Solubilidade



Baixar 31.46 Kb.
Encontro16.06.2018
Tamanho31.46 Kb.

SOLUBILIDADE
Introdução

Solubilidade é outra propriedade específica da matéria.

Dizemos que solubilidade é a capacidade que uma substância tem de se dissolver ou não em outra.

Se juntarmos duas ou mais substâncias e ocorrer uma dissolução, a substância que se dissolve é classificada como soluto e, a responsável pela dissolução do soluto, é classificada como solvente.

Caso as substâncias não se solubilizem, temos uma mistura heterogênea.

A solubilidade das substâncias depende de vários fatores como, por exemplo:

Natureza do soluto e do solvente: em geral, solventes polares dissolvem mais solutos também polares e solventes apolares, dissolvem solutos apolares.

Temperatura: geralmente a solubilidade de sólidos e líquidos é favorecida com o aumento da temperatura, mas para os gases é o inverso: quanto menor a temperatura, maior é a dissolução do gás.

Pressão: apenas os gases sofrem a influência da pressão e, nesse caso, se aumentarmos a pressão sobre um sistema que contém gás, maior será sua solubilidade.

As substâncias podem ser classificadas em: muito solúveis, solúveis, pouco solúveis e insolúveis em um determinado solvente. Na verdade, toda substância é solúvel em qualquer solvente. Ocorre que, para algumas, a solubilidade é tão pequena que ela é classificada como insolúvel. Por exemplo: A solubilidade do cloreto de prata em água, a 18°C é 0,00016g em 100mL de água, ou seja, seriam necessários 1000 L de água, à 20°C, para dissolver 1,5 g de cloreto de prata, então, num tubo de ensaio em laboratório dissolve-se nada ou quase nada.


Objetivos

Verificar a solubilidade de algumas substâncias em diferentes solventes.






Materiais e equipamentos

Bagueta, Balança semi-analítica, Tripé, Béquer de 400 mL, Bico de Bunsen, Pipeta graduada de 5 ou 10 mL, Tela de amianto, Termômetro 110°C, Tubos de ensaio 10.


Reagentes:

Água destilada - Álcool Etílico - Glicerina - Óleo Mineral (Vaselina) - Açúcar - Cloreto de Sódio - Carbonato de sódio - Ácido Acetilsalicílico - Hidróxido de Sódio


Procedimentos:

A) Verificação da solubilidade de algumas substâncias em água à temperatura ambiente

1. Numerar 10 tubos de ensaio e colocar numa estante para tubos.

2. Acrescentar em cada tubo, 5 mL de água destilada.

3. Aos tubos contendo água, acrescentar na seguinte ordem: 2 mL de álcool etílico, 2 mL de glicerina, 2 mL de óleo mineral, 0,20 g de açúcar, 0,20 g de cloreto de sódio, 0,20 g de AAS, 0,20 g de carbonato de sódio e 1 lentilha de NaOH.

4. Agitar cada um dos tubos ou usar bagueta para auxiliar a agitação (não esquecer de lavar a bagueta ao passá-la de uma solução para outra). Observar e anotar, na tabela, se houve dissolução ou não. Não descartar ainda as misturas contidas nos tubos de ensaio.


B) Verificação da solubilidade de algumas substâncias em água à temperatura de 90 ºC

1. Colocar 250 mL de água em um Béquer de 400 mL, aquecer sobre tela de amianto até 90°C (± 3 ºC) em bico de Bunsen.

2. Colocar cada um dos tubos que apresentou material insolúvel e mergulhá-lo na água quente por 5 minutos, agitando com a bagueta.

3. Observar a mistura contida em cada tubo e anotar, na tabela, se houve ou não dissolução a quente.

4. Descartar as misturas contidas nos tubos de acordo com a orientação do Professor ou Auxiliar de instrução, em locais próprios e lavar os tubos sem retirar a numeração. Caso a numeração dos tubos tenha saído com a lavagem, refazê-la.

C) Verificação da solubilidade de algumas substâncias em Álcool à temperatura ambiente



Obs.: A utilização agora será de 9 tubos porque água e álcool já foi testado no item A.

1. Acrescentar em cada tubo, 5 mL de álcool etílico.

2. Aos tubos contendo álcool, acrescentar na seguinte ordem: 2 mL de glicerina, 2 mL de óleo mineral, 0,20 g de açúcar, 0,20 g de cloreto de sódio, 0,20 g de naftaleno, 0,20 g de AAS, 0,20 g de carbonato de sódio, 1 cristal de iodo e 1 lentilha de NaOH .

3. Agitar cada um dos tubos ou usar bagueta (é necessário lavar e secar a bagueta ao passá-la de uma solução para outra). Observar e anotar, na tabela, se houve dissolução ou não.

4. Descartar as misturas contidas nos tubos de acordo com a orientação do Professor, em locais próprios e lavar os tubos.
D) Verificação da solubilidade de algumas substâncias em óleo mineral, à temperatura ambiente.

Obs.: A utilização agora será de 8 tubos porque água com óleo e álcool com óleo já foram testados nos itens A e C.

1. Acrescentar em cada tubo 5 mL de óleo mineral.

2. Aos tubos contendo óleo mineral, acrescentar na seguinte ordem: 2 mL de glicerina, 0,20 g de açúcar, 0,20 g de cloreto de sódio, 0,20 g de AAS, 0,20 g de carbonato de sódio e 1 lentilha de NaOH .

3. Agitar cada um dos tubos ou usar bagueta (não se esquecer de lavar e secar a bagueta ao passá-la de uma solução para outra). Observar e anotar, na tabela, se houve dissolução ou não.

4. Descartar as misturas contidas nos tubos de acordo com a orientação do Professor ou Auxiliar de instrução, em locais próprios e lavar os tubos.
DADOS EXPERIMENTAIS


Substância

SOLUBILIDADE - Solúvel ou Insolúvel em:

A

B

C

D

Água

Temp Amb


Água 60°C

Álcool

Temp Amb


Óleo Mineral

Temp Ambiente



Álcool







X




Glicerina













Açúcar













Óleo Mineral










X

Cloreto de Sódio













AAS













Hidróxido de Sódio














Perguntas de verificação

1. Como varia a solubilidade das substâncias com a temperatura?

2. Além da temperatura, de quais outros fatores depende a solubilidade?

3. Como varia a solubilidade dos gases com a temperatura? E com a pressão?

4. Por quemesmo no verão, fazemos chá ou café, com água quente ao invés de água gelada?

5. Em partes rasas do estreito de Long Island foram encontrados, em dias extremamente quentes, peixes mortos. Porém, à temperatura normal, os peixes ali vivem bem. Que propriedade do oxigênio pode ser deduzida deste fato? Explique.



6. Explique por que o nitrato de sódio (salitre), que é muito solúvel em água, é encontrado em países como o Chile (país de grandes altitudes e baixa temperatura) e a Índia (com vários desertos).

7. Pesquise sobre o fenômeno da solvatação.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal