Sugestões: Eu LI e reli o texto que veio com o release e acho que deveria ser um pouco mais curto com ênfase no evento



Baixar 34.95 Kb.
Encontro08.04.2018
Tamanho34.95 Kb.

Programação TEIA – Capital
Local: FUNARTE, Al. Nothmann, 1058, Campos Elíseos - SP
Datas: 28, 29 e 30 de agosto de 2009
Nos dias 28, 29 e 30 de agosto a Comissão Paulista de Pontos de Cultura irá promover pela primeira vez uma mostra artísticas dos Pontos da Capital, realizando assim sua TEIA regional. A TEIA visa garantir a expressão da pluralidade brasileira na construção de uma memória presente, através das novas possibilidades de difusão e acesso à cultura. Nestes dias de encontro os participantes poderão trocar experiências, interagir entre si, vivenciando a cultura paulistana de todas as formas. O encontro regional dos Pontos de Cultura também tem a perspectiva de envolver a comunidade local, contribuindo para gerar raízes e dinamizar a produção cultural local e sua atuação em rede.

Este evento é uma realização em parceria da Comissão Paulista de Pontos de Cultura, com o Ministério da Cultura e a FUNARTE. Durante o próximo fim de semana utilizaremos do complexo da FUNARTE, com exposições, espetáculos musicais e teatrais, exibição de filmes, danças, e outras possíveis manifestações artísticas dos Pontos de Cultura da capital paulistana. Este encontro será na sede da FUNARTE em São Paulo, localizada na Al. Nothmann, 1058, prox. da estação Sta. Cecília do metrô.

Confira abaixo a programação detalhado do encontro,

Sexta-Feira, 28 de Agosto



18h00: Apresentação Musical do Ilu Obá De Min:

Estreando nossa programação cultural as mulheres da Banda Ilu Obá De Min, referência na cultura afro-brasileira, inauguram o evento com um cortejo musical de boas vindas.



19h00: Abertura:

Célio Turino – Secretário da Cidadania Cultural – MinC

Sérgio Mamberti – Presidente da FUNARTE

Representante da Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

Representante da Comissão Paulista dos Pontos de Cultura

19h30: Coquetel de Recepção


20h30-22h: Apresentação da Embaixada do Samba:

A União das Escolas de Samba Paulistanas traz a embaixada do samba para uma apresentação descontraída com presença de célebres personagens da história do samba.



Sábado, 29 de agosto

Exposições Permanentes:



Uma Amostra dos Pontos de Cultura Paulistanos: Mostra fotográfica coletiva que tem como tema os Pontos de Cultura do município de São Paulo;

É difícil defender a vida só com palavras”- João Cabral de Melo Neto in Morte e Vida Severina: Com a temática da defesa dos direitos da criança e do adolescente o Ponto de Cultura CEDECA Interlagos apresenta uma exposição multifacetada que trás diversas referências da cultura de rua;



Cultura viva e Minha Vida: Linha do Tempo da trajetória do programa cultura viva composta a partir de a perspectiva dos próprios Pontos de Cultura, simultaneamente teremos também a exibição e mostra de vídeos de histórias de vidas coletadas pelo Ponto de Cultura Conte Sua História do Museu da Pessoa;

Tenda de Jogos multiculturais, históricos e clássicos: O Pontão de Cultura Lúdica da USP trás para nosso evento o mundo fantástico dos jogos multiculturais, ao longo de todo o evento a tenda estará armada no lado externo do evento oferecendo diversão garantida à todos os participantes;

Oficinas (Inscrições Antecipadas por E-mail):


09h30min-12h30min: Commedia Dell art

Ponto de Cultura Teatro Cidadão Commune

Oficina de máscaras ministrada pelo diretor teatral Augusto Marin. Serão trabalhadas as potencialidades cênicas dos participantes. A oficina prima pela interação com o público e busca a experiência do improviso próprio de cada um.



10h-12h: Escutai-nos: Potencializando a Cadeia Produtiva da Música

Ponto de Cultura Eletrocooperativa

Uma reflexão crítica sobre a cadeia produtiva da música num processo cujo foco é a celebração de se fazer música, pensando na sua criação como um ato de convivência e não como produto, desconstruindo formas para reencontrar sentido e construir novas formas. Como um sonho para o que seria a “Música do futuro”.



10h-12h: Pontos de Cultura e seus comunicadores culturais

Ponto de Cultura Instituto Paulo Freire

Destinada aos comunicadores dos Pontos de Cultura a oficina busca oferecer ferramentas e metodologias de trabalho para aqueles que são responsáveis pela interface com o público.



Atividades Gerais

13h: Roda de História e Linha do Tempo Temáticas: Cultura viva Minha vida

Pontão de Cultura BMR e Ponto de Cultura Conte sua História

Vivência para os integrantes e/ou participantes do programa cultura viva. A roda de história pretende a partir de um bate-papo descontraído realizar a construção coletiva de uma linha do tempo do programa com os marcos históricos pessoais de cada participante;



13h-16h30: Exposição e Filme sobre o Artesanato Solidário e suas Tipologia

Ponto de Cultura Artesol

Comunicação e exibição de peças artesanais constituídas sobre o preceito da geração de trabalho e de renda em localidades com baixo IDH, através da revitalização do artesanato. Após a comunicação teremos a exibição de filme de mesma temática.



14h: Dança Popular e Dança da Terceira Idade

14h30min: Capoeira, Tai Chi Chuan e Kung Fu

Ponto de Cultura Conselho do Samba

Apresentação de algumas das atividades desenvolvidas pelo projeto Ensina-me a crescer do Ponto de Cultura Vila Prudente que estimula a diversidade sociocultural.

16h às 18h : Sarau Musical e Coral

Ponto de Cultura Lado Leste Cultural

Sarau musical com a apresentação do coral do Ponto de Cultura de Lado Leste Cultural e outros convidados.

16h30min-18h30mim: Apresentação e Debate do filme Juventude em Debate

Ponto de Cultura Aracati

Um documentário de oito histórias de grupos de jovens de diferentes regiões do Brasil, um convite para entrar em cada um dos diferentes mundos: escutar desde o maracatu do jovem rural, ao som do asfalto do jovem urbano. Histórias que se misturam a de milhões de jovens brasileiros



18h: Sarau Literário (Inscrições Antecipadas por E-mail)

Pontão de Convivência e Cultura de Paz – Inst. Pólis

Uma oportunidade de revelar alguns dos talentos poéticos dos tantos artistas que permeiam os pontos de cultura. Não perca tempo inscreva-se também e revele a cultura viva que pulsa em você.



18h30min: Performance FLORCA

Ponto de Cultura Arte aos Quatro Ventos – Religare

FLORCA é uma performance que trata sobre a generosidade e a agressividade presente em nossa sociedade e em cada ser humano. Florca é uma palavra criada através da junção de outras duas, flor e forca, a ambigüidade presente em nossas memórias e em nossos cotidiano. Esta performance de dança-teatro terá técnicas como butoh, dança contemporânea, contato improvisação e dança livre, entre outras referências.

19h00min: Ensaio sobre a Comuna – ficção

Ponto de Cultura Cia. do Latão

Experimento videografico inspirado na peça teatral O dia da Comuna de Bertolt Brechet, resultado de oficina realizada no Ponto de Cultura Estúdio do Latão.

19h30min: Apresentação de Hip Hop

Grupo arqueiro

Ponto de Cultura HIP HOP à Lápis

Agitando a noite do sábado as diversas manifestações que permeiam a cultura do Hip Hop serão apresentadas através da dança e da música. Pretendemos também oferecer a literatura de cordel feito por um MC como uma vertente rica da Cultura Brasileira e prima das rimas do Rap.



21h às meia noite – Baile dançante

Embalando o sábado a noite uma seleção de músicas toda especial para dançar a dois: Forró, samba, salsa, soltinho e outros ritmos.



Domingo, 30 de agosto

Oficinas (Inscrições Antecipadas por E-mail):


10h-12h: Oficina de Audiovisual

Ponto de Cultura Audiovisualistas

Esta oficina pretende auxiliar interessados na formação e divulgação da linguagem cinematográfica, através de cineclubes. Trabalharemos aspectos como: sustentabilidade, organização da memória, montagem da sala de projeção, debates, entre outros.



10h-12h: O papel da apropriação territorial para a construção da cidadania

Ponto de Cultura Casa dos Meninos

Esta oficina pretende apresentar e realizar uma vivência do papel do território local para o desenvolvimento de praticas culturais e colaborativas na comunidade.



10h-13h: Oficina Capacitação de áudio

Pontão de Cultura Coletivo Digital

O Pontão de Cultura Digital mostrará como captar, equalizar arquivos de áudio, através de instrumentos musicais ao vivo, utilizando softwares livres.



Atividades Gerais

13h30 às 15h30: Mostra de Filme e debate – Pontão de Cultura da Terra

Exibição de filmes e debate do



13h30min: Intervenção Teatral Surubim

Ponto de Cultura Luta do Movimento Bixigão (Teatro Oficina)

Pretendemos reviver o artista SURUBIM, por meio de um filme documentário de 10 minutos sobre o artista, e com outras intervenções artísticas como a ciranda no estilo SURUBIM gostava e que virou uma de suas marcas registradas.

Sobre
14h30min: Intervenções Circenses

Ponto de Cultura Circo Inclusão Digital

Pocket show circense com palhaços, mágicos, contorcionistas e malabaristas.



15h30min: Folia de Reis Estrela Oriente

Movimento Cultural Penha
Apresentação da Folia de Reis Estrela do Oriente da Vila Nhocuné localizado na zona leste do município de São Paulo. Neste cortejo os músicos, cantores, artistas fazem referencia ao menino Jesus.

16h: Espetáculo “O Arlecchino” de Dario Fo



Ponto de Cultura Teatro Cidadão Commune

A comédia O Arlecchino de Dario Fo é um painel de situações cômicas e grotescas da personagem Arlecchino, a peça tem trechos de musica ao vivo e entreatos circenses. O personagem foi criada em 1985 por Dario Fo para o XXIII Festival de Teatro da Bienal de Veneza.



16h30m-17h30m:Ação Griô-Capoeira e Danças da Cultura Popular, Mestre Alcides

Ponto de Cultura Amorim Rima (Escola Amorim Lima)

Roda de conversa com Mestre Alcides de Lima, representante nacional dos Griôs, e apresentações de capoeira e danças da cultura popular, realizada pelas crianças participantes das oficinas do pontos de cultura Amorim Rima/CEACA.



17h30min: Espetáculo “Os Troconenses”

Ponto Pombas Urbanas

O espetáculo teatral “Os Troconenses” é representado pelos jovens atores do “Nucleo Teatral Filhos da Dita”, conta a historia dos habitantes de Troconé, onde através de brincadeiras num playground abandonado, crianças desta cidade representam situações vividas por adultos. O imaginário e o real se fundem revelando um mundo onde muitas vezes a loucura e a lucidez se confundem.



19h: Bateria das Escolas de Samba Paulista

Ponto de UESP (União das Escolas de Samba Paulistanas)

Encerramos nossas atividades com uma apresentação contagiante de bateria de escola de samba, passistas, e com presença de Mestre Sala e Porta-Bandeira. Nada como uma cultura viva para finalizar nosso evento



Esperamos por vocês!

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal