Seminário diocesano nossa senhora imaculada conceiçÃO



Baixar 45.25 Kb.
Encontro25.05.2018
Tamanho45.25 Kb.

SEMINÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO

TÓPICOS DE LITERATURA E CULTURA

Prof. Ivo da Costa do Rosário

Música pop

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Pop

Informações gerais

Origens estilísticas

Rock and rollJazzFolkDance music

Instrumentos típicos

VocalGuitarra elétricaBaixoBateriaTecladoSintetizador

Popularidade

Contínua em todo mundo desde o surgimento

Subgêneros

Pop barrocoPop bubblegumDance-popElectropopMashupPop operáticoPower popSophisti-popSpace age popSunshine popSynthpopTeen pop

Música pop (Abreviatura da palavra Popular) é um gênero musical que não apresenta um ritmo específico, mas um sistema de valores que envolve espetáculo no palco, moda visual e empatia entre o público juvenil. É um tipo de música que alcança um alto número de vendas e/ou execuções. A música pop tem como marca a apreciação por parte de todo tipo de público. Os artistas que se dedicam a compor canções no estilo pop têm como principal objetivo a sua audiência e o seu sucesso comercial, muitas vezes cantando em diversos gêneros musicais.

Além de ser considerado o "King Of Pop" ("Rei do Pop", em português), o megapopstar Michael Jackson é ainda visto como o "Maior Ícone Pop de Todos os Tempos" - Juntamente com seu álbum Thriller (de 1982) - O álbum mais vendido da História - e seu passo de dança mais famoso, Moonwalk.


Anos 1930 e 1940


Surgem estilos que influenciariam mais tarde o desenvolvimento do Pop, incluem o Blues (vindo de Chicago), e da Country Music (vinda do Tennessee), que se fundiram para criar o Rock and Roll.

Anos 1950


Elvis Presley - Cantor de Rockabilly, Gospel, Blues e Country. Os primeiros artistas da música Pop incluem Bing Crosby, Frank Sinatra, Dean Martin, Bobby Darin, e Peggy Lee, outros artistas como Little Richard, Chuck Berry, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley, Carl Perkins e grupos Doo Wop (grupos vocais sem instrumentos, podem ser comparados às boy bands de atualmente. Eram bandas em que era usado somente a voz, sem instrumentos) se tornam populares entre a geração mais jovem.

Anos 1960


Bob Dylan - Poeta, Ator, Escritor, Disc Jockey e Cantor de Folk, Rock, Blues e Country. Surgimento da Soul Music e do Funk, com artistas como James Brown, Ray Charles, Stevie Wonder, Bob Dylan, e Roy Orbinson e algumas do repertório dos The Beatles (Invasão britânica) que não continham muitos elementos componentes do pop mas atingiam a massa fazendo-as assim Pop.

Anos 1970


A proliferação de novos sons vindos dos Bee Gees e Elton John. Bee Gees (graças ao sucesso do filme Os Embalos de Sábado à noite estrelado por John Travolta) e os irmãos The Jacksons foram influentes na cena da música pop dos anos 1970. Michael Jackson, dos Jackson 5 e depois The Jacksons lança seu primeiro álbum em carreira solo adulta Off The Wall (1979) que se torna um dos álbuns de black music mais vendido de todos os tempos.

Anos 1980


Michael Jackson - o "Rei do Pop". Notáveis destaques para a música Pop nos anos 80 são o lançamento do segundo e terceiro álbuns de Michael Jackson: Thriller, que se tornou o álbum mais vendido de todos os tempos. A canção Thriller conta com o videoclipe mais revolucionário da história (anos depois a MTV nomeou-o como o Melhor Videoclipe da história). E em 1987, Michael lançou Bad, que por muitos anos foi o segundo álbum mais vendido da história. Atualmente ainda continua entre os mais vendidos.

Surgimento da New Wave e os álbuns de Madonna: Like a Virgin, True Blue e Like a Prayer, que ainda artistas pop décadas depois.



Michael Jackson, considerado o "Artista da Década" e anos posteriores "Artista do Milênio", tornou-se "O Rei", Madonna "A Rainha do Pop". Também notórias as presenças de Prince, Duran Duran, A-Ha, Whitney Houston, Phil Collins, George Michael, Laura Pausini e Simply Red.

Anos 1990


Thalia - Cantora de Latin American Pop. Os Anos 1990 e o século XXI foram marcados pelo ressurgimento das tendências das boy bands (grupos compostos por 5 a 6 garotos vocalistas) e das girl groups (grupos musicais composto de 4 a 5 garotas vocalistas). A mais famosa de todos os grupos foram as Spice Girls, que em três álbuns venderem mais de 55 milhões de álbuns.
Os EUA trouxe New Edition, New Kids on the Block seguido pelos Backstreet Boys, Hanson e 'N Sync e, na virada do milênio o cantor afro-americano: Brian McKnight e as pop princesses: Britney Spears e Christina Aguilera.

Mariah Carey lança sua carreira e o mundo conhece seu maior sucesso, Hero. Depois da separação de seu marido, resolve colocar em seus álbuns parcerias com rappers que fizeram bastante sucesso como a canção Fantasy,fórmula seguida por cantoras atuais como Rihanna, Beyoncé, entre outras..

As Spice Girls e os Backstreet boys foram os grupos teens que mais atingiram o bons resultados e posições marcantes da história nos anos 90.


Anos 2000


Britney Spears, que se tornou a cantora mais popular dos anos 2000, após o sucesso do primeiro álbum, …Baby One More Time (30 milhões - 1999), lança outros álbuns. Britney Spears é considerada a "Princesa do Pop" e a artista que mais vendeu nessa década. Entre 2005 e 2007, fica longe da música por problemas pessoais, mas consegue dar a volta por cima

Também nessa época, assistimos ao crescimento da explosão de Pop Latino com Juanes, Shakira, Jennifer Lopez, Ricky Martin, Thalia, Enrique Iglesias, e Marc Anthony.

Em 2002 a dupla Sandy & Junior, já com 12 anos de carreira, lançam seu primeiro álbum internacional gravado em inglês, com mais de 17 milhões de discos vendidos e depois de 17 anos de carreira, em 2007 a dupla se separa. A cantora Sandy segue em carreira solo lançando seu álbum de estréia em 2010 intitulado Manuscrito. A cantora recebeu disco de ouro em apenas duas semanas de lançamento do seu cd.

Em 2004 surgiu o fenômeno juvenil , o grupo mexicano RBD, que era composto pelos artistas: Anahí, Alfonso Herrera, Dulce María, Christopher Uckermann, Maite Perroni e Christian Chávez. Após o extremo sucesso do álbum Rebelde, a banda alcançou um reconhecimento mundialmente, tendo sucessos no EUA, Brasil, e muitos outros. O grupo mexicano conseguiu uma legião de fãs e diversos prêmios.



Christina Aguilera, quando lançou sua carreira, em 1999, foi criticada, como sendo aspirante de Britney Spears, já que o estilo de seu primeiro álbum lembra bastante o de Spears. Seu primeiro álbum emplacou 4 hits Top 5 na parada musical mais importante.

Em 2002, ex-membro do 'N Sync Justin Timberlake lança o seu primeiro álbum solo "Justified". O álbum contou com participações de Timbaland e Janet Jackson. O álbum foi honrado com dois prêmios.

Surge também Pink, que traz em sua música hip-hop mesclado com rock, Beyoncé, trazendo uma Black music pop feita para atingir o mundo todo, e Geri Halliwell primeiro lugar com It's Raining Men em mais de 15 países.

Mariah Carey,que estava sumida do cenário musical desde o fracasso de 2001,tem uma volta triunfal. Madonna segue sua carreira com álbuns de sucesso como Music (2000).

Em 2001 Michael Jackson lança Invincible, álbum que marca seus 30 anos de carreira solo e seu último álbum de inéditas lançado em vida, porém com uma divulgação fraca e boicotada por sua gravadora que já vinha com desentendimento com Michael, vendeu cerca de 12 milhões.



Beyoncé com um Black misturado com pop, consegue atingir o sucesso máximo com seus álbuns de sucesso Dangerously In Love (2003) onde emplacou hits como Crazy In Love, Baby Boy e Naughty Girl, dominando todos os charts da época e levando 5 Grammys em uma só noite.

Em 2009, a cantora Lady Gaga faz um enorme sucesso com seu estilo diferente e ousado, lança seu primeiro álbum: The Fame, que teve como singles Just Dance, Poker Face (ambas alcançaram a 1ª posição na Billboard Hot 100), Love Game e Paparazzi. Dia 23 de novembro do mesmo ano, Lady Gaga lança o segundo álbum, intitulado The Fame Monster, com o primeiro single Bad Romance, alcançando a segunda posição na Billboard Hot 100.


Anos 2010


Justin Timberlake e Timbaland se juntam novamente e gravam "Carry Out". A música alcança a 9ª posição no top 10 na Billboard Americana.

Lady Gaga lançou seus albuns The Fame e The Fame Monster , com singles que fizeram sucesso como "Bad Romance", "Telephone", Poker Face", "Alejandro", "LoveGame", "Just Dance" e "Paparazzi" atingindo altas posições nas paradas mundiais.

Katy Perry lança o primeiro single de Teenage Dream, "California Gurls", inspirado na música pop dos anos 90. A música, que homenageia a Califórnia, tem a participação de Snoop Dogg e atingiu a primeira posição na Billboard Hot 100 e Canadian Hot 100.








Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal