Tema da disciplina de Projecto I: Orientador do Projecto: Honorina Maria de Matos Cidade Título do Projecto



Baixar 7.89 Kb.
Encontro23.12.2017
Tamanho7.89 Kb.

Tema da disciplina de Projecto I:
Orientador do Projecto: Honorina Maria de Matos Cidade

Título do Projecto: Isolamento e elucidação estrutural de metabolitos secundários de Agrostistachys gaudichaudii (Euphorbiaceae) com potencial actividade biológica.

Sub-Grupo de disciplinas em que se insere o Projecto: Química Orgânica e Farmacêutica

Ano: Semestre: 1º ou 2º (conforme a disponibilidade do estudante)

Pré-requisitos: Participação em projectos de investigação na pré-graduação, na área da química.
Critérios de seriação dos candidatos: Avaliação curricular e entrevista (sentido crítico e inovador, interesse e motivação).

Resumo:

Uma das áreas em que se tem assistido a um interesse crescente na investigação de produtos naturais, particularmente os provenientes das florestas tropicais, é o tratamento de cancro. O isolamento e a caracterização estrutural de metabolitos secundários de plantas da família Euphorbiaceae está amplamente descrito na literatura. Desta família têm sido isolados vários compostos de estrutura química diversa com actividades biológicas interessantes, nomeadamente actividade antitumoral. Um dos principais interesses do Centro de Estudos de Química Orgânica, Fitoquímica e Farmacologia da Universidade do Porto (CEQOFFUP), onde se insere o plano de trabalho proposto é a busca de novos compostos, de origem natural e sintética, com potencial actividade biológica, nomeadamente actividade antitumoral. Este projecto inclui o isolamento e purificação dos compostos a partir dos extractos brutos de Agrostistachys gaudichaudii, proveniente das regiões tropicais da Tailândia, utilizando vários métodos cromatográficos (CC, CCF, cromatografia preparativa radial, HPLC). A elucidação estrutural dos compostos isolados será realizada por métodos espectroscópicos (IV, UV, RMN de 1H e 13C). No futuro prevê-se a avaliação da actividade antitumoral dos compostos isolados, recorrendo a ensaios de screening in vitro em linhas celulares tumorais humanas.



Calendarização e competências do estudante:

1ª-9ª semana: Isolamento e purificação de metabolitos secundários Agrostistachys gaudichaudii.

10ª-13ª semana: Elucidação estrutural dos compostos isolados e purificados.

A participação do estudante neste projecto de investigação permitirá o aperfeiçoamento dos métodos habitualmente usados no isolamento, purificação e caracterização estrutural de produtos naturais, através da execução de um projecto de trabalho integrado.


O orientador

__________________________________________________________

(assinatura)



O Responsável do Serviço

___________________________________________________________



(assinatura)





Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal