Sistema de gerenciamento de equipamentos do labmetro (sgel) David Pedro Willemann Orientador



Baixar 156.29 Kb.
Página1/4
Encontro14.07.2018
Tamanho156.29 Kb.
  1   2   3   4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA E ESTATÍSTICA

CURSO DE BACHAREL EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE EQUIPAMENTOS DO LABMETRO (SGEL)

David Pedro Willemann


Orientador

Vitório Bruno Mazzola

Florianópolis-SC, Janeiro de 2006.

SUMÁRIO


1 INTRODUÇÃO 4

1.1 APRESENTAÇÃO 4

1.2 JUSTIFICATIVA 5

1.3 OBJETIVOS 5

2 REVISÃO DE LITERATURA 7

2.1 METROLOGIA 7

2.2 WEB 12

2.3 HTML 13

2.4 LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO 17

2.5 JAVA 20

2.6 PHP 24

2.7 BANCO DE DADOS MYSQL 30

2.8 UML 31

2.9 CASO DE USOS 32

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 48

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 49




RESUMO
O projeto a ser desenvolvido visa a implantação de um Sistema de Controle e Gerenciamento de Materiais disponíveis no Laboratório de Metrologia e Automatização (LABMETRO) da Universidade Federal de Santa Catarina.

O mesmo se justifica pela alta demanda de equipamentos e outros materiais pertencentes ao LABMETRO e a inexistência de um sistema eficiente de controle deste processo.

Para o desenvolvimento de tal sistema, optou-se pela adoção da tecnologia Web, integrando facilidade de uso, segurança, portabilidade e flexibilidade, características essenciais de qualquer projeto atual. O projeto deverá ser conduzido observando a boa prática da Engenharia de Software e o uso de tecnologias consolidadas para o desenvolvimento em ambiente World Wide Web.

Para tanto priorizarei o uso do HTML, PHP, MySQL e UML, ferramentas utilizadas por diversos programadores e favoráveis ao trabalho atual. Este software atende a uma necessidade especifica do LABMETRO, sendo empregado a todos os que precisarem do uso e empréstimos dos equipamentos, adequando-se às necessidades do laboratório.


Palavras chave: World Wide Web, Engenharia de Software.

1INTRODUÇÃO




1.1APRESENTAÇÃO

A tendência atual de grande parte das indústrias é produzir componentes mecânicos dentro de tolerâncias cada vez mais estreitas. No entanto, é necessário investir em pesquisa e desenvolvimento de sistemas de medição que satisfaçam os níveis de precisão desejados, garantindo a qualidade dimensional dos produtos.

No Laboratório de Metrologia e Automatização (Labmetro), parte do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), internacionalmente reconhecido como um dos grandes centros de excelência do país, são desenvolvidos trabalhos onde a ênfase está na metrologia mecânica, embora vários princípios estejam envolvidos.

Ele procura abordar aspectos ligados à avaliação da incerteza de medição, em diferentes níveis de profundidade, ao desenvolvimento de técnicas e sistemas de medição avançados. Pois os instrumentos normalmente utilizados em procedimentos de medição, apresentam erros sistemáticos, da mesma forma, o processo de medição é influenciado por erros aleatórios decorrentes de mudanças ambientais, de vibração e da atuação do operador.

Então, o Labmetro, além de adicionar uma componente tecnológica ao trabalho, o suporte e a participação do setor industrial tem viabilizado a concretização da soluções técnicas inéditas de problemas reais da indústria brasileira.

Para tanto, utilizam-se materiais que possibilitem a realização dos trabalhos desenvolvidos no laboratório, sendo eles de grande importância. Portanto, é necessário um instrumento que facilite o gerenciamento de empréstimos dos mesmos, agilizando sua localização e controle sobre a requisição destes.

Este trabalho tem como foco a implementação de um software que irá gerenciar o controle e empréstimos dos materiais do laboratório, fazendo da informática um agente facilitador para este problema.

1.2JUSTIFICATIVA

Há uma grande procura dos diversos materiais disponibilizados no Labmetro, como placas, gama de pastilhas, paquímetro, serras entre outros, porém existe um controle manual realizado em papel que dificulta a atualização e pesquisa dos mesmos, onde a entrega desses materiais é falho.

Devido a este problema, se faz necessário uma ferramenta capaz de facilitar a atualização e a pesquisa, mantendo o controle dos materiais emprestados, evitando furtos e danos.

Assim, a implementação de um software vem como um meio de organizar e armazenar esses dados, sendo uma ferramenta rápida, segura e eficaz sobre a procura e controle desses materiais.



1.3OBJETIVOS




1.3.1Objetivo geral

Este trabalho tem como objetivo a criação de um sistema com interface web que controle o processo de empréstimo dos materiais do laboratório, tendo um maior controle sobre os mesmos.



1.3.2Objetivos Específicos

Para isso os seguintes objetivos específicos deverão ser alcançados:



  • Criação de uma interface para o sistema de empréstimo de fácil localização das informações;

  • Descrever a modelagem e levantamento dos requisitos;

  • Definir escopo de atuação desta ferramenta no processo de empréstimo dos materiais;

Agendar reuniões com os usuários para discutir as funcionalidades do sistema.

2REVISÃO DE LITERATURA

Nesta seção apresenta-se os conceitos necessários para a fundamentação e desenvolvimento deste trabalho. Para tanto, será abordado definições de Metrologia, conceitos da Web, HTML, linguagens de programação (PHP), considerando sua importância e vantagens, MySQL e também o modelo UML.



2.1METROLOGIA




2.1.1Definição e controle metrológico

A metrologia é definida como a ciência da medição, é uma palavra de origem grega (metron: medida; logos: ciência), que tem ultimamente recebido muita atenção devido ao interesse de se atingir níveis de qualidade elevados nos produtos ou serviços gerados.

O resultado de uma medição é, em geral, uma estimativa do valor do objeto da medição. Assim, a apresentação do resultado é completo somente quando acompanhado por uma quantidade que declara sua incerteza, ou seja, a dúvida ainda existe no processo de medição. Quando é realizada uma medição, esperamos que ela tenha exatidão, ou o mais próximo do verdadeiro, e que apresente as características de repetitividade, que é a concordância entre os resultados de medições sucessivas efetuadas sobre as mesmas condições, de reprodutividade, que é a concordância entre os resultados das medições efetuadas sob as condições variadas.

É necessário também, ter-se unidades de medidas definidas e aceitas convencionalmente por todos. O Brasil segue as diretrizes da Conferência Geral de Pesos e Medidas e adota unidades definidas no Sistema Internacional de Unidades, como padrão para as medições.

O controle metrológico dos equipamentos de medidas é um dos requisitos para se obter um credenciamento em sistema de qualidade, além disso, os benefícios causados por um correto controle, aquisição, manuseio, calibração e manutenção destes equipamentos são motivos bastante suficientes para que a empresa implante um controle metrológico eficiente.

Esse controle metrológico consiste da:

Identificação de todos os equipamentos de medida de precisão existentes, classificando-os e elaborando um banco de dados que possa gerenciar as atividades de calibração periódica de modo a não interferir na produção;

Elaboração de um estudo sobre a adequação do equipamento de medida à tarefa executada. A incerteza do equipamento deve ser coerente com a tolerância de fabricação;

Orientação dos funcionários quanto ao correto manuseio dos equipamentos de medição;

Calibração dos equipamentos de medição;

A manutenção dos equipamentos se faz necessária sempre que se deseje que suas indicações se tornem confiáveis.

A metrologia bem implantada coloca os produtos e serviços gerados, com certeza, em um nível de qualidade bastante superior.

As áreas de atuação da metrologia são na Física, Dimensional, Elétrica, Massa, Força, entre outras. Para cada uma delas existem vários equipamentos, e para cada um, existem normas que regem sua calibração, além do próprio manual do fabricante, que especifica suas incertezas.

2.1.2Instrumentos de medição

São dispositivos utilizados para realizar uma medição. No âmbito da Metrologia Legal, os instrumentos de medição são utilizados no comércio, nas áreas de saúde, segurança e meio ambiente e na definição ou aplicação de penalidades (efeito fiscal).

São exemplos:

No comércio: balança, hidrômetro, taxímetro, bomba medidora de combustível;

Na saúde: termômetro clínico, esfignomanômetro;

Na segurança: cronotocógrafo, etilômetro;

No meio ambiente: analisador de gases veículares, opacímetro;

Efeito fiscal: medidor de velocidade de veículos.

Os instrumentos de medição sujeitos ao controle metrológico apresentam selos que impedem seu uso indevido e etiqueta identificando a validade da última verificação metrológica na forma “Verificado”. Alguns instrumentos de medida são utilizados para verificação científica de equipamentos industriais, na manutenção, calibração ou criação de um determinado equipamento, os instrumentos que realizam a medição são essenciais.

Exemplos são: Multímetros, extensômetros, lentes, componentes ópticos para montagem de bancadas, atuadores de piezoelétricos, espelhos, lasers, câmeras digitais (CCD), termopar, termorresistor, etc.



2.1.3Labmetro

No Laboratório de Metrologia e Automatização (Labmetro), ligado ao Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desenvolvem-se trabalhos na área de Metrologia Mecânica, abordando desde aspectos ligados à avaliação da incerteza de medição, até o desenvolvimento de técnicas e sistemas de medição avançados.

Ele é internacionalmente reconhecido como um dos grandes centros de excelência do país, são desenvolvidos trabalhos onde a ênfase está na metrologia mecânica, embora vários princípios estejam envolvidos. No Labmetro existem algumas linhas de atuação, dirigidas por Professores contextualizados e de formação acadêmica notável, com o auxílio de graduandos e pós-graduandos em Engenharia Mecânica e áreas afins.

As principais linhas de atuação no Laboratório de Metrologia e Automatização são as seguintes:



  • Holografia Eletrônica

  • Metrologia Geométrica

  • Metrologia e Sistemas Metrológicos

  • Instrumentos Mecaopticoeletrônicos

  • Controle da Qualidade de Testes de Produtos e Processos Industriais

A medição com holografia eletrônica usa o laser e técnicas de processamento de imagens para registrar com exatidão deslocamentos em superfícies de peças através de franjas de interferência. Sua análise permite a medição de deslocamentos, deformações e tensões em toda região visualizada.

Tem sido aplicada na análise de tensões, detecção de defeitos e como ferramenta na pesquisa e desenvolvimento. A medição de deformações no interior de superfícies cilíndricas e a medição de tensões residuais localizadas são exemplos de trabalhos em andamento, de grande interesse para o setor industrial.

O sistema denominado Estação Holográfica é um dos principais projetos de pesquisa ativos nesta área. Foi idealizado para facilitar a aplicação da holografia eletrônica. Hoje este sistema está em uso na indústria e novas aplicações têm sido desenvolvidas.

Assim como a Holografia Eletrônica, as outras áreas de pesquisa necessitam de instrumentação específica para as análises realizadas. No Labmetro encontram-se materiais utilizados nas diversas áreas de medição, principalmente específicas de suas áreas de pesquisa, assim como:

Bomba Hidráulica Manual; Câmera CCD; Câmera CCD Vigilância; Câmera CCD Color; Contador digital para indicador de posição; Controlador de freqüência; Conversor de vídeo para computador; Diodo Laser 200 mW; Diodo Laser 781 nm, 5 mW; Dremel; Driver controlador de PZT; Driver para Diodo Laser; Estação de Solda; Fonte com Amplificador; Fonte de Tensão 5V e +-15V; Fonte Estabilizada; Furadeira Manual; Gerador de Funções; Gerador de Funções; Glucosímetro; Laser hélio neônio 1 mW; Laser hélio neônio 5 mW; Medidor de Freqüência; Medidor de potência ótica; Multímetro Digital; Óculos de proteção para Laser; Óculos de proteção para Laser Argônio; Óculos de proteção para laser Hélio Neônio; Óculos para solda oxi-acetileno; Optical Spectrum Analyser Display Unit; Osciloscópio Digital; Osciloscópio Digital; Ploter XY; Ponte amplificadora; Projetor de Slide; Protetor auricular; SER - Sistema de Ensaio de Retilineidade; Termômetro Digital; Transdutor de deslocamento 10mm; Unidade de canais da Ponte Amplificadora; Webcam.

Esta lista de equipamentos é encontrada no Labmetro, são apenas exemplos de equipamentos que são utilizados na obtenção da certeza na medição, onde em conjunto com alunos e professores realizam suas difíceis tarefas na precisão da medida dos instrumentos e na certeza de um excelente resultado final. Eles são utilizados para medição óptica, medição de temperatura, tensões e deformações, deslocamento, forma, entre outras.





Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal