São paulo recebe a 18ª ediçÃo do percpan, principal festival internacional de música percussiva



Baixar 30.85 Kb.
Encontro28.01.2018
Tamanho30.85 Kb.





SÃO PAULO RECEBE A 18ª EDIÇÃO DO PERCPAN,

PRINCIPAL FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA PERCUSSIVA
Venda de ingressos começa no dia 25 de outubro
FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO: www.canivello.com.br

São Paulo, 18 de outubro de 2011 - A TIM traz, com exclusividade, o Panorama Percussivo Mundial (PercPan) para o Auditório Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 11 e 12 de novembro. A 18ª edição do evento – que tem patrocínio da operadora, direção geral de Elisabeth Caires e curadoria de Hemano Vianna e Carlos Galilea –, terá em sua abertura o B'Net Marrakech, conjunto de instrumentistas e cantoras marroquinas Berberes (grupo étnico do Norte da África), e o rapper brasileiro Criolo, que se apresenta em formato inédito, ao lado de percussionistas convidados. Os ingressos para o festival começam a ser vendidos no dia 25 de outubro (terça-feira), a partir de 11h, em pontos de venda da Tickets For Fun (relação no serviço abaixo), através da internet (www.ticketsforfun.com.br) e por telefone (11 4003-5588).
A segunda noite do festival, por sua vez, contará com show da banda de Pizzica (música folclórica do sul da Itália) La Notte Della Taranta, cuja orquestra de aproximadamente 20 músicos tocará acompanhada do ex-Police Stewart Copeland, um dos maiores bateristas de todos os tempos. A atração foi decisiva para o ingresso do PercPan no calendário de eventos do Momento Itália Brasil – programa que reunirá cerca de 500 eventos, de outubro de 2011 a junho de 2012, para celebrar a integração dos dois países. 
Com a proposta de mostrar ao público brasileiro um mosaico do que há de mais relevante no mundo da percussão, o PercPan é hoje referência no gênero. Nos seus 17 anos de existência, o festival promoveu mais de seis mil horas corridas de música, produzidas por cerca de 150 atrações nacionais e internacionais, como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Hermeto Pascoal, Marisa Monte, Carlinhos Brown, Naná Vasconcellos, Arnaldo Antunes, Beirut, Sly and Robbie, Rita Marley, Savion Glover e Hypnotic Brass Ensemble.
O PercPan segue com a tradição de promover workshops com as atrações do evento. Desta vez, em uma ação inédita, a TIM promoverá oficinas, reunindo os artistas com moradores de Paraísópolis, comunidade de baixa renda localizada na Zona Sul de São Paulo. Os encontros serão realizados no Centro Educacional Unificado (CEU), no dia 10 de novembro, sob o comando de Criolo, dos músicos de La Notte Della Taranta e de Stewart Copeland, seguidas por apresentações da orquestra e do balé locais. A entrada é franca e aberta ao público.
O PercPan é um espetáculo democrático, que integra cultura de vários países através da música. A TIM acredita que é possível ir além, encurtar a distância e integrar as pessoas.”, diz Roger Solé, diretor de Marketing da TIM Brasil. 
O PercPan é o primeiro festival do mundo dedicado exclusivamente à música percussiva. Em 1998, ganhou as páginas do New York Times, ampliando seu prestígio com edições itinerantes que o levaram a cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e até Paris.
Programação PercPan:
Dias: 11 e 12 de novembro
Horário: 21h
Local: Auditório do Ibirapuera
Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia)
Sexta-feira, dia 11 de novembro


  • B'Net Marrakech (Marrocos)

  • Criolo (São Paulo)


Sábado, dia 12 de novembro


  • Notte della Taranta com Stewart Copeland - “Orquestra formada por cerca de 20 músicos”


Vendas pela internet ou por telefone:
Tickets for Fun: www.ticketsforfun.com.br / (11) 4003-5588

Pontos de venda (sem taxa de conveniência):
Bilheteria do Auditório Ibirapuera
Av. Pedro Álvares Cabral, s/no, Portão 2, Parque Ibirapuera

NÃO ABRE SEGUNDA-FEIRA


Terça a Quinta: das 11h às 18h
Sexta: das 11h às 22h
Sábado: das 9h às 22h
Domingo: das 9h às 20h
 
Pontos de venda (com taxa de conveniência):
Saraiva Mega Store - Morumbi Shopping - SP

Av. Roque Petroni Jr, 1089 - Morumbi SP
Saraiva Mega Store - Shopping Anália Franco - SP
Av. Regente Feijó, 1739 - Nível Orquídea - Anália Franco
Saraiva Mega Store - Shopping Center Norte - SP
Trav Casalbuono, 120 - Vila Guilherme
Saraiva Mega Store - Shopping Eldorado - SP
Avenida Rebouças, 3970 - Pinheiros
Saraiva Mega Store - Shopping Ibirapuera - SP
Av. Ibirapuera, 3.103 SUC 145 Piso Moema - Moema
Saraiva Mega Store - Shopping Pátio Paulista - SP
R. Treze de Maio, 1947 - Bela Vista
Saraiva Mega Store - Shopping Vila Olimpia - SP
Av. Olimpíadas, 360 - Loja 416 -3º Piso - Vila Olímpia
Saraiva Mega Store - Shopping Center Iguatemi - Campinas
Av. Iguatemi, 777 - Vila Brandina - 2o.Piso
Saraiva Mega Store - NorteShopping - RJ
Av. Dom Elder Camara, 5080 Loja 4503 Piso S - Pilares
Saraiva Mega Store - Shopping Rio Sul - RJ
R. Lauro Muller, 116 - Loja 301 - 3o.Piso - Botafogo
 
FNAC Morumbi Shopping - SP
Av. Roque Petroni Jr, 1089 -Térreo - Morumbi
FNAC Paulista - SP
Av. Paulista, 901 - Bela Vista
FNAC Pinheiros - SP
Av. Pedroso de Moraes, 858 - Pinheiros
FNAC Campinas - SP
Av. Guilherme Campos, 500 - Loja A 017 - Santa Genebra - Campinas  
FNAC Shopping Ribeirão Preto - SP
Av. Cel Fernando Ferreira Leite,1540 - Jd Califórnia - Ribeirão Preto
FNAC Barra Shopping - RJ
Av. das Américas, 4666 lj. B101 a114 - Barra  
FNAC Park Shopping Barigüii - PR
Av. Prof Pedro Parigot de Souza, 600 - Loja 101 - Mossungue - Curitiba
FNAC Park Shopping - DF
SAI/SO Área 6580 - Park Shopping - Entrada C1
FNAC - Shopping Barra Sul - RS
Av. Diário de Notícias, 300 - Loja 1113 - Porto Alegre
FNAC Porto Alegre - RS
Av. Diário de Notícias, 300 - Cristal - Porto Alegre
FNAC Belo Horizonte - MG
Rod. BR 356, 3049 MA 61 - Belvedere - Belo Horizonte
 
Citibank Hall São Paulo - SP
Av. dos Jamaris, 213 - Moema - São Paulo
Chevrolet Hall - MG
Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 - São Pedro - Belo Horizonte
 
Câmbio Café - SP
R. Alagoas, 836 - Higienópolis
Central de Turismo - Bar Brahma - SP
Av. São João, 677 - Centro
Central de Turismo - Shopping Center Frei Caneca - SP
R. Frei Caneca, 569 - Piso térreo - Consolação
Central de Turismo - Hotel Blue Tree - SP
R. Verbo Divino, 1323 - Chácara Santo Antônio
Central de Turismo - Super Shopping Osasco - SP
Av. dos Autonomistas, 1828 - 2º Piso - Osasco
Shopping Center Iguatemi - SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2.232 - Piso Térreo - Jd. Paulistano
Posto Ipiranga São Bernardo - SP
R. Jurubatuba, 1.500 - São Bernardo do Campo
Posto Ipiranga Gravatinha - Santo André - SP Av. Portugal, 1756 - Jardim Bela Vista - Santo André
Posto Piraque Lagoa - RJ
Av. Borges de Medeiros, s/n - Lagoa
Livraria Leitura BH Shopping - MG
Rodovia BR-356, 3049 - Lojas 37/38 - Belvedere - Belo Horizonte
Livraria Leitura Savassi - MG
Av. Cristóvão Colombo, 167 - Savassi - Belo Horizonte
My Tickets - RS
R. dos Andradas, 1342 - Centro - Porto Alegre

Meia Entrada:
- Estudantes: apresentar  Carteira de Identidade Estudantil na entrada do evento
- Professores da Rede Estadual, Aposentados e Idosos acima de 60 anos: apresentar RG e comprovante.
- Menores de 12 anos, acompanhados pelos pais, têm direito a 50% de desconto do valor da inteira, quando Censura Livre.

Formas de Pagamento:
Visa, Amex e Mastercard, todos os cartões de débito e dinheiro. Cheques não são aceitos.

Estacionamento para compra de ingressos:
Existem 5 vagas no estacionamento do Parque Ibirapuera, localizadas em frente à Marquise e sinalizadas por uma faixa branca, as vagas podem ser utilizadas para compra de ingressos na bilheteria do Auditório sem a necessidade de Zona Azul. A tolerância de permanência é de 15 minutos.

Programação Oficinas com artistas/ TIM:
Dia 10 de novembro
Local: Centro Educacional Unificado de Paraisópolis (CEU) – Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n, Morumbi –
Entrada franca
Quinta-feira, dia 10 de novembro


  • La Notte Della Taranta

  • Stewart Copeland

  • Criolo


SOBRE A TIM
No Brasil desde 1998, a TIM foi a primeira operadora móvel com presença em todos os estados do país. Empenhada em antecipar as demandas do consumidor, com inovação e qualidade, a empresa viu sua base de clientes saltar de 36 para mais de 56,8 milhões de clientes de março de 2009 a julho de 2011, quando reassumiu a vice-liderança do mercado de telefonia celular no Brasil, com 25,78% de market share. Esse desempenho é fruto do reposicionamento estratégico da marca, que vem lançando produtos e serviços inovadores e investindo na qualidade de rede. Só em 2011, aplicará 85% dos R$ 2,9 bilhões totais em infraestrutura.
Entre as negociações para expansão da rede destacam-se a compra da Intelig, em dezembro de 2009, e da AES Atimus, em julho de 2011. No mesmo mês, a TIM fechou contrato com a Telebrás para participar do Programa Nacional de Banda Larga, tornando-se a primeira operadora móvel a contribuir com a universalização do acesso à internet no Brasil. O movimento reforça a estratégia de fomentar o acesso móvel à web, aliada à oferta de smartphones e planos de dados com os preços mais competitivos do mercado. Além disso, assinou contrato com o consórcio LT Amazonas para instalação de rede de fibra ótica por meio de torres de transmissão elétrica, nos estados do Amazonas, Pará e Amapá, permitindo a inclusão digital da população de áreas remotas do país.

Outro destaque é a entrada da operadora no Novo Mercado da BM&FBOVESPA, reconhecido como nível máximo de governança corporativa. A TIM é a única operadora de telecomunicações nesse segmento da Bolsa. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa foi incluída também na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) e no recém-criado Índice de Carbono Eficiente (ICO2), ambos da BM&FBOVESPA.

Para mais informações, acesse www.tim.com.br ou  http://twitter.com/timtimportimtim.
BIOGRAFIAS
La Notte Della Taranta com Stewart Copeland

Concebido em 1998 para celebrar a Pizzica, gênero de música e dança folclóricos da região de Salento, no Sul da Itália, o festival La Notte della Taranta (A Noite da Tarântula) ganhou notoriedade mundial em 2003, quando recebeu como atração o baterista Stewart Copeland, fundador do extinto e lendário grupo de rock The Police. Convidado pelo italiano Vittorio Cosma – ex-integrante da banda de rock progressivo Premiata Forneria Marconi e um famoso compositor em seu país – a participar do evento, o músico aceitou sem pestanejar. Após seis dias de ensaio, Stewart, Vittorio e um grupo de aproximadamente 20 músicos fizeram um concerto histórico para um público de mais de 40 mil pessoas, cujo registro foi transformado em CD e DVD no ano seguinte. Acreditava-se que a Pizzica (ou taranta), cujo instrumento central é o Tamburello, uma espécie de pandeiro com dimensões maiores, tinha o poder de curar vítimas da mordida venenosa da aranha tarântula. O projeto criado por Cosma e Copeland se notabilizou pela mistura dos instrumentos tradicionais com bateria e teclados de última geração, oferecendo ao gênero uma nova atmosfera sonora sem abrir mão de sua essência.


Stewart Copeland

Até se tornar um dos músicos mais conceituados do mundo, o baterista Stewart Copeland, um dos fundadores da extinta banda de rock The Police, teve uma vida bastante movimentada. Americano da Virgínia, foi criado em Beirute, no Líbano, onde começou a se interessar pelo instrumento que o consagrou. Estimulado e auxiliado por seu pai, trompetista de uma orquestra de jazz, o jovem Stewart aprendeu suas primeiras técnicas através da convivência com os músicos profissionais que frequentavam a sua casa. Muito estudioso e dono de um ótimo ouvido, ainda adolescente fez o seu primeiro show de verdade como baterista. A mudança de sua família para Londres abriu as portas de entrada para o mundo do rock ’n’ roll, primeiro como jornalista de uma revista de bateria, depois como roadie de algumas bandas locais, até ser convidado, em 1975, para tocar no grupo de rock progressivo Curved Air, com o qual gravou dois discos. O crescimento veloz do punk no final dos anos 70 catalisou sua vontade de iniciar um projeto que mergulhasse na onda do gênero, porém, com originalidade e sofisticação. Em 1977, junto com o baixista e vocalista Sting e o guitarrista Henry Padovani – logo substituído por Andy Summers – criou o The Police, que veio a se tornar um dos maiores grupos dos anos 80 e da história do rock mundial. De 78 a 83, tempo em que permaneceu ativa, a banda lançou cinco discos, vendeu mais de 50 milhões de cópias e venceu seis Grammy. Com o fim da banda – que em 2007 se reuniu novamente para fazer a turnê mais rentável daquele ano – Stewart buscou novos rumos e começou a compor trilhas sonoras de filmes, como ‘O Selvagem da Motocicleta’ (1983), de Francis Ford Coppola, Wall Street (1987), de Oliver Stone, e Rapa Nui (1994), de Kevin Reynolds, entre outros. Sua vontade de tocar bateria, no entanto, nunca diminuiu. Dos anos 90 em diante, participou dos grupos Animal Logic (com o baixista Stanley Clarke e a cantora e compositora Deborah Holland), Oysterhead (com o baixista Les Claypool, do Primus, e o guitarrista Trey Anastasio, do Phish), Orchestralli (quarteto de percussão com orquestra de câmara) e La Notte Della Taranta (grupo de música folclórica com o músico italiano Vittorio Cosma e outros 20 integrantes, que revisitam o cancioneiro folclórico da região de Salento, no sul da Itália).


B’Net Marrakech

Convidadas para se apresentarem em casamentos, celebrações de nascimento e outros rituais – dentro e fora de sua comunidade –, as cinco integrantes do B’Net Marrakech atingiram um nível de independência social incomum para mulheres islâmicas. O repertório do conjunto de cantoras e instrumentistas marroquinas transita entre as canções chaabi – som urbano calcado em improvisações vocais – e o tradicional som dos berberes, grupo étnico norte-africano do qual fazem parte, cuja população está estimada em 75 mil pessoas. Ao canto delas somam-se as cordas do ud (alaúde árabe), kamanjah (violino árabe) e guimbri (alaúde de braço longo), e os sons percussivos do darbuka (tambor de metal ou de cerâmica em formato de taça), bendir (tambor de aro marroquino) e taarija (pequeno tambor de barro), todos instrumentos típicos da cultura árabe. O espetáculo é pontuado por danças ousadas que incluem um salto mortal repentino e o ato em que uma das cantoras equilibra uma bandeja de velas acesas na cabeça.


Criolo

Compositor compulsivo e criador da Rinha dos MCs – uma das festas mais autênticas de hip hop dedicadas às batalhas de improvisação –, o cantor Kleber Gomes, mais conhecido como Criolo, começou a compor aos 11 anos de idade. Com letras contundentes e bem construídas, através das quais faz críticas bem-humoradas à sociedade, o paulistano lançou em 2011 o CD ‘Nó na orelha’, o segundo de sua carreira. Sem perder as raízes no rap, gênero a que se dedicou por 24 anos, no disco ele abriu espaço para a poesia cantada e para novos estilos musicais, como samba, afrobeat, bolero, reggae e romântico. Como resultado, o trabalho de dez músicas, produzido por Daniel Ganjaman (ex-Planet Hemp, atualmente integrante do coletivo Instituto e produtor de discos de Nação Zumbi e Sabotage, entre outros) e Marcelo Cabral (produtor do disco de estreia da MC Lurdez da Luz e colaborador de artistas como Mariana Aydar, Romulo Fróes e Guizado), foi um dos mais elogiados do ano. Antes de adotar o pseudônimo, Criolo trabalhou nas Lojas Americanas e vendeu calçados no Dic, cocadas na rua e roupas de porta em porta. Após cursar alguns períodos da faculdade de Artes e Pedagogia, deu aula para alunos do ensino médio de escolas da rede pública do Grajaú, seu bairro de criação, em São Paulo. Em 2006, o cantor fez sua estreia fonográfica com o disco primordialmente de rap “Ainda há tempo”, cuja tiragem de mil unidades, mesmo sem um lançamento oficial, esgotou-se em poucos dias.


Informações para a imprensa:

CANIVELLO COMUNICAÇÃO / FACTORIA COMUNICAÇÃO

Vanessa Cardoso (vanessa@factoriacomunicacao.com)

Eduardo Marques (eduardo@canivello.com.br)

Tels (21) 2274.0131 / 2239.0835






Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal