Tdb – turma do bem



Baixar 422.56 Kb.
Página1/6
Encontro12.12.2017
Tamanho422.56 Kb.
  1   2   3   4   5   6

oval 20oval 20




TDB – TURMA DO BEM

A TdB - Turma do Bem é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que atua na área da saúde bucal.


A organização gerencia a maior rede de voluntariado especializado do mundo através do programa Dentista do Bem, que oferece tratamento odontológico gratuito a crianças e adolescentes (de 11 a 17 anos) que não têm condições de pagar por um atendimento odontológico.
A TdB está presente em mais de 1.500 municípios dos 26 estados brasileiros e Distrito Federal, 12 países da América Latina (Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela) e Portugal. A rede de voluntários soma aproximadamente 16 mil dentistas. Mais de 58 mil jovens já foram encaminhados para tratamento.

Outros programas de destaque são o Apolônias do Bem, que oferece tratamento odontológico gratuito a mulheres vítimas de violência doméstica, e o Assistente do Bem, que proporciona curso gratuito de formação técnica em Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) a beneficiários do projeto Dentista do Bem.


Dentista Verde (sobre sustentabilidade), Liga do Dentista Limpo (biossegurança) e Vez da Bem (atendimento a pessoas com deficiência) são os projetos da organização que visam questionar o impacto socioambiental do exercício da odontologia.

FINANÇAS

Para manter e gerenciar toda a rede (o que inclui os 16 mil dentistas voluntários e os 58 mil beneficiários) e seus processos, a Turma do Bem possui uma estrutura altamente profissional.


São dois escritórios (um em São Paulo e outro em Lisboa) que reúnem profissionais de diversas áreas (odontologia, psicologia, assistência social, comunicação etc.) e uma equipe de call center.
Além disso, para manter a comunicação com todos os envolvidos nos projetos (dentistas voluntários, beneficiários e seus familiares, escolas e instituições), há um gasto significativo com correio e telefonia.
Quem paga essa conta é a iniciativa privada. A TdB não aceita verba pública!
A organização é mantida por Oral-B, Amil Linha Dental, Apsen Farmacêutica e Heraeus Kulzer.
Todos os gastos são auditados pela Ernst&Young Terco e pelo Ministério da Justiça, que renova anualmente o termo de OSCIP.Os balanços e relatórios finais estão disponíveis no site.
Além disso, são promovidas ações pontuais de captação de recursos e 1500 doadores contribuem mensalmente com o trabalho da Tdb.

MISSÃO, VALORES E PROPOSTAS



Missão

Mudar a percepção da sociedade sobre a questão da saúde bucal e da classe odontológica com relação ao impacto socioambiental de sua atividade.


Valores

  • Fazer pelo outro o que faríamos pelo nosso filho.

  • Realizar com estética e alegria.

  • Eficácia e transparência na gestão.


Propostas

Para a sociedade


Promover soluções de acesso a tratamentos odontológicos.

Para a classe odontológica


Valorizar e mobilizar os profissionais para uma nova conduta socioambiental.

Para o setor empresarial


Discutir práticas éticas no setor odontológico.

Incentivar produtos e serviços de baixo custo que promovam acesso. Inspirar condutas responsáveis em outros setores.



Para o Governo


Influenciar e mudar políticas públicas.

HISTÓRIA

Em 1995, após lançar “Um Sorriso Feliz para o seu Filho”, um livro sobre prevenção, o cirurgião-dentista Fábio Bibancos começou a fazer palestras em escolas privadas para pais e alunos. Em seguida, passou a ir a escolas públicas, onde as mães sempre lhe mostravam a situação da boca de seus filhos. A prevenção não funcionava mais para aquelas crianças; elas precisavam de tratamento curativo.


Ele então reuniu alguns colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consultórios. Assim surgiu a ideia que hoje conta com a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o Dentista do Bem.
Em outubro de 2002, com o aumento significativo do número de dentistas, a TdB foi oficializada, recebendo a certificação de OSCIP do Ministério da Justiça no ano seguinte.

RECONHECIMENTO



Fundação Schwab/Folha de S. Paulo
Em 2006, o dr. Fábio Bibancos foi reconhecido como empreendedor social do ano pela Fundação Schwab pela criação do projeto Dentista do Bem. O prêmio é oferecido no Brasil em parceria com o jornal Folha de S. Paulo.
A Fundação Schwab é uma organização sem fins lucrativos com sede em Genebra, na Suíça. Fundada em 1998 por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e por sua mulher, Hilde, a entidade promove a troca de know-how entre empreendedores sociais de destaque em todo o mundo.
Ashoka
Em 2007, mais um reconhecimento pelo trabalho do projeto Dentista do Bem. A Ashoka deu o título de fellow para o dr. Fábio Bibancos. A Ashoka é uma organização americana, sem fins lucrativos, pioneira no trabalho e apoio aos empreendedores sociais em todo o mundo.
Prêmio Saúde Oral
Em 2011, a TdB recebeu o prêmio Saúde Oral na categoria Solidariedade Social, devido ao trabalho do projeto Dentista do Bem em Portugal.
O prêmio é uma iniciativa anual da revista portuguesa Saúde Oral e do Grupo IFE - International Faculty for Executives e visa premiar as melhores práticas na medicina dentária lusitana.

Organização das Nações Unidas
Em 2012, devido ao lançamento do projeto Apolônias do Bem, a TdB recebeu importante reconhecimento da ONU – Organização das Nações Unidas. A Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres passou a dar apoio institucional ao projeto.
Além disso, o Apolônias do Bem passou a fazer parte da UNA-SE pelo fim da violência contra as mulheres, campanha do Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon. A ação convoca governos, sociedade civil, organizações de mulheres e de jovens, setor privado, mídia e todo o sistema da ONU a unir forças para erradicar o fenômeno global da violência contra as mulheres e meninas.
Epic Foundation
Em 2015 a TdB foi escolhida, entre 1400 organizações sociais de todo o mundo, para integrar o primeiro portfólio Epic Foundation de instituições que investem em alto impacto social. O objetivo deste portfólio é captar recursos porque as organizações selecionadas continuam desenvolvendo projetos voltados para o bem-estar de crianças e adolescentes.




Compartilhe com seus amigos:
  1   2   3   4   5   6


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal