Teatro do bourbon country comemora 5 anos de atividades em porto alegre



Baixar 30.97 Kb.
Encontro06.04.2018
Tamanho30.97 Kb.

TEATRO DO BOURBON COUNTRY COMEMORA 5 ANOS DE ATIVIDADES EM PORTO ALEGRE



A casa de espetáculos acumula cerca de 750 apresentações realizadas e público superior a 800 mil pessoas


Crédito: Lucas Cunha
O Teatro do Bourbon Country, maior operação de teatro dentro de um shopping no Rio Grande do Sul, celebra 5 anos de muitas realizações, em Porto Alegre, oferecendo o máximo de conforto e segurança em uma casa que se molda a todos os formatos de espetáculo. Inaugurado em 5 de junho de 2007, é o mais versátil espaço dedicado ao entretenimento e à cultura no Estado. Com uma área total de 4.100m² e uma configuração que permite diferentes opções de uso e de acomodação, conforme o evento ou espetáculo, o local abriga desde exposições, mostras de arte, gravações de programas de TV, set de filmagens publicitárias e cinematográficas, desfiles de moda, congressos e formaturas, até grandes espetáculos das artes cênicas e shows musicais.
Em 5 anos de atividades, a casa realizou aproximadamente 750 apresentações e recebeu público superior a 800 mil pessoas. Já subiram ao palco do Teatro do Bourbon Country nomes como Marisa Monte, Ney Matogrosso, Maria Rita, Fafá de Belém, o italiano Zucchero, Dolores O’Riordan, Nelly Furtado, Norah Jones, Buddy Guy, Jorge Drexler e grupos de teatro e dança como Balé Real da Dinamarca, Teatro Negro de Praga e Compañia Antonio Gades. No cenário artístico nacional, o Teatro já foi palco para apresentações de Bibi Ferreira, Marieta Severo, Andréa Beltrão, Fulvio Stefanini, Marília Pêra entre outros grandes atores e atrizes brasileiros. O local também é consagrado como espaço de encontros empresariais de grande porte, filmagens, formaturas e casamentos. Banrisul, ESPM, ONG Parceiros Voluntários, AGAS, TV COM, Rádio Gaúcha, Associação Riograndense de Propaganda, Bradesco, CDL e Panvel foram algumas das instituições que elegeram o teatro como cenário ideal para seus eventos.
A casa é uma iniciativa do Grupo Zaffari e Opus Promoções, com o apoio dos patrocinadores Nestlé e Vonpar. A administração do espaço está a cargo da Opus Promoções. O surgimento da empresa, criada em parceria entre a Cia. Zaffari, foi um marco para o incremento da infra-estrutura cultural do Estado e trouxe à capital gaúcha um destaque ainda maior na rota dos melhores espetáculos nacionais e internacionais.
Localizado no segundo piso do Bourbon Shopping Country, este Teatro tem capacidade para receber confortavelmente mais de 1 mil pessoas sentadas. As cadeiras da platéia baixa podem ser retiradas, transformando o primeiro andar da casa em uma grande pista que chega a abrigar mais de 2 mil espectadores. O espaço ainda pode adquirir diferentes configurações com a colocação de mesas e passarelas, adaptando-se a todo tipo de espetáculo artístico ou evento empresarial.
O endereço estratégico traz ao público facilidades como estacionamento amplo e seguro, além de toda a gama de serviços proporcionados pelo mix de lojas do empreendimento. O conforto para o público é uma das principais preocupações do Teatro do Bourbon Country. As poltronas são confortáveis, a distância entre as filas é ampla, a fim de facilitar a circulação, e o ambiente é climatizado. Com 3 foyers e 2 agradáveis bares, a casa é também um ponto de encontro para os porto-alegrenses sintonizados na cena cultural da cidade.
O Teatro do Bourbon Country está preparado para receber eventos de grande porte que utilizem efeitos visuais e sonoros de última geração. Durante temporadas de grandes espetáculos, equipes de até 100 profissionais se envolvem na realização dos eventos, garantindo a qualidade da programação cultural e o melhor atendimento ao público.
O espaço mantém um acordo operacional com uma central de vendas de ingressos permanente, de ampla utilização. Para a segurança e comodidade do público, a central de vendas aceita cartão de crédito para a compra de ingressos de muitos dos seus espetáculos. Além de dar suporte na comercialização de tickets, ela também atende diversos eventos e outros teatros.
O PALCO
O palco do Teatro do Bourbon Country possui uma estrutura completamente desmontável, fazendo com que o ambiente possa se adaptar a diferentes tipos de espetáculos. A cenotécnia e consultoria de planejamento teatral foram realizadas pela Solé Associados, empresa responsável por transformar o prédio da Estação Júlio Prestes (SP), conhecida como Estação da Luz, na maior sala de concertos da América Latina e sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo; e pelos planos cenotécnicos do Auditório do Ibirapuera (SP) e ainda da Cidade da Música (RJ). A empresa também assina os seguintes projetos: Theatro Municipal de São Paulo (SP), Theatro José de Alencar (CE), Theatro Santa Isabel (PE), Theatro Pedro II (SP), entre outros.
O projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto Sérgio Monserrat, que também comandou toda equipe de arquitetos e de profissionais envolvidos nos projetos complementares. O arquiteto tem no portfólio grandes projetos, como o Shopping Bourbon Country, em Porto Alegre, e o Bourbon Shopping Pompéia, inaugurado este ano em São Paulo.
PROJETO ACÚSTICO
O Teatro do Bourbon Country tem o conceito básico de um teatro estúdio, permitindo grande maleabilidade. A platéia retrátil e o palco removível possibilitam a transformação do espaço em um grande salão.
A consultoria em acústica do Teatro do Bourbon Country foi desenvolvida pela equipe da Acústica & Sônica. O projeto foi liderado por José Augusto Nepomuceno, arquiteto especialista em acústica de salas e que teve participações em projetos notáveis como na Sala São Paulo, Teatro Alfa, Auditório Ibirapuera, Teatro do Sesc Pinheiros, Teatro do Sesc Santana, entre outros. Nepomuceno colaborou também em equipes internacionais. A Nashville Symphony Hall e o Cleveland Museum of Arts, ambos nos Estados Unidos, e a Cidade das Artes de Galícia, na Espanha.
A qualidade acústica foi um dos motivos da casa ter sido escolhida em 2008 para abrigar a maior parte dos ensaios e apresentações da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) durante o período de construção da sede permanente da orquestra.
INSTALAÇÕES
Nos quatro andares do Teatro do Bourbon Country, encontram-se quatro camarins especiais no backstage, um camarim coletivo com capacidade para até 60 pessoas. Para garantir o acesso a portadores de necessidades especiais e pessoas idosas, há uma plataforma para acessibilidade até o andar dos camarotes. A casa dispõe também de cinco camarotes onde é oferecido serviço de bar, com atendimento especial de garçons para aqueles que desejarem.
PARCERIAS
A versatilidade do espaço, que permite abrigar vários tipos de eventos, atrai público de diferentes perfis e propicia que as empresas apoiadoras possam vincular sua marca ao evento que mais potencialize sua atividade. O projeto arquitetônico inovador do Teatro do Bourbon Country ainda faz com que os espectadores tenham diversas formas de interagir com os patrocinadores. A circulação permanente de pessoas no local e o grande número de atrações também são fatores que favorecem a melhor visibilidade dos anunciantes. Entre as empresas que patrocinam e apóiam a programação cultural do Teatro estão a Souza Cruz, Florense, Tramontina, Nestlé e Vonpar.
SOBRE A OPUS PROMOÇÕES
Há mais de três décadas, em 2 de maio de 1976, a Opus Promoções surgia com o propósito de inovar e proporcionar aos gaúchos cultura e entretenimento. Ao longo dos anos tornou o Estado rota obrigatória de artistas e espetáculos nacionais e internacionais de sucesso, exibidos nos grandes centros do país. Além disso, destaca-se também por realizar diversificados eventos especiais e programação de casas culturais. Ostentando uma história repleta de momentos inesquecíveis na cena cultural brasileira, tornou-se uma das maiores e mais respeitadas produtoras de eventos no Brasil.
Referência de qualidade junto a importantes artistas e produtores, a empresa tem aumentado ainda mais sua atuação e representatividade no mercado cultural e transformou-se na maior administradora de teatros do País. Ao todo são seis teatros e casas de espetáculos espalhados pelo Brasil, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Somente no RS são dois espaços culturais: o Auditório Araújo Vianna, que será revitalizado e a empreendedora cultural também fará a gestão do espaço e o Teatro do Bourboun Country, primeiro teatro do Estado dentro de um shopping center. Ainda no RS, o Teatro Feevale, localiza-se em Novo Hamburgo. O complexo tem capacidade para até 1831 espectadores. Em São Paulo, é sócia e administradora do Teatro Bradesco, eleito pela Revista Época o melhor teatro paulistano. Em Natal, o Teatro Riachuelo é o maior espaço cultural do Nordeste. E, finalmente, na Cidade Maravilhosa, na Barra da Tijuca, começa a tomar forma um dos shoppings mais luxuosos do País que comportará uma rede de empreendimentos, entre eles um teatro, que atenderá aos principais requisitos de inovação e conforto.
Além de tantas realizações, a Opus Promoções tem intensa atuação na área de eventos institucionais, como lançamentos de produtos, marcas e serviços, feiras, festas, leilões, seminários e eventos sociais. A equipe, composta por mais de 130 preparados profissionais e colaboradores, conta com diversos departamentos e serviços, como Assessoria de Imprensa, Bilheteria, Comercial, Financeiro, Mídia Show Business, Planejamento, Produção, Programação, Projetos e Telentrega Ingresso Show.
Entre os projetos sociais estão Lendas no Teatro, que já levou mais de 6.200 crianças e adolescentes de escolas públicas e ONGs de Porto Alegre e região Metropolitana. As sessões gratuitas acontecem para promover a acessibilidade a espetáculos e estimular a criação de futuras platéias.
São muitas histórias para contar, afinal, foram milhões de espectadores e milhares de apresentações já realizadas. Para saber mais, acesse www.opuspromocoes.com.br.
SOBRE O GRUPO ZAFFARI

O Grupo Zaffari atua há 77 anos no varejo – dos quais 52 no autosserviço e 21 na administração de shopping centers. Seus empreendimentos tiveram início em 1935, no norte do Estado do Rio Grande do Sul, por iniciativa dos fundadores Francisco José Zaffari e Santina De Carli Zaffari. Nos anos 50, a empresa expandiu seus negócios na região de origem e, em 1960, migrou para Porto Alegre, iniciando sua expansão na região metropolitana. Em 2008, estreou sua atuação fora do Estado inaugurando na capital paulista o Bourbon Shopping São Paulo.

 

Apoio à cultura

Profundamente integrado às comunidades onde atua, o Grupo Zaffari possui uma longa trajetória de produções culturais, na qual se destaca a construção das casas de espetáculos Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre, e Teatro Bradesco, em São Paulo. Tanto a música como a literatura, as artes plásticas e cênicas têm sido contempladas pelos projetos patrocinados e realizados diretamente pelo Grupo. Neste ano, o mais emblemático de todos, os Concertos Comunitários completam 25 anos de história ininterrupta. Ainda no campo da música, mais de 10 CDs de artistas gaúchos e de coletâneas de clássicos foram lançados por iniciataiva e produção do Grupo Zaffari. No campo das letras, desde 2004, a empresa tem editado a série Dicionários, que homenageia a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. Até o momento, mais de 30 publicações literárias contam com o apoio editorial da empresa, que também patrocina o maior prêmio em dinheiro do país para o melhor romance em língua portuguesa, o Prêmio Passo Fundo Zaffari & Bourbon de Literatura. O Grupo Zaffari participa, ainda, do grupo de empresas patrocinadoras da tradicional Feira do Livro de Porto Alegre.


SOBRE A NESTLÉ
É a maior empresa mundial de nutrição, saúde e bem-estar, com operações industriais em 83 países e marcas mundialmente consagradas. No Brasil, instalou a primeira fábrica em 1921, na cidade paulista de Araras, para a produção do leite condensado Milkmaid, que mais tarde seria conhecido como Leite Moça por milhões de consumidores. A atuação da Nestlé Brasil abrange segmentos de mercado de achocolatados, biscoitos, cafés, cereais, cereais matinais, águas, chocolates, culinários, lácteos, refrigerados, sorvetes, nutrição infantil (fórmulas infantis, cereais infantis e papinhas prontas para o consumo), nutrição clínica, produtos à base de soja, alimentos para animais de estimação e serviços para empresas e profissionais da área de alimentação fora do lar. Atualmente, a rede de distribuição dos produtos cobre mais de 1.600 municípios dos mais diversos tamanhos. A Nestlé Brasil e suas empresas coligadas estão presentes em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. A empresa tem 31 unidades industriais, localizadas nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo. Emprega mais de 21 mil colaboradores diretos e gera outros 220 mil empregos indiretos, que colaboram na fabricação, comercialização e distribuição de mais de 1.000 itens.

SOBRE A VONPAR
A Vonpar Bebidas é franqueada da Coca-Cola e distribuidora da Heineken Brasil no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Fundada em 1948, a empresa possui três fábricas na região, em Antônio Carlos/SC, Santo Ângelo e Porto Alegre/RS, além de cinco centros de distribuição, em Blumenau, Joinville e Chapecó/SC, e Farroupilha e Pelotas/RS. A empresa é atualmente a quarta maior fabricante do Sistema Coca-Cola no Brasil, com participação de 10% do volume total de vendas no país. No território gaúcho e catarinense é líder absoluta do mercado de refrigerantes com 60,4% de participação de mercado (dados Nielsen Dezembro de 2011).
O apoio da Vonpar ao Teatro do Bourbon Country, novo espaço cultural de Porto Alegre, conta com ambientação dos dois bares com as marcas Coca-Cola e Bavária Premium. A Vonpar é uma constante investidora na área cultural por acreditar no poder transformador das manifestações artísticas. A empresa patrocina diversas outras ações relacionadas a esta área como, Fundação Iberê Camargo, Bienal do Mercosul, Escola do Teatro Bolshoi em Santa Catarina, entre outros.
TEATRO DO BOURBON COUNTRY

www.teatrodobourboncountry.com.br
Bilheteria do Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, nº 80, 2º andar)
(de segunda a sábado, das 14h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h)
Telentrega Ingresso Show: 8401 0555

(de segunda a sexta, das 9h às 19h)


Informações para a imprensa:


ANDRESSA GRIFFANTE – assessora de imprensa – 51 9219.6098 andressa@agenciacigana.com
CÁTIA TEDESCO – diretora – 51 8181.2000
catia@agenciacigana.com

---
Apoio de assessoria de imprensa:

Mauren Favero – 51 8106.6000 – mauren@opuspromocoes.com.br



Jéssica Barcellos – estagiária – imprensa@opuspromocoes.com.br

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal