Terceira lista de exercicios – teoria



Baixar 4.88 Kb.
Encontro08.01.2018
Tamanho4.88 Kb.

TERCEIRA LISTA DE EXERCICIOS – TEORIA


  1. Desenhe o diagrama Fe-C na região referente aos aços indicando claramente:

  1. Fases existentes nas diferentes regiões;

  2. Aço eutetóide, hipoeutetóide e hipereutetóide;

  3. Reação eutetóide

  4. Indique as estruturas existentes em um aço com 0,40%de Carbono, no campo austenítico, zona critica e na temperatura ambiente. Em cada uma destas regiões indique a porcentagem dos constituintes presentes.




  1. Descreva da forma a mais detalhada possível, a obtenção da curva TTT de um aço eutetóide. Desenhe esta curva obtida preenchendo todos os campos do diagrama e mostrando a forma de sua utilização.

  2. Idem para um aço hipoeutetóide.

  3. Idem para um aço hipereutetóide.

  4. O que se entende por Temperabilidade.

  5. Descreva o ensaio Jominy para determinação da temperabilidade, representando graficamente o resultado deste ensaio.

  6. Represente a curva Jominy de dois aços A e B, sabendo que os dois aços possuem o mesmo teor de Carbono, e, que o aço B apresenta ainda Cromo, Vanádio e Níquel.

  7. Faça um estudo comparativo envolvendo os tratamentos térmicos de Recozimento Total ou Pleno e o Recozimento isotérmico.

  8. Qual o tratamento térmico que você acha mais apropriado executar em um eixo flangeado para reconstituir a homogeneidade microestrutural com a finalidade de posteriormente ser efetuado a tempera e o revenimento.Informações: a região flangeada apresenta-se com granulação fina e homogênea, resultante do trabalho az quente: já o restante do eixo, que não sofre conformação apresenta-se com microestrutra grosseira e heterogênea, devido ao aquecimento para forjamento.

  9. Conceituar os tratamentos térmicos de tempera e revenimento.


Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal