Temas e paradigmas da Arte Contemporânea



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Temas e paradigmas da Arte Contemporânea




Apresentação

Objectivos Gerais

Na modernidade, o artista exprime a originalidade da vida da sua época frequentando “as margens da sociedade e falando da vida de todos os dias”.


Os conceitos a que Benjamin chama de tradicionais deslocam-se, mostram-se inadequados para pensar a arte do início do século XX, encontrando novos conceitos, novas categorias e novas formas de reflectir a arte de então. A técnica, a percepção, a afecção e o entretenimento tornam-se conceitos cada vez mais importantes na massificação cultural. As reflexões sobre o acto criativo, o inconsciente óptico, as teses de arte de vanguarda/kitsch e a crítica da arte como espectáculo, surgem como ruptura à representação e á arte estética abrindo caminhos para uma arte vitalista, que apela à experiência.
A arte contemporânea reaproxima-se do real, permite a experiência dos limites do corpo, percorre as fronteiras que separam o objecto artístico dos outros objectos, afirma a materialidade como condição central da arte e influenciada pelas alterações introduzidas pelas novas tecnologias, tem vindo a assumir-se em toda a experiência da actualidade.
Estamos pois, perante alguns dos conceitos ou paradigmas que são incontornáveis e que se constituem como sendo as principais tendências quando falamos hoje de arte: o real, a imagem, o corpo, a representação, a objectualidade, a biolização, o regime estético e a politização na arte são questões, que têm vindo a ser assumidas e enquadradas em posições de entusiasmo ou apreensão, eufóricas ou disfóricas no pensamento contemporâneo.
Objectivo do Curso

Pretende-se com este curso, transmitir um conjunto sólido de informação, realizar uma reflexão crítica sobre o modernismo e os seus equívocos, aliando os conhecimentos teóricos com a capacidade de um olhar analítico e de investigação às diferentes práticas artísticas e conceitos de arte da arte contemporânea.



Plano de Curso e Bibliografia

1. Da Modernidade ao conceito de “fim da arte”

Arte, estética e modernidade. Crise das categorias estéticas e do modernismo.

Novas formas de mediação.
2. As artes do corpo

Artes de acção: Body art, happenings, performance e arte Pós-Human.


3. Os espaços da arte

O espaço estético. Arte Minimal e Instalação: Land-art e Non-sites





4. Artes Tecnológicas

A interactividade. A arte da pós-média, hipermédia e bioarte.


5. A Imagem e o gesto na Pintura

Os novos paradigmas da Imagem na Arte. O regresso à pintura nos anos 80, a corporalidade e fisicalidade da imagem no Século XXI.


6. A experiência sensitiva e a não Identidade da arte

O sentir impõe-se ao agir e ao pensar. A arte como coisa cripta.


7. O estado estético

O campo expandido na arte. Da arte relacional ao regime estético.


Bibliografia


BENJAMIN, Walter, A obra de Arte na Era da Reprodutibilidade Técnica Lisboa: Relógio D´Água, 1992.

BREA, José Luis (2002) La era postmedia. Acción comunicativa, prácticas (post) artísticas y dispositivos neomediales. Salamanca: Editorial Centro de Arte de Salamanca.

DANTO, Arthur C. (1997) - After the end of art. Contemporary art and the pale of history, Princeton/New Jersey, Princeton University Press.

DUCHAMP, M.. Engenheiro do Tempo Perdido - entrevistas com Pierre Cabanne(1966), Lisboa:Assírio Alvim, 2002.

GASSET, J.ORTEGA Y,A desumanização da arte (1925) e outros ensaios estéticos. Lisboa: Almedina, 2003.

MILLET, Catherine, A Arte Contemporânea, Instituto Piaget, 2000.

MIRANDA, J.A.B– Analítica da Actualidade, Lisboa: Veja, 1994.

PERNIOLA, Mário, A Estética do Século XX. Lisboa: Editorial Estampa, 1998.

PERNIOLA, Mario, Del Sentire, Torino, Giulio Einaudi, 1991 (Edição Portuguesa: Do Sentir, Lisboa, Editorial Presença,1993).

PERNIOLA, Mário, A arte e a sua sombra (2005), Lisboa, Assírio Alvim, 2006,

RANCIÈRE, Jacques, (2000) Estética e Politica-A Partilha do Sensivel. Edição Dafne Editora, 2010.

SANTAELLA, Lúcia, (2003),Arte & Ciência: o campo controverso da bioarte, http://www.itaucultural.org.br/interatividades2003/paper/santaella.doc

SARDO, Delfim, Pintura Redux, Fundação de Serralves/Jornal Público, 2006.
Ensaios Críticos

Cada participante desenvolverá pequenos ensaios sobre cada um dos temas ou artista apresentados no curso.


Apresentação, duração do curso e horários

Aberto a todos



Apresentação: Francisco Palma

Duração total de 30 horas (2horas/aula)

Horário: Quintas das 18h00 às 20h00/ou outro horário a ajustar com as disponibilidades dos alunos.

Cursos: Fevereiro a Maio/ Outubro a Janeiro

Local: NUCLEO artes plásticas
Inscrição e modalidades de Pagamento

- Inscrições Abertas

- Curso Total: 90,00€

- Pagamento em Prestações: Inscrição Provisória (25€) +2 Prestações de 30,00€ +1 Prestação de 5€

Consultar Condições de Acesso http://artesfera.wordpress.com/nucleo-artes-plasticas/condicoes-de-acesso/

O curso só terá lugar no caso de haver um número mínimo de inscrições.



Requisitos de Admissão:

- Preencher na íntegra a ficha de Inscrição Provisória respectiva e formalizar a inscrição;

- Enviar/Entregar Currículo Vitae, fotocópia do Bilhete de Identidade e do Cartão de Contribuinte ou Cartão de Cidadão.



Notas Biográficas do Formador:

Francisco Palma,

Artista plástico, programador cultural e professor. Mestrado em Ciências da Comunicação, variante Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias na FCSH da Universidade Nova de Lisboa e Licenciatura em Ciências da Comunicação e da Cultura, área de especialização em Gestão de Actividades Culturais, na Universidade Lusófona de Humanidades.


Frequenta o Curso de Especialização Profissional em Gestão de Organizações e Projectos Culturais, Cultideias, Almada. CursoEntre Ficção e Realidade: uma aproximação à teoria e prática do vídeo(CAM, 2010); CursoMãos à Obra! Espaços e práticas de expressão plástica na infância(CAM, 2008); CursoO Vídeo em Questão( CAM, 2004); Curso “Expor Arte” (CAM, 2003); Curso “A Caverna do Ser (Sobre a Origem da Arte) ” (CAM, 2002); Curso “Arte Contemporânea: Teorias e Práticas” (CAM, 2002); Curso de Gravura em Metal e Litografia e Ano de desenvolvimento / ateliê livre na Cooperativa Diferença, Lisboa e Curso de Pintura/ Ano Complementar de Atelier Sociedade Nacional de Artes Plásticas e Temas de Estética e Historia de Arte.
Professor no Instituto Piaget – Campus Universitário de Almada organizou os “Workshops de Formação em Animação Linguagem e criação Artística” (2006) e leccionou nas cadeiras de “Semiótica” e nos Seminários de Aprofundamento Curricular “Animação Linguagem e Criação Artística” na Licenciatura Bietápica em Animação Sociocultural (2007/2008) e de “Arte Contemporânea” no Curso de Gestão Cultural /Pósgraduação (2007-2009).
Projectos/Eventos de Artes Plásticas: programador/formador/palestras:

Encontro “Arte e Local”/Exposição Ficções e (des) contextos, NAP, 2011; “Espaços de tensão” Exposição de Artes Plásticas; Palestra “O campo alargado na arte”, Barreiro (Maio 2010); Palestra “A Reprodutibilidade Técnica em Walter Benjamin e a Gravura Contemporânea”, Cooperativa Cultural, Barreiro, 2010; Associação de Artistas PlásticosImargem” em Almada (desde 2009); Encontros de Primavera “O Século XXI nas Artes Plásticas” (participação de Carlos Vidal, Rui Monteiro Leite, Daniel Figueiredo), CACAV, Alhos Vedros (Maio 2004); “Prémio Pintura em Pequeno Formato Joaquim Madeira” CACAV, Alhos Vedros (Maio 2004); Centro de Artes Plásticas /Núcleo de Artes Plásticas, Barreiro (desde 2000); Conferências/ Instalações, "Arte no Fim de Século" (destaca-se a participação de António Bacalhau, Rui Mário Gonçalves, Álvaro Cunhal, Rogério Ribeiro, Cristina Azevedo Tavares, Idalina Conde, Jaime Silva e João Jacinto) na Biblioteca Municipal do Barreiro (1996-2000); Workshop de Pintura internacional Barreiro/Bratislava (1998); Associação de Artes Plásticas do Barreiro “ Artesfera” (desde 1992) ; Espaço de arte ARTELIER, em StºAndré - Barreiro (1992 a 2002); Círculo de Animação Cultural de Alhos Vedros (2000-2008); Galeria de Arte da Paiva no Barreiro (1989-1991).


Artista Plástico/Exposições: Expõe em individuais e colectivas, desde o início da década de 80, participando com regularidade em diversas exposições em Portugal, França, Bulgária e Eslováquia. Web Site Pessoal: http://franciscpalma.wordpress.com/

Artesfera-Associação de Artes Plásticas do Barreiro/ NÚCLEO artes plásticas

| aaartesfera@gmail.com | http://artesfera.wordpress.com/


Apoio Câmara Municipal do Barreiro

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