Tá com Dúvida? Faça dna data



Baixar 40.68 Kb.
Encontro07.02.2018
Tamanho40.68 Kb.

Tá com Dúvida? Faça DNA Data: 6/2/2018 Data Devolução: ___/___/_____

COLÉGIO DNA

colegiodna@hotmail.com
Aluno(a): ______________________________________________________________________________________________ Ensino Médio
LISTA DE GRAMÁTICA



(Fatec) O QUE FAZ VOCÊ FELIZ?


A lua, a praia, o mar

A rua, a saia, amar...

Um doce, uma dança, um beijo,

Ou é a goiabada com queijo?


Afi nal, o que faz você feliz?
Chocolate, paixão, dormir cedo, acordar tarde,

Arroz com feijão, matar a saudade...

O aumento, a casa, o carro que você sempre quis

Ou são os sonhos que te fazem feliz?


Um filme, um dia, uma semana

Um bem, um biquíni, a grama...

Dormir na rede, matar a sede, ler...

Ou viver um romance? O que faz você feliz?


Um lápis, uma letra, uma conversa boa

Um cafuné, café com leite, rir à toa,

Um pássaro, ser dono do seu nariz...

Ou será um choro que te faz feliz?


A causa, a pausa, o sorvete,

Sentir o vento, esquecer o tempo,

O sal, o sol, um som

O ar, a pessoa ou o lugar?


Agora me diz,

O que faz você feliz?

(Anúncio publicitário do Grupo Pão de Açúcar, veiculado na Revista "VEJA", edição de 21 de março de 2007)
1. Nesse texto publicitário predomina um padrão de linguagem coloquial, no qual podem ocorrer desvios do padrão culto da língua. Assinale a alternativa contendo desvio(s).

a) "Ou é a goiabada com queijo?".

b) "O aumento, a casa, o carro que você sempre quis".

c) "O que faz você feliz?".

d) "Um cafuné, café com leite, rir à toa".

e) "Agora me diz, o que faz você feliz?".


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Fatec) DO JEITO QUE EU QUERO SER


Os sites que abrem portas para mundos virtuais em três dimensões, como o Second Life ou o do jogo Star Wars Galaxies, são um dos grandes sucessos atuais da internet. Não é para menos. Eles tornam corriqueira e divertida uma prática que a psicanálise há tempos detectou ser comum a todos os seres humanos - a de projetar uma imagem ideal de si mesmo através de outras pessoas. É o que se faz, por exemplo, quando se pensa em ganhar na loteria e levar uma vida igual à dos milionários que aparecem nas revistas. Na internet, essa projeção de si próprio se chama avatar e não existe apenas na mente de cada um. Ela se materializa nos personagens criados para participar dos mundos virtuais. No mundo dos avatares não existe a baixa auto-estima. Todo mundo pode ser forte, atraente e dono de grandes habilidades sociais. É possível também se transmutar num personagem de desenho animado. Pode-se até mudar de sexo. Apenas no Second Life, perto de 9 milhões de avatares já foram inventados em todo o mundo. Os criadores dos personagens permanecem sentados à frente de seus computadores, mas suas criaturas ganham o mundo, lutam em guerras, eliminam monstros ou simplesmente namoram nas ruas de cidades imaginárias - mas bem reais na tela do monitor.

(Veja Especial - Tecnologia, agosto, 2007, p. 18)


2. Assinale a alternativa em que é observada a norma culta de concordância, regência e emprego de pronomes.

a) Há uma porta para um mundo virtual, o qual os internautas gostam e nele vive uma vida paralela.

b) Pode existir mundos povoados por avatares, os quais não é permitido a baixa auto-estima.

c) Trata-se de verdadeiras materializações de imagens projetadas, as quais se encontram fora da mente das pessoas; chamam-nas de avatares.

d) A psicanálise detectou, fazem muitos anos, a essa prática, cuja é comum à várias pessoas.

e) É possível haverem pessoas que aspiram ser fortes e atraentes ou, até, personagem de desenho animado.


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Unifesp) No ensino, como em outras coisas, a liberdade deve ser questão de grau. Há liberdades que não podem ser toleradas. Uma vez conheci uma senhora que afirmava não se dever proibir coisa alguma a uma criança, pois ela deve desenvolver sua natureza de dentro para fora. "E se a sua natureza a levar a engolir alfinetes?" indaguei; lamento dizer que a resposta foi puro vitupério. No entanto, toda criança abandonada a si mesma, mais cedo ou mais tarde engolirá alfinetes, tomará veneno, cairá de uma janela alta ou doutra forma chegará a mau fim. Um pouquinho mais velhos, os meninos, podendo, não se lavam, comem demais, fumam até enjoar, apanham resfriados por molhar os pés, e assim por diante - além do fato de se divertirem importunando anciãos, que nem sempre possuem a capacidade de resposta de Eliseu. Quem advoga a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta. Deve existir um elemento de disciplina e autoridade: a questão é até que ponto, e como deve ser exercido.

(Bertrand Russell, Ensaios céticos.)
3. - Quem advoga a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.

Substituindo-se Quem por As pessoas que, obtém-se:

a) As pessoas que advoga a liberdade da educação não querem dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.

b) As pessoas que advogam a liberdade da educação não quer dizerem que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes derem na veneta.

c) As pessoas que advogam a liberdade da educação não quer dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.

d) As pessoas que advogam a liberdade da educação não querem dizer que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes der na veneta.

e) As pessoas que advogam a liberdade da educação não querem dizerem que as crianças devam fazer, o dia todo, o que lhes derem na veneta.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufsm) "Até a noite de ontem, sete candidatos ao Palácio do Planalto haviam registrado a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A eleição, por enquanto, está polarizada entre o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB)."

"Jornal ZH", 6 de julho de 2006.
4. Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com a norma culta, uma versão da informação contida no primeiro período.

a) Até a noite de ontem, haviam sete candidatos ao Palácio do Planalto com registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

b) Até a noite de ontem, havia sete candidatos ao Palácio do Planalto com registro de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

c) Sete candidatos ao Palácio do Planalto haviam registrado, na noite de ontem, a candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

d) Sete candidatos ao Palácio do Planalto tiveram seu registro de candidatura concedido, na noite de ontem, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

e) Até a noite de ontem, houveram sete candidatos ao Palácio do Planalto com registro da candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufrs) A situação da leitura no Brasil é muito precária, e nem é preciso dizer ¢aqui as conseqüências dessa nossa debilidade. Todo o conhecimento acadêmico da humanidade está nos livros. É preciso ler, e ¦saber ler. Nos países chamados de Primeiro Mundo, a média de leitura é de dez livros por ano. Na França, cada pessoa lê, em média, 25 livros por ano; no Brasil, pouco mais de um. A justificativa que tem sido apresentada constitui um círculo vicioso: as pessoas não ªlêem porque os livros são caros, mas os livros são caros porque as pessoas não ¢¡lêem, as tiragens são pequenas e o custo torna-se mais alto. £Essa é uma explicação §simplista. ¤A questão é cultural, profunda, vem desde ¥nosso passado colonial.

Creio que é muito difícil tornar leitor um adulto não leitor. Seria preciso fazer uma longa e massiva campanha, como a que vem sendo feita há décadas por diversos setores da sociedade, como médicos, imprensa e poderes públicos, em favor da mudança nos hábitos relativos à saúde física. Nunca houve algo parecido no que toca à leitura. As campanhas são isoladas, restritas.

Mas é muito fácil transformar uma criança em leitor. As crianças costumam adorar os livros, as histórias e as ilustrações; têm ¨sede de conhecimento, fantasias e descobertas; e estão em fase de formação e aquisição dos gostos e hábitos que as acompanharão por toda a vida. A solução, portanto, seria introduzir no currículo escolar a matéria leitura. Uma matéria agradável, de baixo custo e de grande rendimento. ©Basta instruir os professores: leiam com as crianças, todos os dias.

(Adaptado de Miranda, Ana. Sobre o hábito da leitura. "Caros Amigos", n. 109, abr. 2006.)
5. Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases a seguir, na ordem em que aparecem.
1 - O encarecimento do livro faz com que a leitura .......... um verdadeiro luxo.

2 - Seria necessário que as escolas e as famílias .......... o acesso ao livro.

3 - Se a educação for assumida como um projeto, a importância da leitura .......... bastante evidente.

4 - Não resta dúvida de que as escolas .......... desenvolver o hábito de leitura dos alunos.


a) se tornará - facilitem - se tornaria - devam

b) se torne - facilitassem - se tornará - devem

c) se torna - facilitassem - tornar-se-a - devam

d) se tornará - facilitariam - tornar-se-ia - devem

e) se torne - facilitariam - tornar-se-á - devem
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO

(Ufsm) BRASIL TEM 65 MILHÕES DE ELEITORAS E 61 MILHÕES DE ELEITORES


Os candidatos que concorrem às eleições de outubro deste ano disputarão o voto de 125.913.479 eleitores, quase 10 milhões de votantes a mais do que nas eleições de 2002. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou recentemente as primeiras tabelas que mostram como o eleitorado se divide pelo país e em que locais será preciso intensificar a campanha.

As informações incluem eleitores dos 26 Estados, do Distrito Federal e os cerca de 86 mil brasileiros que moram no exterior e representam 0,07% do eleitorado. (...) Os residentes no exterior votam apenas para presidente e vice-presidente da República. Os demais elegerão governadores, um candidato ao Senado por Estado, deputados federais e estaduais em 91.037 locais de votação. (...)

Dados atualizados até maio deste ano, pela instituição, mostram que 51,53% (em torno de 65 milhões) dos eleitores são do sexo feminino. Em 2002, as mulheres representavam 50,84% do eleitorado. Até maio de 2006, o Brasil tinha aproximadamente 61 milhões de homens votantes.

De acordo com a atualização de maio, a maior parte dos eleitores (cerca de 30 milhões) tem entre 25 e 34 anos, mas seguida de perto pelos que têm entre 45 e 59 anos (em torno de 26,6 milhões) e pelos que têm entre 35 e 44 anos (aproximadamente 25 milhões). (...)

Até abril, a maior faixa dos votantes declarou ter o primeiro grau completo (34,77%). O eleitorado analfabeto corresponde a 6,57% dos eleitores nacionais. Os que concluíram o ensino superior representavam, até maio 3,33%. (...)

Jornal "O Sul", 9 de julho de 2006. (adaptado)


6. Observe o trecho: "a maior parte dos eleitores (...) tem entre 25 e 34 anos, mas seguida de perto pelos que têm entre 45 e 59 anos". O verbo TER aparece duas vezes, uma sem acento gráfico e outra com acento. A segunda forma está acentuada.

a) porque é uma palavra monossílaba átona.

b) porque é uma oxítona terminada em "-em".

c) para concordar com "a maior parte".

d) para concordar com "entre 45 e 59 anos".

e) para indicar a flexão da terceira pessoa do plural.


7. (Fgv) Atente para as afirmações:

I. Na frase - Há razões para esse medo? - substituindo-se o verbo há no mesmo tempo verbal, tem-se:

Existirá razões para esse medo?

II. Está correta, de acordo com a norma culta, a colocação pronominal da frase: O setor mais dinâmico foi a indústria, que se superou em 2007.

III. Dos substantivos economia, estabilidade e intermediação, formam-se, respectivamente, os verbos: economizar, estabilizar e intermedear.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I.

b) II.


c) III.

d) I e II.

e) II e III.
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES.

(Fgv) ESTAMOS CRESCENDO DEMAIS ?


O nosso "complexo de vira-lata" tem múltiplas facetas. Uma delas é o medo de crescer. Sempre que a economia brasileira mostra um pouco mais de vigor, ergue-se, sinistro, um coro de vozes falando em "excesso de demanda" "retorno da inflação" e pedindo medidas de contenção.

O IBGE divulgou as Contas Nacionais do segundo trimestre de 2007. Não há dúvidas de que a economia está pegando ritmo. O crescimento foi significativo, embora tenha ficado um pouco abaixo do esperado. O PIB cresceu 5,4% em relação ao segundo trimestre do ano passado. A expansão do primeiro semestre foi de 4,9% em comparação com igual período de 2006.(...)

Aturma da bufunfa não pode se queixar. Entre os subsetores do setor serviços, o segmento que está "bombando" é o de intermediação financeira e seguros - crescimento de 9,6%. O Brasil continua sendo o paraíso dos bancos e das instituições financeiras.

Não obstante, os porta-vozes da bufunfa financeira, pelo menos alguns deles, parecem razoavelmente inquietos. Há razões para esse medo? É muito duvidoso. Ressalva trivial: é claro que o governo e o Banco Central nunca podem descuidar da inflação. Se eu fosse cunhar uma frase digna de um porta-voz da bufunfa, eu diria (parafraseando uma outra máxima trivializada pela repetição): "O preço da estabilidade é a eterna vigilância".

Entretanto, a estabilidade não deve se converter em estagnação. Ou seja, o que queremos é a estabilidade da moeda nacional, mas não a estabilidade dos níveis de produção e de emprego.

A aceleração do crescimento não parece trazer grande risco para o controle da inflação. Ela não tem nada de excepcional. O Brasil está se recuperando de um longo período de crescimento econômico quase sempre medíocre, inferior à média mundial e bastante inferior ao de quase todos os principais emergentes.

O Brasil apenas começou a tomar um certo impulso. Não vamos abortá-lo por medo da inflação.

(Folha de S.Paulo, 13.09.2007. Adaptado)


8. Assinale a alternativa em que as frases repetem a regra de concordância verbal da frase - ... O governo e o Banco Central nunca podem descuidar da inflação.

a) Continuam bem comportadas as expectativas de inflação para 2007 e as taxas de juro./ Saem-se bem no Brasil os bancos e as instituições financeiras.

b) O IBGE divulgou ontem as Contas Nacionais do segundo trimestre de 2007./ O Banco Central deveria impor regras rígidas aos bancos.

c) Temos, ao mesmo tempo, aumento do grau de utilização da capacidade preexistente e aumento do estoque de capital./ O controle da inflação não pode correr riscos.

d) Mas ainda estamos crescendo menos do que quase todos os outros países emergentes./ Aturma do bufunfa não pode se queixar.

e) A aceleração de crescimento não parece trazer grande risco para o controle da inflação./ O crescimento do Brasil é inferior à média mundial.


9. Assinale a alternativa que reescreve o texto a seguir de acordo com a norma culta, mantendo-lhe o sentido.
Os presídios não é uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteja lá presa, um marginal que já fez de tudo na vida não é que vai preso que ele vai mudar totalmente.
a) Os presídios não é uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteje lá preso. Um marginal que já fez de tudo na vida não é porque vai preso que ele vai mudar totalmente.

b) Os presídios não são uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa que esteja lá presa, um marginal que já fez de tudo na vida não é que vão preso que vão mudar totalmente.

c) Os presídios não são uma forma de mudar o ponto de vista de quem esteja lá preso. Não é porque foi preso que um marginal que já fez de tudo na vida vai mudar totalmente.

d) Presídio não é uma forma de mudar o ponto de vista das pessoas presas, um marginal não vai mudar totalmente por tudo que já fez na vida e então vai preso.

e) Os presídios não são uma forma de mudar o ponto de vista de qualquer pessoa presa. Um marginal que já fez de tudo na vida vai preso e vai mudar totalmente.
10. (Ufsm) "A partir da eleição deste ano, a votação portando a bandeira do partido ou estampando a camiseta com o nome e o número do candidato está .......... pela Justiça Eleitoral. As novas regras, em razão da minirreforma eleitoral .......... pelo TSE, deixaram a campanha mais rígida e .......... resultar em cidades mais limpas."
Assinale a alternativa que contemple as formas adequadas para completar as lacunas.

a) proibida - aprovada - vão

b) proibido - aprovado - vão

c) proibido - aprovada - vai

d) proibida - aprovadas - vão

e) proibida - aprovado - vai








E o OSCAR vai para: “DNA – Onde os fracos não têm vez!” DNA – Matéria dada, matéria estudada!


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal