o objetivo de colaborar para atingir a 1ª meta do tratado do milênio.





Faça Parte

• Campanha Escolas Solidárias e os Objetivos do Milênio da ONU – O Programa dos Voluntários das Nações Unidas e o Faça Parte-Instituto Brasil Voluntário mandarão para 20.000 escolas brasileiras e cerca de 5.000 secretarias de educação, materiais de orientação sobre como elaborar projetos de voluntariado que ajudem o Brasil a alcançar os objetivos. Para saber mais, clique aqui: www.objetivosdomilenio.org.br


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal