Tópicos Especiais: Leituras e releituras da Obra de Arte



Baixar 7.23 Kb.
Encontro21.02.2018
Tamanho7.23 Kb.

Tópicos Especiais: Leituras e Releituras da Obra de Arte



Carga Horária: 60 horas/aula

Horário: terças-feiras à tarde

Responsável: Profa. Lúcia Gouvêa Pimentel

Estágio Docência: Marcelino Peixoto Melo
Ementa:

As diversas correntes metodológicas que orientam os estudos da obra de arte. Apresentação de textos e trabalhos de artistas e/ou movimentos artísticos do século XX e as respectivas questões colocadas ao estudo da arte e à produção artística. Produção de trabalhos plásticos a partir da leitura de outros artistas.


Objetivo:

É comum dizer que vivemos no mundo da imagem. Os estudos modernos da história da arte (meados do século XIX até os dias de hoje) desenvolvem-se segundo algumas diretrizes metodológicas fundamentais: formalista, sociológica, semiológica ou estruturalista/pós-estruturalista, iconológica, semiótica. Além dos pesquisadores, os artistas, individualmente ou em grupo, também desenvolveram, ao longo do século XX, várias abordagens possíveis à leitura de imagens, assim como desdobramentos na produção artística.

O embate com as questões geradoras da obra e da reciprocidade entre artista e sua produção coloca-nos cônscios da importância de se conhecer a trajetória percorrida pelo trabalho e pelo próprio artista, a fim de tornar mais clara a própria produção artística como objeto de estudos.
Metodologia:

Leitura conjunta de textos; aula expositiva; seminários; trabalhos práticos.


Bibliografia Básica:

ARGAN, Giulio Carlo. Arte e Crítica de Arte. Lisboa: Editora Estampa, 1995.

ARGAN, Giulio Carlo; FAGIOLO, M. Guia de História da Arte. Lisboa: Editora Estampa, 1995.

BARTHES, Roland. Obvio e Obtuso: ensaios críticos III. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

CASA NOVA, Vera; VAZ, Paulo Bernardo. Estação Imagem: desafios. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2002.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

GINSBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Bibliografia Complementar:

ARNHEIN, Rudolf. Arte e percepção visual. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

GINSBURG, Olhos de Madeira. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1986.

MUKAROWSKY, Yan. Escrita sobre estética e semiótica da Arte. Portugal: Editora Estampa, 1997.

PANOFSKY. Erwin. Significado nas artes visuais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

PILLAR, Analice Dutra. A Educação do olhar no ensino das artes. Porto Alegre: Mediação, 1999.

SANTAELLA, Lucia. Imagem: Cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.



WOLFFLIN. Heinrich. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

Compartilhe com seus amigos:


©ensaio.org 2017
enviar mensagem

    Página principal